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Portugal: Preço das portagens poderá variar dependendo das emissões dos veículos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. NelsonR says:

    Sim a rede de transportes públicos em Portugal é tão boa que facilmente dará resposta a todos nós. Principalmente para aqueles casos que ouvimos durante anos de crianças no interior a quererem ir para a escola e levantam-se horas antes para lá chegarem a pé… E sim os transportes públicos já são todos movidos a energias limpas como necessário para abandonarem o gasóleo. E os tratores são todos movidos a vento para trabalharem nos campos, para quê o gasóleo agrícola? Tal e qual o transporte de mercadorias que todos nós já pode acontecer nos novos camiões todos movidos a hidrogénio. Não percebo porque ainda temos carros próprios.
    _____________Discalimer_______________
    Estava a dormir e acordei. Desculpem o que escrevi antes…

    • Grunho says:

      No interior o carro particular pode ser 5X mais eficiente, 5X mais barato e 5X menos poluente. Basta circular sempre cheio. E que lógica tem bonificar fiscalmente o gasóleo das grandes banheiras premium diesel que servem para transportar o capitalista ao iate, ao casino ou ao campo de golfe, só porque algures a dezenas de kms também há tractores agrícolas a consumir gasóleo?

  2. jAr says:

    Se isto avançar é mais um imposto sobre a classe média-baixa que já paga o imposto no combustível e não pode comprar carros novos que poluem menos (nas estradas, porque usar um carro durante mais anos é mais ecológico do que comprar outro que polui menos).

    • Aiaiai says:

      Suspeito que parte da ‘agenda’ deve conter precisamente isso: acabar com a ‘classe média’.
      Mesmo que não esteja escrito ‘preto no branco’ está lá na mesma….

    • Grunho says:

      A classe “média baixa” utiliza gasolina, que é de longe um combustível menos poluente que o gasóleo. E a paga é pregar-lhes com 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para subsidiar o gasóleo barato de SUVs e limusinas premium.

  3. andre says:

    o estado só serve para isto, cobrar impostos, e tudo serve para cobrar impostos, o ambiente não é um objetivo , apenas uma desculpa para poderem cobrar mais impostos
    Resumindo: não vão ter nada mas vão ser felizes.

    • Oh says:

      +1
      Exatamente. Apesar de a ideia ter um fundo de razão (em teoria) o problema é do costume.. economia. As pessoas mal sequer conseguem pagar os carros antigos que usam (por mim falo) juntamente com as despesas de casa, quanto mais adquirir carros mais recentes..
      A avançarem com isto é um tiro no pé, ou o Estado começa realmente a investir em incentivos ou isto nunca vai mudar.

    • Mário says:

      Por isso é que os bancos dos liberais recorrem ao Estado quando estão falidos…

  4. Antonio says:

    mais mama para o governo…

    • jAr says:

      Não esquecer que a não ser que cometam crimes, os governantes não ganham mais dinheiro com os impostos. É preciso ter em atenção para onde é que esse dinheiro depois vai, nomeadamente dívida e juros da mesma, em tempos os bancos, indemnizações. Depois temos os prestadores de serviços, desde médicos as informáticos por quem se paga bastante em vez de os contratar e remunerar melhor os trabalhadores e retirar o intermediário. Mas não se pode contratar para o estado, porque é pecado, e muitas vezes como pagam mal ninguém quer ser contratado.
      Entretanto continua tudo a fugir o mais que pode aos impostos e a queixar-se da falta de apoios do estado.

      • PeterJust says:

        Infelizmente só vê as coisas deste modo quem é realista, está bem informado e não tem o síndrome de razão arrogante ignorante incondicional. Pelos comentários que vejo diariamente são 5 a 10% e já estou a dar um bom beneficio da duvida. O problema é que os políticos também se começam a fartar de ouvir tantos burros a reclamar do alto da sua arrogância de algo que não fazem a mínima ideia do que estão a falar (lembremos-mos dos pseudo médico-cientistas que desmentiam médicos verdadeiros durante a pandemia) e vão começar a mandar-nos todos à fava e só vão restar os populistas, uns totalmente incompetentes mas arrogantes demais para se importarem de ser chafurdados ou os que tem uma agenda própria e isso é que me preocupa seriamente.

