Portugal tem a circular 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos
Este foi apenas um dos dados que estiveram em análise na conferência de imprensa anual da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, onde foi feito um balanço do mercado automóvel em Portugal. A modernização do parque automóvel nacional e a electrificação e investimento em postos de carregamento foram outros dos grandes temas em debate.
1,5 milhões de automóveis corresponde a 26% do parque automóvel
Segundo revela a ACAP, um milhão e meio de automóveis a circular em Portugal, que corresponde a 26% do total do parque automóvel, têm mais de 20 anos. Este número assume um peso relevante, tendo em conta que, em 2000, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas um por cento do total do parque.
Outro problema que perdura é o envelhecimento do parque automóvel, particularmente quando comparado com a média europeia.
Em Portugal, no último ano, a idade média dos veículos ligeiros era de 13,4 anos, enquanto a idade média tanto nos ligeiros de mercadorias, bem como nos pesados, de passageiros e de mercadorias, ronda os 15 anos.
Acrescente-se que, dos 5,6 milhões de carros em circulação em Portugal, em 2021, 63 por cento tinham mais de 10 anos de idade.
Já no que se refere à idade média dos veículos entregues para abate, em 2021, o valor rondava os 23,5 anos (para comparação, em 2006, fixava-se nos 16 anos).
A ACAP propõe que Portugal reintroduza mecanismos de incentivo ao abate de veículos em fim de vida para acelerar a substituição dos veículos convencionais mais antigos e poluentes por veículos de baixas emissões.
O meu não tem 20 anos, mas anda lá perto, e não estou a pensar em trocar tão cedo, ainda menos para um elétrico. Não tenho nada contra, e gostaria de ter um, mas não tem possibilidade economicamente de ter. Talvez quando existirem elétricos usados a bom preço. Pessoalmente não tenho falta de ter muita autonomia, e nem me importava de ter um com bateria degradada. Enquanto isso irei manter o meu gasolina e terei de ir gastando na manutenção, combustível, IUC (que por enquanto é reduzido).
Gostaria de apelar aos ricos para gastarem menos em drogas e pagarem mais impostos para o bem comum.
Não precisas que eles paguem impostos, precisas é que eles paguem melhor ao fim do mês.
Deviam mexer nos critérios do apoio a atribuir, 4000€ de apoio para o abate de carros com 10 anos e 5000€ no abate de carros com mais de 20 anos!
Deviam mexer nos critérios do apoio a atribuir na compra de carros com emissões nulas, 4000€ de apoio para o abate de carros com 10 anos e 5000€ no abate de carros com mais de 20 anos!
O meu é um deles, se anda está optimo
Ao preço que os carros novos estão, a tendência é a idade média dos carros não melhorar. As pessoas acabam por os manter muito mais tempo e os que querem mudar estão a optar por comprar usados do estrangeiro que uma grande parte das vezes ficam mais baratos que os usados de cá. Não fossem as compras por parte das empresas e a idade média seria muito maior.
Diz o relatório da ACAP:
“No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros em 2024 (…) os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento.”
Energias alternativas – o que é isso? Só depois é que vem:
“Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20 por cento do total de ligeiros de passageiros matriculados.”
Os elétricos empancaram nos 20%, 1 em cada 5 carros, mas juntam-lhes os PHEV, outros híbrido elétricos e os GPL, que se movem exclusiva ou principalmente a combustíveis fósseis, para dar 57% a “energias alternativas”. Já parece nos stands os vendedores a impingirem ou BEVs ou PHEV, porque os a motor de combustão já não se usa.
Quanto à idade dos carros, de facto é esquisito. Em 2020 só 1% dos carros tinha mais de 20 anos e passou para 26%?!
Parque automóvel antigo = Menos energia gasta no fabrico de mais automóveis, um sucesso ambiental.
+1!
XD
Tenho 2 trintões e estou muito feliz. Quanto mais velho menos problemas e menos despesas por incrível que pareça
Enfiiiim.
Já vêm aí os profetas da desgraça a dizer que só não têm elétricos porque não querem.
Espero que daqui a 20 anos estejam cá todos. Tratem-nos bem!
Vários pontos de vista aqui.
O nosso carro tem 12 anos mas com 110 mil km. Temos cuidado dele, não dá chatices. Nesta média até aos 200 mil passa os 20 anos. Não sentimos necessidade de comprar outro.
Comprar um carro novo é caro para a maior parte dos portugueses (tirando o zé… Brincadeira, não leves a mal).
Os elétricos ainda são mais caros e o tempo de carregamento e disponibilidade de postos continua a ser um não para muitos.
Talvez fosse melhor ver quantos carros já passaram os 500 mil km, ou 1 milhão… Fazerem elétricos abaixo dos 12 mil euros com abate …
Não sei, não percebo nada disto mas sei que o nosso está bom, está para as curvas e se calhar dura mais do que eu ;p
A boa notícia é que carros antigos são mais económicos e mais resistentes que carros fabricados há 10 anos atrás…
Parque automóvel ao nível da qualidade das estradas nacionais e municipais.
E diziam que não sabíamos reciclar.