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Combustíveis: boas notícias para quem tem carros a gasóleo

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rodrigo Pincelo says:

    E quem tem carros a gasolina continua a gastar em media mais de 350% em relacao aos eletricos todos os anos. Sao mais de 16000 euros que mandam fora todos os anos so em combustivel por serem teimosos

    • XBUZZY says:

      Cada um compra aquilo que quer e nao aquilo que TU queres.

    • Anung says:

      Não sabia que se carregar em postos públicos era gratuito.
      16000 euros? Esse número vem de onde mesmo?

    • Tiago says:

      16000€??? Que contas foram essas? Esse valor em gasolina dá me para quase 2 décadas! LOL. Comprar um elétrico só compensa se tiveres uma empresa e o comprares mais barato e o carregares de borla. O preço a que estão os automóveis hoje em dia é de loucos! Preocupem-se em poupar noutras coisas fúteis durante o mês, do que estarem a fazer contas do que gastam na eletricidade. engraçado é que não fazem contas do que estão a pagar ao banco durante 10 anos para ter um brinquedo da moda!

    • António Crosta says:

      Humm essa matemática é muito questionável, como é que gasto mais em combustível por ano do que o que ganho por ano? Sem contar com comida e despesas de casa etc..

    • Yamahia says:

      Assim por alto 16000€ são 160 mil kms.
      Para fazer isso num elektro teria que carregar fora. Custo estimado médio para 0,55€ o kHh=17600€.

      • Rui Fernandes says:

        Continuamos a ser roubados em relação á vizinha Espanha. É um absurdo. É nos combustíveis, gás, eletricidade etc.,..

      • JL says:

        Porque teria de carregar fora ?

        Custo medio estimado por si ?

        • Yamahia says:

          Como é que consegue fazer 160 mil kms ano sempre a carregar em casa?
          Custo médio que até peca por escasso. Escassissimo, se entrarem nas contas os entre 15% e 30% que se perdem por resistência ou dissipação que são pagos pq saem do carregador mas não entram na bateria. Qual é mesmo a sua dúvida?

          O grave é q vc sabe disso tudo mas nunca perde o ensejo de tentar enganar o próximo ou vir em defesa de quem o tenta fazer.

          • JL says:

            São 438 kms por dia , qual é o problema ?

            Por escasso não, por absurdo.

            Entram sempre na conta, as EDP da vida não os perdoam. Ninguém disse que era um zoe a carregar em monofásico, em monofásico é impossível fazer esses kms sim.

            É semelhante aos combustíveis, existem muitas perdas desde a fonte até entrarem no cilindro, mas isso é tudo pago.

            Eu não tenho dúvidas nesse aspecto.

            Tanto sei que intervi.

            Quem está a enganar o próximo é você, onde usa argumentos que não fazem sentido.

            Acha que consegue fazer esses kms a carregar em monofásico ?

    • PF says:

      Posso dizer que tenho um elétrico e um a gasolina. O carro a gasolina em voltas normais consigo entre 7.5 e 9l/100, se tiver de carregar em postos públicos gasto tanto ou mais do que se fosse fazer os mesmos kms no carro a gasolina. Se for em viagens de autoestrada nem vou falar porque gasto mais em carregamentos do que em gasolina.

    • gFan says:

      16000€ por ano em combustivel! São só 333€ por semana lolol

  2. srpetroleo says:

    Também é uma excelente notícia para todos os eléctricos com carregadores alimentados a geradores diesel

  3. RICARDO says:

    Eu carrego em casa com painéis solares… Dinheiro no banco a render estudasses

    • Yamahia says:

      E os painéis foram à borla e só carregas durante o dia.
      Para enganares o pagode terias que ter tirado além da 4ª classe

      • JL says:

        Os painéis pagam se a eles próprios, e sim, qualquer um pode carregar de dia, ou então vender a energia de dia e pagar à noite, que ainda saí mais em conta.

    • Anung says:

      Imagina eu que comprei um EV por 230 euros e ainda me pagaram 4600 euros por cada painel instalado.

    • Mário says:

      Ahahahaha. é daqueles que estoira 20 000€ numa instalação e depois queixa-se que nao amortizou o investimento em 5 anos.

      • JL says:

        Onde é que uma instalação de painéis custa 20 mil euros ? nos seus sonhos ?

        • Yamahia says:

          Painéis só dão prejuízo.
          Se juntar uma estacionária o prejuízo será ainda maior.

          • JL says:

            É isso, o mundo está errado e você está certo.

          • JL says:

            Ah espere, só vão dar lucro quando forem usados para produzir combustíveis sintéticos e hidrotretas.