  5. Pedro says:

    A mim, como utilizador de carro elétrico, não me diz nada.

    Praticamente não uso auto-estradas e foi a melhor decisão que tomei. Muitas estradas nacionais, a que mais frequento é a N8, estão em melhor estado que as AE. E ainda tem o benefício de ter postos de carregamento muitas vezes mais rápidos que as AE e a uma fração do preço.

    Não concordo com esta medida. A única coisa que vai fazer é prejudicar aqueles que ainda não têm veículo elétrico seja por questão financeira, ideologia, etc. Não é assim que vamos lá.

    Querem dar borlas aos elétricos? Nós não nos queixamos. A única coisa que o aumento das portagens fez foi empurrar-me para as nacionais, IPs, ICs, etc.

    • Mário says:

      A ultima vez que tive essa mentalidade… paguei uma multa… e não sou acelera. Além da extrema falta de segurança de algumas nacionais.
      Ex. Ir do Porto a Coimbra 2h na nacional. Autoestrada 1h

  6. Pedro says:

    Aqui vai uma solução: Em vez de mandar fora carros praticamente novos e ter que comprar novos que ainda nem produzidos foram, que tal alterar os existentes para serem mais ecológicos…

    Estes artigos ambientais cada vez mais se revelam uma palhaçada autentica. As regiões que realmente precisam de moderar a poluição estão fora da UE e não ligam a nada disto.

  7. dr_jivagos says:

    e eu a pensar que o preço das portagens tinha a ver com o desgaste que cada carro submetia às estradas… pelos vistos agora não, agora é a poluição que emitem.
    eu acho é que ainda ninguém pensou o que será do sistema eletrico global quando todos os carros forem elétricos, pois nao creio que haja capacidade para produção de energia elétrica quando tivermos todo o parque automóvel a carregar ao mesmo tempo…

  8. Ghf tu i says:

    As taxas em prol do ambiente são a nova galinha dos ovos de ouro.

  9. Luís Silva says:

    Então paga-se o uso das vias ou pagasse por não ter dinheiro para comprar um elétrico?

  10. Infinity says:

    Aposto que vai haver isenção para as maquinas do estado

  11. Há cada gajo says:

    A gestão de gabinete é tão eficaz. O excel faz maravilhas. Mas insiste-se em tratar um país pobre como se fosse rico. Não vai correr nada bem.

  12. Grunho says:

    É muito justo, mas antes disso deviam era vir portagens urbanas para SUVs, que são a verdadeira lepra das cidades do século 21. Ou então barrar-lhes completamente o acesso: mais de 1500 kgs, meia volta e desandar.

  13. Grunho says:

    É muito justo, mas antes disso deviam era vir portagens urbanas para SUVs, que são a verdadeira lepra das cidades do século 21. Ou então barrar-lhes completamente o acesso: mais de 1500 kgs, meia volta e desandar.

  14. Angelinni says:

    Pago por poluir na AE mas, depois na nacional, no para arranca vou poluir menos…Exatamente como obrigar um carro a andar mais 2 km numa rotunda para fazer inversão de marcha, portanto, multiplicado por milhares de carros deve ser mais eco.. Resumindo, tudo treta!!! Querem ser ecos andem de bicicleta ou carroça. Com tanto carro eléctrico qualquer dia vira-se tudo para as centrais nucleares. Quem mora nos apartamentos nem sei como vai carregar um carro eléctrico.

    • Grunho says:

      No para-arranca encosta-se e segue-se a pé, de transporte, ou melhor ainda, de bicicleta ou trotineta. É grátis, polui zero e poupa em transporte, em ginásio e em tempo. E se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a saltar, só há uma coisa a perder: barriga! Basta ter 100 pontos de QI.

    • PeterJust says:

      Quem mora nos apartamentos como é que carrega um carro a gasolina?

    • RC says:

      Para quê centrais nucleares ? Quanto vão consumir a mais na atual rede de forem todos eléctricos ?

      Os carros carregam onde ficam durante a noite, nunca vi ninguém os levar para os apartamentos.

