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Portugal: Sabe quantas motas se vendem por dia? Não vai acreditar…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ifm says:

    98 % dessas motos vendidas ficam se fora da inspeção obrigatória que querem implementar…

    Que são aquelas que vem se oferta com o pack carta de condução de carro.

    Mas as que metem em risco de acidente e podem causar problemas na via pública são as se alta cilindrada, que são mal mantidas, que os donos prendem com abraçadeiras de plástico os cabos dos travões, quando andam a cima dos 150k/h

    Facepalm

    • David Guerreiro says:

      Deves ter muitos acidentes por causa disso… A maioria dos acidentes é por manobras perigosas e excesso de velocidade, nada tem a ver com falta de manutenção. Facilmente um acidente de mota é fatal, dado que não oferece qualquer proteção.

    • Ze Gato says:

      Pior são as trotinetes eléctricas , não tem inspeção igualmente e podem ser conduzidas por qualquer um, sem capacete e sem regras.
      As motas são uma excelente alternativa de mobilidade, pouco poluentes, económicas e com baixo custo de manutenção, especialmente as 125/250. Não pagam IUC outra grande vantagem.
      Nos em Portugal ainda não temos esta cultura de mobilidade, como acontece em vários países europeus com clima por vezes pior que o nosso. Basta ir aqui ao lado à nossa vizinha Espanha e ver a diferença abismal. A maioria do Tuga gosta mesmo de andar de carro e ficar horas nas filas de trânsito!!!

    • Hugo says:

      “as que metem em risco de acidente e podem causar problemas na via pública são as se alta cilindrada, que são mal mantidas”
      Mas que grande azelha. A definição de “não fazer a mínima ideia do que se diz” ahah

      • ifm says:

        Se leres bem devagar talvez percebas a irronia no texto.

        Como é obvio as motos com piores condiçoes de manutenção e que são arranjadas com gambiarras são as 50cm3 e as 125cm3, porque no maximo se der asneira cais a 50, ou 60km/h.
        São aquelas que a pequena folga na direção é facilmente controlavel, que se os amortecedores ja estejam a babar mais da par andar, que os discos e pastilhas ja estão em fim de vida, mas ainda trava, pneus que parecem plastico ressequido,etc

        Quem tem uma moto que anda a 200km/h ou superior sabe que minima folga, o minimo empeno na jante, penus ja a fim de vida pode ser fatal. E essas motos são cuidadas pelo dono como a sua vida dependesse disso.
        E são essas que as inspeçoes vão avaliar, que a policia implica com os extras.

  2. Grunho says:

    Nada mau, sempre são menos 36.662 otários a comprar carro para fazerem fila parados com ele no para-arranca dos acessos a Lisboa e Porto. Enchendo os bolsos dos sem vergonhas do lobby automóvel. Uma Honda 125 gasta pouco mais de 1,5 lts/100 km e corta o tempo do para-arranca nas filas. Até a crónica parolice dos portugueses já não é o que era.

    • Miguel Nóbrega says:

      Exacto… deviamos dar mais condições para elas. Melhores parques cobertos, por exemplo

    • andy says:

      Transportas crianças para escola? Trazes carrinho de bebé? Fazes compras? Conduzes à chuva?
      Se andas em Lisboa ou Porto, já deves ter reparado que nos períodos de férias o trânsito é mais fluído, isso é um indicador que grande parte das pessoas que trazem carro para as cidades é porque têm os filhos na escola e obviamente que o transporte em motociclos não é a melhor opção e de longe a mais insegura.

      • TugAzeiteiro says:

        Tudo é desculpa para se andar de carro… é a mentalidade Tuga! Dito isto, o que não faltam são carros só com 1a pessoa no seu interior desde o ponto A o B. Nem todos têm filhos, ou têm a necessidade de os ir levar à escola, mas a maioria continua a preferir andar de carro… essa é a realidade! Aqui ao lado em Espanha, principalmente nas grandes cidades, o que não faltam é pessoal a andar de moto em deterimento do carro. Outro grande problema por cá, é a estupidez de concentarmos as empresas de serviços (sobretudo), nos centros das cidades… e claro o consequente afunilar de transito! Dito isto, sim eu ando de moto de 2ª a 6ªf, faça frio, calor, chuva ou sol. Seria mais um que iria estar a trazer um carro para a cidade com apenas uma pessoa. Posso dizer que foi o melhor que fiz.. para alem de poupar tempo e dinheiro! Agora o problema cada vez maior, é que anda tudo a conduzir que nem psicopatas… o que se reflete no número de acidentes cada vez maior!

