Peritos estão muito preocupados com a segurança da pick-up Tesla Cybertruck
Há uma frase que parece resumir tudo "desgraçado de qualquer carro ou peão que se atravesse no caminho da Cybertruck". Aliás, é o próprio Musk que diz "If you're ever in an argument with another car, you will win". Os especialistas temem que a aparência distinta da Tesla Cybertruck possa trazer consequências mortais para os seus passageiros, peões e outros carros na estrada que tenham a infelicidade de cruzar o seu caminho.
Um "carro de guerra" nas estradas civis
Os especialistas de facto temem que o novo elétrico de Musk seja um carro perigoso. Apesar do CEO da Tesla dizer que esta pick-up será "mais segura por quilómetro que as outras pick-ups", nunca nenhuma outra empresa colocou no uso corrente um veículo com este tipo de características
O vídeo dos testes de colisão com o veículo foi amplamente examinado depois de ser mostrado numa transmissão ao vivo oficial do evento de entrega do Cybertruck na semana passada.
#Cybertruck crash test pic.twitter.com/QnQbyJjPfq
— AI DRIVR (@AIDRIVR) November 30, 2023
Uma vez que apenas um número limitado de imagens foi partilhado com o público, sem dados que o acompanhassem, não há muito que possa ser deduzido neste momento. Mas, independentemente do que os especialistas de "bancada" possam estar a dizer online, os verdadeiros especialistas já estão bastante preocupados com o que viram até agora.
Referem que o exterior em aço inoxidável da Cybertruck, um material pouco ortodoxo para utilizar na carroçaria de um automóvel devido ao seu peso e rigidez - para não falar dos desafios de fabrico - aumenta o perigo de colisões, especialmente com peões. E imagine-se: não só o carro é feito do mesmo material que uma faca de cozinha, como também tem as arestas afiadas de uma.
O grande problema é que, se a pele do veículo for muito rígida, utilizando aço inoxidável espesso, quando as pessoas baterem com a cabeça no veículo, isso causará mais danos.
Disse Adrian Lund, antigo presidente do Instituto de Seguros para a Segurança Rodoviária (IIHS), à Reuters.
Não há zonas de deformação?
Um dos detalhes que chamou à atenção foi a aparente falta de zonas de deformação na Cybertruck. Estas são áreas de um carro concebidas para absorver o impacto de uma colisão através da deformação. O aço inoxidável rígido parece ser um material pouco adequado para amassar, o que significa que os ocupantes estão potencialmente menos protegidos contra a força total de um impacto.
Isto também pode ser uma má notícia para os outros carros na estrada. Se a Cybertruck não se deformar o suficiente numa colisão, irá embater noutros veículos como uma marreta sobre rodas.
Se nos envolvermos num acidente com outro veículo que tenha uma zona de deformação e o nosso carro for mais rígido, o outro carro irá esmagar-se, já que o nosso é rígido.
Disse à Reuters David Friedman, antigo diretor interino da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário.
Samer Hamdar, professor de segurança automóvel na Universidade George Washington, fez eco dos receios quanto às zonas de deformação da Cybertruck, mas alertou para o facto de poderem existir outras características no automóvel para compensar que ainda não vimos.
Pode haver a possibilidade de um mecanismo de absorção de choques que limite o facto de a zona de deformação ser limitada.
Disse Hamdar à Reuters.
A Tesla terá seguramente pensado nisso e os próximos tempos irão responder a muitas dúvidas que a apresentação da pick-up ainda não respondeu.
Espero que o mercado europeu seja mais inteligente e não permita a circulação desta aberração. Mas… o tio Sam é poderoso.
Com tanta aberração por aí, porque não mais uma?
Mas, aberração porquê?
Fogo, é preciso explicar?
É.
Qual é o problema?
Claro que isto não vem para a europa, primeiro porque nem vai ser aprovado segundo porque nem a tesla quer ter o trabalho de trazer isto para a europa o mercado europeu não é de pick ups
São vários os peritos que apostam que a CT não vai passar nos testes NCAP
Também diziam o mesmo do model 3
Os motivos são completamente diferentes, mas estejam descansados que a própria Tesla diz que o carro não vai ser vendido fora d9s EUA
E os testes NCAP decidem se um automóvel vai ou não ser comercializado?
E os vídeos das cyber trucks a incendiar-se sem motivo quando começam?
Onde estão esses vídeos?
91º post sobre o Cybertruck “and counting”.
Diz a Reuters no artigo do link do post:
“A Tesla não disse se venderá Cybertrucks na Europa, mas o seu engenheiro-chefe este mês disse à publicação automobilística TopGear que as regras de segurança da UE destinadas a proteger os peões, limitando as protuberâncias externas, podem tornar difícil vender na UE.
“Esperamos que a Tesla não traga este veículo para a Europa. Um veículo desse tamanho, potência e enorme peso será letal para peões e ciclistas numa colisão”, disse o Conselho Europeu de Segurança dos Transportes, com sede em Bruxelas, num comunicado.
Hope so, EU please make sure, this 3 tonne monster stays in mad America. Thanks.
Já tenho o model S e vou adquirir esta com toda a certeza, dê por o de der. Já há muito que espero… Vai-me dar um gozo imenso, depois não pagar nada de impostos, nem IUC nem taxas de nada… Bem bom!
UHAU!!!
Eu pelo contrário já tenho um 718 GTS 4.0 e agora vou comprar um 992 a gasolina. A mim pelo gozo que me dão não me importo de pagar todos e mais alguns impostos taxas e tudo. Bem bom!
