PplWare Mobile

Portugal: CP vai ter 153 novas automotoras elétricas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. CuMuna says:

    Muita corrupção para enriquecer os parasitas do costume. Viva o xuxalismo.

    • Grunho says:

      Socialismo aqui nunca houve. Desde 25-11-1975 sempre houve capitalistas no governo, ou comissários políticos ou lacaios deles. E em todas essas situações de corrupção quem se corrompe é um político, um autarca, ou alto funcionário do estado, mas o corruptor activo é sempre, sempre um capitalista. O cidadão comum do proletariado ou classe média assalariada simplesmente não tem capacidade para isso.

    • há cada gajo says:

      Que raio, se se faz é por que se faz, se não se faz é por que não se faz. E se a frota não for renovada, é o quê ?

    • freakonaleash says:

      O país precisa de mais e melhor ferrovia. Além de faltar material circundante faltam troços no interior! E o colega faz este comentário!?

      • Manuel da Rocha says:

        Aquele é dos que acreditou que o candidato, a autarca, lhe ia dar 5000 euros, anualmente, para andar em TVDE, em troca de acabar com 99%, dos autocarros e comboios, no concelho.

    • jAr says:

      A corrupção nada tem que ver com a ideologia.
      Quanto ao uso da palavra “xuxalismo”, devia desqualificar qualquer um para fazer comentários pois é invariavelmente utilizada por quem não percebe nada de política nem história e acaba a misturar tudo, ou então… já temos bots a comentar o PPLWare! É sinal de prestígio!

  2. TugAzeiteiro says:

    “Technologia”… Alta Velocidade a Ligar por ex. Lisboa – Madrid é que está quieto… Qualquer dia até o Burundi tem alta velocidade e nós continuamos e a projetar… tal como fazemos há 50 anos com o aeroporto!

    • Grunho says:

      Mais vale por as fichas todas na ligação Lisboa – Madrid, nem que seja para uma “reles e mísera” média de 200 kms/h. O que comparado com o que temos é estratosférico. O transporte aéreo como o conhecemos tem os dias contados. Depende completamente da disponibilidade de petróleo abundante e barato e isso vai acabar. Pode continuar a crescer por mais 3, 5, máximo 10 anos, mas depois é um monumental crash a voltar aos níveis dos anos 60 ou 70. Portanto, antes de o novo aeroporto estar construído o mais certo é já não servir para nada.

    • Nuno José Almeida says:

      É só pesquisar Corredor Internacional Sul.

    • Manuel da Rocha says:

      O mais eficaz (carga e pessoas) era a ligação sul, a Barcelona. Essa sim, seria útil, principalmente para carga. Lisboa-Madrid dará 8000 milhões, de prejuízos, pois não terá passageiros para compensar viagens. O mesmo é esperado de Porto – Corunha. É que foi simulado com 60 comboios diários. Só que, o contrato prevê 3 comboios, a cada 24 horas.

  3. David Guerreiro says:

    E vá lá que não compraram material chinês.

  4. Óbvio says:

    Sempre foram elétricas, daí o fio em cima.

    • Vítor M. says:

      Espera espera… nada disso 😀 mas gostei dessa do “fio” 😀 Eu explico assim de forma mais grosseira.

      Não, em Portugal nem todas as automotoras da CP eram elétricas. Historicamente, a CP (Comboios de Portugal) utilizou uma mistura de automotoras diesel e elétricas, dependendo da linha e da eletrificação existente:

      – Automotoras elétricas (UE ou UTE): circulavam em linhas eletrificadas, principalmente no eixo Norte-Sul (Lisboa–Porto) e nos subúrbios de Lisboa e Porto.
      – Automotoras a diesel (como Série 0450, Série 0590 ou Série 0600): usadas em linhas não eletrificadas, especialmente no interior do país e em serviços regionais.

      Portanto, a CP sempre teve uma frota mista, adaptada à rede ferroviária parcialmente eletrificada. Hoje, com a eletrificação crescente, a tendência é reduzir o uso de diesel, mas ainda existem linhas servidas por automotoras diesel. 😉

      • Hugo Pombo says:

        Sim, e até vão entrar este ano 22 automotoras hibridas (eletrica/diesel) para operar em linhas ainda não eletrificadas. Serão uteis da linha do Oeste que só vai ser eletrica até as Caldas.

  5. Hugo Pombo says:

    Aquilo que deveria ser uma operação normal de um operador ferróviario (renovação da frota, algumas automotoras tem 70 anos), é anunciado como um grande investimento estratégico.
    Mas também não admira, depois de ter ouvido uma secretária de estado a dizer que o seu governo reparou uma agulha, diz bem o quanto miseráveis fomos.

    • freakonaleash says:

      8 anos de maioria absoluta PS, 6 com o patrocínio do PCP e BE, dão nisto!

      • Zé Fonseca A. says:

        pior, os 4 que tiveste de PSD foram com agenda do PS a fazer resgate de outros 8 anos de maioria absoluta de socrates, e o ciclo anterior tinha sido igual, são 8 anos de enterranço de esquerda para a direita tentar salvar em 4 anos

        • freakonaleash says:

          Foi pena não ter sido permitido ao PPC governar depois de concluir o memorando do resgate assinado pelo PS!
          Assim virou-se a página da austeridade para ainda mais austeridade.

      • Nuno José Almeida says:

        Por acaso é uma encomenda do PS mais outra que começa este mês a chegar. Só foi assinado agora porque só agora o tribunal deu autorização (mesmo não estando a disputada resolvida)

      • Manuel da Rocha says:

        O contrato foi feito em 2018. O PSD é que contestou não ter sido entregue, a uma empresa, de membros do partido. Só, em Março, 2025, o tribunal deu razão, ao governo.

        • jAr says:

          Obrigado Manuel por elucidar todos estes fãs do PSD e PPC.
          Dá muito jeito dizer que o PS governou com o patrocínio do PCP e BE quando é para dizer mal, mas não dá tanto jeito dizer porque é que a geringonça acabou, que foi pelo PS nunca cumprir as promessas referentes ao SNS, ensino público e outros. São factos, eu não votei neles, mas não venham reescrever a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.