PplWare Mobile

Petição contra o aumento do IUC conta com mais de 100 mil assinaturas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Imagem: Freepik

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Alves says:

    Até parece que quem tem um carro antigo é por opção.
    Vota PS, o Costa é mestre em dar com uma e tirar com duas…

    • Paulo Jaime says:

      Não é um dom exclusivo do Costa. Todos os seus antecessores o fizeram e os que vierem não terão como fazer diferente. Somos um País pobre de recursos, baixa produtividade, quem manda na batatinha são os EUA/E.U. e milagres não existem! Todos fazem engenharia financeira, mais ou menos expressiva de acordo com o PIB de cada país!

      • PorcoDoPunjab says:

        Paulo Jaime, nunca a carga fiscal esteve tão alta como agora.
        Isto não tem nada a ver com os outros.
        O PS está no governo há 8 anos e não faz mais nada a não ser aumentar a carga fiscal.
        Já só falta dizer que a culpa não é dele mas sim do Marquês de Pombal.
        Ah sim e os outros que vierem a seguir vão aumentar ainda mais.
        Isso acontece porque o país com esta gente acaba sempre na bancarrota.
        Mas o tuga gosta.
        Siga para bingo

        • Carlos Silva says:

          Concordo a 100%. O socialismo é a ruína de Portugal, mas infelizmente o povo continua anestesiado e a culpar os outros.

          • Dina Machado says:

            O socialismo salvaguarda o maior interesse do ser humano, que é manter-se vivo e de saúde. Os palermas é que acham que ter dinheiro é mais importante do que isso.

          • GM says:

            Dina, salvaguarda tanto o interesse do ser humano, que hoje (para não falar nos outros dias) uma série de urgências hospitalares estão encerradas. Tem sido ao cuidado do Partido Socialista, o tal que criou o SNS (o que é mentira), estas coisas têm vindo a acontecer, nomeadamente nestes últimos quase 8 anos (estamos quase no malfadado aniversário).

        • V says:

          Está a ser meiguinho. Nos últimos 30 anos quantos anos esteve o PS no Governo?

    • Fla says:

      Não deviam aumentar o IUC!!!. Neste momento uma percentagem muito pequena paga a maioria dos impostos e quem pouco paga não quer saber se é justo ou não e votam sempre no PS porque odeiam quem se esforça para ganhar mais um bocado. Más notícias para essa gente a classe média desapareceu e a classe alta está a ser confiscada e é preciso mais dinheiro!!!Agora vão ter de ir ao bolso da classe baixa. Mais uns anos e vamos ser todos classe baixa.

    • Peace says:

      Enquanto não se baixar a despesa, não se consegue baixar impostos. O que este governo tem feito é reduzir num lado e aumentar noutros para compensar a perda de receita e o aumento de despesa. O problema é o povo não perceber isso, ficam focados na redução anunciada, ao mesmo tempo que todos querem a sua parte da esmola. Não há milagres

      • Realista says:

        O que certas pessoas não percebem é que aumentando os impostos ao nível do que temos em Portugal asfixia totalmente as pessoas e a economia. Criar medidas que promovam o aumento da produtividade e da faturação das empresas, para que as mesmas invistam e aumentem ainda mais a sua faturação, aumentando assim, direta e indiretamente, as receitas fiscais, é a parte difícil. E isso sem estrangular as pessoas e as empresas. Mas como é difícil, ninguém do governo está para isso.
        E é o que não tem sido feito.
        O que tem sido feito é mais fácil é o que todos sabem fazer, que é o aumento de impostos que rebentam com tudo. Política de terra queimada.

    • Oh says:

      +1
      Enquanto andarmos nisto de PS PSD não chegamos a lado nenhum.

  2. PAULO PEDROSO says:

    é fazer uma formula pelos kwa dos eletricos, e os meninos dos 500 e 600cv começam a pagar 300 e 400€

    • Joao M says:

      Porque é que a solução é “eles contra nós?”
      Que tal apontar o dedo ao “inimigo” que é o governo em vez de se andar sempre a apontar outros para pagar?
      Por exemplo, porque não o “utilizador pagador”?
      Porque não diminuir a despesa?

      Mas não, o problema é a malta que tem carros eletricos..

      • MLopes says:

        porque o portuguesinho médio é invejoso e ignorante e prefere o mal dos outros ao bem comum. é capaz de se insurgir contra um rsi porque é fácil dizer baboseiras sobre isso mas nada dizer sobre clientelismo, ppps, swaps, lobby junto do legislador, não tributação ou tributação ridícula dos mais ricos (0,5% em vez de 20% da coleta total do IRS), etc.
        é o que temos…

        • GM says:

          Portanto, o bem comum são incentivos aos VE’s, isenção de IUC, carregamentos gratuitos (já não desde há algum tempo a esta parte). Boa.

        • B@rão Vermelho says:

          Não e estar contra ninguém nem desejar o mal aos outros, mas os governos de todo o mundo não vão perder receita, não nos podemos esquecer que o VE acaba com dois eu repito dois impostos, o ISV e o IUC, acham mesmo que há algum governos que vai acabar com a receita de impostos?
          Agora em nome do ambiente tudo vale para nos irem aos bolsos, vão ver que também em nome do ambiente vão arranjar forma de taxar e muito os VE, a melhor forma de prever o futuro é olhar ao passado
          Infelizmente é assim que funciona o estado quer seja em Portugal quer seja n em outro país qualquer.
          Eu tenho familiares imigrados pelos 4 cantos do mundo e as reclamações deles são iguais as nossas sem tirar nem por.

      • Carlos Silva says:

        Nem mais.
        Porque não cortam nas gorduras do Estado ?

      • RC says:

        Porque a diferença de riqueza entre alguem com um tesla e alguem sem ele é abismal….

        • Joao M says:

          Mas uma pessoa tem culpa de ter mais dinheiro? E nem todos os Eletricos são Teslas .. há EVs mais baratos e se for em segunda mão ainda mais baratos.
          Isto é uma coisa muito “engraçada” — uma pessoa não pode ter mais dinheiro neste país porque a malta cai na conversa dos “ricos contra pobres”. Somos um povinho muito infeliz …
          Um povo que quando vê alguém de “Tesla” diz — aquele gajo devia pagar mais impostos e ficar pobre como eu porque é imoral ter um Tesla; em vez de pensar que “um dia vou ter também um “Tesla” mas com esta carga de impsotos em cima não vai ser fácil”.

      • Mf3rRo says:

        Se tens dinheiro para andar com um electrico de 50.000 euros, porque é que eu tenho de pagar mais IUC que tu com um carro que vale 1.000€? Nós andamos com carros antigos porque não temos dinheiro para comprar os carissimos electricos, e porque sou eu a ter de pagar o imposto para andares a passear? Isto é quase igual à historia de bicicletas a andar na estrada sem imposto e seguros… Inimigo és tu, que só olhas para a tua barriga…

        • Joao M says:

          Espero que não aproveites nenhum incentivo na tua vida ^^. O dia que aproveitares lembra-te dessa frase: “o inimigo és tu, que só olhas para a tua barriga”. Isto é o chamado – pensar pequenino.
          O problema do IUC não são os EVs . O IUC vai subir porque o governo precisa de dinheiro para compensar marabalismos fiscais para a malta “bater palmas” ao governo. Enquanto a malta pensar que o “inimigo são os outros” a malta que nos governo vai continuar a fazer sempre o mesmo. A mitica “luta de classes” criada há séculos para distrair o povo; e o povinho cai sempre na mesma.

        • Anti-tudo says:

          Se tens dinheiro paga tu os iucs, deixem os pobres em paz

    • Alves says:

      Esse pensamento é que o Costa quer “distrair as pessoas colocando umas contra outras”.

      Isto é um assalto a carteira (mais um imposto) nada mais.