São carros para andar de vez em quando, por isso é que dão gozo.
No entanto para circular todos os dias é complicado.
Criação tipicamente americana na senda do imperialismo americano! Pensam que são os donos disto tudo, aluados, mania balofa americana das grandezas! Só pode ter sido criado por um louco e excêntrico e só pode ser comprado por loucos americanos! Imperialismo! A verdade é esta: ninguém precisa deste mamarracho elétrico para nada. Não tem utilidade! Se os elétricos são para isto é bem melhor optarem por fabricar carros normais a combustão! Mas em vez de se focar na melhoria essencial dos elétricos andam com estas grandezas inúteis!
https://youtu.be/Clc0fY0MRS8?si=-FkX3M7Gg2cIv1_V
Tanto disparate e complexo de inferioridade o seu! Só compra quem quer, é reflexo da uma sociedade dinâmica, incentiva e criativa, que comete erros, mas também os corrige. Quer dizer mal dos outros, mas se não fossem os outros, andava a a pé, no fim de contas, bem ou mal, foram os americanos quem democratizaram o automóvel que antes era só para alguns, já por cá pouco ou nada se faz, além de “ensinarem os bolsos de alguns” e o que se faz é para elites mafiosas.
Estava-me claramente a referir à mania de grandeza, ao excesso inútil, à estupidez americana! Os grandes inventos dos EUA, incluindo a energia, o nuclear, etc., vieram dos europeus! Os europeus têm de longe os melhores carros e os menos poluentes. Os americanos é só banheirada em tudo, até nos corpos tão obesos quanto as ideias! São tão bons, tão bons mas não põem os pés em Marte e nada fazem para cuidar da terra!
Os americanos com mania das grandezas, e os europeus não… ?!
Eu cá se for ao livros de história só vejo opulência dos europeus (da aqueles que tinham poder económico para tal) .
Pois, os carros americanos são tão bons tão bons, que não se vê outra coisa nas estradas europeias. Ah não espera, afinal nem os americanos gostam dos carros americanos, preferem Mercedes, BMW’s e Toyota’s (salvam-se os Teslas)…
Podem esperar sentados a Tesla não tem na sua estrategia por a Cybertruck à venda na Europa.
Por vários motivos:
1º o peso dependente da configuração pode passar das 3.5 Toneladas, para isso é preciso uma carta de pesados. A categoria B não chega
2º os ângulos rectos, não oferecem proteção aos pedestres, o que vai contra as regras Europeias
3º não tem zonas de deflexão no impacto, ou seja a Cybertruck é como uma marreta para os outros e para o condutor, mais uma vez contras as regras Europeias.
Podemos não ter a Cybertruck mas pelo menos estamos mais seguros nas estrados que os Americanos
É o que faz falta neste país é um blindado a circular nas ruas!
Há muita gentinha que se estica na estrada, já tinha não travado a fundo duas ou 3 vezes este ano se tivesse um cybertruck!
O hummer também pode circular nas ruas
Não se preocupem, á Europa não chega nos próximos 5 anos, pelo menos, a lista de encomendas já vai em 2 milhões, e ainda não começou a ser comercializada fora da América, mas pelo menos na Australia já está confirmada. E de certeza que no Medio Oriente também vai fazer furor
ok mas o Hummer não parece uma folha de aluminio com rodas como o CT…
Mas parece um tijolo… vai dar ao mesmo.
Sério, a aparência?
Antes de mais tretas desses ditos peritos! Impressionante que nem usam o mesmo tipo de teste para a comparação… Para quem quer saber a verdadeira comparação que o veja aqui
https://youtu.be/9ll2_BDZpI4?si=8g8stQqF9vdZmNKc
Isto são a dor de cotovelo, quando morrem dezenas se milhar todos anos nas estradas americanas e europeias. Há soluções para todas as questões levantadas. Bastará o teimoso do Musk querer. Uma coisa é certa, outris automóveis têm tudo isdo e as pessoas continuam a morrer nas estradas, hoje acabei de ler morreram duas pessoas. A minha mãe, que não ia a conduzir, e um casal amigo, foram vítimas de um acidente contra um TIR, digam então por que razão estes veículos andam na estrada? Não têm nada para proteger quem tem um choque contra eles! Só se lembraram agora disto?
Tu só utilizas falácias! Claro que há acidentes e sempre morreram pessoas na estrada, não vamos fazer nada? Se há acidentes podemos por nas estradas todo o tipo de carros perigosos, se há atropelamentos não resulta baixar a velocidade máxima dentro das localidades?, é isso? Ou não será mais correto tentar melhorar a situação e fazer com que elas se evitem?
Já tinha pensado nisso …aquelas arestas são perigossissimas para peões , depois pelo vídeo acima num choque frontal , não parece haver deformação que absorva a energia cinética ….sendo assim os desgraçados que lá viajam é que vão apanhar com o impacto…..veremos o que isto vai dar
Quem tiver de dar o aval à circulação deste veículo na União Europeia não pode ir pelas modas mas sim pelos factos, testes, etc porque em caso de acidente, mortes, terão de existir todos os trâmites legais. Não estou a ver alguém sentado se um seu familiar próximo perca a vida por algum carro, seja ele qual fôr, que não cumpra as normas.
Além do perigo resultante de choque direto com a carroça do Musk, há ainda o perigo de causar ataques cardíacos a quem o vê pela primeira vez, considerando ser das coisas mais feias que já vi em termos de design automóvel.