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Portugal vai andar a alta velocidade: aprovado concurso público para o TGV

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jorge Rodrigues says:

    Desde miúdo que ouço falar no TGV…
    Só passaram 20. e tal anos desde então…. será que é mesmo desta?

    • Zé Fonseca A. says:

      para fazer lisboa -> porto ? que inutilidade, ainda se fosse para fazer lisboa madrid talvez fizesse sentido, alta velocidade em PT não tem qualquer utilidade, o tuga até prefere o IC ao AF devido ao custo, com TGV ou lá a sigla que inventarem vai servir para turistas e pessoas com viagem paga pelas empresas que se deslocam a trabalho

      • Filipe says:

        Menos Fonseca do Restelo , menos.

        • RDRC says:

          O fonseca tem a sua razão, ainda que o seu discurso tenha sido muito sensacionalista.

          Eu faço Lisboa – Braga regularmente (uma a três vezes ao ano), pois tenho a família no norte e a meia hora de diferença que o AP faz em deterimento do IC não compensa o preço.

          Quer dizer, agora a meio que nem compensa nenhum. Tenho levado o carro e dividido as despesas com quem vai comigo e acaba por sair mais em conta, tendo em consideração que posso ir e vir às horas que me apetecer e não tenho de estar preso aos horários escassos da CP.

      • GM says:

        Sem dúvida. Para mais com tantas paragens entre Lisboa e Porto. Em vez de um Alta Velocidade, deveria ser um Velocidade Elevada. Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid, ou entre Porto e Vigo, e depois cá dentro Velocidade Elevada.

      • Bruno says:

        Lisboa – Madrid está pronta no final deste ano

  2. Rodrigo says:

    Aprovado a correr para não perder os fundos Europeus, enfim…mais trabalho para a PJ.

  3. Paulo Seichinha says:

    Claramente o comboio irá chegar antes da obra completa…

  4. Luís Costa says:

    Estes concursos aprovados a pressa cheira sempre mal, é sempre dividido pelos mesmos amiguinhos. Já agora, TGV? Estamos a querer um novo aeroporto para ser um grande centro de entrada da Europa, um deles irá cair porque ninguém vai querer ir a Madrid por perto de 100€ quando há bilhetes de avião a 1/3 desse valor

    • Gonçalo says:

      À pressa? porra mais lento que isto é dificil há mais de 20 anos que se fala no TGV ainda querias mais devagar? o comboio está provado nos resto da europa que funciona muito bem vais visitar outra cidade noutro pais com meia duzia de trocos mas claro portugal tem de vir sempre atrasado em tudo

    • Jose says:

      Sabes que voos inferiores a um x quilometros vão ser proibidos.

      • Sungas says:

        Maior parte dos passageiros dos voos LIS-OPO estão em trânsito de outros sitios . O que se fala e a França parcialmente implementou com algumas/muitas exepções é proibir a compra de voos simples em trajectos pequenos onde haja alternativa de comboio com duração inferior a 2.5 horas.

      • Zé Fonseca A. says:

        rumores infundados defendidos pelo lobby do verde, com a entrada em operação de aviões cada vez mais eficientes em breve será menos poluente andar de avião do que de comboio

      • Luís Costa says:

        Voos Lisboa Madrid não vão ser proibidos

  5. Tiago says:

    Vamos a ver se não acontece como na Trofa. Uma obra pública teve um concurso. Ainda não tinha saído a lista oficial com os resultados, e uma empresa já preparava a obra…

  6. Pedro Gil says:

    E o problema é que irá ficar mais caro que o aeroporto!

  7. Daniel says:

    O que precisávamos era ter uma rede mais extensa para adicionar mais linhas e as estações não ficarem tão distantes.
    Eu moro na zona norte e acredito que a expansão do TGV mais perto de mim será no Porto.
    A minha região, assim como outras que não possuem nenhuma estação, nunca irá utilizar o TGV. Seria mais produtivo expandir as linhas para ligar mais regiões do país.

  8. _RJCA_ says:

    Adianta muito termos comboios de alta velocidade quando a empresa que gere as linhas e outros serviços se anda a baldar aos compromissos (embora eu entenda as razões das greves mas e quem compra os bilhetes/passes fica na )…

  9. Jaime says:

    espero que o comboio seja a gasolina e não a gasóleo, para andar mais rápido

  10. mais lixo says:

    Quem e que vai pagar?
    Temos dinheiro para isso?
    Nao e para ir outra vez para a banca rota e fmi/troica?

    e ainda:
    os comboios europeus para alem dos espanhois vao chegar ao Porto e Lisboa?