    • TugAzeiteiro says:

      Mas o que é que os 500 ou 600cv de um elétrico têm a ver com poluição?! Analisando as coisas de forma fria, o elétrico na sua condução não produz poluição, ao contrário dos a combustão. A produção de eletricidade é que não é feita de forma totalmente limpa (infelizmente para todos nós), tal como a produção/distribuição de combustível. No entanto o IUC é tablado em função das emissões do carro/moto, portanto, o que aumentou foi o valor da taxa… e acredite que irá aumentar mais, assim como as restrições de circulação em certas e determinadas cidades / vias de transito… tal como já acontece em várias cidades espalhadas pela Europa. E sim tenho um carro de 99 e também não me agrada o aumento, mas não se pode comparar alhos e bugalhos!

      • Carlos says:

        Tem. Mais potência, implica cablagem capaz de aguentar correntes maiores, logo de maior secção, logo mais cobre, logo mais extração mineira.
        Por outro lado, se tem mais potência, para manter autonomias de 600 Km (ou perto) terá de ter mais baterias… and guess what?! Mais extração mineira.

        Atenção que não estou contra elétricos. Não considero que sejam o futuro a médio prazo, mas são sem dúvida importantes numa transição e estarão presentes, quanto mais não seja como viaturas citadinas em que a estrutura permita carregar assim que se para em qualquer lugar… não nesta realidade em que cá, os moradores de cidades que realmente necessitam de melhorar a qualidade do ar, não têm garagem para carregar a preços decentes e, se uma grande parte se convertesse para elétricos, não haveriam postos de carregamento suficientes (na minha rua existe 1 posto de carregamento duplo e não existe um único prédio com garagem!)

        Mas uma coisa é certa: serão raros aqueles que aqui vêm comentar que necessitam mais de 200cv no seu dia-a-dia. Aliás… Talvez se tivessem apenas 90cv sobravam!

        • Carlos says:

          um EV usa 3x mais cobre que um ICE…
          Além de tudo o que é mau na mineração do cobre, o aumento da procura fará com que tudo o resto que use cobre fique mais caro: desde a eletronica de consumo até à maçã do supermercado (as instalações eletricas usam cobre em todo o lado…).

          • Realista says:

            Assim como os ICE que necessitam de Cobalto na produção de combustíveis, quando este material é necessário para a transição para a mobilidade elétrica…

            Desta forma usando o teu argumento os ICE deveriam pagar mais um imposto sobre os combustíveis.

          • Yamahia says:

            Não precisam, é imposto pelas normas anti poluição.
            De qq forma são quantidades irrisórias a comparativamente às exigidas pelas baterias.
            A exemplo do cobre com toda a envolvencia da ME.

          • Realista says:

            Só que gastar um bocadinho a multiplicar por muitos é muito…

            1 cêntimo é pouco, mas se tirares 1 cêntimo a toda a população portuguesa são 100 mil euros.

          • Yamahia says:

            Até surgirem os elektros não ouviam falar na desgraça que assola as populações apanhadas no meio da exploração desses minérios. E não ouviam por era uma actividade sustentável em linha com a demanda!
            1960 5 mil toneladas
            2018 122 mil toneladas
            Sobre o tema
            https://www.dw.com/pt-002/rdc-o-impacto-silencioso-da-explora%C3%A7%C3%A3o-de-cobalto/a-49405234

          • Realista says:

            Desde 1995 que o consumo de Cobalto na Republica Popular do Congo têm subido a um ritmo de 20% ao ano…

            Lá por teres as antenas voltadas para os veículos elétricos e acordaste agora para o problema isso não significa que eles tenham toda a responsabilidade, da mesma forma que os veículos a combustão também não pode ser responsabilizados.

          • Yamahia says:

            Em linha com a demanda por carros electricos.
            (apenas no Congo)
            “20.000 toneladas em 2016, poderia aumentar vinte vezes até 2030.”
            Ou seja 400.000 toneladas.

          • Realista says:

            Isso só confirma que o problema já existia… 🙂

          • Yamahia says:

            Nop, só começou a existir após o aparecimento da opção elektra.

          • Yamahia says:

            Nop, só começou a existir após o aparecimento da opção elektra.

        • Menino lindo says:

          Carlos, o que diz não faz sentido nenhum:

          – a maior potência num elétrico, entre 204cv ou 550cv, pouca diferença faz no consumo / tamanho da bateria / cabos. A questão é que quem quer 550cv não é para fazer viagens tranquilas e acaba por consumir mais por “carregar mais”, mas se vires os consumos a 120 kmh dum veiculo com 204cv e a versão mais potente, a diferença nas mesmas condições é pouca, é mais devido ao peso extra do segundo motor, meteram mais bateria e pneus mais largos. Se metessem a mesma bateria, pneus, etc no de 204cv, iria gastar tanto ou mais que o mais potente.

          – a maior “secção” comparando até com combustível é feita com materiais reutilizáveis (cobre) assim como os materiais da bateria; nos ICE a borracha e plásticos / vedantes, etc. ficam parte na combustão, parte nas ruas via desgaste e parte para “reciclar” (realidade: aterros, rios ou oceanos).

          – Os ICE enganam nos consumos porque a realidade é ser uns 25-50% mais do declarado. Nos elétricos também, mas são muito mais limpos, logo o acréscimo de eletricidade não corresponde ao mesmo em poluição.

          Agora, é querer o causador (governos) atirar a areia do A para B, como se não fosse ele o causador, é caso de arranjar bode expiatório…

          • Yamahia says:

            “Os ICE enganam nos consumos porque a realidade é ser uns 25-50% mais do declarado”
            Estás enganado menino.

        • Realista says:

          Quando não entendem, então criticam…

          Num EV a potência não é nada mais que um número para efeitos de poluição direta… posso colocar um motor de 700kWh (1000cv) que o nível de poluição vai ser o mesmo que colocar um de 45kWh (60cv) porque eles não emitem poluição diretamente. Se isso iria esgotar a minha bateria de 25kWh rapidamente: Sim, ia. Iria emitir mais por isso? Não.

          Portanto esse teu argumento de poluir mais está ao nível de eu querer colocar um imposto por cada componente de desgaste que um carro a combustão utiliza a mais que um elétrico. E se um carro elétrico os componentes podem ser reciclados, num carro a combustão não, como por exemplo o Cobalto usado na produção dos combustíveis.

          Já o Cobalto usado nas baterias pode ser reciclado, no entanto o Cobalto usado no fabrico de combustíveis é perdido… deve-se taxar os combustíveis por mais essa componente? Claro que não. Era ridículo, assim como seria taxar um EV por usar cablagem.

          Quererem aumentar o IUC dos veículos anteriores a 06/2007 está mal mas não é por causa dos EV’s que este problema existe.

          • sómaisum says:

            até pode ser…. quem compra EVs nao paga IUC. Menos receita. Entao vao buscar receita a outro lado.
            Faz sentido não faz?
            Agora, o IUC não é só pela poluição, mas sim manutenção das estradas. e um EV, é mais pesado, garantidamente, que o equivalente ICE. O que um paga por poluicao, o outro pagava por desgaste das vias. EVs não pagam IUC agora… Esperem, daqui a uns anos, tem de haver receita, começam a pagar.. a indignação é não pagarem agora e as razoes pelas quais não pagam.

          • Pois, Pois says:

            Nem IUC, nem ISV e muitos nem IVA, é o chamado anti robin dos bosques…

          • Realista says:

            Claro que os EV’s vão pagar IUC, só não pagam agora para incentivar a sua utilização uma vez que o seu preço de custo era largamente superior aos veículos a combustão – coisa que se está cada vez mais a alterar. E que tire o cavalinho da chuva quem acha que os EV’s não vão pagar IUC, porque vão, é só uma questão de saber quando vão pagar e não se devem ou não pagar.

            Para além disso a quantidade de EV’s comparada com a quantidade de carros anteriores a 06/2007 é muito menor. Só 1% dos carros em circulação são 100% elétricos enquanto que 25% dos automóveis em circulação são veículos anteriores a essa data. Portanto essa argumentação de perda de receitas não faz qualquer sentido e é de quem têm opinião e preconceito com os carros elétricos e mesmo quanto ao peso dos carros elétricos são apenas cerca de 30% de peso superiores aos de combustão, que cada vez estão mais pesados e cada vez maiores. Aliás circulam cada vez mais SUV’s pesadíssimos e ineficientes do que carros elétricos e não te vejo a solicitar um aumento de imposto por o carro ser um SUV, pois não?

