Portugal: Sabe quantas motas se vendem por dia? Não vai acreditar…
Atualmente as pessoas têm no mercado vários tipos de veículos. Além dos carros e carrinhas, as motas têm também sido uma opção para muitos portugueses. Em 2022 o número de vendas de motas ultrapassou os números de 2021...com uma média impressionante. O ano 2023 começou com bom crescimento.
Vendidas 36.662 motas em 2022... 2023 já com bons números
A venda de motas bateu recordes em 2022, superando as vendas realizadas em 2021. De acordo com dados da ACAP, publicados pelo Jornal de Notícias, em 2022 foram vendidas, em média, mais de 100 motas por dia. Este é um número muito interessante, mas também é um facto que os acidentes de mota também estão a aumentar.
Segundo a ACAP, venderam-se exatamente, em 2022, 36.662 motociclos. Tal número corresponde a um aumento de 8% em relação às vendas de 2021 e 50% em comparação com 2017.
Entre os vários segmentos, destaque para as até 125cc, cujas vendas têm crescido bastante. De referir que este tipo de mota pode ser conduzido com carta de condução de veículos ligeiros. Em 2022 venderam-se 20.432 motas no segmento até 125cc, o que corresponde a um aumento de 13,4% face a 2021.
Em declarações ao JN, Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP, refere que...
Os residentes das áreas urbanas procuram, cada vez mais, meios alternativos para a deslocação e as duas rodas são uma alternativa ao trânsito existente nas cidades
Relativamente às marcas mais vendidas, a Honda segue na primeira posição com uma quota de mercado de cerca de 30%. Destaque para a citadina PCX 125, que tem um preço a partir de 3.260 euros.
Dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revelam que entre janeiro e novembro houve 8.978 acidentes com ciclomotores e motociclos em Portugal, um aumento de 13,2% face aos mesmos 11 meses de 2021.
Este artigo tem mais de um ano
98 % dessas motos vendidas ficam se fora da inspeção obrigatória que querem implementar…
Que são aquelas que vem se oferta com o pack carta de condução de carro.
Mas as que metem em risco de acidente e podem causar problemas na via pública são as se alta cilindrada, que são mal mantidas, que os donos prendem com abraçadeiras de plástico os cabos dos travões, quando andam a cima dos 150k/h
Facepalm
Deves ter muitos acidentes por causa disso… A maioria dos acidentes é por manobras perigosas e excesso de velocidade, nada tem a ver com falta de manutenção. Facilmente um acidente de mota é fatal, dado que não oferece qualquer proteção.
Pior são as trotinetes eléctricas , não tem inspeção igualmente e podem ser conduzidas por qualquer um, sem capacete e sem regras.
As motas são uma excelente alternativa de mobilidade, pouco poluentes, económicas e com baixo custo de manutenção, especialmente as 125/250. Não pagam IUC outra grande vantagem.
Nos em Portugal ainda não temos esta cultura de mobilidade, como acontece em vários países europeus com clima por vezes pior que o nosso. Basta ir aqui ao lado à nossa vizinha Espanha e ver a diferença abismal. A maioria do Tuga gosta mesmo de andar de carro e ficar horas nas filas de trânsito!!!
“as que metem em risco de acidente e podem causar problemas na via pública são as se alta cilindrada, que são mal mantidas”
Mas que grande azelha. A definição de “não fazer a mínima ideia do que se diz” ahah
Se leres bem devagar talvez percebas a irronia no texto.
Como é obvio as motos com piores condiçoes de manutenção e que são arranjadas com gambiarras são as 50cm3 e as 125cm3, porque no maximo se der asneira cais a 50, ou 60km/h.
São aquelas que a pequena folga na direção é facilmente controlavel, que se os amortecedores ja estejam a babar mais da par andar, que os discos e pastilhas ja estão em fim de vida, mas ainda trava, pneus que parecem plastico ressequido,etc
Quem tem uma moto que anda a 200km/h ou superior sabe que minima folga, o minimo empeno na jante, penus ja a fim de vida pode ser fatal. E essas motos são cuidadas pelo dono como a sua vida dependesse disso.
E são essas que as inspeçoes vão avaliar, que a policia implica com os extras.
“E essas motos são cuidadas pelo dono como a sua vida dependesse disso.”
Porque depende mesmo.
Nada mau, sempre são menos 36.662 otários a comprar carro para fazerem fila parados com ele no para-arranca dos acessos a Lisboa e Porto. Enchendo os bolsos dos sem vergonhas do lobby automóvel. Uma Honda 125 gasta pouco mais de 1,5 lts/100 km e corta o tempo do para-arranca nas filas. Até a crónica parolice dos portugueses já não é o que era.