    !!! se nao loxo com o projeto !!!

  11. secretário says:

    será muito importante fazer a ligação a Vigo para a malta ir ver as luzes no natal

  12. freakonaleash says:

    Off topic:
    Proponho que o pplware faça uma peça sobre a política de desconto de BEV que está acontecer na França e especialmente na Alemanha, com descontos realmente agressivos, devido à remoção de ajudas públicas à aquisição destes veículos. Podem ver estes links:
    https://forococheselectricos.com/2024/01/dacia-baja-10000-euros-precio-spring.html
    https://forococheselectricos.com/2024/01/volkswagen-id4-solo-cuesta-32600-euros.html

  13. fininho says:

    No troço de Sines não pode passar dos 200km/h. No resto do país o máximo que vai atingir são os 300€, se chamam isto alta velocidade, minha nossa…
    As linhas vão estar concessionadas ou seja se não derem lucro, tal como as autoestradas, quem paga é o povo através de impostos durante 30 anos.

    TGV é um modelo de comboio, não é sequer certo que seja este o comboio que tenhamos. O concurso para já é construção da linha, haverá posteriormente concurso para aquisição do comboio e carruagens. A designação é Linha de Alta Velocidade.

  14. John says:

    Só a linha ferroviária do Alentejo continua ao abandono

  15. jaugusto says:

    Um quinto é apenas o valor dos fundos comunitários do valor total da obra e sem concessão comercial aos privados, apenas manutenção da linha, não estou a ver isto ter grande sucesso … então e a celebre bitola!!!

  16. Sungas says:

    Acho muito bem . Aproveitamos os 700 milhoes da UE e depois gastamos apenas mais 9,000 milhões e conseguimos ganhar 30 minutos no Lisboa-Porto. Dá-nos uma sensação de modernidade. Agora já se sabe como é – Para ser rentável a procura tem de ser alta e o preço do bilhete também. A melhor maneira de o fazer é tornando a concorrencia mais cara. Talvez com um aumento da portagens em 30 euros e uma taza de compensação de igual valor em cada bilhete de flixbus e demais empresas de autocarros e já agora proibir da TAP de vender voos de ligação até ao Porto.

  17. Joao M says:

    Quando temos um pendular que podia ir a 200km/h mas naõ vai porque a linha é unica e ia levar o resto dos urbanos À frente, enfim…
    TGV é, a meu ver, uma obra megalómana que não faz sentido em Portugal. O nosso país é pequeno e depois querem um TGV a parar a cada 100km. O país das “grande obras publicas”. Se a aposta fosse na carga e ligação ao resto da europa, isso sim. Podiamos apostar nos portos como deve ser. Mas não, o que interessa é grandes obras publicas. Ainda por cima o TGV a passar em alcochete (grande volta) para passar no aeroporto . Cenas à portugal.

    Queria era ver este investimento todo na habitação, escolas, hospitais, e por aí fora.

    • Hugo Pombo says:

      TGV não é bem assim, é uma linha para 300km/h, aqui a questão é fazer uma segunda linha do Norte que podemos compara à A1, sendo que a linha actual é como se fosse a N1, com um traçado do século XIX, onde passam mercadorias, suburbanos, IC e AP. Faz sentido os Alfas andarem na nova linha a 230km.

      • Joao M says:

        A questão é como isso vai ser feito. Lembro-me de há uns anos, quando se começou a falar de novo em TGV (primeira decada dos anos 2000) falava-se em ligar Lisboa a Madrid (para mim mais prioritário do que lisboa porto) e na altura lembro-me de se falar que a linha não era rentável – ou os bilhetes eram estupidamente altos ou o comboio tinha de fazer umas 6-7 viagens diarias sempre cheio (algo assim).
        Com o TGV a reduzir, segundo as IP, a viagem para 1h e pouco, valerá a pena pagar uns 100-150€ Bilhete Lisboa-Porto Por TGV? Será este um serviço rentável e sustentável?

        • Zé Fonseca A. says:

          150€? mais de 40€ e o tuga não vai

          • Joao M says:

            Exacto. O Pendular, salvo erro, custa 30-40€ (sem descontos) e acho que o maior uso é nos intercidades. Não vejo o comum TUGA a pagar 150€por TGV e não vejo um TGV rentável a custar menos de 100€por bilhete. Agora, se for linha de alta velocidade para o pendular andar (acho que a bitola vai ser a ibérica…) se calhar por aí a coisa já seja melhor. Entre AP e IC a diferença não é muita no tempo ganho..30min ultima vez que andei.