            Basicamente o teu argumento só vai contra os carros elétricos porque, tens um preconceito contra eles…

          • Yamahia says:

            “Já o Cobalto usado nas baterias pode ser reciclado”
            Só goela. Ainda n vi nada.

          • Realista says:

            Agora, se me perguntas se é justo os veículos anteriores a 06/2007 pagarem mais IUC: NÃO! Não é nada justo, porque os veículos anteriores a essa data pagaram mais IA que os posteriores e para compensar criou-se essa exceção à regra.

            No entanto depois destes anos todos o governo vê aqui uma fonte de receitas e retira à população com poucos rendimentos e que possui carro mais antigo e/ou que gosta de ter um veículo secundário para os fins de semana – e decide tributa-los. No entanto dá a transparecer que é para financiar os veículos elétricos quando na verdade é para financiar as empresas a comprarem veículos a gasóleo pois decidiram reduzir a tributação autónoma dessas mesmas viaturas…

            Portanto, isto não é uma luta de veículos elétricos vs veículos a combustão mas sim entre governo e fontes de receita.

          • Realista says:

            https://www.polestar.com/pt/news/the-art-of-recycling-ev-batteries/

            “. Outra técnica normalmente utilizada para a extração de minerais é o tratamento térmico. Aqui a bateria é aquecida a 100-500 °C, o que resulta em muito poucas perdas de material e aumenta a extração de níquel, cobalto e magnésio.”

            E mesmo que só se recuperasse 1% do Cobalto usado nas baterias dos elétricos seria mais 100% do que se recupera do Cobalto proveniente dos combustíveis fosseis…

          • Yamahia says:

            @Realista, serio? Uma marca de carros? A passar ajax na imagem ?
            A realidade é bem dura. Das baterias só se aproveita o alumínio. Mais que isso não tem sido viavel, quer tecnicamente, quer comerciamente:
            Em entrevista ao portal alemão Automobilwoche, Zimmermann disse que a massa negra é composta por uma mistura de materiais, incluindo grafite, óxido de níquel, cobalto, lítio e metais pesados como chumbo e cádmio. Esses materiais são difíceis de separar, o que torna o processo de reciclagem caro e complexo. Além disso, a massa negra é tóxica, o que requer cuidados especiais para o seu manuseio e armazenamento.

            Zimmermann também apontou a falta de investimentos em infraestrutura de reciclagem como um obstáculo para o aproveitamento da massa negra. Ele disse que atualmente existem apenas algumas plantas de reciclagem de baterias no mundo, e que essas plantas são capazes de processar apenas uma pequena parte do volume de baterias em fim de vida.

            “A massa negra é uma fonte de matéria-prima valiosa, mas é inviável reciclá-la de forma economicamente viável no momento”, disse Zimmermann. “Precisamos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para encontrar novas tecnologias de reciclagem que sejam mais eficientes e menos tóxicas.”

            Em resumo:
            -A massa negra tem uma composição variável, dependendo do tipo de bateria e do método de reciclagem usado, o que dificulta a sua padronização e otimização.
            -A massa negra contém impurezas e contaminantes, como carbono, flúor, alumínio e ferro, que reduzem a qualidade e o valor dos metais recuperados.
            -A massa negra tem uma baixa concentração de lítio, cerca de 2%, o que torna o seu aproveitamento menos rentável do que a extração de novos recursos.
            -A massa negra requer processos hidrometalúrgicos para separar os metais, que envolvem o uso de solventes orgânicos, ácidos e bases, que podem ter impactos ambientais negativos.

            Especulação:
            -A massa negra está a ser dissimuladamente enterrada em aterros.
            -A massa negra está a ser descartada no mar, em contentores hermeticamente fechados dados como perda total por queda ao mar e reclamados como sinistros marítimos ao abrigo do ICC”B”.

            Em Teoria:
            – No entanto, existem projetos de investigação e desenvolvimento que visam melhorar as técnicas de reciclagem e valorização da massa negra, como o projeto LiBat2, financiado pela União Europeia. O objetivo deste projeto é desenvolver um processo inovador e integrado para recuperar lítio, cobalto e níquel da massa negra, com recurso a tecnologias verdes.

            Portanto está em estudo! E assim se há-de eternizar!

          • Realista says:

            A empresa opera em portugal:

            https://www.veolia.com/en/pollution/hazardous-waste/recycling-electric-car-batteries

            Aliás conforme podes ler é obrigatório que na produção de novas baterias de EV’s estas contenham:

            2031: 16% cobalto proveniente de fontes recicladas
            2036: 26% cobalto proveniente de fontes recicladas

            Quando à reciclagem a UE quer:

            2027: 90% do Cobalto seja reciclado
            2031: 95% do Cobalto seja reciclado.

            Mais, as baterias usadas têm sido umas verdadeiras corridas ao ouro para a reciclagem:

            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/dead-ev-batteries-turn-gold-with-us-incentives-2023-07-21/

            ‘LOSE NOTHING’

            The race is on to squeeze the best price out of that black mass.

            “The one who gets the highest yield at the lowest cost … will win this game,” said Bruno Thompson, CEO of Cambridge, England-based startup The Battery Recycling Company, which plans its first plant in 2024.

            Dallas, Texas-based Ecobat, which shreds batteries in Europe and the U.S. for recycling elsewhere, has improved its recovery process so around 70% of battery-cell lithium is available for recycling, said chief commercial officer Thea Soule.

            Eventually, Soule said, yields should reach levels close to 90% to 100%

          • Yamahia says:

            Lá está. Estão a reciclar zero.
            Em 2027 na UE e em 2031 nos USA logo se vê.
            Manda tudo vir da China. Não muito diferente do que já acontece

  3. Jota says:

    só gostava de saber porque continua a isanção para os motociclos de baixa cilindrada (até 125cc), se as mesmas também circulam nas estradas, e cada vez mais.

  4. Aves says:

    A petição é uma perfeita parvoíce que nasceu da estória que era pagar os descontos nas portagens. Lendo a notícia com olhos de ver:
    https ://eco.sapo.pt/2023/10/06/governo-prepara-aumento-do-iuc-para-compensar-reducao-das-portagens/

    Título – Governo prepara aumento do IUC para compensar redução das portagens
    Subtítulo – Descontos de 30% em seis ex-SCUT têm um impacto (…) que PODERÁ ser suportado com o aumento do imposto para carros anteriores a 2007. Os meios de comunicação social e blogues sabem que todas as notícias em que conste “poderá”, ou seja, que não há certeza, os leitores desconfiam (o mais certo é não ser assim), por isso desapareceu dos títulos. Mas, lendo com olhos de ver, não há certeza se o aumento do IUC é para aumentar o preço das portagens.
    Corpo da notícia – Nada de nada a fundamentar o título, e ainda arranjam forma de o contrariar: “Se o Governo avançar com o agravamento do IUC antigo, dos carros que são mais poluentes, está também a responder positivamente a uma reivindicação da Associação Portuguesa das Energia Renováveis (APREN). Resta saber se esta fiscalidade verde não contraria o princípio da justiça social uma vez que os proprietários dos carros mais antigos pertencem, por norma, às franjas da população com menores rendimentos.”
    Com o título e a última frase está armada a cantoria … para quem se deixa levar em cantigas. Acresce que, quem tem carros matriculados a partir de 01/07/2007 é capaz de considerar que, para os carros matriculados antes, o grande desconto no IUC durante 16 anos já chega, e os dos veículos elétricos acham pouca graça que lhes queiram acabar com a isenção.

  5. João Neves says:

    A isenção do CO2 faz sentido para os elétricos. A outra componente não. Deviam pagar como toda a gente! Ainda por cima motores de 500, 600, 1000 CV.

    • Menino lindo says:

      Enquanto a quantidade de VE for residual, faz todo o sentido promoverem a troca.

