Portugal: CP vai ter 153 novas automotoras elétricas
A CP (Comboios de Portugal) anunciou a maior aquisição de material circulante da sua história: um total de 153 novas automotoras elétricas, num investimento estimado em 746 milhões de euros.
CP vai renovar cerca de 35% da sua frota
O contrato principal, já assinado com o consórcio Alstom/DST, prevê a entrega de 117 automotoras, sendo que 62 destinadas aos serviços urbanos e 55 aos serviços regionais. A empresa dispõe ainda de uma opção para mais 36 unidades, que elevará o total para 153 comboios.
Esta operação permitirá à CP renovar cerca de 35% da sua frota, substituindo material antigo por unidades modernas, mais confortáveis e eficientes. As novas automotoras irão operar nas linhas urbanas de Lisboa e Porto, bem como em várias ligações regionais, reforçando a fiabilidade e a frequência do serviço ferroviário.
As entregas deverão começar no primeiro trimestre de 2029 e prolongar-se por cerca de 40 meses. Paralelamente, está prevista a construção de uma nova oficina de manutenção em Guifões (Matosinhos), destinada a assegurar o suporte técnico das novas unidades.
Com este investimento histórico, a CP dá um passo decisivo na modernização do transporte ferroviário em Portugal, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável e com a melhoria da qualidade de serviço prestada aos passageiros.


























Muita corrupção para enriquecer os parasitas do costume. Viva o xuxalismo.
Socialismo aqui nunca houve. Desde 25-11-1975 sempre houve capitalistas no governo, ou comissários políticos ou lacaios deles. E em todas essas situações de corrupção quem se corrompe é um político, um autarca, ou alto funcionário do estado, mas o corruptor activo é sempre, sempre um capitalista. O cidadão comum do proletariado ou classe média assalariada simplesmente não tem capacidade para isso.
Tal e qual Grunho !!!
Houvesse mais grunhidos e isto não estava como está…
Lá vem a cartilha comunista.
Os vossos primos socialistas gostam que os tratem assim?
Que raio, se se faz é por que se faz, se não se faz é por que não se faz. E se a frota não for renovada, é o quê ?
Extinta, matem a ferrovia
O país precisa de mais e melhor ferrovia. Além de faltar material circundante faltam troços no interior! E o colega faz este comentário!?
Aquele é dos que acreditou que o candidato, a autarca, lhe ia dar 5000 euros, anualmente, para andar em TVDE, em troca de acabar com 99%, dos autocarros e comboios, no concelho.
A corrupção nada tem que ver com a ideologia.
Quanto ao uso da palavra “xuxalismo”, devia desqualificar qualquer um para fazer comentários pois é invariavelmente utilizada por quem não percebe nada de política nem história e acaba a misturar tudo, ou então… já temos bots a comentar o PPLWare! É sinal de prestígio!
“Technologia”… Alta Velocidade a Ligar por ex. Lisboa – Madrid é que está quieto… Qualquer dia até o Burundi tem alta velocidade e nós continuamos e a projetar… tal como fazemos há 50 anos com o aeroporto!
Mais vale por as fichas todas na ligação Lisboa – Madrid, nem que seja para uma “reles e mísera” média de 200 kms/h. O que comparado com o que temos é estratosférico. O transporte aéreo como o conhecemos tem os dias contados. Depende completamente da disponibilidade de petróleo abundante e barato e isso vai acabar. Pode continuar a crescer por mais 3, 5, máximo 10 anos, mas depois é um monumental crash a voltar aos níveis dos anos 60 ou 70. Portanto, antes de o novo aeroporto estar construído o mais certo é já não servir para nada.
É só pesquisar Corredor Internacional Sul.
O mais eficaz (carga e pessoas) era a ligação sul, a Barcelona. Essa sim, seria útil, principalmente para carga. Lisboa-Madrid dará 8000 milhões, de prejuízos, pois não terá passageiros para compensar viagens. O mesmo é esperado de Porto – Corunha. É que foi simulado com 60 comboios diários. Só que, o contrato prevê 3 comboios, a cada 24 horas.
