Portugal: Acabaram-se os cheques incentivo para carros elétricos
Está a pensar comprar um veículo elétrico e quer aceder ao apoio do Estado? Para este ano já não há cheques, nem para empresas, nem para particulares. As candidaturas foram feitas exclusivamente online, não tendo sido aceites candidaturas e respetivos documentos que tivessem sido remetidos por outros meios.
De acordo com o Ministério do Ambiente, foram já entregues 700 cheques incentivo a particulares. No entanto, poderá existir alguma esperança antes do Natal.
Depois de terem esgotado os cheques incentivo para empresas, o Ministério do Ambiente revelou recentemente que também já não há cheques para particulares. Em declarações ao ECO, o Ministério refere que "o número de candidaturas para a tipologia ‘Veículos ligeiros de passageiros – pessoas singulares’ ultrapassou o número de incentivos disponíveis para essa mesma tipologia no passado dia 11 de agosto".
Segundo dados do Fundo Ambiental, responsável pela gestão da verba de quatro milhões de euros destinada ao Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, há, atualmente, 753 candidaturas recebidas. Destas, 682 já foram aceites, tendo sido processados respetivos apoios, enquanto 44 foram excluídas.
Mais cheques incentivo provavelmente no Natal
Em Portugal, relativamente a veículos ligeiros de passageiros, o valor do incentivo para particulares era de 3 mil euros e estava limitado a 1 candidato.
No caso de pessoas coletivas, o valor era de 2 mil eram e limitado a 4 incentivos por candidato. Cada pessoa coletiva pode receber até 8.000 euros ao abrigo desta medida que pretende ajudar à transição de veículos poluentes, nomeadamente com motores a combustão, por outros mais “amigos do ambiente”.
De relembrar que deixam de ser elegíveis os veículos ligeiros cujo custo total de aquisição seja superior a 62.500€. Caso o valor do carro ultrapasse o valor já é considerado um carro de luxo. Os beneficiários do incentivo passam a ficar obrigados a manter os veículos por um período mínimo de 24 meses e ficam impedidos de exportar os mesmos.
Por agora não há mais cheques, mas poderão existir novidades no Natal. Este ano foi criada uma nova categoria: veículos ligeiros de mercadorias elétricos. No entanto, ao contrário das outras, a procura tem sido reduzida. Em declarações ao Capital Verde/ECO, Matos Fernandes, ministro do Ambiente, admitiu ao que se sobrar dinheiro, verba será distribuída pelas outras categorias.
Caso, findo o prazo de 30 de novembro de 2020, não tenha sido atribuído o número máximo de unidades de incentivo a alguma das tipologias de veículos, e havendo lista de espera de candidaturas em outra tipologia, o valor não atribuído à(s) primeira(s) tipologia(s) será atribuído, por ordem, às candidaturas elegíveis que estejam em lista de espera nas outras tipologias, até esgotamento desse valor
De acordo com dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), até julho foram comercializados 4.088 carros elétricos de passageiros. Contas feitas, 1.000 cheques ajudaram a vender um em cada quatro elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Porra estamos em agosto e ja acabaram ?? Parem la de comprar eletricos que eu ainda quero comprar o meu com incentivo
Espera para ano. Os apoios têm um plafond por ano.
Sou só eu que acha que o dinheiro gasto nestes “incentivos” deveria ser gasto em saúde/educação/social?
Tens que encarar isso como gasto em saúde, se as pessoas compram carros elétricos não compram carros a combustão, durante 24 meses ao conduzir, não vão emitir gases poluentes para a atmosfera, contribuindo, ainda que muito ligeiramente para a diminuição das doenças do foro respiratório.
Também é um investimento em educação, não só pelo incentivo a um pensamento mais ecológico como também ao nível cívico e social, já que se começa também a pensar no outro como membro da sociedade onde vivemos e se tenta fazer algo para melhorar as suas condições de vida.
Que coisa mais alieneda, uma auto justificação para o consumismo.
Uma pessoa que se preocupe anda de transportes públicos ou bicicleta…ou a pé! Grande parte dos carros em Lisboa são completamente desnecessários.
Que justificação mais palerma, o dinheiro deveira ir directamente para onde é necessário, combate á fome, IPO, etc…
Onde existe transportes públicos. Na minha cidade só existe 3 autocarros que passam numa localidade (7:00, 12:00 e 18:00) a partir da aí vais a pé (20Km), referir que são autocarros velhos e a cair aos bocados estando a menos de 1:30h de Lisboa. Portanto aqui compensa ter carros elétricos.
Qual é a parte de “Lisboa” (e também podemos considerar Porto) que não entendes?