      Aliás, só mesmo a inveja para pensar que os VE devem pagar > à quantidade de ICEs com 15 – 25 ou mesmo 30 anos que andam nas ruas a deitar Kg de “fumo preto” (partículas, CO2, NOx, etc..), acho que até esses desaparecerem, há problemas muito maiores que meterem os VE que são os menos nocivos de todos a “pagar”.

      • PTO says:

        Não é o facto de não pagarem IUC que faz com que se vendam, mais EV’s. Qd os preços dos EV’s chegarem aos 20 mil euros (e com autonomias de jeito), então sim, começaras a ver a classe média e média baixa a trocar de carro. Até o preço baixar dessa forma dificilmente essa faixa da população poderá comprar EV’s.

      • Pijama says:

        promovem como? toma lá uma migalha para comprares um carro eletrico o resto paga tu, e não me importo, se vendes um rim ou se te endividas pro resto davida para arranjar o resto do dinheiro

  6. Sergio says:

    Eu assinei e nem é pelo aumento de 25€ que vou ter no meu IUC. Simplesmente a justificação é ridícula e a igualdade não é respeitada.

    • PorcoDoPunjab says:

      Sérgio, é melhor prestar atenção às coisas.
      O aumento será até 25 euros em 2024.
      Não diz em lado nenhum que pára por aí.
      Portanto, ano seguinte mais aumento e assim por diante e quando der por ela está a pagar IUC como se de um carro novo se tratasse.
      Leia com atenção os detalhes.
      O diabo está sempre nos detalhes….

      • Aves says:

        Não irá pagar como de um carro novo se tratasse, irá pagar mais – como se de um carro matriculado em 01/07/2007 se tratasse.
        Isto porque o CO2 que emitem há de ser muito próximo, e o correspondente valor da componente ambiental do IUC é maior do que no caso de um carro novo que emite menos CO2.
        Um dos carros que tenho foi matriculado não muito depois de 01/07/2007. Por que é que eu pago à volta de 200€ da componente ambiental e quem tem um carro igual matriculado antes não paga nada? É por ser mais pobre do que eu?
        A única coisa que está aqui em causa é a alteração do Imposto Automóvel em 2017. O IA era um valor significativo pago à cabeça. Para os veículos matriculados a seguir o IA baixou e o IUC aumentou, ou seja o valor à cabeça passou para os anos seguintes. Para compensar os quem tinham pago o IA à cabeça, antes de 01/07/2007, o IUC não aumentou, ao contrário dos novos .
        Mas os veículos matriculados antes de 01/07/2007 já estão a pagar muito menos IUC – há 16 anos.
        Se é cada um a puxar a brasa à sua sardinha – aumentem-lhes o IUC … e baixem o meu.

        • mikado says:

          Não tem nada a ver com CO2 é apenas para dar descontos aos que usam as Ex-scuts. Aumentam os antes de 01/07/2007 mas os elétricos continuam sem pagar nada. Se os elétricos usam a estrada também têm que pagar a sua manutenção.

          • Sergio says:

            ora nem mais

          • Aves says:

            Eu tenho um comentário, às 12:01, em moderação, a explicar que a relação entre a subida do IUC e a descida das portagens das ex-SCUT é uma falácia.
            Quando aos elétricos … não tenho.

          • MLopes says:

            não tem nada a ver com isso!
            a questão de os veículos anteriores a 1/7/2007 pagarem muitos menos imposto tem a ver com as regras do antigo imposto vs as regras do novo (iuc) sendo que legislador quis prever que as novas regras fossem apenas dessa data para a frente a lei 22-a/2007 de 29 de junho que aprovou o iuc entrou em vigor precisamente em 1 de julho de 2007. com isso pretendeu-se de algum modo não penalizar as espetativas, e o bolso, de quem já havia adquirido viatura antes da entrada em vigor da nova lei.
            a grande questão é que o portugesinho como sempre aproveitou para ir buscar ao estrangeiro sucata anterior à data de entrada em vigor da nova lei com motores de grande cilindrada e de gamas às quais nunca teria acesso se não fossem usados e se pagassem o iuc que pagavam os de 1 de julho de 2007 par a frente.
            assim assistimos por aí fora a muita gente montada em viaturas velhas e decrépitas com motores enormes e que pagariam muitas centenas de euros de iuc, 500, 600 e mais euros, caso não fossem anteriores à tal data de 1 de julho. muitos deles são os fumarentos que vemos cada vez mais pelas estradas fora (os outros são os das repros).
            honestamente não me incomoda nada que quem quer ter um carro de grande cilindrada (para o mercado português) e de uma gama muito, muito acima das suas posses se ele fosse novo pague por isso

        • PTO says:

          Pagas mais IUC nesse carro porque tiveste um desconto de 3000€ de imposto na sua compra, enquanto que os carros anteriores a Julho de 2007 pagaram esse imposto por inteiro.

          Agora divide 3000€ por 17 anos e vais ver que dá mais de 176€ por ano. Acrescenta a essas 176€ o valor do IUC anual que esses carros sempre pagaram até hoje e se calhar quem tem carro anterior a Julho de 2007 até já pagou mais que tu durante esses 17 anos do que tu pagaste com o teu carro de Julho de 2007.

          • Aves says:

            E porque não 2000€, que a dividir por 17 dá 118€. Em pago à volta de 200€ pela componente ambiental, por um carro um pouco mais recente que 2017 (01/07/2017), que os matriculados antes não pagam. A componente de cilindrada é igual, antes ou depois de 2017.
            É que ir-se buscar 3000€ e juntar “se calhar” não se tira conclusão nenhuma. Põe o link com a tabela do IA de 2006 (embora, do que me lembro, aquilo era uma confusão para se saber o valor).

          • ue says:

            Eu não fui inventar 3000€, eu PAGUEI 3000€ a mais em relação a quem comprou um carro exatamente igual ao meu depois de 1 de Julho de 2007.

            É que até Julho 2007 o Estado fazia dupla tributação a quem comprasse um automóvel, ou seja, aplicava o ISV e depois sobre esse imposto aplicava outro imposto, o IVA. A UE, cansada de aplicar multas por Portugal não cumprir a determinação de que isso era ilegal, cortou a direito e informou que enquanto isso não acabasse não vinham mais fundo para o país.

            Como tal o Estado português acabou com a dupla tributação, MAS, para não perder receita, criou o aumento no IUC para todas as viaturas compradas a partir de Julho de 2007. E argumentou que as viaturas anteriores a essa data não teriam qualquer agravamento no IUC porque essas tinham pago o valor resultante da dupla tributação.

            O Estado tem de ser uma entidade de boa-fé, o que neste momento não está a ser pois está a penalizar DUPLAMENTE as pessoas que compraram carro antes de Julho 2007.

            Duplamente porquê? Porque pagaram muito mais imposto na aquisição das suas viaturas, pagaram IUC todos os anos até hoje e agora querem que paguem tanto IUC como aqueles que usufruíram (e continuam a usufruir) do desconto na compra das suas viaturas após Julho de 2007.

      • Sergio says:

        como disse o dinheiro para mim não é problema, sempre paguei um IUC elevado, o cerne da questão aqui, é justificarem os aumentos ou isenções dos vários IUC’s de forma patética. Isentamos scuts, temos que ir buscar no iuc, isto cabe na cabeça de alguém?
        Vamos incentivar o abate? vamos isentar os eletricos?

        Mas no final de contas quem é que prejudica mais o ambiente? eu com o mesmo carro há 16 anos, ou alguem que em 16 anos ja trocou de carro 4 vezes?
        Isto é um verdadeiro hino ao consumismo maquilhado com benefícios ambientais.

        Incentive-se há mudança de combustão para elétricos mas com pés e cabeça, tendo em conta as desigualdades sociais.. não é acentuá-las

        • Aves says:

          O aumento do IUC nada em a ver com a redução das portagens. Explico isso num comentário das 12:01.

