Plataforma P’la Reposição das SCUTs quer abolição de todas as portagens
Desde o passado dia 1 de janeiro de 2025 que as ex-SCUT deixaram de ter portagens. A abolição das portagens no interior e no Algarve engloba a A4, A13 e 13-1, A22, A23, A24, A25 e A28... mas ainda há pórticos a cobrar. A Plataforma P’la Reposição das SCUTs quer abolição de todas as portagens.
Plataforma P’la Reposição das SCUTs acusa Ascendi
A Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 acusa a concessionária Ascendi de cobrar portagens de forma ilegal em três pórticos localizados entre Esgueira e Albergaria, totalizando 0,90€ por trajeto. A organização relembra que a Lei n.º 37/2024, aprovada em agosto do ano passado, estabelece a eliminação de todas as portagens na A25 a partir de janeiro de 2025, abrangendo todo o trajeto da via, desde a Gafanha da Nazaré até Vilar Formoso. No site da ASCENDI, é esclarecido que se mantém o pagamento nos pórticos da A25 Esgueira-Aveiro Nascente, Estádio-Angeja e Angeja-Albergaria, incluídos na “Concessão Costa de Prata”, que inclui as A44, A29 e A17.
As ex-SCUT foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas. Em julho de 2021 foram aprovados descontos. Tais descontos, significavam uma quebra de cerca de 229,6 milhões de euros em receitas até dezembro de 2023. No entanto, mesmo assim, a receita com portagens aumentou.
Com a aprovação da Lei n.º 37/2024, de 7 de agosto, foram eliminadas taxas de portagens nos lanços e sublanços das autoestradas do Interior e em vias onde não existam alternativas que permitam um uso com qualidade e segurança, revogando o Decreto-Lei n.º 97/2023, de 17 de outubro.
Portugal dos amigos é assim
Boa noite A13 marateca Almeirim, continuo a pagar, é via verde é mencionado que A13 e A13 pinhal novo não é pago??
Creio que o que deixou de ser pago são a A13 e A13-1, na concessão Pinhal Interior, ou seja, entre Atalaia e Coimbra e entre Almalaguês e Condeixa.
Essa concessão é Brisa, portanto pago.
Apenas Condeixa – A23 não é pago.
não vale a pena retirar os pórticos, no próximo ano o governo já repõe as portagens, precisam do dinheiro para continuar a subsidiar os malandros que passam o dia a fazer biscates “ao negro” 🙁
precisamos é de dinheiro para “subsidiar” os políticos e os seus amigalhaços da banca, das empresas, etc, para fazer ppps ruinososas, swaps, etc. isso sim consome o dinheiro público-
tu não andas distraído, tens mas é um problema de caráter e cultural que te leva a defender os ricos e a alta corrupção (que de facto até pode não o ser porque há leis feitas à medida para acomodar todas essas manobras e quando não as há ninguém é condenado e preso porque faz parte do sistema de poder e compadrio) e a criticar os pobres e os seus biscates
resumindo, do teu comentário apenas posso retirar duas ilações: – todos neste país andam a roubar, excepto tu e eu; – és mais um biscateiro de esquerda que se esquece que os impostos são dinheiro dos contribuintes e que essas verbas deveriam ser maioritariamente gastas com quem desconta e não com que recebe subsidios porque anda nos biscates e nunca contribui.
A malta pensa que as coisas são “de borla”. Não pagam na portagem pagam nos impostos.
O que o utilizador paga na portagem diminui o valor que sai do orçamento de estado, isto é, parte é mantido pelo orç. de estado e outra parte pelo utilizador. Quando numa concessão deixa de pagar o utilizador então pagam todos os contribuintes.
Dito isto, que é factual, as pessoas no fundo estão a dividir o problema por todos – sejam ricos, pobres, principalmente que ganha menos porque não somos um país de ricos. É interessante ver como medidas populistas têm tanto “poder” eleitoralista – não fossem elas populistas por definição.
As portagens até podiam ser todas de borla mas depois quem paga? Todos – nos impostos. Não existem borlas e quem pensa assim são os mesmos que pensam que em abril “recebem” do estado no IRS (em vez de ver como devolução) e batem palmas quando se baixa a retensão na fonte e depois para o ano queixam-se quando fizerem o IRS e “receberem” menos ou até pagarem mais.
Enfim.. é o que temos. País de subsidio-dependentes (indivuais e empresas), malta que só quer borlas e o contribuinte que pague (seja directamente no IRS – e nem todos contribuem, ou indirectamente – e aqui é igual para ricos e pobres).
“principalmente que ganha menos porque não somos um país de ricos”
A tributação em Portugal de alguém de classe média baixa é igual à tributação de uma classe média alta, se não mesmo alta num outros país da União Europeia.
Quem pertence à classe baixa, normalmente não paga impostos sobre o rendimento.
Portanto, se tiveres noção da quantidade ridícula de impostos que uma pessoa de classe média em Portugal paga, se calhar percebias que os pobres não sei quem vão acabar por pagar as portagens.
De qualquer forma, a quantidade ridícula de impostos que pagamos penso ser mais do que suficiente para a manutenção das autoestradas.
Um carro a viajar de Lisboa para o Algarve (percurso de 2h30), não desgasta em 20 e tal euros a autoestrada…
A quantidade ridicula de impsotos é gasta numa quantidade ridicula de coisas, não apenas estradas.
Grande parte do orçamento de estado é para custos operacionais, com um grande peso em recursos humanos. O estado é muito grande e tem um peso enorme nas costas de todos os contribuintes e, por isso, a nossa carga fiscal tem de acompanhar.
Se não há coragem de cortar na despesa (e com isto perder algumas borlas) então só resta aumentar impostos. Como cortar desp+esa não dá votos, aumentam-se os impostos
O problema é que a maioria não compreende isto.
As portagens na Ponte 25 de Abril também eram para pagar a ponte e esta já está mais que paga e continuará…
achas mesmo que as SCUTs estão pagas?
Manutenção da infraestrutura e pessoal não conta?
E manter as concessões milionárias realizadas também não conta? Até porque foram feitas de forma a que rescindir implica um custo ainda maior para o contribuinte 😀
As portagens não são para pagar o produto. as portagens são para pagar a utilização do produto. é como um aluguer. O ALD, especificamente, é que veio transformar um aluguer longo em aquisição.
E a A28? Alguém me pode explicar porquê que as SCUTS,não foram abolidas na totalidade nesta via?
Discordo totalmente com a abolição das portagens. Vamos todos acabar por pagar em impostos os custos da manutenção da vias sendo utilizadores ou não. Concordo que deveriam ser dadas condições especiais a residentes em zonas mais “desfavorecidas” e sem alternativas (por exemplo isenção num determinado raio).
Gulosos! Querem deixar a conta para os contribuintes, em especial para os residentes das áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, bem como da faixa litoral de Viana do Castelo a Setúbal que para, além de pagarem portagens, pagam a quase totalidade dos impostos nacionais.