PplWare Mobile

Portugal: recorde de instalação de painéis solares em outubro

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Luis says:

    Há uns 4 ou 5 anos aproveitei o incentivo do estado e 5 painéis solares custaram-me ou 500 ou 900 euros, já não me lembro. Sei que fiz as contas para receber o máximo possível, e era com os 5 painéis solares, o 6.º já o tinha que pagar por inteiro.
    Passei de faturas de 60 euros para 30 euros. Mesmo agora, nunca mais passei dos 80 euros, e no inverno era normal chegar aos 120 euros.
    Também aproveitei na altura, e num apartamento que tenho arrendado, coloquei janelas novas e ar condicionado, tudo a aproveitar o máximo possível do incentivo.
    Acho que o programa se chamava Edifícios Mais Sustentáveis, e era do Fundo Ambiental.

    • Tretada says:

      “Há uns 4 ou 5 anos aproveitei o incentivo do estado” – Fico imensamente satisfeito por se ter aproveitado dos meus impostos para conseguir isso tudo. Fico sempre imensamente satisfeito quando os governos usam os meus impostos para dar prendas ao povo, pelo menos aos mais atentos de entre o povo… já que fico sempre a pensar que “povo” é que realmente se aproveita destas benesses. Certamente o “povo” bem informado!

      • Luis says:

        Olha que não foi por falta de publicitação que o “povo” não teve conhecimento!
        E para além disso, foi do Fundo Ambiental, fundos Europeus, os seus (e os meus) impostos ficaram para encher os bolsos dos suspeitos do costume!

        • Tretada says:

          Considere o meu comentário acima como um desabafo… não queria atingir ninguém em particular. A questão é que fico sempre de pé atrás quando vejo notícias da criação de mais um fundo para isto e outro para aquilo… fico sempre a pensar se a intenção principal é mesmo a de ajudar as pessoas em geral ou se, pelo contrário, já havia algum objectivo menos claro de beneficiar… quem sabe se até os próprios criadores de tais fundos ou seus familiares!
          Fico sempre a pensar que tais fundos de ajuda seriam (quase) completamente desnecessários se os governos governassem mais para o desenvolvimento e criação de riqueza do que para as benesses.

      • Naodou says:

        Vem da EU é não do estado português

  2. Tone says:

    Com tempos de retorno de investimento na ordem dos 7 anos. Não obrigado.

  3. Hélder says:

    A Torre Bela agradece, tudo em nome do ambiente /s

  4. Yamahia says:

    Seguramente proporcional ao abate indiscriminado e criminoso de árvores e animais.

    • Nuno says:

      Sim muita gente tem arvores no telhado.
      E já agora sabes que muitas arvores são abatidas para madeira certo? À florestas plantadas só para isso, só para papel de recibo em Portugal são abatidas mais de 1 milhão de arvores é mais importante acabar com os recibos do que com os paineis solares

      • Yamahia says:

        Certamente não te estarás a referir a árvores de espécies autóctones, como sobreiros e azinheiras, que há muito são protegidas pelas leis da conservação da natureza, pela biodiversidade e pelos animais que delas dependem. E os animais que estoicamente tentam resistir sao assassinados sem dó nem piedade. Tudo isto, claro, a ser deitado por terra e tratado como simples lixo ou entulho, num processo destrutivo que, infelizmente, ainda agora começou.

  5. Rotweiller Alfacinha says:

    A GANÂNCIA E O DESEJO DE LUCRO A TODO O CUSTO, POR PARTE DE ALGUMAS EMPRESAS, NACIONAIS E ESTRANGEIRAS, CONSEGUIU INVERTER E DESVIRTUAR, POR COMPLETO, AQUILO QUE SÃO AS BOAS INTENÇÕES E BOAS IDEIAS – MUITO HUMANISTAS ATÉ NO PLANO TEÓRICO – DA AGENDA 2030 – DA ONU E DA UE – PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA QUE TODOS NÓS, CIDADÃOS E PAÍSES, TEREMOS DE FAZER.

    POIS É: OS ESPECIALISTAS NA MATÉRIA, ACADÉMICOS E PROFISSIONAIS, DIZEM QUE A TRANSIÇÃO DEVE SER FEITA A PARTIR DA INSTALAÇÃO INDIVIDUAL, E APOIADA PELO ESTADO, EM RESIDÊNCIAS, TELHADOS DOS PRÉDIOS DE APARTAMENTOS, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, ETC…

    MAS O QUE FAZEM OS “TUBARÕES” DO COSTUME???

    POIS:

    QUEREM É LEILÕES E MEGA CENTRAIS FOTOVOLTAICAS, QUE SUGAM TODOS OS APOIOS PREVISTOS E CONCEDIDOS PELA UE E PELOS GOVERNOS NACIONAIS, NADA DEIXANDO PARA OS PARTICULARES FAZEREM, COM APOIO, O QUE NA REALIDADE DEVERIA SER FEITO PARA SALVAR O PLANETA.

    ALÉM DE SUGAREM TUDO, MARIMBANDO-SE PARA O PLANETA, E COMO SE AINDA NÃO BASTASSE, APROVEITAM A OCASIÃO PARA DESTRUIR TUDO O QUE MEXE À SUA VOLTA:

    DEITAM ABAIXO MILHÕES DE ÁRVORES!

    INSTALAM OS PAINÉIS FOTOVOLTAICOS EM TERRENOS COM APETÊNCIA PARA EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA E PECUÁRIA;

    FICAM COM CONCESSÕES POR 30 ANOS, E NESSA ALTURA OS BILIÕES DE PAINÉIS VIRAM SUCATA… E PRECISAM DE UM COMPLEXO, E CARO, PROCESSO PARA SEREM RECICLADOS…

    JÁ ADIVINHARAM QUEM VAI PAGAR O “PATO”?

    SIM: OS NOSSOS FILHOS E NETOS…

    ENTRETANTO, ENQUANTO NÃO CHEGAM AO FIM DOS 30 ANOS DE CONCESSÃO, PROVOCAM A MAIOR QUEIMA DE CARVÃO E COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, PARA QUE – LÁ LONGE – SE CONSIGA PRODUZIR OS BILIÕES DE PAINÉIS QUE HÃO-DE DEPOIS “DESPEJAR” NAS NOSSAS TERRAS!!!

    NÃO!

    NÃO ME RECORDO DE ALGUMA VEZ, NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, TER HAVIDO UMA BURLA DESTAS DIMENSÕES…

    ISTO TEM SE SER DENUNCIADO E PARADO, ENQUANTO É TEMPO!!!!

    @destacar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.