          • PorcoDoPunjab says:

            Aves, vai uma aposta que essas portagens que vão ter desconto, muito em breve esse desconto vai desaparecer?
            Vai-se o desconto e fica o IUC.
            Com papas e bolos se enganam os tolos…

          • Pois, Pois says:

            Achas tu, tens provas?

          • PTO says:

            Tu explicas mas é apenas a tua opinião, nada mais. Se queres ser anjinho, força, é a tua opção. Eu cá não acredito em coincidências no que diz respeito aos governos darem com uma mão e tirarem com outra.

  7. Bruno says:

    IUC gratis = incentivo para electrificar a frota, temos de olhar para o futuro, nao ficar presos no passado. a malta antes de 2007 para alem de ter um carro a poluir mais tem um carro que gasta mais combustivel e so da despesa nas revisoes.

    • Berto says:

      Mas queres-me ajudar a comprar um carro recente?

      • Realista says:

        Não faltam ZOEs a preços decentes.

        • Entusiasta says:

          Sim claro! Vou já comprar um ZOE para a minha família e para o meu trabalho entre cidades diferentes! Há cada um…

          • Realista says:

            Portanto tens um veículo que custou muito mais que um ZOE, mas queixas-te que os VE não prestam…

            O que tu queres é conversa.

        • mykos says:

          O que é um preço decente? Abaixo de 20000€? 10000€?

          As pessoas têm condições para carregar um EV ou vão andar com extensões nas janelas dos prédios?

          Não me parece que seja a prejudicar quem já não tem capacidade para mudar de carro, retirando ainda mais capacidade, que se vá conseguir renovar a frota.

          • Realista says:

            Um preço decente é um preço equivalente ao mercado dos usados.

            Comparar valores é relativo para ti €500 pode ser pouco como para outra pessoa pode ser muito. Assim quando se refere preço decente é comparativamente aos modelos semelhantes.

    • jhvs says:

      E tu certamente financias carro recente pra essa malta… deves pensar que quem tem carro velho é porque gosta.. é um prazer do caraças ter um carro velho.. se me ofereceres um elétrico eu largo o meu velhinho.. sê homem e chega-te á frente

      • Menino lindo says:

        Olha olha, queres ver que o moço:
        – tem que te ajudar a arranjar um emprego melhor?
        – pensar por ti em quem hás-de votar ou até sugerires aos governos para melhorar o país e a fiscalidade?
        – pensar por ti para abrires um negocio ou fazeres investimentos ou seres inovador?

        Em suma, a malta que se esforça e luta por uma vida melhor -na tua (e de muitos) teoria- tem que andar a puxar a carroça para o resto… queres ver? E isto não tem haver com universidades porque MUITOS dos maiores negócios do mundo foram fundados por pessoas com muito pouca escolarização. Basta verem cantores e desportistas que não dão uma para a caixa e ganham 100x (alguns 1000x) mais que todos os cientistas e doutorados…

    • Vitor Afonso says:

      Despesa essa das revisões que vai também para o Estado através de mais impostos. Os VE ao circularem nas estradas também não as danificam? Então também devem contribuir com algum imposto!

    • mikado says:

      Vais pagar um elétrico a todos que têm carros anterior a 01/07/2007 certo?

    • Manuel says:

      Ehehe ainda se vai em cantigas…

      //24.sapo.pt/atualidade/artigos/oe2024-iuc-pode-render-ao-estado-mais-do-dobro-do-que-o-corte-nas-portagens

    • ue says:

      Poluir mais? Achas mesmo?

      O meu Toyota Abril de 2006 emite 126gr/CO2 por km e faz uma média de 5,2L/100.

      Carros atuais:
      Fiat Tipo Hybrid : 119gr/CO2 – 5,3L/100
      VW Golf gasoleo: 131gr/CO2 – 5,8L/100
      Ford Fiesta mild Hybrid: 150gr/CO2 – 6,6L/100
      Peugeot 308 gasoleo: 131gr/CO2 – 5,0L/100
      Citroen C4 gasoleo: 129gr/CO2 – 4,9L/100
      ……..
      etc, etc, etc.

  8. José Calquinhas says:

    as tv que passem sobre a petição nos jornais nacionais

  9. NjsS says:

    Subir o IUC para os veículos mais antigos num contexto de combate à poluição faz sentido, mas só se o aumento for compensado com uma descida efetiva dos impostos na aquisição veículos mais recentes com menos emissões novos ou usados e descida efetiva do IUC para todos ou veículos menos poluentes.
    Como está, é só mesmo mais uma aberração do costa&lda

    • Aves says:

      Atualmente, para os veículos matriculados a partir de 01/01/2007, o IUC, além da componente de cilindrada (do mesmo valor dos matriculados antes) inclui a componente (emissão de CO2) – a mais pe$ada. Em gr por km NEDC: até 120: 65,15€, de 121 a 180: 97,63€, 181 a 250: 212,04€; mais de 250: 363,25€
      Estas coisas não são só do costa&lda, há muita gente a olhar para elas.

  10. sodepassagem says:

    IUC é mais um imposto estúpido para assaltar os bolsos dos portugueses… nem deveria de existir!

  11. r41m31 says:

    Desde 2008 que todos os veículos até 2007 pagavam um IUC baixo comparado ao veículo a partir de 2008. Ou seja o mesmo veículo, com matrícula de 31-12-2007 pagava muito menos que o mesmo veículo com matrícula de 01-01-2008. Onde estava a justiça nisto? tiveram até agora o benefício de poupar muito dinheiro. Além disso o aumento vai ser faseado para ficar em igualdade com os outros veículos por isso vão continuar a pagar menos até lá.

    • Pois, Pois says:

      Quando não se sabe o que se diz o melhor é estar calado e ir pesquisar primeiro… vai ler… e já agora, a data que mudou as regras é 01/07/20007 e não 31/12/2007

      • r41m31 says:

        Certo, mas também não sabes muito porque nessa data só mudou a cat. B, as restantes foram no final do ano, daí a confusão….

        • Pois, Pois says:

          Mas o que interessam as outras categorias, quando o que estamos a falar é de veículos ligeiros de passageiros e de utilização mista com peso bruto não superior a 2.500kg (categoria A)? Queres virar a conversa para os comerciais pesados, é isso?

          • Pois não says:

            Não, estamos a falar de cat B, mas deixa lá que nunca te enganas

          • Pois, Pois says:

            Vai ver melhor, os ligeiros matriculados até 30/06/2007 são categoria A do IUC… que eu saiba são desses que aqui se fala, por isso tu é que nunca te enganas…

    • qwerty says:

      Falso. O IUC é mais baixo para veículos matriculados até 30/06/2007. A partir de 01/07/2007 o IUC tem em conta a cilindrada, CO2, o factor de multiplicação do ano e outras taxas… O meu carro é de 10/2007 e pago IUC bem mais elevado que quem comprou 4 meses antes

      • Realista says:

        Mas quem comprou o carro 4 meses antes pagou muito mais Imposto Automóvel que tu…
        Aliás a exceção foi criada precisamente para compensar aqueles que apagaram mais IA.

    • Orelhas says:

      Só demonstra que não sabes do que falas.
      a alteração à lei foi a partir de 1 de julho de 2007
      e o IUC aumentou, não foi por vontade de alguém. O governo eliminou o imposto “I.A.” nos veículos novos, de forma a baixar o preço de venda destes, e para compensar, diluiu esse imposto no IUC.
      Aplicar o mesmo IUC dos veículos pós 2007 aos pré 2007, é o mesmo que os pré 2007 pagar 2 vezes o mesmo imposto!! (além de todas as outras injustiças)
      estou mesmo a ver o agricultor a ir com um elétrico novo para meio da lama dar agua às vacas!
      pessoal com uns jipezitos a pagar uns 50€ e “agora” a ter que levar com contas de 700€ e alguns casos 900€

      • Aves says:

        Já estiveram 16 anos a pagar muito menos IUC, já compensou terem pago o IA à cabeça. Os matriculados depois de 01/07/2007 também não pagam IUC só até ao valor do IA que havia em 2007.
        Pelo que estive a ver, m jipezito que emita mais de 250 gr de CO2 por km, progressivamente, irá pagar à volta de 480€, o máximo. O mesmo que os matriculados a partir de 01/07/2007. Como é que chegaste aos 700€ e 900€?

