Portugal: Postos de abastecimento já podem vender hidrogénio e biometano
Os postos de abastecimento podem ser diferentes num futuro muito próximo. Isto porque, em Portugal houve um despacho em Diário da República que passou a permitir a venda de hidrogénio e biometano. Postos de abastecimento podem agora pedir requerimento.
Novo despacho no DR permite a venda em qualquer Posto de abastecimento
No mundo já há mais de 1.000 postos de abastecimento de hidrogénio. Em Portugal, segundo as informações, existe apenas uma estação de hidrogénio aberta ao público. Este posto de abastecimento localiza-se em Cascais. No entanto, o cenário deverá mudar nos próximos tempos. Com o novo despacho em Diário da República, qualquer posto de abastecimento poderá começar a comercializar hidrogénio e biometano.
De relembrar que o anterior governo português pretendia que entre 50 e 100 estações de reabastecimento de hidrogénio estivessem operacionais até 2030. Tal objetivo estava alinhada com a Estratégia Nacional de Hidrogénio (EN-H2), aprovada em julho de 2020.
As licenças para a exploração de postos de GNC, GNL e gases e baixo teor de carbono são atribuídas pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e têm um prazo de 10 anos.
No despacho pode ainda ler-se que “a venda de gás natural, gás de origem renovável ou gás de baixo teor de carbono, para abastecimento de veículos em postos de serviço público, efetua-se em regime de preço livre".
O biometano é um tipo de gás natural renovável produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, esgoto, resíduos de alimentos e outros materiais orgânicos. É uma forma purificada de biogás, onde impurezas como dióxido de carbono e sulfeto de hidrogénio são removidas, resultando num combustível mais limpo e de alta qualidade.
O hidrogénio é uma fonte de energia bastante promissora que pode desempenhar um papel importante na transição para um sistema energético mais limpo e sustentável.
O problema não é poderem vender hidrogênio, é estarem dispostos a isso e haver quem esteja disposto a comprar. Biometano sim, é igual ao gás natural e interessa se for barato. O que é improvável porque é produzido em pequenas quantidades. Que vendam também gás natural.
Os outros não sei com rigor, mas armazenar hidrogénio, a sério? Quantos postos/empresas estarão dispostos ao alto investimento que necessitam para os reservatórios e manutenção (energia) do mesmo?
Vou aguardar (sentado) para ver quantos vão aderir ao hidrogénio.
Caminhamos para a massificação generalizada da tecnologia.
Os custos vão baixar, a disponibilidade, a oferta e a eficiência vão aumentar exponencialmente, e em breve 90% dos veículos vão passar a ser movidos a hidrogénio, até surgir uma tecnologia ainda mais eficaz.
Em relação aos fosseis é apenas uma questão de tempo (muito curto) até serem definitivamente desincentivados. O que está a causar um problema sério para as petrolíferas que vão ter que se adaptar.
Quem quiser que se ligue à tomada (também isto será por um breve período de tempo).
Mas essa já deixou de ser a tecnologia mais eficaz há muito tempo.
A eficiência é física, pouco ou nada da para melhorar.
São as petrolíferas que mais se querem adaptar a ele, já que é o continuar do atual método de ir à bomba e abastecer ao preço que eles quiserem.
Antes pelo contrário, está tecnologia permite ter muito melhores híbridos plugin, aí até faz sentido.
Tanta conversa e nada avança: Biometano e Hidrogênio se for compensado no preço pelo gastador de fóssil tudo se torna rapido
No mundo real não parece que combustíveis fósseis desapareçam em poucos anos, os melhores estudos apontam para 30% de ditos “electrificadas” em 2040 e isto na UE e EUA.
Espero que haja Hidrogênio TDi para eu abastecer o meu Tesla com esse material, se calhar até consigo fazer mais uns Km:):):):):)
O hidrogénio é o futuro, ou não…
https://insideevs.com/news/708375/toyota-mirai-hydrogen-stations-close/amp/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR2U8H_PREhqdzH4GCxVhW-T802zlsn3CFS0Nd3xH6WwG77VY7KVcR_tc38_aem_AfGn6AgnSF3w0pTZmLovbfZa1Wnyb9Bghj8sue12iGs8LqGgXfEPq4y-ENDiFnrNH4Lk98WhE63b-0S0EBb4it0C