Portugal: Inteligência Artificial vai fiscalizar falsos recibos verdes
Os recibos verdes são os documentos que o trabalhador independente tem de emitir para provar que foi pago por executar um trabalho. Mas em Portugal há também fraude nesta área e em breve vai avançar a fiscalização inteligente, com o recurso à Inteligência Artificial.
Fiscalização inteligente vai permitir detetar situações irregulares
Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho e Segurança Social, referiu numa entrevista à Renascença que não se pode esperar que 500 inspetores do Trabalho visitem todas as empresas do país, e quer apostar na "fiscalização inteligente". Esta irá permitir detetar situações irregulares no mercado de trabalho de forma "mais eficiente".
Pela primeira vez, fizemos uma ação de cruzamento de dados entre a Segurança Social e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Isto é uma nova forma de detetar fenómenos de uma forma inteligente e muito mais eficaz. Não podemos estar à espera que 500 inspetores vão verificar todos os locais de trabalho do país para detetar situações.
A ministra referiu que a IA já é usada e já foi realizada uma primeira ação:
Num primeiro momento foram identificados cerca de 350 mil trabalhadores em 80 mil empresas cujo prazo que estava identificado na base de dados da Segurança Social ultrapassava o limite dos limites dos prazos legais.
Segundo foi revelado na entrevista, até final do ano será feita uma ação semelhante para detetar falsos recibos verdes. Ana Mendes Godinho revelou também que neste momento há 650 mil trabalhadores estrangeiros a descontar para a Segurança Social, o que representa 10% dos descontos.
Segundo foi referido, as empresas nesta situação já foram notificadas com o objetivo de resolver estes problemas. Atualmente a ACT está a verificar se todas as situações irregulares estão já corrigidas.
O que querem dizer com “falsos recibos verdes”?
Basicamente trabalhadores que têm na prática trabalham na empresa durante vários anos mas continuam a passar recibos verdes como prestador de serviços em vez de ter um contrato de trabalho.
Supostos trabalhadores independentes que na prática são funcionários da empresa.
Pergunta ao estado que ele explica o que são falsos recibos verdes já que é o maior empregador em Portugal a ter funcionários a falsos recibos verdes.
Por aqui já vamos em 14 anos…e até o Prevpap conseguiram “endrominar”.
É uma vergonha este país
Resta saber.
E por isso sera que as empresas vao dispensar os falsos recibos verdes?
Provavelmente.
Ou entao … passa de “falso recibo verde” para “falso outsourcing”.
O Ze apenas muda de vespeiro
Calma, que esta inteligência artificial tirou o curso nas novas oportunidades do PS de Sócrates e portanto a única coisa que deve apanhar são correntes de ar…
Ponham-na tambem a fiscalizar os politicos, sempre deve ser mais independente que os tribunais…
Notícia do Estado (maior empregador de falsos recibos verdes) para fazer de conta que está preocupado com o problema.
Quero ver quando a IA descobrir que também está a falsos recibos verdes lol
Não me admirava nada.
acho que sim.. vamos dar todo o apoio á inteligência artificial.. voto ate na substituição da assembleia da republica por uma unidade de inteligência artificial. ficaríamos pelo menos com uma inteligência naquele espaço
Ordinarice é o que é, quando o próprio estado é o maior empregador neste tipo de situações.
O problema é que a IA vai ignorar as entidades públicas, pois se fosse divulgado seria o caos total. Que mentecaptos é o que são a maioria dos políticos.
Não fugir do assunto trabalhador português e outros que aqui chegam são tratado igual burro de carga escravo a cá não tem lei que defende o trabalhador por isso jovem vai embora pra outro país, principalmente nas empresas de mercado mulher carrega carga pesado, lar de idoso não contrata pra trabalhar fica 1 pessoa a fazer serviço de cozinha daí cuida do idosos dei limpar paredes e a spa q sobrecarga só pra 1 pessoa também olha tem q ver
Segundo o padrão de certos comentários o que “acabava” mesmo com a corrupção é votar à direita, deixava-se de falar de corrupção, curiosamente os criminosos ficavam ainda mais porcos endinheirados! Vota IL
Numa notícia sobre Inteligência Artificial e e Recibos Verdes, conseguistes vir para aqui falar de corrupção e da IL…… já ficamos a saber a tua oriente ção de voto… Não é IL e muito menos direita.
Comento apenas como existe entre os comentários gente que quer normalizar a corrupção e o crime, são contra AI para combater o crime, contra radares, contra qualquer noção que as coisas têm que mudar, até negam as alterações climáticas que é um crime contra a Humanidade e gerações futuras.
As pessoas que têm muitas certezas são aqueles que sempre cometeram os maiores crimes.
Tu pareces ter muitas certezas.
Só há uma religião fanática que promete controlar o clima em decimas de grau: A politica.
Enganaste redondamente acerca do meu perfil mas há coisas que sabemos a ciência vai-nos dando algumas luzes é por que que me guio e não é questão de decimas é mesmo de ultrapassar o ponto de não retorno e mortes e sofrimento.
Hoje em dia chamam IA a tudo …
Será se essa IA também vai verificar as empresas que passam falsos “reembolsos” de desepsas com o objetivo de aumentar o ordenado liquido do empregado e não pagar imposto sobre isso?
Ponham a IA a combater a corrupção no Governo, Obras Públicas, Economia Paralela, ProtecçãoCivil, Justiça, Saúde e Municipios, em meia dúzia de anos Portugal fica rico.
E a dívida pública paga !:))
…, derrapagens orçamentais, por exemplo no hospital militar.
.. incluindo os falsos recibos verdes que trabalham para o estado?
Isto é gozar com quem trabalha …
Mas devia tambem identificar mentirosos e traidores politicos porque assim estavamos livres dos ladrões que temos em Portugal promentem muito mas são uns mentirosos de carreira.
PARA QUANDO; Inteligência Artificial vai fiscalizar OS POLITICOS DESUNESTOS