        • Orelhas says:

          terrano II 3.0 – 629€
          cherokee 3.1 – 776€
          e por aí fora, só sabes pesquisar o que te interessa?

          pegando na tua logica do já compensou… então os novos é que deviam baixar imposto, não é discriminar o pobre e obriga-lo a criar dividas às quais não vai ter capacidade para pagar
          e falo no meu caso, tenho um carro de 2003, está pago e despesa anual para o manter a rondar os 300€ (iuc, inspeção, revisão) com a nova lei, só de IUC vai pagar 629€
          gostava de comprar um tesla? sim; divida de 40 mil € ? não
          não precisa ser tesla? ok… um simples corsa então, só custa a partir de 34 mil !!! resumindo, somos a próxima Venezuela … socialismo a fazer das suas!

          • Aves says:

            E por que é que quem tiver um esses carros com matrícula depois de 01/07/2007 pagam os 629€ e 776€ e os anteriores pagaram os 50€ durante 16 anos? Agora os pobres são os que têm carros matriculados antes de 01/07/2007 e os ricos são os têm carros matriculados depois?
            Mas é uma boa ideia, para os matriculados antes de 01/07/2007 o IUC aumenta agora 25€ (pelo menos no caso dos ligeiros). Quando o valor se aproximar do que atualmente pagam os matriculados depois de 01/07/2007, o IUC fica por esse valor – igual para todos e baixando o IUC dos matriculados depois de 01/07/2007.

          • Realista says:

            O pessoal não anda com esses jipes a tempo inteiro…

        • ue says:

          Dos 3000€ que paguei a mais pelo meu carro de 2006, divido-os pelos 17 anos que passaram e dá-me mais de 176€ por ano, acrescidos das taxas de IUC anuais que também paguei nesses 17 anos.

          Diz-me lá então onde é que estou a ser compensado.

          • Yamahia says:

            Pagaste 200 e tal paus ao ano (a maioria adiantados)e agora vais pagar novamente.
            Chama-se extorsão.
            Quem paga adiantado é sp mal servido.

          • PTO says:

            Exatamente!

            Paguei tanto ou mais que alguns que compraram carro depois de 1 de Julho de 2007.

            Isto não é mais que um imposto regressivo para taparem o buraco financeiro que criam com a manobra eleitoralista de reduzirem as portagens em 30%.

            Para uns milhares de cinderelas andarem a passear nas AE’s mais barato metem 2 milhões de pessoas a pagar mais IUC de uma maneira absolutamente absurda.

            No meu caso o aumento no IUC vai chegar aos 707% em relação ao que paguei este ano. Completamente obsceno.

      • Snaitas says:

        Eliminou o IA mas criou o ISV que ainda por cima paga IVA!

    • Yamahia says:

      @er41m31, ate Jul de 2007 um 1600 a gasolina pagava mais 3000€ de ISV que o mesmo carro vendido em agosto de 2007.
      O que aconteceu foi que o executivo da época, perante as poucas vendas de carros novos. resolveu reduzir uma boa parte do ISVe em compensação passou a debita-lo sob a forma de pequenas prestações anuais sob a figura do IUC.
      Portanto estão a entrar novamente no campo da dupla tributação, onde o estado português é useiro e vezeiro, tendo inclusive já sido condenado por esse tipo de praticas.

      • PTO says:

        Não foi essa a razão da mudança.

        A razão da mudança foi que a UE, já farta de multar Portugal por não terminar com a dupla tributação de impostos na compra de um carro novo, deu um ultimato ao governo português de que não enviava mais fundos para Portugal enquanto isso não fosse mudado. E claro que o governo mudou logo o sistema e substituiu o antigo Imposto Municipal Sobre Veículos pelo IUC.

      • IUCQUISTÃO says:

        não foi esse o motivo, já deram resposta. Entretanto em 16 anos (e considerando que o dito aumento tem um limite de 25€/ano até atingir o valor máximo), achas que pouparam(ão) esses 3000€ pago a mais de IA nos iucs? Se sim, então não estarão em pé de igualdade com quem comprou veículo logo a seguir à entrada da lei e continuam a pagar?

    • ue says:

      Se soubesses onde estava a justiça isso significava que saberias a razão para essa diferença, mas como és ignorante não sabes o motivo e depois fazes comentários imbecis como este que acabaste de fazer.

  12. Leandro says:

    Permita-me discordar em parte com este comentário. Primeiro porque os carros elétricos também poluem (como estou certo que sabe). Depois nem todos os carros anteriores a 2007 apresentam uma despesa elevada. Pessoalmente tenho um e só me tem dado despesas nas manutenções (óleos e filtros) que todos os carros mais recentes (com excepção dos elétricos) também têm e a custos superiores.

    Por outro lado, creio que neste momento estamos a criar as condições para que os veículos elétricos sejam uma opção para uma elevada percentagem de pessoas. Mas claramente não para todos porque a infraestrutura elétrica atual não suportaria tal. E a energia elétrica não é gerada do nada e nem conseguimos tirar toda a energia que precisamos (com o que temos atualmente) através das energias renováveis. Concordo com preservar o planeta da melhor forma mas serão estes aumentos a fomentar isso? Já no combustível pagamos uma elevadíssima percentagem de impostos por causa da poluição… Honestamente não vejo que estas medidas sejam para nada a não ser o incentivo à compra de forma a manter a máquina capitalista. Não é só o plástico que polui o mundo. Certamente que o abate de veículos também o fará. Alguns destes que poderiam bem estar ainda a ser usados.

    O que ainda mais me preocupa é que muitas pessoas têm estes carros porque não têm capacidade para pagar (e sabemos bem os custos dos veículos atualmente) um novo ou até mesmo um mais recente. Não estaremos a agravar a situação económica destas pessoas? Obrigá-los provavelmente a adquirir um carro de valor mais elevado, com mais custos de seguros, e talvez até recorrendo a créditos automóveis (que digamos que não são nada baratos). Nem toda a gente conseguirá certamente “investir” em passivos destes.

  13. PorcoDoPunjab says:

    Orçamento à PS … Por cada 10 que perco aqui vou buscar 30 acoli.
    E o mais engraçado é que a tugalhada nem se apercebe do esquema.
    Este povo é o sonho de qualquer político incompetente e corrupto.
    Fossem todos como eu e estava tudo preso, para não dizer coisa pior…

    • Aves says:

      Do que tens escrito, os portugueses já tinham era todos ido borda fora e vinham chineses. E o governo era formado por chineses e por ti. Acalma-te, Portugal já cada anda há uns séculos 😉

      • PorcoDoPunjab says:

        Aves, não vinham Chineses não.
        E os que iam borda fora é os que estão aqui a fazer porcaria e não são de cá.
        E são tantos….
        E o governo não seria formado por mim, e muito menos por Chineses, porque não tenho muita paciência para ouvir inúteis a chatear-me.

        Portugal já cá anda há uns séculos mas era gente de outra cepa.
        Gente dessa não há mais.
        Foi chão que deu uvas.
        Se os portugueses de 1400 fossem os de agora nem o caminho marítimo para a Trafaria seriamos capazes de encontrar.

        Este país em poucos anos será ainda pior do que é hoje, o que, diga se de passagem, é notável, é um feito.

        Tenho dito, desde ha alguns anos, neste mesmo site, que Portugal irá sempre descer, até chegar a último dos últimos.
        O tempo e a realidade mostraram quem tem razão…
        Se estou contente em ter razão? Não, não estou.
        Infelizmente apenas me limito a olhar para os números e contexto e facilmente se chega à conclusão que o futuro do país é mais do mesmo…impostos da Noruega e serviços do Burkina Fasso.

        • Yamahia says:

          “Se os portugueses de 1400 fossem os de agora nem o caminho marítimo para a Trafaria seriamos capazes de encontrar.”
          looolool

          “impostos da Noruega e serviços do Burkina Fasso.”
          De facto.
          Bem visto!

