Portugal: Venda de veículos elétricos atinge novo recorde
Já não há dúvidas que os portugueses estão a aderir em força à aquisição de carros elétricos. A subida dos preços dos combustíveis pode ser uma das razões, mas há também variáveis como apoios e consumos aparentemente mais baixos que podem ajudar no momento da decisão.
De acordo com informações recentes, outubro foi o mês onde se registou o maior número de vendas de carros elétricos + híbridos.
Mais de 3000 veículos elétricos vendidos em Portugal em outubro...
Novo máximo mensal do ano de 2021 atingido em outubro! A fasquia dos 3.000 veículos elétricos foi ultrapassada com 3.049 veículos eletrificados vendidos no mês passado (1.715 veículos 100% elétricos e 1.334 veículos híbridos plug-in), revela a Associação de Utilizadores de Veículos Elétrico (UVE).
O total de veículos elétricos vendidos desde janeiro de 2021 – 22.722 – já ultrapassou o valor total do ano 2020, que ficou em 20.004. Ou seja, dois meses antes do ano 2021 terminar estabeleceu-se um novo record!
A UVE considera que o último trimestre consolidará o arranque tímido das vendas nos primeiros dois meses do ano. A tendência é clara e crescente: 3.049 veículos elétricos vendidos em outubro!
Vendas por tipo de energia em outubro de 2021
Em outubro de 2021, os veículos movidos a energias alternativas (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos convencionais) obtiveram a maior quota de mercado, com 45,06%, ultrapassando o número de veículos com motor de combustão interna a gasolina (com uma quota de mercado de 35,12%) e veículos com motor de combustão interna a gasóleo (com uma quota de mercado de 19,80%), refere a Associação.
Relativamente às marcas mais vendidas no nosso país, a Peugeot ficou no primeiro lugar com 288 unidades vendidas, seguida da Hyundai e Renault um pouco mais distante. Em termos anuais, a Peugeot consolida o top nacional, imediatamente seguida pela Tesla e pela Nissan um pouco mais atrás.
Em pleno mês da realização da COP26, em Glasgow, verifica-se que Portugal está no bom caminho para a eletrificação e descarbonização, com dois marcos importantes para a Mobilidade Elétrica atingidos em outubro de 2021: maior valor mensal de veículos elétricos vendidos em 2021 (com 3.049 veículos) e maior valor de quota mensal registado até hoje (com 27,6%).
Este artigo tem mais de um ano
Como se os elétricos fossem solução. Que falta de noção.
Solução para quê?
+1
Espero pacientemente pelos carros a hidrogênio que a toyota está a desenvolver e os combustível sintetico que a F1 e a Porsche estão a desenvolver, depois daqui a uns anos vamos ver se a moda dos EVs se mantem
Moda?! lol
Mas pq ‘e que se tem de ser ou electrico ou hidrogenio? Podemos e vamos ter as duas tecnologias em conjunto..o hidrogênio faz mais sentido numas aplicações e o elétrico noutras.
qual a sua sugestão então?
Política, “só ” isso.
essa resposta nao faz sentido.
Tu é que nem tens noção do disparate que dizes.
Disparate é ignorar as opiniões que são contrárias à tua. A Europa produz 8% dos gases prejudiciais ao clima e no entanto andam estes governos a tentar a todo o momento impingir-te um carro elétrico onerando gerações e gerações a troco de um suposta transição energética. Isto é que é um disparate. Mas tu é que sabes.
lol uma opinião valida ‘e dizer que a tua cor favorita ‘e azul ou que preferes gelado de morango. Aquilo que disseste ‘e asneira e uma falsidade…nao uma opinião. Nao confundes as coisas.
A Europa nao produz so 8% dos gases prejudiciais….muliplica esse numero umas vezes e ‘es capaz de acertar. Ficas tu a saber que somente a Italia com os seus 60 milhões de habitantes gasta mais recursos do que o continente de Africa com os seus 1.4 mil milhões de habitantes. Mas tu ‘e que sabes n’e? A tua “opinião” ‘e palavra sagrada n’e?
