Portuguesa cria bateria que se autocarrega, mas admite cópias…
Para quem não sabe, Portugal é uma referência na investigação sobre baterias. Tal acontece porque, a investigadora Maria Helena Braga e a sua equipa tem vindo a dar importantes passos no que se refere à autonomia das baterias. A investigadora criou uma bateria que se autocarrega, mas admite cópias.
Em 2020 revelamos aqui que ao longo dos últimos anos, a equipa de Helena Braga tem vindo a desenvolver uma nova geração de baterias que se autocarrega sem perder energia durante algum tempo, ultrapassando largamente o tempo de vida das baterias tradicionais. Como? Usando um eletrólito ferroelétrico que permite a combinação espontânea entre a “capacitância negativa e a resistência negativa na mesma célula”. Aliás, em 2020 foi a primeira vez que um artigo científico relacionou, num dispositivo eletroquímico, a capacitância negativa e a resistência negativa. O referido artigo esteve recentemente em grande destaque na revista “Applied Physics Reviews”.
Se depender das previsões de Helena Braga já não deverá muito para que os carros elétricos com autonomias de 1000 quilómetros se comecem a vulgarizar. Em entrevista ao Futuro do Futuro, a cientista admitiu desconfiança face à indústria quando se trata de proteger uma patente e aponta o sal como matéria abundante que poderá vir a transformar o fabrico de baterias nos tempos mais próximos.
A investigação, que advém da “preocupação, necessidade e urgência em eletrificar por causa das mudanças no clima”, vem assim unificar a teoria por detrás de todos os dispositivos no estado sólido, como as baterias, transístores e células fotovoltaicas.
A investigadora referiu também que infelizmente ainda não há nenhum contrato para a Universidade do Porto, mas já me chegaram várias vozes no sentido de que alguém estará a desenvolver soluções idênticas.
Portugal faz as descobertas, mas como sempre os outros é que ganham milhares há custa dessas inovações, enfim, este País é uma vergonha…
Com o devido respeito, não se intitule Professor pois não o é certamente. Esse “à” não leva “h”, entre outros…
Olhe por a caso sou professor, no entanto, existe situações que ocorrem na escrita inteligente que não se consegue controlar, pois quando se submente o comentário depois não se consegue editar para corrigir…
Isto tudo para dizer que existe quem não tenha nada que fazer, ao invés de comentar o assunto aqui descrito preferiu vir dar uma de chico experto, não deve cometer erros é totalmente infalível… `
Por ACASO é professor, não é um chico ESPERTO mas EXISTEM situações.
Compreendo a razão para os jovens não saberem escrever, Sr. Professor.
Conseguiste a proeza de cometer pelo menos uns 10 erros gramaticais e de pontuação em apenas 2 frases. clap clap clap
É Professor de quê? A minha dúvida é simples: como cada cavadela, uma minhoca, é professor de botânica ou zoologia?
Pode dar exemplos factuais? Muito agradecido.
É sempre assim, uns a matar a cabeça, para os outros que nada fizeram, ficam com o mérito. Tá certo.
Depois dizem, “há Portugal é pequeno”, mas tem pessoas com crânio e é de tirar o chapéu. Mas para valorizar tá quieto, valorização só para o que querem. Que mundo triste este. Enfim.
” Em 2020 foi a primeira vez..”
Passados 4 anos que passos foram dados para desenvolvimento e produção dentro do nosso país? zero!
A eletrificação é uma das mudanças mais importantes dos últimos tempos e continuamos a ter governos com zero de vontade de investir na possibilidade de um produto destes.
Só queremos turismo porque dá liquidez rápida e zero de garantias no futuro.
A electrificação é a maior banha de cobra camuflada de mudança
Não só as alterações climáticas apenas têm interesse político e económico como a electrificação e energias renováveis existentes não resolvem nada e até vão servir para piorar o problema
Sim Nostradamus
Então se não resolvem, e não existe problema nenhum, porque está preocupado ?
Mas espere lá, mas existe problema ou não ? você decida-se !!!
O pessoal esquece se que precisamos de inércia na rede. Não é só meter ventoinhas e painéis.
Por algum motivo as centrais a gás ainda existem.
Ops o JL não pode consumir energia provinda do gás… É um sacrilégio.
Errou, a minha é totalmente solar.
Olhe que não…sabe que o heartbeat da rede (230V/50HZ) tem que provir de geradores com inércia, vulgo centrais a gás e algumas hídricas tipo Castelo do Bode, ou então pela via da importação dos Espanhóis.
Não precisa, eu tenho um inversor que trabalha sem a rede, ele próprio gera a frequência dos 50hz e quando se liga à rede faz a sincronismo, isto se precisar da rede.
https://podcastaddict.com/45-graus/episode/177291264
Se esta investigadora quiser ter sucesso peça já a nacionalidade chinesa. Isto aqui é o país errado.
Ou russa, ou norte-coreana, ou cubana. Avante, Kamarada.
https://cnnportugal.iol.pt/amp/tesla/carro-electrico/os-teslas-tem-mais-acidentes-que-os-carros-a-gasolina-e-a-gasoleo-eis-porque/20240128/65aa7c06d34e65afa2f9d840
Ora bolas, afinal não são diferentes:
“Os acidentes são ainda mais frequentes nos agregados familiares com um modelo a gasolina e outro elétrico, o que indica que a mudança regular de um para outro agrava os problemas. “
Uma bateria que auto-carrega?!
De onde vem a energia para o autocarregamento?
Isso parece mais ficção científica que realidade.
Talvez por isso a notícia é a mesma de há 4 anos, devem estar à espera de uns fundos da UE que ainda não vieram.
A notícia é o mesmo texto de há 4 anos,
Qual é a noticia de há 4 anos ?