Portugal: Vendas de Veículos Elétricos voltam a bater os a gasóleo
Em novembro de 2021, em Portugal, a venda de veículos elétricos superou, pela primeira vez, a venda de veículos a gasóleo. A escolha de veículos elétricos pelos portugueses tem-se mantido e no passado mês de março as vendas de veículos elétricos voltaram a superar as vendas dos veículos a gasóleo.
Saiba quantos carros elétricos se venderam em Portugal em março de 2022 e quantos a gasóleo.
Cada vez mais portugueses compram Veículos Elétricos
De acordo com a UVE, na categoria de automóveis ligeiros de passageiros, os Veículos Elétricos (22,39%) superaram novamente os veículos com motores a gasóleo (16,21%).
Os Elétricos mais sustentáveis (Motociclos, Ciclomotores, Triciclos e Quadriciclos 100% Elétricos) também revelaram números muito interessantes neste início de ano.
Em todas as categorias de veículos ligeiros e pesados, foram vendidos 1.883 Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) no mês de março, atingindo o total de 4.314 veículos desde o início do ano, valores que antecipam um excelente 2022, nas vendas de BEV.
A consolidação do mercado dos Elétricos torna-se ainda mais visível quando analisamos a quota mensal do mercado de veículos ligeiros de passageiros (BEV e PHEV), que se mantém acima dos 20% desde agosto de 2021, tendo inclusive ultrapassado os 30% em novembro.
Veículos Elétricos mais vendidos em Portugal
No mês de março de 2022, a Tesla é a marca mais vendida nos Veículos 100% Elétricos (BEV – Battery Electric Vehicles) ligeiros de passageiros, seguida da BMW em segundo lugar e da KIA em terceiro lugar.
Nos Veículos Híbridos Plug-In (PHEV – Plug-In Hybrid Electric Vehicles) o pódio é composto pelas três marcas que frequentemente ocupam o top de vendas de veículos PHEV: Mercedes-Benz em primeiro lugar, BMW em segundo e Volvo em terceiro lugar, segundo revela a UVE.
Se considerarmos o conjunto das vendas de BEV e PHEV, a Tesla marca a sua posição este mês de março, ao ocupar o segundo lugar do pódio, atrás da BMW em primeiro lugar e seguida da Mercedes-Benz em terceiro lugar.
Este artigo tem mais de um ano
Vocês tem noção que a maioria das marcas já não comercializa carros a gasóleo?
Carros a gasóleo continuam a interessar àqueles que nadam em dinheiro e gostam que os outros lhes subsidiem fiscalmente ou comparticipem o combustível. É por isso que actualmente já quase só são propostos pelas 3 marcas premium alemãs.
Que conclusão estúpida a tua.
Carros a gasóleo são os carros que a maioria da população tem como carro de família, comprados a custo, muitos deles já com uma década ou mais de idade e cujos donos os continuam a utilizar porque infelizmente não têm poder de compra para comprar um elétrico.
Essa é que é a realidade. Mesmo com o apoio do Estado, a aquisição de um carro elétrico como carro de família continua a ser uma opção só para os mais abastados económicamente.
Não sei se o teu paleio é estúpido ou cego, ou se é só a tentar atirar areia aos olhos dos outros. A esmagadora maioria das famílias portuguesas já nem a gasolina consegue comprar, custa quase tudo mais de 20k ou mesmo 25k euros. E por cada diesel com uma década ou mais em circulação há 3 ou 4 a gasolina. A realidade portuguesa é carros pequenos, a gasolina e com mais de 15 e 20 anos.
Não é isso que se vê na estrada todos os dias, tens de abrir melhor os olhos ou então vives afastado dos grandes centros urbanos.
+ Alfa Romeu Cupra Jeep Fiat Ford Citroen DS Peugeot Opel Kia Hyundai Skoda Seat Volvo Jaguar Renault…enfim.
Não sei onde ides buscar essa de quase nao haver carros novos a diesel.
A maioria ?! Bem pelo contrário
Tens de ver isso melhor…
Ou seja os BEV continuam a vender bem menos que os ICE. O paradigma da locomoção pessoal continua a subir para os ICE.
sim os ICE ainda vendem mais mas não tem vindoa subir de certeza nos ultimos anos as vendas de ICE têm descido drasticamente e BEV já venderem mais que o gasoleo é só o primeiro passo
Quem comprar carros de combustiveis fosseis é um violador ambiental
Deixa que os BEV são uns santinhos para o ambiente. Nao tires as palas que não e preciso.
Heinnn
Como se toda a gente tivesse dinheiro para um elétrico, ainda estão muito caros.
lol, como se os carros a pilhas fossem limpos
Há muita gente com dinheiro neste país pobre
estamos a ser empurrados para os elétricos à força toda, começamos a não ter alternativa, se não for EV é no mínimo híbrido, o que muita gente ainda não deve ter reparado é o preço de mão de obra nas oficinas.