Não não multipliques o teu disparate. Vai ver os relatórios oficiais. Vives ilusões que te enfiam diariamente nessa cabeça vulnerável e que não pensa. Que a Itália polua muito, no contexto global é uma ninharia. Vê se acertas com a verdade.
Dou-te mais uma ajuda: https://www.europarl.europa.eu/resources/library/images/20191018PHT64616/20191018PHT64616_original.jpg
Nao estou a falar da poluição da Italia..estou a falar de gasto de recursos.
Mas enganei-me. Se aquilo que enviaste ‘e verdade a união europeia produz mais ou menos 11% de gases de estufa. O que continua a ser muito mau. A EU tem mais ou menos 445 milhões de pessoas enquanto que a índia que vem a seguir tem 1.4 mil milhões..Por capita poluímos muito mais do que os outros países menos desenvolvidos. E era isso que estava a dizer.
Os Estados unidos nem se fala.
Modas, é uma moda
carroças é que é bom
País de pobres com salários miseráveis e com bolsas aparentemente de ricos
Negacionistas!
Electricos plug in não são verdadeiros eléctricos.
Quais são, então?
sao aqueles que das ao pedal
Sei que é um meio de transporte muito útil para a generalidade das pessoas, mas o Estado português não faria melhor em investir na estrutura dos serviços de transporte público? Pelo menos em Lisboa o serviço é muito mau, com muitas falhas, logo há muito para melhorar.
Há quem diga que os eléctricos não são solução, de momento além do hidrogénio, não estou a ver menos poluentes.
Continua o Estado a encher os bolsos há custa dos portugueses que continuam a pagar IVA (23%) + IUC.
Sem querer desviar do assunto principal, enquanto óleo queimado nos navios é utilizado como combustível, haver voos de avião locais e em elevado número, voos de turismo espacial, entre outras o planeta não melhora, os carros elétricos podem ser um princípio de alguma coisa mas há muito para melhorar
Se acha o serviço de transportes mau em Lisboa o que dizer do resto do país….
No resto do país não é mau porque não há.
Existe Lisboa, Porto e Coimbra resto é mato.
E algarve durante 4 meses. Depois passa a marrocos.
Comprem vocês carros eléctricos ….. chegam a custar 50 e tal Euros numa carga de energia elétrica num carregador público para percorrerem 200 KMS já que o estado português e os instaladores do carregador incrementam uma série de Taxas o dobro pires que a gasolina além de mudarem de baterias de lítio novas por 20 000 dólares quando percorrerem uns 200 000 kms já que as velhas irão ficar super viciadas
O bom de um carro a energia elétrica é o carregando em casa a 1.5€ por cada 100 KMS.Se não viram a reportagem na TV portuguesa há dias sobre isso temos pena…. mas anda na NET…. é só procurarem aqui na internet
4000km percorridos e menos 50€ no bolso. Poupei 350€
50k e depois? Vão ao banco, há lá muita massa.
Que bom conselho…..
Vives onde mesmo ?
Quem não tem dinheiro parar comprar novo carro, terá de manter o velho a gasóleo sendo castigado só porque não ganha o suficiente para comprar um eléctrico. Enquanto isso, o mais rico compra um tesla com subsidio do estado, não paga IUC e tem combustivel mais baixo.
Leis para protecção ambiental tem de ser justas, e atacar de igual quem tem mais e quem tem menos
Não é bem assim como dizes campeão… combustível mais barato num carro eléctrico? Só se o carregares em casa durante 10 ou 12 h seguidas mas se fores para longe de casa terás de o carregar fora de casa e depois és roubado a sério.
O carregamento de um carro eléctrico em casa fica por 1.5€ já com IVA por cada 100 KMS…. fora de casa fica cerca de 26 ou 27€ cada 100 KMS.
Por isso compra tu um carro elétrico….se teres um carro eléctrico com autonomia para 160 ou 200 KMS e se quiseres fazer uma viagem de 100 KMS de ida e outros 100 KMS de volta ou mais prepara a carteira…. sem mencionar os 20 000€ das baterias de lítio novas quando percorreres cerca de 200 000 KMS já que as velhas irão ficar super viciadas
As baterias não viciam, perdem capacidade de carga !