  18. Fusion says:

    Agora é fazer figas para que os meus bisnetos consigam andar no TGV. Já quanto ao novo aeroporto, tenho as minhas dúvidas de que os meus bisnetos consigam ir, mas tenho esperança de que os netos deles consigam ainda ver o novo aeroporto ser construído.

    Viva Portugal, orgulho!!!!

  19. Yamahia says:

    Sempre vai passar no Poceirão? Vejam lá se não me dão cabo dos trilhos da Ermelinda.!!!

  20. Lukas says:

    Em alta velocidade andam os euros na carteira dos portugueses. Ainda não entraram e já sairam.

  21. NjsS says:

    Corrijam-me se estiver enganado, isto foi feito à pressa por manifesta incompetência do PS uma vez que o concurso está aberto já à alguns anos e para além de levarem um chumbo nada fizeram e ainda tentaram adiar mais.
    A obra custa perto de 4 mil milhões, será um conjunto de 3 PPP (só aqui… soa-me já a ruinosos para os contribuintes, mas adiante…) em que Portugal recebe 729 milhões de um mecanismo interligar Europa (MIE) para fazer mais uma ligação Lisboa – Porto.
    São praticamente 3 mil milhões de euros do bolso dos contribuintes mais 3 PPP para ir de comboio a +-300km/h entre Lisboa e Porto? É disto que estamos a falar? e já vem tarde como algumas pessoas por aqui dizem?

    • 25novembro says:

      Segundo noticias 1 PPP por 30 anos e vai meter 1900 milhões. Diferença deve ser estado e contribuintes vão ficar 30 anos a pagar sempre quer tenha passageiros ou não

      PAIS FALIDO, vai se meter fazer obras. Países baixos que e rico não tem TGV internamente.
      Ainda se fosse Lisboa e Madrid ainda podia ter algum retorno

      Continuem votar na troika socialista, vão pagar tudo em impostos.

  22. Redin says:

    Dasss! Nada como ter umas eleiçõeszinhas há porta.

  23. Infinity says:

    o que vale é que temos um SNS de qualidade e professores tem as progressoes de carreira em dia e como há dinheiro de sobra, dá para o TGV. De certeza que algum amigo está a precisar de encher os bolsos

  24. TiagoR says:

    Ainda o concurso não foi lançado já vem na imprensa que a primeira fase vai ficar mais cara começa o regabofe do costume ! Há garrafas de Dom Pérrignon a serem abertas !!

  25. Sungas says:

    Eu também prefiro comboio mas se não for a empresa a pagar não sei a que preço os Portugueses estarão dispostos a pagar.

    https://www.comparabus.com/pt/bus-Lisboa-Porto-523-557

  26. Jk says:

    PAIS BURRO
    HA COISAS MAIS IMPORTANTES DO QUE O TGV
    QUANDO É QUE VAMOS TER UM GOVERNO COMO DEVE SER?

  27. joli says:

    O CAV ira fazer ligação até Vigo na Galiza não é só ate ao Porto .

  28. Sergio says:

    Se há fundo europeu, Portugal estará na vanguarda.
    Faz bem ao país no que ao turismo diz respeito, para o tuga comum andar dentro do seu país de vez em quando não vai valer apena pagar tendo em conta o racio/preço

  29. _RJCA_ says:

    A linha de Cascais não precisa dum TGV mas já era tempo dos comboios serem modernizados…

  30. Aves says:

    O que a AR aprovou ontem não foi o concurso para o TGV Porto Lisboa – foi o concurso para a concessão do primeiro troço, entre Porto e Oiã, em Aveiro. Por proposta do PS, não tendo havido nenhum partido contra (o Chega absteve-se).

  31. AlexS says:

    Mais um desastre anunciado.

  32. EXw says:

    TGV “Train à Grande Vitesse” é em Francês, em Português seria CAV “Comboio de Alta velocidade” .

  33. WhiskasSaquetas says:

    Só quero saber da derrapagem do preço final LOL

  34. V says:

    Falam no TGV mas andam a perpetuar uma asneira brutal ao perpetuar a existência de uma bitola ibérica quando Espanha já está a mudar para a bitola europeia. Mentes pequeninas que temos a mandar nisto.