Bicicleta
Vai para o interior de Portugal e anda tu 80km por dia de bicicleta
Bicicleta elétrica (bem mais barata que um carro). No inverno até dá jeito, para aquecer um pouco com o frio.
A eléctrica pouco ou nada aquece no inverno, basta girar suavemente os pedais para a assistência eléctrica fazer a subida sem esforço praticamente nenhum. Bicicleta normal para os dinâmicos, eléctrica para os trengos. Agora, isso sim, em ambiente urbano a eléctrica substitui o carro a 101%. É pedalar, vilanagem!
No interior de Portugal as deslocações não são todas de 80km por dia. Ir à vila fazer compras ou tratar de assuntos nunca são mais de 1 ou 2 dezenas de kms. E mesmo 80 kms, 40 e cada sentido, basta levar o carregador da bateria.
VENDIDOS CARROS ELÉTRICOS !!???? 95% dessas ” vendas” são renting de empresas. Ou seja os carros são alugados x KMS ou x anos depois entrega e vai alugar outro. Sejam claros e já agora apresentem a quantidade% de renting ou leasing. Daqui a 8/10 anos é que vamos ver qual foi a tendência do mercado.
mas oq ue é que isso tem a ver ? até pode ser 99% mas as empresas já so dao renting a eletricos e quando acabar o contrato vem outro eletrico já nunca mais volta para os ICE
Só quero saber é como é que vou de Coimbra a Faro sem parar pelo meio.
E em quanto fica a mesma viagem com um a “pilhas”? e depois lá perto da casa de família não existem posto de carregamento, não tendo garagem, ponho um fiozito pela varanda? É tudo muito bonito e eu adoro os eléctricos, estou a falar a sério, mas além de ser necessário uma pipa de massa para comprar um com autonomia mais jeitosa, fico sempre limitado pela logística do abastecimento. É preciso mudar o chip mental e eu confesso que foi coisa que não consegui ainda fazer.
Não se canse, que os nerds não têm o chip no cérebro para ver o óbvio.
Os BEV são um bom negocio para quem os pode carregar em casa, ao fim de 80000 km o investimento está pago. O resto o ICE a gasolina ou gpl.
Custo combustível ao preço actual 8000 (5l aos 100) + 150 ou 450 selo (3 anos cnforme o carro) + 600 a 1200 de 6 revisões dará algo entre 8750 e 9650, ainda acrescento 1000€ para uma avaria das “Grandes” serão no máximo 10650€
Que raio de VE esta pago ao fim de 80000KM.
Gostaria de ver isso ao vivo. Grande palhaçada. Não será hoje nem amanhã
Por aqui já há muitos a pilhas parados porque o preço das pilhas é superior ao valor comercial do carro. vão cantar para outro lado porque já ouvi essa música .como aqui já disseram estão nos empurrando para os “pilhas”
” parados porque o preço das pilhas é superior ao valor comercial do carro” bem isto nem faz sentido então tu deixas de usar um carro porque o travao de mao é mais caro que o valor comercial do carro ?? olha eu estou muito satisfeito antes gastava 120 em gasolina agr gasto 20 em eletricidade
O gasóleo continua a ser fiscalmente subsidiado pelos consumidores de gasolina, que estão a pagar 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro (ISP+IVA sobre ISP) para que os donos dos diesel não tenham que pagar tanto e possam poluir mais. Os dieselistas são considerados pelo estado gente muito necessitada, a carecer da caridade alheia.
Não dizes absolutamente nada de jeito, realmente escolheste bem o teu nome de utilizador, assenta-te como uma luva.
Já vi que fazes parte do sector parasitário que beneficia do gasóleo mais barato à custa dos consumidores de gasolina e que te toquei na corda sensível. Foi mesmo na mouche.
Na mouche? LOL
Nem na parte exterior do alvo acertaste pois, como é habitual, estás enganado,
Eu até tenho um carro a gasolina (Mazda 323F) e um a gasóleo (Corolla D4D), vê lá tu. Pela tua lógica de grunho então eu beneficio do gasóleo mais barato para o Toyota com a gasolina que meto no Mazda.
Dito isto, fica também a saber, ó grunho, que eu não beneficio de nada que os meus impostos de mais de 34 anos de trabalho ininterrupto (e que continuam a aumentar) não tenham já pago e bem pago, essa é que é a verdade.
E se tens alguma frustração mal resolvida com algum aspecto da economia portuguesa, vai-te queixar ao Costa e aos outros que vieram antes dele.
Já perguntei várias vezes mas ainda ninguém conseguiu explicar qual é o valor comercial de um eléctrico ao fim de 8 anos?
Amigo, para mim 0 € (ou perto disso). No caso dos teslas é mais, mas teria de ser analisado. Tudo isto devido às garantia das baterias.
Se lhe meteres uma bateria nova….