      • Miguel says:

        Ninguém disse para andares de mota, estamos apenas a dar os parabéns aos 36.662 que estão a ponderar andar de mota, e aos outros tantos que ponderam andar de bicicleta ou TP.

      • Grunho says:

        Em cada 10 famílias que transportas crianças para escola 7 ou 8 leva-os a pé ou de transporte público. O pessoal do para-arranca são burgueses e pseudo-executivos só com o condutor no carro. Trânsito mais fluído em períodos de férias escolares que não sejam férias laborais (Natal, Carnaval e Páscoa) nunca houve, em férias de verão sim. Os dinamarqueses, que levam para casa o triplo do que leva um português em igualdade de trabalho e horas e têm um QI muito superior ao nosso, estão positivamente a borrifar-se para o carro nas cidades, mesmo para levar os filhos à escola.

    • Realista says:

      1.5L/100km ainda assim fica mais caro que circular num carro elétrico no conforto de A/C e ainda com espaço na mala para levar tralha e ainda duas crianças atrás.

      🙂

      Mas sim é muito bom para o transito. Deveria haver mais gente a andar de mota, só não ando porque não posso.

      • Yamahia says:

        Gasta o mesmo se carregar em casa a 0,15€
        Vcs da ME têm um grande defeito que é a omissão a ver se ng “repara” . Neste caso estão recorrentemente omitir 3 variáveis
        1-A energia perdida no acto de carregamento por dissipação e/ou resistência o que representa prejuízos em torno de 15%
        2-O custo com o aumento da potência+IEC+IVA+contribuição audio-visual
        3-O custo da wallbox e/ou o reforço da rede e tomada destinadas a carregar o carro.

        • Realista says:

          Por acaso em casa carrego a €0.08/kW e não a €0.15…

          E sim, têm uma perda de 15%… para 115kw em que percorro 1100km a perda são cerca de 17.25kw ou seja 132kw consumidos da rede electrica. A €0.08/kW 1100km fica a €10 euros… +iva €13

          A contribuição audivisual é fixa em €2.85 quer consumas 1000kW ou 1kW. Pagas por ter um contador.

          Não precisas aumentar a potência, já podes carregar a 16A com uma potência contratada de 4.6kVa monofásico (20A) e ainda te sobra 5A para teres o frigorífico ligado. E mesmo que tenhas que aumentar a potência de 4.6kVa para 6.9kVa para teres tudo ligado ao mesmo tempo pagas quanto a mais por mês?

          Só o argumento de pagar mais audiovisual é de quem tenta atirar areia para os olhos.

          • Realista says:

            Ah e o Wallbox (ou EVSE) custou-me €235 já com Iva e ligo numa tomada normal…

            Se gostas de carros a combustão, tudo bem aceito a preferência, mas agora não uses falsos argumentos contra o carro elétrico…

          • Yamahia says:

            0,08 €? Já com IVA e IEC? Ena… e quanto paga em horas fora do vazio, cheias e em ponta?

            Qual é a potência da sua Wallbox, 3,7 kW é o mínimo certo?
            Então 4,6 kVA dá para o bólide e para o frigorifico. Pára TV, pára o PC, pára lâmpadas, para tudo. não lava a loiça, não lava a roupa nem toma banho. O carro é que manda Tá certo. eheh

          • Realista says:

            EDP horário triplo…
            €0,08 na verdade é €0,077.
            Mas se está preocupado com o IEC, o mesmo é €0,005/kW que dá uns estonteantes €0,83 já com IVA ao fim do mês… Ou se quiseres ver o preço por kW €0,083.

