Portugal vai andar a alta velocidade: aprovado concurso público para o TGV
O projeto do TGV, em Portugal, está em cima da mesa há anos e a descrença relativamente à sua execução começou a imperar. Contudo, o primeiro mês de 2024 ainda não vai a meio e já há novidades: "hoje é um dia histórico para a mobilidade e para o transporte público", disse António Costa, na sequência da votação favorável para o projeto de alta velocidade ferroviária.
António Costa assinalou o "dia histórico" da aprovação, pelos partidos, do lançamento do projeto de alta velocidade ferroviária, em Portugal, saudando a "maturidade democrática" do processo.
Acho que é um momento que deve ser aplaudido, porque revela enorme maturidade democrática, e que é particularmente importante para um país onde as obras públicas são obsessivamente discutidas, e obsessivamente adiadas.
Disse António Costa, em Vila Nova de Gaia, acrescentando que "num momento de grande agitação política, a Assembleia da República ser capaz de uma esmagadora maioria votar a favor e dizer 'abram lá o concurso', acho que é muito importante e deve encher, todos os democratas, com muito orgulho".
Segundo António Costa, o investimento "é estrutural para a descarbonização da mobilidade, para encurtar as distâncias entre as duas áreas metropolitanas, para substituir muitas das viagens que hoje se fazem de avião ou por automóvel".
Conforme víamos, em 2022, na maioria das linhas, em Portugal, ainda circulavam comboios a "baixa velocidade". Assim sendo, as mudanças que este projeto trará são esperadas e significativas.
Depois de larga espera, o lançamento do concurso público para o TGV está aprovado, com um financiamento europeu de 729 milhões de euros que se perderiam se este não fosse lançado até ao final do mês.
Desde miúdo que ouço falar no TGV…
Só passaram 20. e tal anos desde então…. será que é mesmo desta?
para fazer lisboa -> porto ? que inutilidade, ainda se fosse para fazer lisboa madrid talvez fizesse sentido, alta velocidade em PT não tem qualquer utilidade, o tuga até prefere o IC ao AF devido ao custo, com TGV ou lá a sigla que inventarem vai servir para turistas e pessoas com viagem paga pelas empresas que se deslocam a trabalho
Menos Fonseca do Restelo , menos.
O fonseca tem a sua razão, ainda que o seu discurso tenha sido muito sensacionalista.
Eu faço Lisboa – Braga regularmente (uma a três vezes ao ano), pois tenho a família no norte e a meia hora de diferença que o AP faz em deterimento do IC não compensa o preço.
Quer dizer, agora a meio que nem compensa nenhum. Tenho levado o carro e dividido as despesas com quem vai comigo e acaba por sair mais em conta, tendo em consideração que posso ir e vir às horas que me apetecer e não tenho de estar preso aos horários escassos da CP.
Sem dúvida. Para mais com tantas paragens entre Lisboa e Porto. Em vez de um Alta Velocidade, deveria ser um Velocidade Elevada. Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid, ou entre Porto e Vigo, e depois cá dentro Velocidade Elevada.
Alta velocidade para Vigo ia dar prejuízos elevados 😀
Lisboa – Madrid está pronta no final deste ano
Aprovado a correr para não perder os fundos Europeus, enfim…mais trabalho para a PJ.
como fazer não sei, mas está aprovado….
Agora toca a fazer algo a correr e mal feito para aproveitar. (espero que dê algo a tempo e com bitola europeia)
Aprovado a correr? Porra esta corrida já dura há uns 20 anos isto já é uma super maratona
pelo menos há 23, se não me falha a memória!