    • joli says:

      Até a fronteira Portuguesa ainda é bitola ibérica só uma pequena parte da Espanha é que é bitola europeia, toda rede da ferrovia portuguesa esta a ser renovada ou já foi e esta adaptada para se poder mudar para bitola europeia, por isso enquanto a Espanha não chegar com a bitola europeia a fronteira Portuguesa temos que manter a bitola ibérica, se mudássemos seriamos um ilha na ferrovia ibérica e com custos para para economia Portuguesa pois o mercado das mercadorias iria ainda ser mais complicado pois teríamos que fazer duas mudanças uma na fronteira com a Espanha e ainda outra na fronteira com a França .
      Entende ?
      Esse argumento da bitola foi uns argumentos para não se fazer a linha de alta velocidade há 20 anos atrás, em termos de transporte de passageiros a bitola ibérica não é um problema, pois já existe comboios de multi bitola o único impacto que se tem é na velocidade máxima do comboio, na Espanha já existe varias estações de mudança de bitola, em Portugal houve propostas para esse tipo estações mas não era viável, por isso temos que esperar pela Espanha, é a realidade .

    • Aves says:

      Não, a Espanha não está a mudar, rapidamente, para uma bitola europeia substituindo a ibérica. O custo na adaptação das linhas, da bitola ibérica (distância de 1668 milímetros) para a europeia (1435 milímetros), menos 23,3 cm (cerca de um palmo) teria um custo relativamente reduzido. Mas a adaptação do material circulante, como os comboios de mercadorias e as locomotivas, teria um custo astronómico.
      Portugal mudará ao ritmo de Espanha conforme já foi explicado. “A bitola na rede ferroviária portuguesa já não é um problema. Em Portugal, só 0,3% dos comboios de passageiros e 6% dos comboios de mercadorias são internacionais, o que dá bem a ideia da não urgência desta migração que, a concretizar-se num curto prazo, custaria milhares de milhões de euros ao país.  Além de que isso implicaria que todos os comboios portugueses tivessem de ser adaptados à bitola europeia”. E há comboios de bi-bitola (eixo telescópico), que são quase quase todos os comboios de passageiros, os TGV podem ser, e mesmo os comboios de mercadorias – “Actualmente essa adaptação aos dois tipos de linha é feita nas fronteiras através de uma operação que consiste em mudar os bogies (rodados) aos vagões. Isso é feito diariamente a comboios de mercadorias que circulam entre Espanha e França, entre a Suécia e a Finlândia e entre a Polónia e a Rússia.”
      Acalma esses nervos, as mentes que temos não são assim tão pequeninas 😉
      https://www.publico.pt/2017/09/26/economia/noticia/a-bitola-na-rede-ferroviaria-portuguesa-e-um-problema-1785629

      • Aves says:

        Um excelente artigo, mais recente, publicado no “Expresso” com o título:”Entender a ferrovia de Espanha – Não existe em Espanha qualquer conversão de bitola em curso.”
        Algumas notas: alguns troços da “rede convencional” com duas bitolas em simultâneo (1668 mm + 1435 mm), através da instalação de um terceiro carril; todas as fronteiras ferroviárias entre Estados ibéricos partilham o mesmo distanciamento entre bordos internos dos carris, de 1668 mm; bitola europeia em Espanha é sinónimo de deslocação interurbana de pessoas e operação comercial lucrativa, libertando espaço para as cargas nas linhas convencionais da rede antiga, de padrão ibérico.
        https ://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2650/html/economia/opiniao/entender-a-ferrovia-de-espanha

      • Aves says:

        Pom fim:
        Página da Infraestruturas de Portugal: Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa (bem explicada).
        “Os comboios que irão circular na nova linha – os futuros de AV e os atuais de longo curso – vão poder circular nos novos troços e nos atuais e, dessa forma, servir uma multiplicidade de destinos localizados fora da área de implementação do projeto, com benefícios bastante significativos e alargados ao nível da redução dos tempos de percurso e da qualidade da oferta.”
        Digo eu que, em face disso, como a linha não é de uso exclusivo para o TGV, faz todo o sentido que seja construída em bitola ibérica, para evitar que mesmo os comboios de passageiros de eixo telescópico tivessem que andar a mudar.
        Em linhas para transporte de passageiros que venham a ter continuidade em Espanha em bitola europeia – aí sim justifica-se ponderar a melhor solução, que não tem que ser necessariamente a construção de uma linha exclusivamente em bitola europeia.
        https://www.infraestruturasdeportugal.pt/pt-pt/principais-investimentos/linha-de-alta-velocidade-porto-lisboa

        • Marcos Correia says:

          Não consigo aceder ao artigo, mas de qualquer forma coloco a seguinte questão:
          Se o TGV vai continuar a usar os caminhos de ferro de bitola ibérica que já existem, conseguirá a CP por o TGV a fazer o trajecto sem interrupções de outros IC, AP e Regionais? Não faria sentido criar um caminho de ferro novo, em sistema que permita até o uso dos dois tipos de bitolas já preparado para fazer a transição para europeia quando o timing for certo?

