Portas do Tesla não abrem? Há uma “abertura de emergência”
A tecnologia é fantástica, mas tem a dependência da energia. Nos carros elétricos, como, por exemplo, na marca Tesla (e outros), um corte de energia pode trazer problemas a um simples abrir de portas no interior. Sabia que há abertura de emergência?
Tesla: abertura de Emergência localizada junto aos interrutores dos vidros
Vamos considerar um Tesla Model 3. Segundo a própria marca, para abrir uma porta dianteira numa situação improvável de o Model 3 não ter energia, puxe a libertação manual da porta localizada na parte dianteira dos interrutores dos vidros para cima.
Para veículos fabricados na Gigafactory de Shanghai a partir de fevereiro de 2025:
Abrir uma porta traseira sem energia
É possível abrir manualmente uma porta traseira na situação pouco provável de o Model 3 não ter energia. Para tal deve executar o seguinte procedimento.
Veículos fabricados na Gigafactory de Shanghai a partir de fevereiro de 2025
Em primeiro lugar, na parte inferior do compartimento da porta traseira, existe uma ranhura na dianteira da cobertura de libertação. Faça deslizar o seu dedo para dentro da ranhura e levante para remover a cobertura. Depois puxe o cabo de libertação mecânica para a frente.
Apesar de ser possível e pouco divulgada, há especialistas do setor que referem que a solução é demasiado complexa para ser usada, por exemplo, numa situação de pânico.
“Vamos considerar um Tesla Model 3 fabricado na Gigafactory de Shanghai a partir de fevereiro de 2025”. Parece uma boa localização para a alavanca manual para abrir a porta.
O problema é que diferentes modelos têm diferentes localizações da alavanca. O que não falta são notícias de pessoas que ficaram fechadas dentro de Teslas, ou morreram quando o carro se incendiou, por não saberem onde é que a Tesla se tinha lembrado de colocar a alavanca manual.
A alavança na frente está num sitio bastante obvio até… alias numa fase inicial era usada com frequencia pois estava no sitio obvio de abrir e a malta usava isso em vez do botão…
Sem duvida, nos Teslas é sempre do mais simples que há 😉
Noticia, de 12/05/2025: “Despiste e capotamento que matou quatro jovens a bordo de um Tesla Model S no último sábado à noite no rio Séqua, junto à Estrada Nacional 397, em Tavira, coloca-se a questão: por que razão as portas não foram abertas a partir do interior?”
“Se nas portas dianteiras basta puxar uma alavanca demasiado discreta junto aos botões de abrir e fechar os vidros, para quem viaja atrás esse processo é ainda mais complexo.
Primeiro, é preciso dobrar a carpete que cobre a parte inferior dos bancos traseiros para aceder a duas pequenas escotilhas assinaladas a vermelho.
No interior dos compartimentos estão os respetivos cabos de emergência, que devem ser puxados para o centro do carro de maneira a abrir as portas.
Além de ser pouco divulgada, especialistas do setor acusam esta solução de ser demasiado complexa numa situação de pânico.”
https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/que-fazer-quando-as-portas-de-um-tesla-nao-abrem-abertura-de-emergencia-dificil-de-descobrir
Isso é mentira, é um model 3.
Ó enguia, o C.M. confirma explicitamente que é um model S. Por que é que é mentira?
O que interessa o que eles afirmam ? é um Model 3 e ponto, até lhe podem chamar uma citroen diane.
Porque é mentira, simples.
Depois também falam em incêndio e mostram um carro branco sem qualquer ponta queimada.
Basta veres uma foto do carro e dá para ver que é claramente um Model 3, é que nem dá margem de duvida…
Já vi a foto do carro, neste triste estado. Não há margem para dúvida porquê?
Em todo o caso, no que importa, no model S, a descrição do C.M. para abrir manualmente as portas de trás está correta e só se pode concluir que, nestas circunstâncias, com as pessoas conscientes, não as vão conseguir abrir.
https://www.jn.pt/4078124281/tesla-despista-se-em-tavira-mergulha-no-rio-e-mata-quatro-jovens/#iss=https%3A%2F%2Fsso.noticiasilimitadas.pt%2Frealms%2FNI_PRD
Porque é claro ver-se as linhas do Model 3, a tampa da mala com a linha de dobradiças, e não as do Model S que é junto ao tejadinho por ser 5 portas em vez de 4 portas.
Num impacto destes não é garantido que os ocupantes estejam concientes de todo…
A autópsia dirá se se afogaram. O aspeto está pior porque os bombeiros arrancaram as portas.