Exacto… deviamos dar mais condições para elas. Melhores parques cobertos, por exemplo
Transportas crianças para escola? Trazes carrinho de bebé? Fazes compras? Conduzes à chuva?
Se andas em Lisboa ou Porto, já deves ter reparado que nos períodos de férias o trânsito é mais fluído, isso é um indicador que grande parte das pessoas que trazem carro para as cidades é porque têm os filhos na escola e obviamente que o transporte em motociclos não é a melhor opção e de longe a mais insegura.
Tudo é desculpa para se andar de carro… é a mentalidade Tuga! Dito isto, o que não faltam são carros só com 1a pessoa no seu interior desde o ponto A o B. Nem todos têm filhos, ou têm a necessidade de os ir levar à escola, mas a maioria continua a preferir andar de carro… essa é a realidade! Aqui ao lado em Espanha, principalmente nas grandes cidades, o que não faltam é pessoal a andar de moto em deterimento do carro. Outro grande problema por cá, é a estupidez de concentarmos as empresas de serviços (sobretudo), nos centros das cidades… e claro o consequente afunilar de transito! Dito isto, sim eu ando de moto de 2ª a 6ªf, faça frio, calor, chuva ou sol. Seria mais um que iria estar a trazer um carro para a cidade com apenas uma pessoa. Posso dizer que foi o melhor que fiz.. para alem de poupar tempo e dinheiro! Agora o problema cada vez maior, é que anda tudo a conduzir que nem psicopatas… o que se reflete no número de acidentes cada vez maior!
Ninguém disse para andares de mota, estamos apenas a dar os parabéns aos 36.662 que estão a ponderar andar de mota, e aos outros tantos que ponderam andar de bicicleta ou TP.
Em cada 10 famílias que transportas crianças para escola 7 ou 8 leva-os a pé ou de transporte público. O pessoal do para-arranca são burgueses e pseudo-executivos só com o condutor no carro. Trânsito mais fluído em períodos de férias escolares que não sejam férias laborais (Natal, Carnaval e Páscoa) nunca houve, em férias de verão sim. Os dinamarqueses, que levam para casa o triplo do que leva um português em igualdade de trabalho e horas e têm um QI muito superior ao nosso, estão positivamente a borrifar-se para o carro nas cidades, mesmo para levar os filhos à escola.
Quem não está bem que se mude.
1.5L/100km ainda assim fica mais caro que circular num carro elétrico no conforto de A/C e ainda com espaço na mala para levar tralha e ainda duas crianças atrás.
🙂
Mas sim é muito bom para o transito. Deveria haver mais gente a andar de mota, só não ando porque não posso.
Gasta o mesmo se carregar em casa a 0,15€
Vcs da ME têm um grande defeito que é a omissão a ver se ng “repara” . Neste caso estão recorrentemente omitir 3 variáveis
1-A energia perdida no acto de carregamento por dissipação e/ou resistência o que representa prejuízos em torno de 15%
2-O custo com o aumento da potência+IEC+IVA+contribuição audio-visual
3-O custo da wallbox e/ou o reforço da rede e tomada destinadas a carregar o carro.
Por acaso em casa carrego a €0.08/kW e não a €0.15…
E sim, têm uma perda de 15%… para 115kw em que percorro 1100km a perda são cerca de 17.25kw ou seja 132kw consumidos da rede electrica. A €0.08/kW 1100km fica a €10 euros… +iva €13
A contribuição audivisual é fixa em €2.85 quer consumas 1000kW ou 1kW. Pagas por ter um contador.
Não precisas aumentar a potência, já podes carregar a 16A com uma potência contratada de 4.6kVa monofásico (20A) e ainda te sobra 5A para teres o frigorífico ligado. E mesmo que tenhas que aumentar a potência de 4.6kVa para 6.9kVa para teres tudo ligado ao mesmo tempo pagas quanto a mais por mês?
Só o argumento de pagar mais audiovisual é de quem tenta atirar areia para os olhos.
Ah e o Wallbox (ou EVSE) custou-me €235 já com Iva e ligo numa tomada normal…
Se gostas de carros a combustão, tudo bem aceito a preferência, mas agora não uses falsos argumentos contra o carro elétrico…
0,08 €? Já com IVA e IEC? Ena… e quanto paga em horas fora do vazio, cheias e em ponta?
Qual é a potência da sua Wallbox, 3,7 kW é o mínimo certo?