          • Aves says:

            Referes-te ao link do artigo do Expresso? (Pode ser só para assinantes). Talvez tenha sido publicado noutro lado.
            É de Manuel Margarido Tão (PhD em Transport Economics (ITS-Leeds); investigador da Universidade do Algarve) e foi publicado no Expresso de 11/08/2023.
            O que escreve sobre linhas de dupla bitola é:
            “É verdade que Espanha possui presentemente (2023) um número restrito de troços da “rede convencional” com duas bitolas em simultâneo (1668 mm + 1435 mm), através da instalação de um terceiro carril. Mas apenas numa dessas situações há tráfego de cargas por intermédio da bitola europeia de 1435 mm: da fronteira Catalã de La Junquera/Figuères até Barcelona-Port/Terminal de Morrot (200 km). Em todos os outros casos, o “tercer hilo” (como é chamado em Espanha), permite ao AVE de passageiros chegar a pontos fora da rede de alta velocidade, sem recurso a material munido de “eixo de geometria variável” (casos como Valencia-Castellón de la Plana, Zaragoza-Huesca, ou o acesso ao Terminal T4 do Aeroporto de Barajas). Há inclusivamente um caso particular no qual um troço de linha de alta velocidade (Ourense-Santiago de Compostela, 90 km), foi assente provisoriamente em bitola larga ibérica de 1668 mm, no sentido de facilitar a inserção na rede envolvente, designadamente no chamado “eixo Atlântico”, itinerário para tráfego misto (passageiros e carga) entre Vigo, Santiago e A Coruña, munido de travessas de fixação dupla (1668 mm/1435 mm), e permitindo migração rápida para o standard de 1435 mm num futuro indefinido. À luz da realidade de Espanha, que pode Portugal fazer senão desenvolver os seus projetos ferroviários mantendo o padrão de 1668 mm preparado para conversão posterior em 1435 mm, tal como se prevê no caso da nova linha Porto-Lisboa, a construir faseadamente em lanços?”

  35. Portugal, campeão na queima de milhares de milhões says:

    Vamos lá depressa fazer um “concurso sério” para distribuir e meter ao bolso de alguns (amigos, talvez?) uns largos milhões europeus. E que importa isso da bitola europeia?? Faz-se em ibérica e depois quando Espanha acabar de mudar para bitola europeia, muda-se depois para europeia e temos assim uma nova oportunidade de fazer nova “obra” e para assim distribuir de novo mais uns largos milhões (talvez aos mesmos amigos ou aos filhos dos amigos anteriores). Claro que um TGV entre Lisboa e Porto, vai ser um verdadeiro comboio fantasma, cheio, cheio…de lugares vazios, mas que importa isso? O que importa é que será talvez mais uma PPP que receberá do estado subsídios para fazer rolar lugares vazios. Vá, toca tudo a trabalhar mais que para além de pagarmos um futuro-pseudo-novo-aeroporto, vêm aí mais impostos ao estado para pagar um TGV e quem sabe na calha virá também a primeira estação espacial Portuguesa?? Fica a ideia!

    • Aves says:

      Pela tua bitola. vai toda a gente andar a roubar mais uma vez, porque são todos uns corruptes. Mas quanto aos passageiros, quando foi a última vez que andaste em comboios rápidos Porto-Lisboa? Andam bastante cheios.
      O TGV (CAV) farão o percurso em menos 1 hora e 15 minutos. Os bilhetes serão mais caros que os Alfa e Intercidades, mas se forem concorrenciais haverá quem queira pagar mais por 1H e 1/4 a menos.
      A nova linha não será exclusiva dos CAV (pelo menos em toda a sua extensão segundo diz a Infraestruturas de Portugal) o que também beneficiará outros comboios de passageiros.
      Todos os partidos usaram a mesma bitola, votaram a favor, com exceção do Chega que se absteve.

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