Tens muita sorte, aqui na minha terra é um a sair às 7 e voltar às 18. Se nas grandes cidades existem apoios nos transportes públicos e no restante país não existe podiam então dar esses incentivos apenas para as localidades que não os têm. (2000/12meses )/4 anos = 40 euros de passes
Se vivesses na minha terra não falavas em transportes públicos. Só falas de transportes públicos porque tu em Lisboa tens tudo à mão…Pois, o dinheiro de todos nós vai para que vocês de Lisboa possam viajar nos transportes públicos, com mais oferta e a preços mais baixos. Antes de falar das justificações dos outros vê primeiro se os teus argumentos são válidos.
Portugal não é Lisboa!!!
Mas a maioria da poluição e doentes oncológicos estão em Lisboa e Porto.
Mais um iluminado, como o João Reis disse “Também é um investimento em educação”, são vários os problemas em Portugal, já para não falar que este dinheiro vem da UE, já com um objetivo definido.
Entretanto na Alemanha os incentivos são de 12mil€, em França de 10mil€… e em Portugal…. é o que se vê!
O ideal é seguir as modas e manter-se endividado porque assim pode ser um escravo moderno.
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Arranja alguém que te compre um lá.
E queres o que? Seu saloio e todos os outros que gostam de comparar países de economias diferentes. Mas podes ir lá de turismo e trazes um carro
Corram, despachem-se, vão já comprar o pópó novo, eu, vou comprar uma a gasolina de 2005. Está em bom estado, paga um iuc muito baixo, levo-o ao mecanico da esquina e não à marca que só de mão de obra cobra 30€ hora e não deve desvalorizar muito mais do que já desvalorizou. Só comprei carro novo uma vez na vida, também ainda só tive um carro, na minha vida toda não conto ter mais que 2 carros e nunca mais nenhum novo. Quando sair do mercado de trabalho o carro é imediatamente vendido, andar a pé e de bicicleta é muito mais economico.
“Quando sair do mercado de trabalho o carro é imediatamente vendido, andar a pé e de bicicleta é muito mais economico.”
Boa sorte a ir ao supermercado comprar as coisas, a sair a rua para sitios onde os transportes são poucos ou nenhuns ao qual a pé ou de bicicleta irás demorar horas…
Boa sorte.
Dizes isso mas vê-se bem que não tens consciência do que dizes.
A realidade dele pode ser diferente da tua. Na próxima vez tenta pensar um pouco fora da tua caixa.
O mesmo se aplica a ele não?? É que ele estando em Lisboa tem os transportes públicos que quiser…
A realidade será a mesma neste tipo de caso, independentemente da situação
Já não consegue caminhar sem ser amparado por alguém
Já não te aptidão para conduzir
Todos os dias desce sozinho à praia
https://www.facebook.com/605941693/posts/10158701018196694/
Para ir ao supermercado comprar coisas nem é preciso tão grande como este
https://www.decathlon.pt/trolei-bicicleta-900-id_8385334.html
Onde esta não chegar
https://www.decathlon.pt/bicicleta-eletrica-elops-120-id_8560548.html
há Uber e Hertz e CP e…
Ora deixa ver. A reforma aos 67 anos (este ano), as mazelas da vida e o desgaste da idade já a pesar, finalmente tempo para viajar e conhecer outros lugares… e tu vais vender o carro e andar de bicicleta? Pois sim. Quase que acreditava.
Não tenciono trabalhar para além dos 60. Sou muito regrado nas despesas, aos 60 conto ter no PPR 80k e em investimentos 400k. Devo ainda trazer uma indeminização da empresa. Mas não precisas de todo acreditar no que digo. (Odeio conduzir só o faço mesmo por obrigação)
Neste País estão todos habituados a mama e sempre de mão estendida e como gostam de ser ser pedintes.
é uma tristeza esta mentalidade de escravo e gostam.
Se alguém lhes vier dizer que têm de usar fralda para serem ecológicos vão logo comprar.
completamente formatados.
Existe a diferença entre ser formato e entre ser inteligente, se com um carro eletrico poupo muito mais (no meu caso ate posso carregar na garagem da empresa), nao pago IUC, nao tenho de ir constantemente a bombas gastar 50€ basta ligar um cabo ao carro nem sequer vou pôr aqui e ecologia que ja vi pelo teu comentario que nem acreditas nisso preferes respirar o tudo de escape de um tdi, e o estado ainda dá uma ajuda porque os carros sao mais caros porque nao ? só porque dap incentivo nao vou comprar ? ahahhah agr cada vez que vou ao pingo doce nao vou aproveitar as promoçoes só para nao ser “formatado” e fazer o que eles querem ahah
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Compra um carro de 10 mil euros que te serve bem. Acima disso é mania do status.
