Porsche Taycan bateu recorde da volta mais rápida de um elétrico na pista de Nürburgring
O mercado dos elétricos está ao rubro. Com cada vez mais propostas presentes, abrangem já a maioria das gamas e das classes que os consumidores procuram. Se até agora o foco está no mercado dos veículos de topo, esta vai ter uma nova presença.
É já no dia 4 de setembro que a Porsche vai por fim dar a conhecer o Taycan, o seu primeiro carro elétrico. Foi precisamente este carro que esteve há dias no circuito de Nürburgring, tendo batido o recorde da volta mais rápida de um veículo elétrico de 4 portas.
Um recorde importante para um carro elétrico
Apesar de não ser o foco principal dos veículos elétricos, os fabricantes têm optado por garantir desempenhos elevados. Este é o exemplo da Tesla e também da próxima fabricante a entrar neste campo, a Porsche.
O Taycan, a primeira proposta 100% elétrica do fabricante alemão, esteve recentemente num dos principais circuitos automóveis. O objetivo da marca era estabelecer a volta mais rápida do circuito, na categoria deste novo carro.
Taycan é o elétrico de 4 portas mais rápido de Nürburgring
O objetivo foi cumprido e o Porsche Taycan de pré-produção conseguiu cumprir a volta em apenas 7 minutos e 42 segundos. Este é o tempo mais rápido até agora registado por um veículo elétrico de 4 portas.
Este tempo ficou muito próximo do estabelecido por um veículo similar. O Panamera Turbo cumpriu os 20,6 km da pista em 7 minutos e 38 segundos. Ficou igualmente próximo de outros carros de produção, com motores de combustão e que são considerados muito rápidos.
Porsche esteve a competir sozinha pela prestação nesta pista
Apesar de ser inegavelmente uma excelente prestação, a verdade é que o novo recorde do Porsche Taycan tem falta de concorrência. Este é o segundo carro elétrico a atacar a pista de Nürburgring. Antes tinha sido o Nio EP9, que é de uma classe diferente. Este é por isso o primeiro carro desta classe a circular nesta pista.
Este resultado é sem dúvida uma excelente forma da Porsche promover o seu novo carro. Com mais de 600 cv, este elétrico irá ser uma proposta de elevado desempenho que procura conquistar parte do espaço de mercado que a Tesla já conseguiu para si.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Porsche
Neste artigo: carro, elétrico, Nürburgring, Porsche, Taycan
O título não está correcto.
No segundo parágrafo, está a explicação.
(Eléctrico… De 4 portas…)
Abraços
“[…] The track can get very difficult if you get within 20-30s of the car’s real Limit and this is where things get very hairy because all those very fast corners get very narrow. It’s ok to improve from 8:30 to 8:00. But from 8:00 to 7:45 it is a big step and most people will never achieve that level.
From what I know about the Model 3 Performance I have no idea how it behaves around the ring. It’s got great traction and massive torque but cornering speed is only average and the brakes poor at best. Furthermore I am not too confident about the car’s high speed stability.
I think a full lap within 8:20-8:30 would be very respectable for a car which has never been tested before on that track.
I am planning to take the Model 3P around the ring in track mode within the next weeks.[…]” in https://teslamotorsclub.com/tmc/threads/nordschleife-btg-lap-model-3-performance.148692/
Então o Top Speed não passa dos 259 km/h? :s
O Tesla Model 3 consegue chegar aos 260 km/h e não é um carro de corrida! Estranho…
Para que queres mais num carro eletrico? O gozo num carro destes é o arranque e a força e nao a velocidade de ponta. Duvido que queiras ir num eletrico a 250 constantes onde gastas imensa energia e arriscas multas e a vida como em qualquer outra situaçao a essa velocidade.
A Porsche criou um carro que possivelmente sobe ou descer uma serra bem bem mais rapido e estavel que qualquer Tesla que tem um sistema de travagem mediocre e uma estabilidade nada de especial. E isso sim é outro gozo. Em reta todos sao os maiores, ate podes ter um Fiat Uno todo alterado a andar em reta a uma velocidade louca, mas quando chegam curvas, subidas e descidas onde o chassis, sistema de travagem e também a força contam, acredita que nenhum Tesla é digno de ir para essas provas. Agora drag racings e andar em reta sem duvida que sao bons.
Espera por veres as marcas ditas normais a fazerem carros eletricos e verás como a Tesla desaparece. Ter carros de 60 mil euros como o Tesla 3 onde as forras dos pilares, tetos e portas são de qualidade tipo Dácia, diz muito de quanto vale o simbolo e qual a real qualidade do carro em si.
Exatamente, so a título de exemplo ja testaram o model S nesta pista com um tempo a rondar os 10minutos e as baterias sobreaqueceram (daí os 10minutos, o carro entra em “safe mode”) o model 3 performance anda na casa dos 8 min.
Tendo em conta que o taycan custa basicamente o mesmo que um model S este vai ser o primeiro beliscão na Tesla. Tudo depende do que fizerem com o novo model s
99.9% das pessoas com poder aquisitivo para um modelo S (ou este Porsche) não querem saber de Nürburgring ou corridas mas sim em fazer 300 km a alta velocidade na auto estrada e ter ainda boa autonomia/ bateria que aguenta muitos ciclos. Isso pode vir a Porsche, Audi, etc mas de momento nenhuma bate a Tesla. Quem já tem um modelo S, aí sim pondere para o fim de semana “para o estilo” comprar este Porsche.
Ainda que a dinâmica e interiores sejam Porsche, tudo o resto está a léguas da Tesla.
Além da dinâmica e dos interiores ,e já agora do aspecto exterior “para o estilo”, o que é tudo resto?
Não tem é muita velocidade de ponta e aceleração entre os 120 e os 220km/h…
De qualquer forma, boa evolução.
É bom, mas até um Megane RS, com tração frontal é mais rápido…