Então 4,6 kVA dá para o bólide e para o frigorifico. Pára TV, pára o PC, pára lâmpadas, para tudo. não lava a loiça, não lava a roupa nem toma banho. O carro é que manda Tá certo. eheh
EDP horário triplo…
€0,08 na verdade é €0,077.
Mas se está preocupado com o IEC, o mesmo é €0,005/kW que dá uns estonteantes €0,83 já com IVA ao fim do mês… Ou se quiseres ver o preço por kW €0,083.
O problema é teres televisão da 1 às 7 da manhã LOL
Eu não carrego o carro todos os dias… Se lavas a loiça e roupa todos os dias a tua maior preocupação deveria ser o quanto estás a gastar de combustível porque dava para pagar isso tudo!! Hahaha
Bem… essa do fica mais caro é farsa. . Um carro eléctrico custa quantas vezes mais que uma Mota???
Nem vale a pena fazer essas contas senão cai por terra esse argumento.
Obviamente que para andar com duas crianças atrás a Mota não dá.
Não dá porquê?
É o mesmo que afirmar que usar uma mota é caro porque também é preciso comprar uma mota e portanto andar a pé é mais barato.
Eu comprei um carro porque precisava dele, e comparativamente à mota circular sai-me mais barato.
Agora se me perguntares se querias ter uma mota… sim gostava porque poupava tempo, mas como tenho que levar mais pessoas não dá para mim infelizmente.
Em média,mais de 100 motas por dia ?? Nada mau.Ainda por cima agora que elas estão bem caras.
Ubereats onfire eheh
Vamos virar Índia…
Na indonésia vende-se em media 5milhões de motas por ano e mesmo assim não é o país com mais motas, o Vietnam é o país do mundo com mais motas registadas e mesmo assim há milhares a circular sem matrícula, gostava de partilhar um vídeo que fiz no Vietnam em Ho Chi Mhin, para verem a loucura que é conduzir mota no Vietnam dentro das grandes cidades, mas eu adorei a experiencia é literalmente a cada semáforo juntamo-nos a uma concentração motarde 🙂
#soutaoviajado
Por acaso tenho a felicidade de poder viajar e adoro, e quando acabo uma viajem começo logo a pensar na próxima e detesto viajar com tudo planeado, as minhas viagens são planeadas o estritamente necessário, voos de ida e volta e a 1ª noite de hotel, depois é completamente à aventura, sempre de mota
É normal que estes números venham a crescer.
No nosso país o transito é um problema que parece que está longe de estar resolvido e as motos são uma opção de contorno. Com um custo de vida elevadíssimo é evidente que os portugueses procuram poupar.
Um motociclo é mais económico do que um automóvel, menos poluente e mais prático para a utilização urbana.
Os preços altos dos combustíveis também vêm contribuir para que haja uma ascensão aos motociclos como uma alternativa de poupança.
No Uber eats usa-se muitas PCX e provocam um aumento de acidentes. O aumento do número de motas ainda não é significativo para mexer na diminuição do número de carros nas cidades. Devia aumentar mais.
A ironia: mais vendas neste caso significa diminuição de poder de compra, de uma forma em geral.
Ubereats, etc. cara! Que legal!
Quando era miúdo, aproximadamente há uns 40 anos, quase todos os adultos que conhecia tinham uma “motorizada”… Não havia dinheiro para mais… Com a melhoria das condições de vida, os carros foram surgindo… Agora que o nível de vida volta a descer, as scooters e motas voltam a ser um elemento a ponderar na hora de equilibrar o orçamento…
Outra coisa não era de esperar, não só pelos ubereats desta vida, mas também pela carta de condução com a categoria B permitir conduzir motas até 125cc, que a meu ver é maior palhaçada de sempre.
Mas voltando ao assunto, é normal o aumento do numero de acidentes porque terá sempre alguma razao proporcional ao numero de veículos.
Neste momento o mais assustador para mim são as trotinetes a usarem vias que não devem , atravessarem passadeiras de peões a grande velocidade e falta de uso de sistemas luminosos ao final da tarde.
Ainda agora ha dias assisti a um atropelamento numa passadeira, e é logo o cabo dos trabalhos para o automobilista que fez tudo corretamente e não lhe vê a razão a ser dada de imediato.
#sempre_solidario_com_os _sem_vergonhas_do_lobby_automovel
Só sou solidário comigo e com a unicef, de resto é apenas o que estes olhes veêm no dia a dia a caminho de casa
Agora faltava saber a nacionalidade de quem adquiriu as ditas cujas. Com o aumento de imigração quem nos diz que foram os brasileiros a comprar e nenhum tuga?