Não é um problema exclusivo da Tesla, já aconteceu com outras marcas:
– https://www.carscoops.com/2023/05/feds-probe-2009-dodge-journey-after-driver-trapped-in-vehicle-dies-in-tragic-fire/
– https://www.nbcnews.com/news/us-news/man-his-dog-found-dead-after-becoming-trapped-inside-corvette-n373316
– https://www.wcpo.com/money/consumer/dont-waste-your-money/woman-locked-inside-her-bmw-am-i-gonna-die
Sem dúvida, um excelente argumento – não é grave porque há outros carros em que acontece o mrsmo 😉
Claro que não, mas basicamente refuta o teu argumento de que e cito:
“O que não falta são notícias de pessoas que ficaram fechadas dentro de Teslas, ou morreram quando o carro se incendiou, por não saberem onde é que a Tesla se tinha lembrado de colocar a alavanca manual.”
Assim, já podes podes corrigir para:
“O que não falta são notícias de pessoas que ficaram fechadas dentro de carros, ou morreram quando o carro se incendiou, por não saberem onde é que a marca se tinha lembrado de colocar a alavanca manual.”
Ou estou errado por te corrigir?
Pois sim, enguia 😉
O que tu queres sei eu…
Mas os outros carros têm aberturas de emergência? É que por exemplo um Volvo V40 de 2019 também não tem. E a maior parte dos carros não devem ter.
maioria dos carros não tem abertura eletronica, mas sim mecanica, logo não há nessidade de abertura de emergencia, a tesla faz isto devido ao design frameless das janelas, assim garante que o vidro é sempre aberto um pouco antes da porta abrir para não degradar os selos da porta.
O meu smart de 2022 tinha janelas frameless e não precisava dessas modernices. Por outro lado, tinha um problema crónico de precisar de trocar as borrachas das portas ao fim de uns anos. Devo ter trocado no meu com 12 ou 13 anos. Não estavam fisicamente danificadas, simplesmente perdiam muita elasticidade. O problema até nem se manifestava na zona do vidro, era mais na zona do “aro” perto das dobradiças.
provavelmente a razão de se danificar é terem de ter maior elasticidade para garantir o selo com o encosto do vidro apenas e não como na tesla que faz uma pequena cama em cima, razão que abrir sem baixar o vidro danifica.
São abordagens diferentes, na BMW e Mercedes o Vidro tambem abre, mas a presa para dar tempo enquanto a pessoa não empurra a porta…
E que tal criarem um sistema de abertura das portas como por exemplo um carro normal? Era boa ideia não era? Mas deve ser muito difícil…
Tanta inovação e modernice e depois para abrir portas em caso de emergência tens de ler o manual, nem sei como é que este tipo de solução é legal, não faz sentido nenhum, mas prontos sou eu que sou um velho do Restelo.
Agora imagina num Taxi, dezenas de pessoas diariamente…. Quase parece os aviões antes de levantar voo a dar as indicações de como agir em caso de imergência..
*emergência
Isto faz me lembrar o smart fridge Jian Yang (silicon valley series).
We are dumbing down machines that are inherently superior.
Num caso é puxar uma alavanca (praticamente o mesmo que nos carros normais)
Nas portas traseiras é levantar uma tampita e puxar um cabo
Não é exactamente o melhor metodo, mas poxa… não é assim tao complicado…
Em pânico? Ou é um gesto que normalmente fazes ou esquece.
Problema é precisarem de 10000 horas e 4500000 páginas, para aprender a usar os sistemas, do carro. A alavanca está na página 1982654 na aliena GGDDDDH2522732378d. Por isso, só aprende a usá-la, que passar 3000 a 4000 horas, na formação.
Ena, onde encontrou tanta página ?
Mas obrigado porque confirmar neste posto que anda sempre a inventar com números.
trata-se de uma hipérbole para marcar a ideia do manuel…e o JL sabe-o bem
Neste caso, mega … Lol
Nunca viste um manual de um carro pois não?
é a facilidade de ter um Tesla, na entrega dão a chave e até um dia, mas ainda continuam a comprar daquilo.
Até para abrir uma porta num eletrifico, complicaram. Enfim…
Há pouco tempo tive um acidente e ia como pendura o carro mal bateu o meu iphone assumiu que tive um acidente e começou a ligar o 112. A tesla podia ter um sistema que acionava o modo acidente, e desbloqueava a trava das portas ….
e faz isso, mas são eletronicas, tens de usar a alavança mecanica e não o botão digital…
Ainda assim deve é ser dificil abrir as portas com a força da agua a tentar empurrar as portas..
isso é em qualquer carro, tens de esperar que o habitaculo encha para poder abrir… mas isto é assumindo que não ouve perda de conciencia com o impacto na agua ou antes de lá chegar…
Ora aqui está a solução! Qualquer carro, excepto talvez aqueles que as portas alçam para cima (não as portas de gaivota!) é que podiam ter menos resistência à agua.