Claramente o comboio irá chegar antes da obra completa…
Estes concursos aprovados a pressa cheira sempre mal, é sempre dividido pelos mesmos amiguinhos. Já agora, TGV? Estamos a querer um novo aeroporto para ser um grande centro de entrada da Europa, um deles irá cair porque ninguém vai querer ir a Madrid por perto de 100€ quando há bilhetes de avião a 1/3 desse valor
À pressa? porra mais lento que isto é dificil há mais de 20 anos que se fala no TGV ainda querias mais devagar? o comboio está provado nos resto da europa que funciona muito bem vais visitar outra cidade noutro pais com meia duzia de trocos mas claro portugal tem de vir sempre atrasado em tudo
Meia dúzia de trocos? ahahaha
Sabes que voos inferiores a um x quilometros vão ser proibidos.
Maior parte dos passageiros dos voos LIS-OPO estão em trânsito de outros sitios . O que se fala e a França parcialmente implementou com algumas/muitas exepções é proibir a compra de voos simples em trajectos pequenos onde haja alternativa de comboio com duração inferior a 2.5 horas.
rumores infundados defendidos pelo lobby do verde, com a entrada em operação de aviões cada vez mais eficientes em breve será menos poluente andar de avião do que de comboio
Voos Lisboa Madrid não vão ser proibidos
Vamos a ver se não acontece como na Trofa. Uma obra pública teve um concurso. Ainda não tinha saído a lista oficial com os resultados, e uma empresa já preparava a obra…
Isso acontece em qualquer lado, não é só na Trofa
E o problema é que irá ficar mais caro que o aeroporto!
O que precisávamos era ter uma rede mais extensa para adicionar mais linhas e as estações não ficarem tão distantes.
Eu moro na zona norte e acredito que a expansão do TGV mais perto de mim será no Porto.
A minha região, assim como outras que não possuem nenhuma estação, nunca irá utilizar o TGV. Seria mais produtivo expandir as linhas para ligar mais regiões do país.
a que custo? nem em países com TGV há décadas tens isso, apenas passam por cidades principais
Adianta muito termos comboios de alta velocidade quando a empresa que gere as linhas e outros serviços se anda a baldar aos compromissos (embora eu entenda as razões das greves mas e quem compra os bilhetes/passes fica na )…
espero que o comboio seja a gasolina e não a gasóleo, para andar mais rápido
Quem e que vai pagar?
Temos dinheiro para isso?
Nao e para ir outra vez para a banca rota e fmi/troica?
e ainda:
os comboios europeus para alem dos espanhois vao chegar ao Porto e Lisboa?
!!! se nao loxo com o projeto !!!
é mais barato que salvar o BES, por isso tamos safos
será co-financiado pela UE e em PPP, essa ainda por explicar como vai funcionar.
não e também não há nenhuma ligação de espanha às linhas de alta velocidade tugas
Pior que isso são as pessoas que vão ser desalojadas, vão pagar uma batela pela casa. E o impacto ambiental? Com um país tão pequeno, não vejo razão para tal
será muito importante fazer a ligação a Vigo para a malta ir ver as luzes no natal
E a Badajoz para ir comprar caramelos…
Isso é que era, assim já não passava horas em filas de automóveis 🙂
..de Vigo via Zamora a Madrid é um saltinho e para o centro da Europa também.
Off topic:
Proponho que o pplware faça uma peça sobre a política de desconto de BEV que está acontecer na França e especialmente na Alemanha, com descontos realmente agressivos, devido à remoção de ajudas públicas à aquisição destes veículos. Podem ver estes links:
https://forococheselectricos.com/2024/01/dacia-baja-10000-euros-precio-spring.html
https://forococheselectricos.com/2024/01/volkswagen-id4-solo-cuesta-32600-euros.html
No troço de Sines não pode passar dos 200km/h. No resto do país o máximo que vai atingir são os 300€, se chamam isto alta velocidade, minha nossa…
As linhas vão estar concessionadas ou seja se não derem lucro, tal como as autoestradas, quem paga é o povo através de impostos durante 30 anos.
TGV é um modelo de comboio, não é sequer certo que seja este o comboio que tenhamos. O concurso para já é construção da linha, haverá posteriormente concurso para aquisição do comboio e carruagens. A designação é Linha de Alta Velocidade.