“Só se o carregares em casa durante 10 ou 12 h seguidas”
E não podes ter um carregador rapido em casa? tem de ser tomada convencional 220V?
“fora de casa fica cerca de 26 ou 27€ cada 100 KMS.”
em carregadores rapidos de particulares empresas…
“sem mencionar os 20 000€ das baterias de lítio novas”
e esse preço ja é estalecido de todas as marcas, ou andamos ainda a falar um um caso em particular que andou a circular…
” quando percorreres cerca de 200 000 KMS já que as velhas irão ficar super viciadas”
Tens marcas a garantir têm perdas de capacidade de inferiores a 10% em 4x essa distancia…
Pegares nos piores cenários de cada ponto, de noticias velhas ou sem contexto, mesmo que verdadeiros, é triste…
Então compra um carro eléctrico e percorre cerca de 200 000 KMS a ver o que acontece à bateria e a ver se algum representante da marca te paga uma bateria nova na garantia no valor de uns 20 000€…. nenhuma empresa quer ter prejuízos avultados..
O único fabricante de carros eléctricos que promete baterias com maior longevidade é a Tesla com perda de 5% em 500 000 KMS…. mas isso é o que o ELLON Musk anuncia… não quer dizer que seja verdadeiro.Um taxista de Lisboa andou 170 000 KMS num Nissan Leaf e as baterias ficaram tão desgastadas que só faziam 50 KMS….as baterias novas eram 20 000€ e para quem quer.E se quiseres carregar o carro eléctrico nos carregadores públicos prepara a carteira…um português chegou a pagar uns 55€ por uma carga para 200 KMS.O carro a gasolina fica muito mais barato apesar de o governo roubar mais de 1€ por litro em impostos e taxas e taxinhas.
Felizmente eu no meu bolinhas só gasto 0.759€ por litro… não estou para ser enganado como 99.9% dos Portuguese
sim tu ‘e que ‘es o mais fino deles todos n’e? Pena que td que acabaste de dizer ‘e falso.
“O único fabricante de carros eléctricos que promete baterias com maior longevidade é a Tesla com perda de 5% em 500 000 KMS…. mas isso é o que o ELLON Musk anuncia… não quer dizer que seja verdadeiro.”
fixe entao deve ser verdade, porque se nao for é facil de ver né?
e os outros sabes?
“Um taxista de Lisboa andou 170 000 KMS num Nissan Leaf e as baterias ficaram tão desgastadas que só faziam 50 KMS….as baterias novas eram 20 000€ e para quem quer.”
UM TAXISTA… UM…
so rir
“E se quiseres carregar o carro eléctrico nos carregadores públicos prepara a carteira…um português chegou a pagar uns 55€ por uma carga para 200 KMS.”
novamente, ou seja nem leste o que escrevi, novamente so rir…
Já a 1 ano que faço parte da carneirada, carrego em casa e no trabalho pois é tudo solar gratuito, 1 carga chega a vontade para 4 dias para o trajecto que faço todos os dias.
Para mim compensa e muito, para outros pode não compensar.
Tens sorte carregares em casa e no trabalho pois te fica a 1.5€ por cada 100 KMS em casa e grátis no trabalho.Se fores para longe de casa com o carro eléctrico és obrigado a carregar num carregador público e aí até a pele te levam podendo chegar aos 55€ cada 200 KMS
O carro eléctrico nestes moldes não é o futuro….o governo português e os próprios instaladores dos carregadores eléctricos irão fazer um autêntico roubo às carteiras com taxas muito piores que a gasolina….se num carro a gasolina o governo ganha 1€ e tal por cada litro de gasolina num carro eléctrico é muito pior.Um carro eléctrico carregando fora de casa fica por uns 26 ou 27€ por cada 100 KMS… um super roubo….e após 200 000 KMS baterias de lítio novas por 20 000€ já que as velhas irão ficar super viciadas e fazerem poucos KMS.