É daquelas coisas que não se aprende na escola…
E tem:
https://www.tesla.com/ownersmanual/model3/pt_pt/GUID-8333FCE9-A70A-4470-8EBB-867423A1B5DC.html
se procurarem na net, ainda há dias houve fatalidades envolvendo um tesla que embateu e foi parar dentro de um rio, com águas pouco profundas. O carro foi encontrado no mesmo capotado, com indícios de incêndio e…trancado!!!!
Com indícios de incêndio ? Mas o carro fora da água está completamente branco, será que agora no fim de ardidos ficam brancos ?
Por acaso também reparei nesse pormenor, a não ser que tenha sido parte da bateria que tenha ficado submersa se alguma parte da bateria tenha ficado, mas eu apenas vi a reportagem na CMTV, e com o rigor que lhes é reconhecido, acredito 🙂 🙂 🙂
Como disse o @SoLinux ” .. indícios de incêndio..” se o carro depois do despiste ficou totalmente dentro de água é natural que qualquer início de incêndio se extinguia ! Depois de retirado com quatro jovens vítimas três menores que não conseguiram sair da viatura, havemos de saber o porquê de não conseguirem sair !
O que se sabe é que o carro não estava totalmente submerso e que as portas estavam fechadas. A questão é se, numa emergência deste tipo, as conseguiam abrir ou não
Também se sabe que lhe chamaram model S, e que afinal não é, devem ter visto muito bem.
Como sabem que não conseguiram sair ?
Porque estavam lá dentro
E não conseguiram sair ? fizeram para isso ?
Dai falarem em investigação para saberem se já estavam adormecidos e se sim, porquê?
Há uns meses atrás aconteceu um acidente idêntico, onde se lamentou também 4 vítimas jovens, despiste, embate em algo e incêndio, mas sem rio e água, não vi ninguém a falar se as portas abriram e nem sequer se viu a marca do carro nas notícias.
https://www.publico.pt/2024/07/14/sociedade/noticia/tres-mortos-despiste-viatura-seguido-incendio-melgaco-2097520
Não sei se será pela alta segurança dos teslas que se refere a marca quando estes são envolvidos em acidentes e até incidentes.
@JL A mim o que me está a deixar pasmado é pessoal com pouca ou nenhuma experiência ao volante de carros potentes, talvez se devia aplicar aos carros o mesmo que as motas, só ao fim de algum tempo podes conduzir carros de maior potencia.
Certo, mas no caso das motas não existe qualquer verificação se a pessoa tem alguma experiência ou não.
existe sim, a idade, agora só poder conduzir mota com mais de 250CC acho que a partir dos 25, não tenho a certeza em relação a idade, no meu tempo eu tirei a carta de mota e carro no mesmo dia e podia logo conduzir a mota que quisesse logo aos 18 anos, hoje já não é assim.
Mas não diz que tem de andar na 250cc ou abaixo durante x anos.
Se a proibição de conduzir motas mais de 250 CC for até aos 25 anos, até completares os 25 é proibido
Não disse o contrário, o que disse é que não existe requisito de experiência, é apenas por idade e não é idade que dá experiência de condução.
Muitos já se arrependeram de comprar Teslas. Só problemas no carro!
E quantos os têm e se arrependeram de comprar a combustão ?
Isto é por causa daquele acidente que lerpou 4 adolescentes na zona de Tavira?
Parece que o carro não tem uma coisa básica que qualquer charuto tem.
Mas tem.
a melhor forma de fugir é pela janela
https://www.youtube.com/watch?v=XqqFiOYKmRo
Olá. Parece não haver razão nenhuma para zangas entre os leitores Pplware por causa deste assunto. A questão não se resume a isto? 1) Quem tiver medo de morrer queimado ou afogado dentro de um carro compra um com puxador manual/mecânico. 2) Quem não se importa com isso, ou considera que tem nervos de aço para executar rápida e corretamente o procedimento de abertura manual dentro de um carro a arder ou submerso compra um com abertura eletrónica. Cada um sabe de si… E a natureza depois vem e trata de aprimorar a espécie humana pelo método da seleção natural…
Venho aqui deixar a boa nova aos amantes de tesla. Já podem guiar os seus carros sem medo de ficarem presos dentro deles.
https://www.amazon.com/Emergency-Manual-Release-Extended-Emergencies/dp/B0DX62XZJG
Cordéis e autocolantes que podem salvar-lhes a vida!
Looool
Mas eles já têm cordéis nas portas traseiras.
Sim, tbm pode fazer um “dyd ” se for habilidoso. De resto tem q andar a chafurdar debaixo da alcatifa até encontrar o botão
Não é preciso, já lá estão de origem.
Não estão debaixo da alcatifa, estão debaixo do acento, na parte da frente.
E não é um botão, é um cabo.