            O problema é teres televisão da 1 às 7 da manhã LOL

            Eu não carrego o carro todos os dias… Se lavas a loiça e roupa todos os dias a tua maior preocupação deveria ser o quanto estás a gastar de combustível porque dava para pagar isso tudo!! Hahaha

      • Ze Gato says:

        Bem… essa do fica mais caro é farsa. . Um carro eléctrico custa quantas vezes mais que uma Mota???
        Nem vale a pena fazer essas contas senão cai por terra esse argumento.
        Obviamente que para andar com duas crianças atrás a Mota não dá.

        • Realista says:

          Não dá porquê?

          É o mesmo que afirmar que usar uma mota é caro porque também é preciso comprar uma mota e portanto andar a pé é mais barato.

          Eu comprei um carro porque precisava dele, e comparativamente à mota circular sai-me mais barato.

          Agora se me perguntares se querias ter uma mota… sim gostava porque poupava tempo, mas como tenho que levar mais pessoas não dá para mim infelizmente.

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Em média,mais de 100 motas por dia ?? Nada mau.Ainda por cima agora que elas estão bem caras.

  4. yamahia says:

    Ubereats onfire eheh

  5. MegaMan says:

    Vamos virar Índia…

    • B@rão Vermelho says:

      Na indonésia vende-se em media 5milhões de motas por ano e mesmo assim não é o país com mais motas, o Vietnam é o país do mundo com mais motas registadas e mesmo assim há milhares a circular sem matrícula, gostava de partilhar um vídeo que fiz no Vietnam em Ho Chi Mhin, para verem a loucura que é conduzir mota no Vietnam dentro das grandes cidades, mas eu adorei a experiencia é literalmente a cada semáforo juntamo-nos a uma concentração motarde 🙂

      • Mariano Gago says:

        #soutaoviajado

        • B@rão Vermelho says:

          Por acaso tenho a felicidade de poder viajar e adoro, e quando acabo uma viajem começo logo a pensar na próxima e detesto viajar com tudo planeado, as minhas viagens são planeadas o estritamente necessário, voos de ida e volta e a 1ª noite de hotel, depois é completamente à aventura, sempre de mota

  6. Estefâneo Empregos says:

    É normal que estes números venham a crescer.
    No nosso país o transito é um problema que parece que está longe de estar resolvido e as motos são uma opção de contorno. Com um custo de vida elevadíssimo é evidente que os portugueses procuram poupar.
    Um motociclo é mais económico do que um automóvel, menos poluente e mais prático para a utilização urbana.
    Os preços altos dos combustíveis também vêm contribuir para que haja uma ascensão aos motociclos como uma alternativa de poupança.

  7. Miguel A. says:

    No Uber eats usa-se muitas PCX e provocam um aumento de acidentes. O aumento do número de motas ainda não é significativo para mexer na diminuição do número de carros nas cidades. Devia aumentar mais.

  8. deepturple says:

    A ironia: mais vendas neste caso significa diminuição de poder de compra, de uma forma em geral.
    Ubereats, etc. cara! Que legal!

  9. palex says:

    Quando era miúdo, aproximadamente há uns 40 anos, quase todos os adultos que conhecia tinham uma “motorizada”… Não havia dinheiro para mais… Com a melhoria das condições de vida, os carros foram surgindo… Agora que o nível de vida volta a descer, as scooters e motas voltam a ser um elemento a ponderar na hora de equilibrar o orçamento…

  10. Sergio says:

    Outra coisa não era de esperar, não só pelos ubereats desta vida, mas também pela carta de condução com a categoria B permitir conduzir motas até 125cc, que a meu ver é maior palhaçada de sempre.

    Mas voltando ao assunto, é normal o aumento do numero de acidentes porque terá sempre alguma razao proporcional ao numero de veículos.
    Neste momento o mais assustador para mim são as trotinetes a usarem vias que não devem , atravessarem passadeiras de peões a grande velocidade e falta de uso de sistemas luminosos ao final da tarde.
    Ainda agora ha dias assisti a um atropelamento numa passadeira, e é logo o cabo dos trabalhos para o automobilista que fez tudo corretamente e não lhe vê a razão a ser dada de imediato.

  11. alguem says:

    Agora faltava saber a nacionalidade de quem adquiriu as ditas cujas. Com o aumento de imigração quem nos diz que foram os brasileiros a comprar e nenhum tuga?

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