O carro eléctrico poluí mais que os de combustíveis fósseis no sentido que não se consegue reciclar as baterias de lítio que são muito daninhas ao meio ambiente.
Se o carregares em casa fica por 1.5€ já com iva por cada 100 KMS .
O governo português nunca irá abdicar desta galinha de ovos de ouro dos combustíveis sejam fósseis ou sob a forma de electricidade…..na electricidade nos carregadores públicos é o maior roubo que existe nas nossas carteiras …. uns 26 ou 27€ cada 100 KMS
É tão repetitivo.
Tem que ser repetitivo….este roubo dos carros eléctricos vai dar pano para mangas….se num litro de gasolina pagamos uns 1.10€ em taxas e taxinhas e ISP até que não é muito quando comparado com o carregamento dos carros eléctricos nos carregadores públicos além de umas baterias de lítio novas para os carros eléctricos custarem uns 20 000€.
Os carros eléctricos têm uma coisa boa…. carregares em casa por 1.5€ por cada 100 KMS já com IVA,…. mas muitas vezes és obrigado a carregar fora de casa quando fizeres uma viagem de mais de 200 KMS de ida e volta senão ficas pelo caminho.Um carro elétrico tem uma autonomia verdadeira média de uns 160 KMS reais. Um Tesla de 600 KMS poderá chegar até aos 400 KMS reais…. enfim
mas uma pessoa consegue criar electricadade na sua própria casa com paneis solares, etc para carregar um carro electrico. Quero te ver a criares gasolina para encheres o teu deposito.
Não vou ter pena nenhuma dos donos de carros elétricos.
Daqui a 5 anitos falamos.
os carros electricos ja tem uns 10 anos de existência e continuam por ai forte. Certamente que o teu discurso vai mudar daqui a cinco anitos…
Daqui a 5 anos já amortizei 20.000€
Se tivesse continuado no carro a combustão, teria investido 20.000 em combustível + uns 5.000 emrevisões e reparações
E quantas vendas são a particulares? 😉
Ora muito bem dito. 🙂
Os carros eléctricos vieram antes dos carros a gasolina só que como eram muito lentos e com pouca autonomia e problemáticos ninguém os queria….a massificação veio em 1999 com o Toyota Prius que era um híbrido… mas enfim
Amortizaste 20 000€ da tua carteira em 5 anos só se carregasses o carro eléctrico sempre na tua casa Se o carregares fora de casa sempre que ires para mais de 200 kms de casa de ida e volta para não ficares apeado pelo caminho irás ser roubado pois a energia elétrica dos carregadores eléctricos públicos chega a custar até uns 27€ por cada 100 KMS
O meu carro consome 24 kwh a 130 na autoestada e pago senao me engano 58 cent por kwh nos carregadors da GALP. Que mer#@ de contas são essas. Isso sao os preços da IONITY?
Não vale a pena tudo o que o elkido diz é cherry picking…
O meu carro consome 24 kwh a 130 na autoestada e pago senao me engano 38 cent por kwh nos carregadors da GALP. Que mer#@ de contas são essas. Isso sao os preços da IONITY?
assim é que está certo
Olha comprem vocês carros eléctricos e o criador desta notícia e paguem vocês até uns 27€ por cada 100 KMS nos carregadores públicos….se já são enganados e roubados com a gasolina e gasóleo com ISP e taxas e taxinhas … nos carros eléctricos arranjem outra carteira adicional
O tuga gosta imenso de se endividar para andar na moda e ter estatuto.
Claro que o Tuga gosta de se endividar com carros eléctricos e a gasolina e a gasóleo e cala-se … Pois gosta de ser enganado.
A mim ninguém me enganou com esses 3 combustíveis, tenho um combustível alternativo muito mais barato …. neste caso sou menos roubado que vocês em ISP e taxas e taxinhas e demais artimanhas que o nosso Costa inventa….a vida costa
Os vales 20,00€ combustível do Pingo Doce tb servem para abastecer carros elétricos ? 🙂
Só combustíveis fósseis