  15. Miguel Jacinto says:

    Quem tem dinheiro paga pouco, quem não tem…que vá à volta…

  16. Ze says:

    Tudo com queixinhas, mas ninguem sai a rua pra protestar, ninguem faz nada…em frança a cada palhaçada que o governo que fazer, o povo prontamente sai à rua e no entanto ganham mais que nós. Não se percebe, que povo mariconço é este que deixa passar tudo e sempre na miseria e no fundo do poço. Adoramos ser survivals.

  17. Kush says:

    Não sei isso o que e , nunca paguei portagens! Madeira island, já agora Pplware nada a dizer das gravações da nova série de star wars que estão a fazer em território nacional, na ilha da Madeira?

  18. Yamahia says:

    Nas eles já sabem quais os veículos que poluem mais?

    • RC says:

      Já; fazem como você, vão ao site do imt.

      • Yamahia says:

        Não, o que eu estou a ver é precipitações umas atrás das outras. Ele é querer forçar a lei de proibição de venda de novos a combustão a partir de 2035 (levaram na boca), agora é carregar nas portagens para os combustão (e na boca irão levar). Palhaçada atrás de palhaçada.
        Lembro que continuamos à espera que se chegue a uma conclusão:
        “Finally, in order to better understand life cycle issues in future, the co-legislators have asked the Commission to evaluate, no later than 2023 pursuant to Regulations (EU) 2019/631 and 2019/1242 on CO2 standards for light and heavy duty vehicles, the possibility of developing an EU methodology for assessing and reporting life-cycle CO2 emissions of all vehicles.”
        IN https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

        • RC says:

          Irão levar ?

          Parece que não, até porque esta medida é pedida pela ocde, portanto quando medirem tudo isso é até com a pressão da ocde, até os veículos antigos vão levar um boost nos impostos.

          Ainda acha que vamos voltar no tempo ? O futuro é em frente meu caro.

          https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/amp/ocde-pede-fim-dos-beneficios-fiscais-ao-diesel-e-aos-carros-mais-antigos-em-portugal

          • Yamahia says:

            Qq dia qd vc acordar vai verificar que os mesmos que estão agora a diabolizar os diesel já os louvaram e incentivaram e são exactamente os mesmos que agora estão a louvar e a incentivar o BEV que daqui a 10/20 anos vão diabolizar em favor de outra fonte de energia qq. Muito provavelmente o H2 e/ou os sintéticos.
            Espertos foram os Américas que não foram em tangas qd apelaram ao diesel menos poluente (mantiveram 97% a gasolina) , assim como não estão a ir no engodo dos BEV (mantêm 94,8% a gasolina, etanol, propano, gás natural comprimido e hidrogénio e a pequena fatia restante é absorvida por 2,8% no diesel e o que resta vai então para elétricos e híbridos com cerca de 2,4%.

          • RC says:

            Esqueça, ando nisto de aturar petrolheads desde 2006, são muitos anos a virar frangos. LOL

            Eu pelo menos não diabolizo os diesel como você diaboliza os electricos, coisa que nem nunca teve, eu já tive 2 diesel. LOL

            Enganou-se outra vez, desde quando o H2 é uma energia ? inventa com cada uma, primeiro estude física e química.

            A sério ? mas quem tem meio palmo de testa e pensa que no futuro vão ser usados meios de transporte que aproveitam 1/5 a 1/4 da energia que gastam ? provavelmente também vão dizer que os tvs plasma vão voltar. LOOL

            Hidrogénio só existe nos states na California, e porque esteve lá o visionário ator Arnold Schwarzenegger, sim, foi obra dele, o problema é que o investimento acabou, e com ele foram os postos, dos 52 existentes mutos estão ao abandono, e outros ou avariados ou secos.

            Vai ver com as novas medidas do novo presidente o que vai acontecer.

          • Yamahia says:

            Entao explique lá o que é o H2?
            Não é uma fonte de energia?
            E até pode ser uma energia(como vc mal entendeu):
            Quando o hidrogénio é combinado com oxigénio numa reação de combustão, ele atua como o combustível, produzindo calor e energia. A equação química para essa reação é: 2H2 + O2 → 2H2O + energia
            Capisce?

