Portugal: Hidrogénio no sector dos transportes em 2050
Portugal vai ter “fábrica gigante” de hidrogénio! Esse será o pontapé de saída para a exportação do hidrogénio produzido. No entanto, é interessante analisar como será a utilização do hidrogénio no sector dos transportes nos próximos anos em Portugal.
A Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (APPH) realizou um estudo e os resultados são interessantes.
O documento com os resultados do estudo foi obtido pelo Dinheiro Vivo e, de acordo com as informações será apresentado já segunda-feira. De acordo com o que é revelado, "em 2050 Portugal consumirá 245 mil toneladas deste gás verde, suficiente para abastecer cem mil veículos".
O estudo revela ainda que em 2030, o país estará já a consumir entre 245 e 322 mil toneladas de hidrogénio, o que representará 5% a 7% do consumo total de energia final.
Relativamente à utilização do hidrogénio no setor dos transportes em 2050, a APPH prevê que seja utilizado entre 10% a 40% nos veículos ligeiros. Já no caso dos pesados de passageiros a percentagem de utilização poderá situar-se entre 21% a 100%. No caso dos pesados de mercadorias a percentagem poderá situar-se entre os 34% e 100%.
Peso do hidrogénio do sector dos transportes em 2050
O estudo conclui que "o hidrogénio pode chegar a representar 14% do consumo de energia em Portugal". Em 2040, 40% dos novos carros no país serão movidos a hidrogénio, 40% terão baterias elétricas e apenas 20% continuarão a ser abastecidos por combustíveis fósseis.
Este artigo tem mais de um ano
Isto sim concordo , uma maneira inteligente de manter o génese do tipo mercados dos combustíveis fosseis , assim vai continuar a beneficiar atual economia capitalista americana baseada na subida e descida dos combustíveis , ao contrario da economia das baterias onde qualquer um pode capturar energia da natureza e vender-la seria uma economia do tipo capitalismo da esquerda seria um caos económico , o atual sistema é bom para os meus interesses .
sabe como se produz o hidrogénio ? não sabe, já vi pelo seu comentário , leu as primeiras linhas da noticia? (Portugal vai ter fabrica gigante de hidrogénio ! informe-se, cultive-se, aprenda, e acima de tudo aprenda a ter ideias suas, não utilize ideias de outros que só sabem envenenar a sociedade, para não dizer asneiras, hidrogénio qualquer pessoa o pode produzir em casa
Para fazer Hidrogénio praticamente só precisas de electricidade e água…
Para um carro elétrico só precisas de eletricidade…
sim é verdade, mas os eléctricos precisam de baterias que têm pouco alcance e demoram horas a carregar.
os de hidrogénio por outro lado “enches” o depósito normalmente em 5 min (tipo como é agora o de gasolina) e dura mais uns kilómetros, vai dai a vantagem
Os elétricos não demoram necessariamente horas a carregar. Os Supercarregadores V3 carregam a 1000km/h, para uma bateria de 500km são 30 minutos (sim, bem mais que 5, mas bem menos que “horas”).
Também têm a vantagem de poderem ser carregados em casa, a tarifas muito baixas, sendo que embora demore mais que 5 minutos, é tempo que não se utilizaria o carro (por exemplo, durante a noite), e isso é uma grande vantagem. Porque salvo grandes viagens (leia-se mais que 400km num dia) nunca é preciso estar à espera que o carro carregue, enquanto que todos os outros tipos necessitam que te desloques às bombas, abasteças, pagues (e isto por vezes demora mais que 5 minutos dependendo das filas). Para além disso, há combustíveis mais caros, mais baratos, mais ou menos aditivados, mais ou menos limpos, ou menos a eletricidade que chega à ficha é sempre igual e a um preço pouco flutuante.
Já agora, relativamente a ter pouco alcance, os Model 3 têm autonomia de 500+km, o Model S vai vir com autonomia de 1000km. Não são muitos carros a combustão que fazem 500km com um só depósito, por isso não considero que para o nosso país seja pouco alcance. Relativamente ao hidrogénio não sei para que distância daria, mas o facto de o hidrogénio explodir em vez de arder assusta-me.
O nome da associacao diz tudo (“para a PROMOCAO”). E normal estarem tao optimistas da adocao desta tecnologia pelo mercado quando nao ha nada consensual sobre o mesmo.
Os veiculos a hidrogenio tem tantos ou mais problemas associados comparados com veiculos eletricos a baterias (alias, existem mais entraves, caso contrario andavam a circular nas estradas mais veiculos a hidrogenio).