200km/h conseguia o Alpha atingir se tivesse linhas em condicoes.
vai ao google ver o que é TGV, além do nome de um shot claro
Só a linha ferroviária do Alentejo continua ao abandono
Um quinto é apenas o valor dos fundos comunitários do valor total da obra e sem concessão comercial aos privados, apenas manutenção da linha, não estou a ver isto ter grande sucesso … então e a celebre bitola!!!
Acho muito bem . Aproveitamos os 700 milhoes da UE e depois gastamos apenas mais 9,000 milhões e conseguimos ganhar 30 minutos no Lisboa-Porto. Dá-nos uma sensação de modernidade. Agora já se sabe como é – Para ser rentável a procura tem de ser alta e o preço do bilhete também. A melhor maneira de o fazer é tornando a concorrencia mais cara. Talvez com um aumento da portagens em 30 euros e uma taza de compensação de igual valor em cada bilhete de flixbus e demais empresas de autocarros e já agora proibir da TAP de vender voos de ligação até ao Porto.
Quando temos um pendular que podia ir a 200km/h mas naõ vai porque a linha é unica e ia levar o resto dos urbanos À frente, enfim…
TGV é, a meu ver, uma obra megalómana que não faz sentido em Portugal. O nosso país é pequeno e depois querem um TGV a parar a cada 100km. O país das “grande obras publicas”. Se a aposta fosse na carga e ligação ao resto da europa, isso sim. Podiamos apostar nos portos como deve ser. Mas não, o que interessa é grandes obras publicas. Ainda por cima o TGV a passar em alcochete (grande volta) para passar no aeroporto . Cenas à portugal.
Queria era ver este investimento todo na habitação, escolas, hospitais, e por aí fora.
TGV não é bem assim, é uma linha para 300km/h, aqui a questão é fazer uma segunda linha do Norte que podemos compara à A1, sendo que a linha actual é como se fosse a N1, com um traçado do século XIX, onde passam mercadorias, suburbanos, IC e AP. Faz sentido os Alfas andarem na nova linha a 230km.
A questão é como isso vai ser feito. Lembro-me de há uns anos, quando se começou a falar de novo em TGV (primeira decada dos anos 2000) falava-se em ligar Lisboa a Madrid (para mim mais prioritário do que lisboa porto) e na altura lembro-me de se falar que a linha não era rentável – ou os bilhetes eram estupidamente altos ou o comboio tinha de fazer umas 6-7 viagens diarias sempre cheio (algo assim).
Com o TGV a reduzir, segundo as IP, a viagem para 1h e pouco, valerá a pena pagar uns 100-150€ Bilhete Lisboa-Porto Por TGV? Será este um serviço rentável e sustentável?
150€? mais de 40€ e o tuga não vai
Exacto. O Pendular, salvo erro, custa 30-40€ (sem descontos) e acho que o maior uso é nos intercidades. Não vejo o comum TUGA a pagar 150€por TGV e não vejo um TGV rentável a custar menos de 100€por bilhete. Agora, se for linha de alta velocidade para o pendular andar (acho que a bitola vai ser a ibérica…) se calhar por aí a coisa já seja melhor. Entre AP e IC a diferença não é muita no tempo ganho..30min ultima vez que andei.
Agora é fazer figas para que os meus bisnetos consigam andar no TGV. Já quanto ao novo aeroporto, tenho as minhas dúvidas de que os meus bisnetos consigam ir, mas tenho esperança de que os netos deles consigam ainda ver o novo aeroporto ser construído.
Viva Portugal, orgulho!!!!
Sempre vai passar no Poceirão? Vejam lá se não me dão cabo dos trilhos da Ermelinda.!!!
Em alta velocidade andam os euros na carteira dos portugueses. Ainda não entraram e já sairam.
Corrijam-me se estiver enganado, isto foi feito à pressa por manifesta incompetência do PS uma vez que o concurso está aberto já à alguns anos e para além de levarem um chumbo nada fizeram e ainda tentaram adiar mais.
