Porto: Já há operadoras para os 10 postos de carregamento elétrico
As cidades têm vindo a apostar e bem na mobilidade elétrica. O Porto tem sido um exemplo nesta área tanto na aquisição de veículos como na instalação de postos de carregamento.
Em breve irão ser instalados mais 10 postos destinados a automóveis. A escolha das operadoras para os novos postos de carregamento elétrico foi por sorteio. Saiba quais foram as operadoras.
Estão encontradas as operadoras para os 10 postos de carregamento elétrico destinados a automóveis, após realização do sorteio entre os candidatos. Os alvarás podem agora ser entregues, com a respetiva licença de espaço público. Estes novos postos elétricos podem entrar em funcionamento desde já, sendo que a previsão é que todos fiquem instalados até outubro, refere um comunicado do Município do Porto.
Operadoras responsáveis pelos novos postos de carregamento...
EDP Comercial, Horizondistance, Kilometer Low Cost e Mobiletric são as operadoras que ficam responsáveis por gerir os 10 postos de carregamento elétrico para automóveis, distribuídos por vários pontos da cidade.
Os locais definidos pelo Município foram:
- Praça de Francisco Sá Carneiro;
- Rua de Nove de Julho;
- Rua de Leonardo Coimbra;
- Avenida do Conselho da Europa;
- Avenida do Parque;
- Rua do Dr. José António Marques;
- Rua de Henrique de Medina;
- Rua do Jornal de Notícias;
- Rua de Nove de Abril;
- Rua de José Gomes Ferreira.
A instalação de postos de carregamento de veículos elétricos em domínio municipal foi uma medida decidida pela Câmara do Porto, tendo em conta o princípio da sustentabilidade e calculando também que, nos próximos anos, se deverá assistir ao crescimento do número de automóveis elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às restantes políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade, que até 2050 quer atingir a neutralidade carbónica.
Segundo o comunicado, cada operadora pode, desde já, iniciar a atividade. Até outubro, todos postos deverão estar a funcionar.
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Não se paga para carregar a bateria neste tipo de postos de abastecimento ?? Se alguém me puder elucidar agradecia.
Paga, existe uma tabela de preços a nível nacional e é sobre esses preços que se vão basear.
Não é bem assim.
O preço do carregamento é composto por 2 parcelas, uma está afixada no próprio posto e a outra depende do contrato que cada utilizador tem com um operador de energia (CEME) à semelhança daquilo que todos nós temos em casa.
Desde o dia 1 de Julho que passaram a ser pagos. Galp, Prio, EDP, e muitos mais agora têm o que se chama de mobilidade eletrica, onde podes pedir um cartao para activar os postos. Quase todos pagas por debito directo no final do mes
os cartoes sao gratis e so se paga o que se consome ou por tempo em alguns contratos por isso vale a pena er varios cartoes e calcular qual o melhor
Convém explicar melhor, desde o dia 1 de Julho que começou a fase comercial, mas ainda não se está a pagar o carregamento na sua totalidade como nos postos rápidos, por exemplo.
Os cartões são dos CEME e será a parte que é paga neste momento, o serviço de carregamento só será pago depois de estar afixado no postos.
Nesta fase ainda são poucos os que têm esse preço, que só deverá ser cobrado em Agosto.
Em comclusão, em Julho ainda só se paga a energia consumida.
Pois, eu falei apenas dos Mobie.e e da energia consumida… não fazia ideia que estes vao ter um custo de utilização…
1. Há estudos portugueses que comprovam que os carros eletricos ainda não compensam, talvez seja porque Portugal tem o preço da eletricidade demasidamente alto e estes operadores “roubam” ou abusam ainda mais!
Acabando por não compensar comprar o carro eletrico.
2. Será que estes operadores pagam por ocupar o passeio e a via pública, porque alguns destes pontos de venda estão em pleno passeio.
Esses estudos devem também dizer que o que compensa é o combustivel, pelo seu preço cada vez mais competitivo e sobretudo porque temos um ambiente cada vez menos poluido .
Outra grande vantagem que esse estudo deve indicar é que com um carro a combustão facil mente se pode “abastecer” em casa, ao contrário dos VE’s.
2. 1058€ + 1775€/ano
Não compres elétrico. Senão quem financia o IUC que estou isento, o benefício na compra, e os carregamentos à borla que fiz desde 2017?
Além disso como é que as marcas sobrevivem se não fores tu a pagar balúrdios nas revisões? E quem gerava o lucro para as refinarias de petróleo pagarem aos accionistas? Era uma tragédia. Esquece os elétricos. Compra antes fumarentos