          • Yamahia says:

            O mundo só confirma o descrito.
            A electricidade “verde” que não é verde é muito mais cara do que a electricidade obtida por modos tradicionais.
            Ainda por cima carrega o problema de não ser confiável porque é intermitente, ou é demais ou é de menos e portanto tem q carregar o ónus do backup de electricidade tradicional que é a única confiável a conseguir assegurar a estabilidade nos fornecimentos.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w

            A nível particular para auto-consumos tb já lhe fiz as contas.
            Um sistema com a minima qualidade e backup com bateria pequena mas minimamente fiável, atira-lhe o valor do kWh para mais de 1€ durante a vida útil do mesmo.
            Nunca vai compensar a não ser que deixem de chover os subsídios ao sector elektro no valor de milhares de milhões ao ano para conter preços só em PT.
            Por isso digo, fazia falta aqui um Trump para acabar com a mama desses mamões a coberto da insanidade politica corrupta do “net zero”

          • JL says:

            Ah ok, portanto os combustíveis sintéticos r hidrotretas sempre são rentáveis é com energia do carvão.

            É porque não soube fazer as contas, eu nunca vi você fazer uma conta que desse certo.

          • Yamahia says:

            Carvão e diesel dispenso que é o mesmo q trocar 6 por meia dúzia.
            Para os sintéticos basta-me o gás que emite metade do CO2 para obter as necessárias 120 gramas de H2 por litro de combustível.
            Carvão e diesel deixo para as 70% de centrais de coclo simples que ainda existem por esse mundo fora.

          • Yamahia says:

            Qt às contas, se não encontrou uma certa, claramente o erro está do seu lado.

          • JL says:

            Para que tenha noção:

            “which emits 10‑12 kg CO2-equivalent (CO2-eq)/kg H2”

            https://www.iea.org/reports/global-hydrogen-review-2024/ghg-emissions-of-hydrogen-and-its-derivatives

            Portanto considerando o consumo de combustivel de 5 litros ( que é apenas ridículo), só de H2 tem:

            0.4 * 5 = 2 * 11 = 22 kg de co2 só para a produção de h2.

            Agora falta adicionar os 18 kwh de eletricidade para capturar CO2, mais uns quantos para “assar” aquilo tudo no forno a mais de 300 graus.

            Portanto não é trocar 6 por meia dúzia, mas 6 por 4 a 5 dúzias.

          • JL says:

            Não encontro nenhuma certa porque você não usa parcelas corretamente.

          • JL says:

            Ah, e não se esqueça desta parte:

            “The process of converting hydrogen to a carrier for transport incurs energy losses of 45-70%. This means that any GHG emissions from the electricity input to the electrolysers increases by a factor of 2-3 in terms of the final hydrogen delivered. ”

            É por isso que todos dizem que o hidrogénio deve ser produzido no local do consumo.

          • Yamahia says:

            O que é que vc quer provar com essa “conberseta” ?
            Ou seja, a produção de 120 g de hidrogénio (quantidade necessária para 1 litro de combustível sintético) resulta na emissão de 1,2 a 1,44 kg de CO₂-equivalente quando o hidrogénio é produzido a partir de gás natural sem abatimento.
            Onde é que isso contraria o que lhe tenho dito?
            O seu site apenas confirma aquilo que lhe tem sido informado.
            Por cada litro de sintético vc emite apenas 1.2 a 1,4 kg de CO2, cerca de metade do que emite a gasolina pura.
            Portanto concentre-se. Nem os sites pró-elektros o salvam. Vá lá mas é tentar perceber pq lhe deram 18 a matemáticas, cada vez se enterra mais. Fdx.
            Eu sinceramente não percebo. Deve ter tirado 18 mas foi na farinha amparo.

          • JL says:

            Mas não é 120 gramas, são 400 gramas.

            Tanto não é que não é isso que está no relatório da IEA.

            Contraria em tudo.

            Eu fiz a conta para 5 litros, está lá explicado.

            Esse site não é pro eléctrico, é o site da IEA, não sei se sabe o que é, Agência Internacional de Energia .

            Se fosse bom e barato já se usava há muitos anos….

          • JL says:

            Tem aqui mais um link sobre as quantidades absurdas de energia e água para os processos.

            https://www.wssenergy.com/post/is-e-fuel-production-a-responsible-way-to-use-renewable-energy%3F

          • Yamahia says:

            Arre que é “v…o”.
            Nem lê o que posta. Está no “seu artigo:
            “…natural gas, which emits 10‑12 kg CO2-equivalent (CO2-eq)/kg H2…”

            Quer um desenho?
            PARA PRODUZIR 1 KG DE H2, SÃO EMITIDOS ENTRE 10 A 12 KG DE CO2-EQUIVALENTE.

            PORTANTO, PARA 120 G DE H2 (0,12 KG), AS EMISSÕES SERIAM:

            1,2 A 1,44 KG DE CO2 EQUIVALENTE

            Capisce ?

          • JL says:

            Mas não leva 120 gramas, leva 400 gramas, até lhe deixei o outro artigo.

        • Mario says:

          @JL sabe que o gás natural se não for vendido é queimado, certo? ou seja vai emitir CO2 mesmo que você não o consuma.

          • JL says:

            Se o gás natural não for vendido, fica no local onde é extraído, não faz lá mal a ninguém. Sabe ao menos de onde é tirado ?

    • Mário says:

      Ou entao dos que vai comentar para o facebook se ainda não abriu a esmola do estado para comprar paineis, porque são muito caros.

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