Petrolífera Exxon vai aumentar a produção de químicos pois o consumo de gasolina está a cair
Perante o crescimento dos carros elétricos e a queda na procura de gasolina, a ExxonMobil, uma das maiores e mais antigas petrolíferas do mundo, vai aumentar a produção de produtos químicos.
Concorde-se ou não, os elétricos estão a ganhar estrada, numa tendência forçosamente crescente. Este crescimento está a ser reconhecido até pelas grandes petrolíferas que, em vez de o negarem, estão a adaptar-se.
Caso disso é a ExxonMobil, herdeira da Standard Oil de John D. Rockefeller e uma das maiores e mais antigas empresas do setor. A gigante do petróleo está empenhada em diversificar as suas áreas de atuação, considerando os desafios ambientais e o incentivo constante para a transição para fontes de energia mais limpas.
Por reconhecer que a procura pela gasolina e o gasóleo está a diminuir, pela reentrada dos carros elétricos, a empresa americana, que é uma ávida defensora dos combustíveis fósseis, está a trabalhar na adaptação ao mercado.
Estamos a planear transferir alguma dessa produção de gasolina para destilados e matérias-primas químicas. Temos projetos que sabemos que vamos realizar para dar esses passos.
Partilhou o vice-presidente da Exxon, durante uma reunião de acionistas.
Além de adaptar as suas fábricas para produzir produtos a partir do petróleo bruto, como lubrificantes e matérias-primas para plásticos, a petrolífera vai também apostar no biodiesel.
Na perspetiva da empresa, esta é uma alternativa particularmente atrativa, uma vez que reconfigurar as refinarias existentes custa, segundo o vice-presidente da empresa, "cerca de metade do que construir uma nova fábrica".
Aliás, juntando o útil ao agradável, prevê-se que a procura de biodiesel, que é produzido a partir de óleo vegetal ou de gordura reciclada, quadruplique para nove milhões de barris por dia até 2050.
A Exxon planeia manter a aposta no gasóleo, utilizado principalmente nos transportes pesados. Estes que, na ótica da petrolífera, não estarão tão expostos à eletrificação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Então mas afinal o que está a cair? A oferta ou a procura?
Supostamente as duas, quando baixa a procura a oferta também baixa junto, como reacção
Ya, uns dizem q bc se consumiu tantos combustíveis rodoviarios como agora. Outros dizen que estão árrasca e não vendem loolooloool
Em Portugal está tão cara que parece que há falta de petróleo no mundo.
É o efeito saque.
Ou efeito cartel ?
Normalmente a oferta ajusta-se à procura.
Produzir mais do que se vende penso não fazer muito sentido.
Mas os gestores e malta dos negócios sabem melhor.
A qualidade do meio ambiente. Os carros elétricos vieram agravar a situação.
Acho muito bem que acabem com isso, os eletricos sao o futuro
Só que não. A poluição está a aumentar devido aos carros elétricos.
Então mas…… andam por ai alguns a dizer que os eléctricos precisam de geradores ? fiquei confuso.
Ja vi varios e ontem vi mais um.
https://www.instagram.com/reel/CwOqcvYIUxY/?igshid=M2MyMzgzODVlNw==
Mas esse é sempre o mesmo, e realmente fez bem o teatro.
Já agora esse gerador cá na Europa não funciona, ou seja, não carrega o carro.
2018 pediu o vídeo de volta…
É a Volvo é a Tesla, afinal o gerador a “gasoil” ainda faz falta.
“Aliás, juntando o útil ao agradável, prevê-se que a procura de biodiesel, que é produzido a partir de óleo vegetal ou de gordura reciclada”
Nada como substutuir area para produzir comida por area para produzir bio fuel…
Dados 2022
Aramco(90% Estado Saudita) : 535 B$ volume negócios , lucros antes de impostos 305 B$
Exxon: 413B$ / 77 B$
Se há falta de procura e excedentes de gasolina, então mais uma razão para igualar já a meio o ISP da gasolina e do gasóleo, de maneira a que o litro de gasolina custe na bomba uns cêntimos valentes abaixo do litro do gasóleo.
Concordo.
O gasóleo está sob pressão mas a gasolina não está, antes pelo contrário.
Acabaram de ajustar a receita do IVA com a esmola de 1 cent oara a gasolina e 2 cents para o gasóleo. Se a gasolina está mais cara,devia beneficiar mais desconto. Pelo menos 3cents para as contas ficarem mais ou menos certas.
Vai-te habituando porque estes preços são o novo normal…
Testaram o mercado o ano passado com preços a €2/L com a justificação da guerra na Ucrânia e continuaram a vender combustíveis como se fosse algo normal.
A partir desse ponto, o preço apesar de ter descido devido ao alívio da pressão internacional, era expetável que o preço voltasse a subir para esses valores.
Nem sei como qualificar a noticia, vindo de uma empresa que está à anos a mamar dinheiros dos clientes se realmente for verdade acham mesmo que eles vinham para a praça publica dizer isto?
É só mais uma desculpa para aumentar o preço e espremer mais um pouco, ainda esta semana a Inglaterra veio alargar o prazo para a venda de carros com motor a combustão.
E assim vai continuar a acontecer, infelizmente o VE ainda não são para todos.
Vamos ter atenção qual vai ser o impostos que os governos vão inventar para o VE para a substituição dos impostos que estão e vão perder com os VE, nomeadamente o ISV e o IUC.
Se acham que simplesmente os governos seja qual for o país vai abdicar de impostos ou são muito ingénuos ou muito distraídos.
Isto não é ser contra nada é apenas um alerta, venham lá os VE a preço decentes para um forreta como eu que acho que a compra de um carro é o pior negócio que se possa fazer. 🙂