          • RC says:

            H2 é uma molécula constituída por 2 átomos de hidrogénio.

            Não é nenhuma fonte de energia porque ela não existe em lado nenhum, tem de a produzir, e para isso usa energia.

            Portanto é um meio de transportar energia. E fica aqui a explicação de quem percebe do assunto, e já agora veja onde ele pode e deve ser usado e já é usado, dai o hidrogénio verde.

            https://youtu.be/KDdjn2ZTYDI?t=4072

            E não, não é energia, nem é usado em combustão em lado nenhum, só nos sonhos de alguns.

            Errado, a única coisa que produz é calor, e isso sim é a energia, que 70% dela serve para sair pelo escape.

            No entanto a melhor solução é por pilhas de combustível, onde apenas 50% sai pelo escape em forma de calor junto com vapor de água.

  19. Ze says:

    E desconta quando o piso esta danificado e ou provoca mais atrito?

  20. João Almeida says:

    Na zona de Gaia há uma empresa de transportes públicos a usar camionetas com mais de 20 e 30 anos, como é possível? Por quantos carros poluem estes veículos? O lixo da Europa vem todo cá parar
    E o adblue que os carros consomem? Serve simplesmente para enfeitar o carro com mais um depósito?
    Vergonhoso

  21. Lanterna Vermelha says:

    Só vejo gente a criticar negativamente, mas poucas ou nenhumas dão sugestões. A OCDE podia era acabar com estas ppp vergonhosas que só servem para ir ao bolso dos contribuintes. Acabar com Brisas e afins que nada fazem e recebem milhões.
    Em relação à medida proposta, não discordo acho que faz algum sentido para incentivar o mercado de eléctricos e outros não poluentes. Como tudo o que é novidade é caro, em Portugal só em IVA paga-se 23%! O que não é atractivo e com poucos apoios mais complicado se torna.
    Porque não investir nos caminhos de ferro e nos transportes públicos?

    • PeterJust says:

      A Brisa era publica mas como tantas outras empresas que davam altos lucros (Galp, CTT, EDP, PT…) foram privatizadas para fazer um concurso à medida dos amigos que assim compram por 5 empresas que nos custaram 100. Como sabemos, além de passarem a privadas, ainda deixam de cumprir na totalidade as funções para que existem e passam a obedecer às regras de capitalismo selvagem. A nova ideia da Brisa é desativar propositadamente os identificadores antigos que foram comprados para obrigar o cliente a subscrever uma assinatura mensal. Min Publico, estamos à espera de quê para meter a empresa em tribunal e responsabilizar CRIMINALMENTE todos os gestores que tiveram esta ideia dando assim o exemplo a outras como os CTT que tem comportamentos semelhantes?

  22. yamahia says:

    “mercado de eléctricos e outros não poluentes” E acredita mesmo nisso?

  23. João says:

    quando se diz isto “Preço das portagens poderá variar dependendo das emissões dos veículos” e depois começamos a ler e vemos “…das emissões de CO2 dos veículos. O objetivo passa por tirar os carros mais poluentes das estradas.” vê-se que sabem mesmo do que estão a falar.

  24. Rui says:

    Se querem acabar rapidamente com a utilização do gasóleo nos veículos que criem incentivos ao abate desses veículo e substituição por novos ou mais recentes ou alterem as leis e burocracias para que se possa transformar os veículos mais poluentes em eléctricos.
    Aumentar as portagens e taxas sobre eles vai ajudar muito pouco e só vai atrasar mais a mudança. Dessa forma só quem tem bons rendimentos o poderá fazer…

  25. Miguel says:

    A notícia tem o título invertido, pois se querem portagens mais elevadas para veículos a combustão, o que irá provocar a curto e médio prazo e o aumento dos veículos nas estradas, e diminuição nas auto-estradas, que é onde perturbam menos as populações.

    • Vítor M. says:

      E onde é que isso inverte o título? É como teres um carro de classe 1 e um de classe 2. Podes ter um carro que seja de classe 2, mas se nunca passares numa autoestrada, o custo deste não vai aumentar. Logo, reporta-se sempre ao custo da utilização. utilizador, pagador.

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