A obra custa perto de 4 mil milhões, será um conjunto de 3 PPP (só aqui… soa-me já a ruinosos para os contribuintes, mas adiante…) em que Portugal recebe 729 milhões de um mecanismo interligar Europa (MIE) para fazer mais uma ligação Lisboa – Porto.
São praticamente 3 mil milhões de euros do bolso dos contribuintes mais 3 PPP para ir de comboio a +-300km/h entre Lisboa e Porto? É disto que estamos a falar? e já vem tarde como algumas pessoas por aqui dizem?
Segundo noticias 1 PPP por 30 anos e vai meter 1900 milhões. Diferença deve ser estado e contribuintes vão ficar 30 anos a pagar sempre quer tenha passageiros ou não
PAIS FALIDO, vai se meter fazer obras. Países baixos que e rico não tem TGV internamente.
Ainda se fosse Lisboa e Madrid ainda podia ter algum retorno
Continuem votar na troika socialista, vão pagar tudo em impostos.
Dasss! Nada como ter umas eleiçõeszinhas há porta.
ora pois
o que vale é que temos um SNS de qualidade e professores tem as progressoes de carreira em dia e como há dinheiro de sobra, dá para o TGV. De certeza que algum amigo está a precisar de encher os bolsos
Ainda o concurso não foi lançado já vem na imprensa que a primeira fase vai ficar mais cara começa o regabofe do costume ! Há garrafas de Dom Pérrignon a serem abertas !!
Eu também prefiro comboio mas se não for a empresa a pagar não sei a que preço os Portugueses estarão dispostos a pagar.
https://www.comparabus.com/pt/bus-Lisboa-Porto-523-557
PAIS BURRO
HA COISAS MAIS IMPORTANTES DO QUE O TGV
QUANDO É QUE VAMOS TER UM GOVERNO COMO DEVE SER?
Se correr bem, 11 de Março 2024, ao invés de 30 Janeiro 2022.
Andas de carroça ou puxas a carroça ?
O CAV ira fazer ligação até Vigo na Galiza não é só ate ao Porto .
Se há fundo europeu, Portugal estará na vanguarda.
Faz bem ao país no que ao turismo diz respeito, para o tuga comum andar dentro do seu país de vez em quando não vai valer apena pagar tendo em conta o racio/preço
A linha de Cascais não precisa dum TGV mas já era tempo dos comboios serem modernizados…
O que a AR aprovou ontem não foi o concurso para o TGV Porto Lisboa – foi o concurso para a concessão do primeiro troço, entre Porto e Oiã, em Aveiro. Por proposta do PS, não tendo havido nenhum partido contra (o Chega absteve-se).
Mais um desastre anunciado.
TGV “Train à Grande Vitesse” é em Francês, em Português seria CAV “Comboio de Alta velocidade” .
Gosto do CAV, é bom para enCAVar o tuga
Só quero saber da derrapagem do preço final LOL
Falam no TGV mas andam a perpetuar uma asneira brutal ao perpetuar a existência de uma bitola ibérica quando Espanha já está a mudar para a bitola europeia. Mentes pequeninas que temos a mandar nisto.
Até a fronteira Portuguesa ainda é bitola ibérica só uma pequena parte da Espanha é que é bitola europeia, toda rede da ferrovia portuguesa esta a ser renovada ou já foi e esta adaptada para se poder mudar para bitola europeia, por isso enquanto a Espanha não chegar com a bitola europeia a fronteira Portuguesa temos que manter a bitola ibérica, se mudássemos seriamos um ilha na ferrovia ibérica e com custos para para economia Portuguesa pois o mercado das mercadorias iria ainda ser mais complicado pois teríamos que fazer duas mudanças uma na fronteira com a Espanha e ainda outra na fronteira com a França .
Entende ?
