Portugal: Limite para idade dos táxis e apoio para aquisição de veículos elétricos
Um grupo de trabalho que juntou representantes do sector dos táxis e IMT entregou recentemente ao Ministério do Ambiente um conjunto de recomendações que esperam ver implementadas pelo executivo.
Apoios financeiros a fundo perdido para a compra de veículos elétricos e limite de idade para os táxis são duas das recomendações que constam do relatório.
A informação foi avançada pelo Jornal Público que revela que o apoio à aquisição de carros elétricos é a primeira medida a ver a luz do dia. Segundo o jornal "através do comprovativo de compra de um veículo 100% elétrico novo, destinado ao serviço de táxi, o Governo vai pagar 5000 euros, valor que pode ser majorado devido à idade do veículo: 2500 euros se o veículo que vai para abate tiver mais de 10 anos; 5000 euros se tiver mais de 15 anos; e 7500 euros se superar os 20 anos. No limite, o apoio a fundo perdido pode chegar aos 12.500 euros, sendo que a verba total disponível para este ano é de 750 mil euros".
Idade dos táxis limitada
Segundo o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, os táxis deverão ter um "tempo de vida" entre os 10 e os 12 anos. “Tem de haver um período de transição”, flexível, esclarece, que envolva os veículos com mais de dez anos atualmente em circulação.
Cor bege nos táxis vai acabar
Outra das recomendações presentes no relatório é o fim da cor bege, adotando-se a uniformização do clássico preto e verde-mar. Além da cor, a posição do taxímetro terá de passar a estar sempre “na consola central e de forma visível”, numa medida de maior transparência, e a possibilidade de suspender a licença de táxi por um período único de 12 meses.
Há ainda outras duas medidas, mas que precisam ainda de alguma análise, ou de dinheiro: a fatura eletrónica certificada, com o sector a solicitar apoios para a colocação dos equipamentos e as alterações à formação, revela o jornal.
Este artigo tem mais de um ano
É inacreditável um governo dar a fundo perdido 12.500 euros para um carro que vai estar ao serviço de privados e vai gerar lucros para privados.
Então e as empresas de sector privado que recebes ajudas do estado, e ajudas da união europeia de milhares e milhares de euros em que no final todo esse dinheiro nem sequer é investido?
Por uns estar mal, têm todos de estar mal, é isso?
E complementando, não há carros ainda 100% elétricos que consigam satisfazer as necessidades de um táxi, fora os carros a preços absurdos tipo teslas.
Ai sim? Que engraçado, então os táxis que se vê por aí, Nissan Leaf e outros são o quê? Têm um motor a gasóleo também?
Porque é que tens sempre de ser agressivo e mal educado? Falta de amor ou falta de auto-estima?
Deixa ver se entendi: Táxis, quanto mais dinheiro já fizeram com o veículo… mais receberão de apoio! É inacreditável.
Claramente não entendeu. Quanto mais o carro a abater poluir e for um perigo para as outras pessoas na estrada mais dão por ele. A forma simples que encontraram para quantificar isso foi a idade do carro. Poderá não ser a melhor mas é claramente a mais simples.
Muitos desses carros que vão ser retomados vais vê-los em stands a venda com 210mil km como “NOVO” 😀 😀
Acho que não chegas te à parte do texto em que diz “o carro que vai para abate”
Tomara muito carro novo chegar aos 210.000 km
Ainda a dias levei o meu carro a revisão e o Segurança que recebia os carros dizia que os novos muitos nem 200.000 faziam. ….davam o badagaio antes
Mais perto dos 1 milhão, mas depois só têm 90 mil ou menos…
Grande parte dos taxistas fazem um péssimo trabalho, são uns perigos a conduzir, mal educados, andaram a rentabilizar carros até já não andarem, e agora, ainda é o contribuinte que ajuda a mudar de carro.
Sff, também tenho um carro usado e antigo, também gostava de ter um apoio desses!!!
Mais uma marosca dos governantes para sacar o algum do povo onde eles têm mais que muitas ajudas da União.
Essas mudanças e estágios vão ser tudo a conta dos próprios!
Onde se fosse como países avancados as coisas eram feitas diferente e eficazes!
Havia muito mais profissionalismo e não só!
Metam uma coisa na cabeça! Os governantes não dao ponto sem nó!
AS LEIS FEITAS PARA ENCHER OS COFRES DO ESTADO SAO MUITO PROPICIAS A CORRUPÇÃO!
Não sou taxista, apenas uma opinião de um mero cidadão.
Cumprimentos
Adoro estes “grupos de trabalho” que surgem do nada para benefício dalguns! A Tugolandia não é num país de cidadãos, é um país de beneficiados, as leis, as regras são feitas por medida. Uns usufruem, a maioria paga e fala, longa vida á democracia…
Enquanto o governo anda a lamber as botas à Antral, os transportes PÚBLICOS são a vergonha que são. PAga zé povinho, paga para gente mal educada usufruir. 🙂
Nem todos são vê-se mesmo que não andam neste mundo os taxistas para beneficiarem de alguma coisa já pagaram muito ao estado,falam muito mal dos taxistas e então não vem os benefícios da Uber que nem dinheiro metem no nosso governo?
Muito bem Cláudia, é isso mesmo. Tenho um Táxi, nunca beneficiei de incentivo nenhum do estado, nunca recebi nada a fundo perdido, pago os meus impostos como qualquer pessoa, a nível particular e empresa.
E a Uber???pagam alguma coisa???quem os trouxe???qual os interesses gerados à volta desta Multinacional?
Estes beneficiaram em algo o nosso País??contribuíram com alguma coisa para nós todos???