Mania? Diz isso a qq mulher e ficas sempre para tras.
prefiro gastar 30 e poupar 50€ por mes do que gastar 10 e pagar 50€ por mes, e 50€ estou a ser conservador eu gasto 120€ por mes num carro velho a gasolina estou agr a procura de carro que gaste um bocadinho menos
OK se bem percebi .
Um tipo tem um carro que gasta 100€ em combustível,mês, mas tem uma divida de “0”
e então vai comprar um eletrifico por exemplo 35.000 € (divida) para poupar nos do 100 € combustível.
Resumindo poupa no combustível mas com os 35.000 € da divida dá para se calhar 20 anos de combustível e anda sobrava dinheiro
exatamente senho Carlos vou comprar um de 35 mil usar o dinheiro do combustivel para o pagar e daqui a 5 anos ja nao pago mais nada e pronto a partir dai é so poupança é assim que se faz senhor carlos investesse para poupar
eu gosto da sua maneira de pensar, por isso é que os Portugueses estão endividados até ao pescoço portanto na sua maneira de pensar um investimento é um passivo que se vai transformar num activo daqui a 5 anos, mas não conta com as variáveis do meio, 1º já tem a divida que não tinha , superior ao combustível, depois temos de adicionar as despesas da eletricidade, depois os impostos que virão, ainda não sabem quanto, e a maior de todas o que vai acontecer a economia ???????????????????. e ao trabalho. ???
Da-lhe tempo e vais ver a carga de impostos em cima.
Eu então sigo a minha maneira, indiferente a estas modas e mentalidades formatadas pelos médias das fake news e pelos ditos científicos comprados para dizerem aquilo que lhes pagam para dizer.Não me interessa o que os outros pensam. mas sim o que penso, e para mim um carro é para andar, ser barato, fiável e robusto e simples, se as marcas não se encaixam nestes parâmetros, paciência fiquem com lixo que têm eu procuro aquilo que quero.
Pode ser velho ? tem outro charme, outro encanto. e pode-se fazer de novo.podem ficar com os miseráveis incentivos, estilo toma lá a cenoura burro que depois a gente esfola-te doutra maneira.
“deixam de ser elegíveis os veículos ligeiros cujo custo total de aquisição seja superior a 62.500€. ”
Uau! Um carro a custar 60.000 euros não é considerado um carro de luxo? Extraordinário!
Eu devo mesmo ser muito mal pago pela minha empresa.
Isso é mais uma importação mal feita da legislação de outros países, esquecendo-se porem que o poder de compra no nosso país não é o mesmo. E sim um carro de 60 000 euros não é um carro de luxo na Inglaterra, França, Noruega, por aí fora. Mas prepara-te que a evolução dos preços dos carros caminha para que, dentro de algum tempo, um carro minimamente em condições em Portugal tenha que custar os tais 60 000 euros. É uma questão de tempo…
A Sociedade e o mundo esta feito para apelar a compra desenfreada de produtos que fazem o mesmo que faziam ,com pior qualidade ,mais custos ,etc mas sempre apelando e fazendo publicidade de qualquer maneira,apelando aos sentimentos , ao coração ,ao planeta isso então agora virou deus, de maneira que as pessoas e os povos possam estar amarrados a dividas deixando o importante o bem estar da família e ate a liberdade própria tudo para ir atrás de ideias que lhes são vendidas durante 24 horas , o povo escravo de dividas é manso, manobrável, suporta tudo, e de cara alegre , tem contas e dividas para pagar.e não pensa, e se alguém lhes quer abrir os olhos , papagueiam aquilo que lhes vendem todos os dias , a muitos quando abrem os olhos é tarde.
A mercedes é a terceira marca mais vendida em portugal. Nem é preciso comentar mais nada.
Nem deveria era exister apoio. O próprio apoio é o motivo de comprar e não de necessidade de ter uma viatura
Só não sei porque é que uma pessoa que compra um Tesla de 60, 70 ou 80 mil euros necessita de incentivo. Esse dinheiro faria mais falta em outros casos.
so falta o IUC-E
Estão preocupados com um incentivo de 4 milhões? 4 milhões era o que o Sócrates gastava em papel higiénico por mês!
4 milhões é uma gota no oceano do orçamento de estado…Sejam realistas! Deram 15 milhões aos “media” para os calarem! E para a TVI poder contratar a Cristina Ferreira!