    • Carlos Silva says:

      Nem mais, a maioria socialista, continua a iludir o povo e a fazer malabarismos, para se manterem agarrados ao poder.
      Ao fim de 8 anos de desgovernação xuxalista, não fizeram mais nada para além de aumentarem impostos.
      Isto está muito pior que no tempo da Troika.
      O povo anda anestesiado!

  14. Trolha says:

    Num pais perfeito a receita anual to IUC deveria ser aplicado directamente na manutenção das estradas nacionais (públicas). Tal como algumas taxas camarárias que são usadas apra manutenção das infraestruturas do respectivo municipio. Mas como estamos permanentemente em défice não faz qulaquer diferença de onde o dinheiro vem…

    • Aves says:

      O IUC é, praticamente, um imposto municipal, tal como o IMI. A receita do IUC dos ligeiros e motociclos é entregue na totalidade aos municípios (o Estado e as região Autónomas ficam com uma parte, nos veículos mais pesados).

      • Fla says:

        Sim e depois ? Ele é usado só para as estradas ? Essa parte é que podias dar provas que é assim.

      • PorcoDoPunjab says:

        Aves, acabei de receber uma SMS a dizer que tenho uma vacina de COVID e Gripe reservada para mim.
        Agarrem-me que eu vou-me a eles…

        Se a quiser, é sua. Tem duas, a sua e a minha.
        Protecção a duplicar, nada de facilitiemos…

        Até dizem que posso fazer a marcação na farmácia.
        São tão meus amigos….

        • Aves says:

          A vacinação nas farmácias foi uma boa medida. A quem for(em) recomendada(s) a(s) vacina(s) e que quiser vai lá, quem não quiser não vai.
          Já vi casos como o teu. Nada, rigorosamente nada que um governo/administração pública faça está bem feito. Olha, vai para a China …

          • GM says:

            Não é “um governo/administração pública”. É este (des)Governo.

          • PorcoDoPunjab says:

            Aves, não tem nada a ver com administração pública, que diga-se de passagem é um nojo em Portugal e na China ainda é pior, por incrível que possa parecer.

            Essa vacina do Apocalipse Covidix não me agrada nada.
            Prefiro não a usar…
            Mas isto cada um sabe de si, claro.

  15. Contador says:

    Desde quando é que algum governo quis saber de alguma petição? Podem-me dizer? A impressão que tenho é que pensar durante 1 min que o governo irá recuar só por causa de uma petição parece-me absurdo. Se é apenas para mostrar descontentamento, ok. De resto é apenas uma miragem.

  16. Alexandre says:

    Vá… Paguem e não bufem…

  17. Tute says:

    O problema não é o aumento do IUC e de outro impostos indiretos!
    O real problema é a falta de reformas estruturais e não cortarem na despesa do estado, pelo contrário.

  18. Elkido says:

    Vocês gostam de cabrito…. aguentem

  19. Júlio Martins says:

    futurologia: vi na bola de cristal que o camarada ditador sr. costa, vai rir-se desta petição, vai prometer que nada se vai alterar (logo, os lorpas vão acreditar no messias vindo do distante oriente) e depois vai fazer pagar todos na mesma 🙁

  20. Anti-tudo says:

    Vou já assinar, estes riquinhos não vão levar a melhor…

  21. AJ says:

    Que perca de tempo

  22. Cunha says:

    E se fizerem uma petição contra o IRS, ainda vão ter mais assinaturas, todos querem tudo desde que não se pague, imaginem os patrões fazerem uma petição para não pagar ordenados?

    • PorcoDoPunjab says:

      Cunha, eu com os impostos enormes que pago, só queria médico de família.
      Ou se necessitar de uma consulta, que seja marcada para antes de 2500.
      Se necessitar de um exame que seja passado ainda este século.

      Acha que é pedir muito?
      Se calhar é melhor não pagar nada, assim como assim não se recebe nada…

  23. Vitor claudino says:

    Estou completamente em desacordo com ese aumento já não pago nada pouco de iuc e depois se pudesse ter um carro mais novo não ia manter o que tenho porque infelizmente mal ganho para pagar renda e as outras despesas necessárias por vezes depois de pagar todas as despesas quase não chega para comer para não dizer que não chega mesmo quanto mais ainda estar a pagar uma prestação de um carro semi novo que ainda ficava a pagar mais de prestação que de renda de casa

  24. Fusion says:

    Quem tem carros de 2000 para baixo não é porque quer poluir o ambiente, tem esses carros porque têm poucas possibilidades económicas, daí não fazerem a troca. Se funciona e está pago, então não mexe.

    O problema é: Se essas pessoas não têm possibilidade de comprar um veículo mais moderno, como vão pagar agora este imposto? Uma coisa é se fosse do género 5 €, mas há carros que passaram de 80€ para 290€, é um absurdo.

    Querem promover o elétrico? Ótimo, retirem o IVA dos mesmos e todos os impostos.

    Aos antigos? Proporcionem planos concretos e viáveis de apoio à troca.

    Agora taxar assim à maluca é de doidos. Ainda para mais para baixar as portagens nas SCUTS, não faz sentido nenhum.

  25. Dá-se com uma mão, tira-se com as duas! says:

    É uma tristeza que um governo dito socialista, não consiga ser mais imaginativo de forma a não sobrecarregar ainda mais com impostos indirectos os que menos ganham e mais precisam de poupar. Não há certamente muitos que não preferissem “trocar” o velhinho carro por um novo em folha, mas se não o fazem é porque não o podem fazer. Já o governo, cansou-se dos velhinhos eléctricos os “leaf” que usava e trocou-os por novos e mais luxuosos eléctricos mas desta vez alemães e bem mais caros, talvez com medo do novo IUC a sobrecarregar carros mais antigos. Que importa que se corte no IRS sobre os salários se no fim se fica sempre com menos? Já repararam que apesar dos altos ordenados mínimos do Luxemburgo por lá os combustíveis são mais baratos que por cá? Esta é uma medida encapotada do governo para tirar o carro a muitos reformados e a muitas pessoas de ordenados baixos que se iam remediando com o velhinho carro e aliviar o trânsito. Para já não falar no descontentamento da classe médica, cujas políticas do actual governo estão a ter um enorme sucesso no desvio dos médicos do SNS para o Privado, desmantelando assim o SNS e promovendo fortemente a Saúde Privada. Já os bancos fazem tudo para tirar o dinheiro em numerário das ruas e passarmos todos aos pagamentos digitais para poderem assim cobrarem mais taxas e taxinhas por via dos pagamentos ATM’s e afins. Eu sou totalmente a favor do ambiente mas se o própria APA (governo) aprova medidas de desflorestação (Lousã, Alentejo para parques eólicos, tendo outras opções sem impacto ambiental, etc) é uma falsa questão aumentar o IUC pelo ambiente. Infelizmente nem tudo é para todos e cada vez mais se promove a desigualdade de direitos. Não faltará muito para que só alguns de estratos mais elevados possam ter automóvel…ou saúde ou quem sabe talvez até respirar sem ser taxado por isso.

  26. PorcoDoPunjab says:

    O fixe nisto tudo é que com este imposto o PS vai atingir a sua enorme base eleitoral, que são os mais velhotes.
    O que já me ri com isto… É mesmo bem feito.

  27. joaquim santos says:

    Em 2025 as bicicletas e os triciclos das crianças tbm vão pagar IUC

  28. Lukas says:

    Após estarem debaixo da ponte, agora é passar a andar a pé! Futuramente sem instrução e sem saúde

  29. Infinity says:

    Na hora de votar é sair do sofa

  30. Ricardo says:

    Infelizmente, estes socialistas, que o são só de nome (pois as políticas são sempre contra o cidadão comum, que é remediado, nem rico e quase um sem abrigo), e neste capítulo (carga fiscal automóvel), a fama e proveito já vem de longe: foi o Guterres, quando primeiro-ministro, resolveu descer o imposto automóvel ao Rolls Royce em 1000 contos (5000 euros), aumentando os Fiats Unos, Puntos, Fords Fiestas e similares, em mais de cinco contos (25 euros), fazendo a chamada engenharia financeira, em que os pobres…financiam os ricos !