Esse argumento da bitola foi uns argumentos para não se fazer a linha de alta velocidade há 20 anos atrás, em termos de transporte de passageiros a bitola ibérica não é um problema, pois já existe comboios de multi bitola o único impacto que se tem é na velocidade máxima do comboio, na Espanha já existe varias estações de mudança de bitola, em Portugal houve propostas para esse tipo estações mas não era viável, por isso temos que esperar pela Espanha, é a realidade .
Não, a Espanha não está a mudar, rapidamente, para uma bitola europeia substituindo a ibérica. O custo na adaptação das linhas, da bitola ibérica (distância de 1668 milímetros) para a europeia (1435 milímetros), menos 23,3 cm (cerca de um palmo) teria um custo relativamente reduzido. Mas a adaptação do material circulante, como os comboios de mercadorias e as locomotivas, teria um custo astronómico.
Portugal mudará ao ritmo de Espanha conforme já foi explicado. “A bitola na rede ferroviária portuguesa já não é um problema. Em Portugal, só 0,3% dos comboios de passageiros e 6% dos comboios de mercadorias são internacionais, o que dá bem a ideia da não urgência desta migração que, a concretizar-se num curto prazo, custaria milhares de milhões de euros ao país. Além de que isso implicaria que todos os comboios portugueses tivessem de ser adaptados à bitola europeia”. E há comboios de bi-bitola (eixo telescópico), que são quase quase todos os comboios de passageiros, os TGV podem ser, e mesmo os comboios de mercadorias – “Actualmente essa adaptação aos dois tipos de linha é feita nas fronteiras através de uma operação que consiste em mudar os bogies (rodados) aos vagões. Isso é feito diariamente a comboios de mercadorias que circulam entre Espanha e França, entre a Suécia e a Finlândia e entre a Polónia e a Rússia.”
Acalma esses nervos, as mentes que temos não são assim tão pequeninas 😉
https://www.publico.pt/2017/09/26/economia/noticia/a-bitola-na-rede-ferroviaria-portuguesa-e-um-problema-1785629
Um excelente artigo, mais recente, publicado no “Expresso” com o título:”Entender a ferrovia de Espanha – Não existe em Espanha qualquer conversão de bitola em curso.”
Algumas notas: alguns troços da “rede convencional” com duas bitolas em simultâneo (1668 mm + 1435 mm), através da instalação de um terceiro carril; todas as fronteiras ferroviárias entre Estados ibéricos partilham o mesmo distanciamento entre bordos internos dos carris, de 1668 mm; bitola europeia em Espanha é sinónimo de deslocação interurbana de pessoas e operação comercial lucrativa, libertando espaço para as cargas nas linhas convencionais da rede antiga, de padrão ibérico.
https ://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2650/html/economia/opiniao/entender-a-ferrovia-de-espanha
Pom fim:
Página da Infraestruturas de Portugal: Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa (bem explicada).
“Os comboios que irão circular na nova linha – os futuros de AV e os atuais de longo curso – vão poder circular nos novos troços e nos atuais e, dessa forma, servir uma multiplicidade de destinos localizados fora da área de implementação do projeto, com benefícios bastante significativos e alargados ao nível da redução dos tempos de percurso e da qualidade da oferta.”
Digo eu que, em face disso, como a linha não é de uso exclusivo para o TGV, faz todo o sentido que seja construída em bitola ibérica, para evitar que mesmo os comboios de passageiros de eixo telescópico tivessem que andar a mudar.
Em linhas para transporte de passageiros que venham a ter continuidade em Espanha em bitola europeia – aí sim justifica-se ponderar a melhor solução, que não tem que ser necessariamente a construção de uma linha exclusivamente em bitola europeia.
https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/principais-investimentos/linha-de-alta-velocidade-porto-lisboa
Não consigo aceder ao artigo, mas de qualquer forma coloco a seguinte questão:
Se o TGV vai continuar a usar os caminhos de ferro de bitola ibérica que já existem, conseguirá a CP por o TGV a fazer o trajecto sem interrupções de outros IC, AP e Regionais? Não faria sentido criar um caminho de ferro novo, em sistema que permita até o uso dos dois tipos de bitolas já preparado para fazer a transição para europeia quando o timing for certo?