E vá lá que não compraram material chinês.
Com que dinheiro? A China tem os melhores comboios do mundo. Aqui é sucata europeia reciclada e já é um luxo.
Mas a China enriqueceu quando o PCC virou o bico para o capitalismo.. agora defendemos a evolução à custa do capitalismo desde que esse venham de um governo comuna? Lol
A vossa cartilha é só rir
Eh pá, tu sabes a bacorada que acabas de escrever ????!!!
Atualiza-te… a China vive neste momento em 2050…
Eu estive lá e posso dizer isso mesmo, nas grandes metrópoles, eles vivem muito à frente da Europa.
Às custas do ocidente
Já o povo vive nas amarras 1984 há várias décadas.
Ainda bem que não duro até 2050 porque se a vida for como a da China, dispenso. Mas convido todos os que idolatram a China e a “qualidade de vida” na China, que se mudem para lá…
Sempre foram elétricas, daí o fio em cima.
Espera espera… nada disso 😀 mas gostei dessa do “fio” 😀 Eu explico assim de forma mais grosseira.
Não, em Portugal nem todas as automotoras da CP eram elétricas. Historicamente, a CP (Comboios de Portugal) utilizou uma mistura de automotoras diesel e elétricas, dependendo da linha e da eletrificação existente:
– Automotoras elétricas (UE ou UTE): circulavam em linhas eletrificadas, principalmente no eixo Norte-Sul (Lisboa–Porto) e nos subúrbios de Lisboa e Porto.
– Automotoras a diesel (como Série 0450, Série 0590 ou Série 0600): usadas em linhas não eletrificadas, especialmente no interior do país e em serviços regionais.
Portanto, a CP sempre teve uma frota mista, adaptada à rede ferroviária parcialmente eletrificada. Hoje, com a eletrificação crescente, a tendência é reduzir o uso de diesel, mas ainda existem linhas servidas por automotoras diesel. 😉
Sim, e até vão entrar este ano 22 automotoras hibridas (eletrica/diesel) para operar em linhas ainda não eletrificadas. Serão uteis da linha do Oeste que só vai ser eletrica até as Caldas.
Aquilo que deveria ser uma operação normal de um operador ferróviario (renovação da frota, algumas automotoras tem 70 anos), é anunciado como um grande investimento estratégico.
Mas também não admira, depois de ter ouvido uma secretária de estado a dizer que o seu governo reparou uma agulha, diz bem o quanto miseráveis fomos.
8 anos de maioria absoluta PS, 6 com o patrocínio do PCP e BE, dão nisto!
pior, os 4 que tiveste de PSD foram com agenda do PS a fazer resgate de outros 8 anos de maioria absoluta de socrates, e o ciclo anterior tinha sido igual, são 8 anos de enterranço de esquerda para a direita tentar salvar em 4 anos
Foi pena não ter sido permitido ao PPC governar depois de concluir o memorando do resgate assinado pelo PS!
Assim virou-se a página da austeridade para ainda mais austeridade.
Por acaso é uma encomenda do PS mais outra que começa este mês a chegar. Só foi assinado agora porque só agora o tribunal deu autorização (mesmo não estando a disputada resolvida)
O contrato foi feito em 2018. O PSD é que contestou não ter sido entregue, a uma empresa, de membros do partido. Só, em Março, 2025, o tribunal deu razão, ao governo.
Obrigado Manuel por elucidar todos estes fãs do PSD e PPC.
Dá muito jeito dizer que o PS governou com o patrocínio do PCP e BE quando é para dizer mal, mas não dá tanto jeito dizer porque é que a geringonça acabou, que foi pelo PS nunca cumprir as promessas referentes ao SNS, ensino público e outros. São factos, eu não votei neles, mas não venham reescrever a história.