    Tal situação, este governo igualmente socialista (no nome, está claro!) pretende que aconteça o mesmo, pondo os desgraçados (financeiramente falando !), a pagar por todos aqueles que podem despender milhares de euros, num carro elétrico, que não são assim tão ecológicos, como se pensa (porque é que a tecnologia dos carros a hidrogénio, não segue em frente ?)

    Basta ver, o que se pretende fazer na Serra da Argemela (Paul e Barco, no concelho do Fundão, assim como noutros locais de Portugal, para extracção do lítio), para concluir que afinal existe pouca ecologia, nesses veículos.

    E não existe em Portugal,quem faça a reciclagem dessas baterias elétricas.

    No entanto, o governo como bom lacaio dos interesses estrangeiros, em Portugal, permite a venda em território nacional, desses veículos, sem garantir que esses mesmo fabricantes, promovem as reciclagem dessas baterias.

    Fosse Portugal a exportar carros elétricos, e apesar de toda a basófia, face
    à liberdade de circulação de bens, na União Europeia, e lá vinha essa obrigação, condição para que pudesse vender veículos elétricos, noutros mercados.

    Mas aqui o pensamento, ainda é muito africano: virem cá buscar a matéria prima (lítio, quase ao preço da chuva, em dia de dilúvio !), e deixar as mais-valias, para os outros !

  31. LUISSM says:

    O IUC assim como o seguro deveriam ser considerados em função dos quilómetros percorridos e registados aquando da inspeção obrigatória. O impacto no ambiente assim como o desgaste provocado nas vias de comunicação ocorre em função dos quilómetros percorridos. Uma viatura a gasolina com CO2 elevado que não saiu da garagem o ano todo poluiu menos do que um EV que tenha rodado 100 000 Km. E nem é necessário considerar o CO2 libertado na produção da energia consumida, basta os resíduos libertados pelos pneus.

  32. M.ENTRADAS says:

    Sou contra aumento do IUC.
    Eu tenho uma viatura com 24 anos,em k gastei 2 ou 3 vezes mais, por não ter dinheiro para outra mais recente.

  33. Luís Silva says:

    Vivemos num mundo governado por parasitas. São os sábios que só fazem merda neste mundo, instalando vírus, pondo o mundo em guerras, são os que mais poluem( diversas maneiras, industrias construção de armamento etc, etc) são os Sr poderosos e ricos deste mundo que vivem com tudo que destroi o planeta, viajam nos melhores carros altas cilindradas, do nossos trabalho e descontos. Enquanto melhões de pessoas tentão sobreviver com baixos salários e pequenas refórmas, essas pessoas tentão chegar ao fim do mês com os impostos e resto das contas pagas. Niguém gosta de viajar num carro velho, não havendo dinheiro para carros novos. Mas que tem carros abaixo 2007 paga os impostos, tendo os seus carros a circular dentro das normas, obrigados.

    • Miguel says:

      Tantos comentários e este é um dos poucos assertivos. A maioria discute pormenores e alguns ainda suportam os governos de alguma forma, como se estivesse lá outro fosse diferente.
      Quando o povo acorda? Quando é que luta pela sua soberania e seriedade?

      A petição longe de ser perfeita, mas é melhor do que apenas comer e calar. Deveria ser uma exigência, ou então um aviso vinculativo ao governo!! Porque o povo é soberano, e lá porque receberam cerca de 2 milhões de votos, não lhes dá o direito imporem medidas que nem constavam no programa deles.

  34. Carlos Fernandes says:

    Esta medida é uma guerra declarada á classe operária, que não tem dinheiro para comprar carro elétrico e quando o comprar é em segunda mão, depois não tem dinheiro para comprar baterias. Vamos lutar contra, Vamos tirar esta cambada do Parlamente. Vamos votar em BRANCO. porque são todos iguais.

    • Rui Castro says:

      Em branco também não serve o pais. A “profissão” de político que sabe de tudo, mas na realidade não sabe nada e é fala barato, em que tudo lhes é permitido e facilitado, é que tem acabar e convertida em algo verdadeiramente exigente e difícil e assim a escumalha dada a facilitismos foge logo e deixa o lugar para quem realmente é competente e capaz de governar o pais.
      Nas campanhas para as eleições é só beijinhos e abraços a esses “gajos” parece que quanto mais me lixas mais gosto de ti. Nas campanhas eles deviam ser confrontados , envergonhados e em vez de um beijinhos era uns sopapos e encontrões a sério, perdiam logo vontade de passear a custa dos portugueses.

  35. Rui Castro says:

    Só é pena que em época de eleições e no momento de exercer o direito de voto tão apelado e pedido, muita gente ande com amnésia ou outra doença que afecte a memória ou até o mesmo cerebro e continue a contribuir para a eleição destes artistas e outros para governar este lindo pais, que mais parece que está entregue aos bichos incompetentes na sua maioria. Da mesma maneira que aumentar impostos para tapar buracos não é governar, dar e criar subsídios a torto e a direito também não o é…acabem lá com isso resolvam verdadeiramente os problemas de fundo.
    É preciso é gente competente para governar/ gerir o pais e experiência e provas dadas, na políticos de meia tigela e gestores de cunhas que só o são de nome e por também beneficiaram de uma para dizerem o ser.

  36. Rui Castro says:

    Fora do período de eleições o povo é corajoso e sabe bem criticar e distinguir o correcto do incorrecto, mas durante as eleições são todos uns cobardes, anda tudo caladinho e outros iludidos pela festa de promessas das campanhas.

    • Carlos Silva says:

      Nem mais, o povinho esquece-se rapidamente dos malabaristas que nos tem desgovernado, rapidamente se esqueceram do Sócrates em que o Costa era o seu nº 2…

      https ://www.dn.pt/dossiers/economia/orcamento-de-estado-2011/noticias/iva-aumenta-para-23-cortes-ate-10-nos-salarios-da-funcao-publica-1674386.html

  37. Luís Silva says:

    Nos poucos anos que tenho vivido neste mundo, não vou falar no que se passa no mundo, mas sim o nosso Portugal. Quatro a cinco milhões talvés mais talvés menos, são pessoas que lutam por viverem
    uma vida digna com algum respeito mesmo com sacrificios e dificuldades. Essas pessoas têm veiculos abaixo 2007, com as suas vistoria, pagam todos seus impostos, metem os veiculos nas oficinas para suas revisões, para poderem andar sem problemas, dando 70% a 80% de trabalho ás oficinas. Agora pergunto eu, estes milhões de pessoas que votaram nestes governantes dando-lhe o poder de governar com maioria, são estes governantes que o povo confiou, deu a sua confiança. Fazem nos voltar ao tempo de Salazar que deixava o povo morrer á fome, para encher os cofres do estado e criar as suas milícias. Como quem não se lembra do Robin dos Bosques, que defendia o povo daqueles Reis, que retiravam a comida que os pobres estavam para comer, deixandos a passar fome, para no castelo poderem fazerem festas e terem as mesas fártas até estragarem, enquanto outros não tinham que comer. Estamos no céclo 21, pergunto-me o partido socialista virou e ressucitou Salazar para os incinar a governar, eu sei que passamos momentos dificeis neste mundo, mas atenção, á outras maneiras para recuperar dinheiros perdidos, não sacrifiquem os mesmos, outros também têm que fazer sacrifícios.

  38. jose rego says:

    o nosso governo não pode castigar o povo que trabalha e ganha para comer e pagar as contas para viver agora temos que pagar o que eles pedem para pagar esto e uma estupides .sega e sega

  39. Pois, Pois says:

    A Alemanha já acordou para a igualdade:

    https ://www.razaoautomovel.com/noticias/mercado-queda-vendas-eletricos-alemanha-setembro-2023/

    • Yamahia says:

      Agora só para empresas.
      Para o ano há maia com os cortes a chegarem a tb particulares .
      Portugal é diferente. É um pais rico ao contrário da Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.