Referes-te ao link do artigo do Expresso? (Pode ser só para assinantes). Talvez tenha sido publicado noutro lado.
É de Manuel Margarido Tão (PhD em Transport Economics (ITS-Leeds); investigador da Universidade do Algarve) e foi publicado no Expresso de 11/08/2023.
O que escreve sobre linhas de dupla bitola é:
“É verdade que Espanha possui presentemente (2023) um número restrito de troços da “rede convencional” com duas bitolas em simultâneo (1668 mm + 1435 mm), através da instalação de um terceiro carril. Mas apenas numa dessas situações há tráfego de cargas por intermédio da bitola europeia de 1435 mm: da fronteira Catalã de La Junquera/Figuères até Barcelona-Port/Terminal de Morrot (200 km). Em todos os outros casos, o “tercer hilo” (como é chamado em Espanha), permite ao AVE de passageiros chegar a pontos fora da rede de alta velocidade, sem recurso a material munido de “eixo de geometria variável” (casos como Valencia-Castellón de la Plana, Zaragoza-Huesca, ou o acesso ao Terminal T4 do Aeroporto de Barajas). Há inclusivamente um caso particular no qual um troço de linha de alta velocidade (Ourense-Santiago de Compostela, 90 km), foi assente provisoriamente em bitola larga ibérica de 1668 mm, no sentido de facilitar a inserção na rede envolvente, designadamente no chamado “eixo Atlântico”, itinerário para tráfego misto (passageiros e carga) entre Vigo, Santiago e A Coruña, munido de travessas de fixação dupla (1668 mm/1435 mm), e permitindo migração rápida para o standard de 1435 mm num futuro indefinido. À luz da realidade de Espanha, que pode Portugal fazer senão desenvolver os seus projetos ferroviários mantendo o padrão de 1668 mm preparado para conversão posterior em 1435 mm, tal como se prevê no caso da nova linha Porto-Lisboa, a construir faseadamente em lanços?”
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Vamos lá depressa fazer um “concurso sério” para distribuir e meter ao bolso de alguns (amigos, talvez?) uns largos milhões europeus. E que importa isso da bitola europeia?? Faz-se em ibérica e depois quando Espanha acabar de mudar para bitola europeia, muda-se depois para europeia e temos assim uma nova oportunidade de fazer nova “obra” e para assim distribuir de novo mais uns largos milhões (talvez aos mesmos amigos ou aos filhos dos amigos anteriores). Claro que um TGV entre Lisboa e Porto, vai ser um verdadeiro comboio fantasma, cheio, cheio…de lugares vazios, mas que importa isso? O que importa é que será talvez mais uma PPP que receberá do estado subsídios para fazer rolar lugares vazios. Vá, toca tudo a trabalhar mais que para além de pagarmos um futuro-pseudo-novo-aeroporto, vêm aí mais impostos ao estado para pagar um TGV e quem sabe na calha virá também a primeira estação espacial Portuguesa?? Fica a ideia!
Pela tua bitola. vai toda a gente andar a roubar mais uma vez, porque são todos uns corruptes. Mas quanto aos passageiros, quando foi a última vez que andaste em comboios rápidos Porto-Lisboa? Andam bastante cheios.
O TGV (CAV) farão o percurso em menos 1 hora e 15 minutos. Os bilhetes serão mais caros que os Alfa e Intercidades, mas se forem concorrenciais haverá quem queira pagar mais por 1H e 1/4 a menos.
A nova linha não será exclusiva dos CAV (pelo menos em toda a sua extensão segundo diz a Infraestruturas de Portugal) o que também beneficiará outros comboios de passageiros.
Todos os partidos usaram a mesma bitola, votaram a favor, com exceção do Chega que se absteve.