Não sei a que problemas se refere mas se não existem carros a células de hidrogénio a circular e porque ninguém vai comprar um carro destes se não tiver onde abastecer.
Isso é responsabilidade dos governos criar a infraestrutura para o efeito por isso fico satisfeito com a notícia.
só não andam mais porque os lobies dos combustiveis fosseis não querem
true
Excelente!!! Já há muito tempo que afirmo e tenho a certeza absoluta que o Hidrogenio será o combustível do futuro. Isto se entretanto não aparecer uma nova tecnologia que faça o uso de hidrogenio obsoleto, visto que carros tipo Tesla têm obviamente os dias contados.
Mais depressa me vêm a andar de comboio do que sentado dentro de um carro armadilhado ou em filas de transito à espera que o tempo do relógio acabe.
O que diz não e correto é mais perigoso um carro a gás do que a hidrogénio.
Então, mas o vapor de água (produzido na combustão do hidrogénio) também não contribui (e muito) para o suposto “efeito de estufa”? (https://www.theguardian.com/environment/2011/jan/28/water-vapour-greenhouse-gas) E, se assim é, como pode então o hidrogénio ser descrito como um “gás verde” – e ser até recomendado o seu uso? Não é por causa do suposto “aquecimento global” que irá o hidrogénio ser adoptado? Ups. Até parece que estas histórias ambientalistas são mentiras e não assentam em ciência real…
See é que eu percebo alguma coisa disto o efeito de estufa sempre existiu no planeta. Aquele que será provocado pelo valor de água é benéfico para a natureza pois cria um balanço natural nos ciclos de temperatura. Já o provocado pelo CO2 estabelece-se fixo e é prejudicial. Nem sei porque isto será uma preocupação. Retirem o CO2 da equação e tudo correr bem mas já não se pode dizer do valor de água.
Haja bom senso.
Ainda que, a fazer fé no que dizem os média de massas mentirosos, o vapor de água cause um suposto efeito de estufa de curta duração, o que a *contínua* maior emissão deste gás para a atmosfera provocará é então um *contínuo* (i.e. também “fixo”) maior efeito de estufa… Não bate certo com a suposta preocupação ambientalista. (Aliás, entre outras coisas, a explicação para o próprio dito “efeito de estufa” não bate certo, tal como explicam alguns cientistas honestos – e o fez recentemente o Prof. de Climatologia Ricardo Felício, no próprio Senado Federal brasileiro.)
bom quando está em casa a coser umas batas para o almoço o melhor é coze-las sem agua porque o vapor produzido pela cozedura das mesmas pode fazer um efeito de estufa na sua casa e você morrer de insulação, ó homem instrua-se não diga asneiras
se vai ter menos Co2 a sair para a atmosfera o efeito estufa da agua volta +/- a normalizar
ou pensa que a evaporação da agua é só do tempo do Facebook ?
O vapor de agua emitido pelo escape dum carro de celula de hidrogenio em contacto com o ar transforma~se em água se tiver um copo pode beber á agua pura.
Ou menos vamos ter fogo de artifício sem ser no ano novo
Desde que não venham fazer minas de hidrogénio em Portugal
minas, de que planeta é o cavalheiro?? ó ignorância a quanto obrigas
é a ignorância e o sentido de humor, temos em muita quantidade.
Concordo consigo todos estes comentadores revelam uma enorme ignorância em assuntos desta natureza.
Minas ????
o Hidrogénio não existe no planeta Terra é feito através de electrolise
2050?? Já morremos todos afogados até lá…
Nem sabem o que vai acontecer amanhã quanto mais em 2050. Porque não fazer previsões para 3099? Assim podemos todos inventar artigos sem correr o risco de alguém se lembrar se foi verdade ou não.
os comentários que li deixa ver o tipo de instrução que o nosso povo tem a começar pelos postadores que aqui escrevem, haja paciência para tanta ediotice
Qual seria a fonte de energia para produzir o hidrogênio? E qual método será utilizado para essa produção?
Seguramente será a grande produção de energia hídrica. O método produtivo é trazido pela tal empresa holandesa. Este consórcio poderá de facto mudar o paradigma se conseguir hidrogénio a uma baixo custo.
O método produtivo consiste na hidrólise da água através de energia elétrica produzida por fontes alternativas solar eólico ou hídrico desdobra a água H2O em hidrogénio e oxigénio .Este processo sem recurso a energias fosseis da origem os hidrogénio verde.
Para vosso conhecimento e instrução dos mais ignorantes este processo é 100 / amigo do ambiente e assegura a nossa independência energética.
Tal e qual como referi, temos abundância nesses recursos.