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Peões não podem “atravessar na passadeira sem parar antes”?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Verdade da Justiça says:

    Conheço 3 casos em que o pião “atropelou” o carro na passegeira, amolgando a lateral trazeira e portas deles por atravessar a passadeira em sprint. A seguradora de imediato atribuiu culpa aos automóveis pagando os danos aos piões. As leis só servem para quem podem.

    Fora os acidentes em que mesmo provando o sucedido as seguradoras põe o esquema de 50/50 para poder aumentar o valor de seguro aos dois automoveis…

  2. Diogo Folgado says:

    Percebe-se a mensagem, mas levando as palavras à letra não está escrito que se tem que parar – iniciar a travessia não pressupõe (re)iniciar a marcha, indica que não se pode começar a passar a estrada sem que os intervenientes estejam alinhados na intenção de ambas as partes, passar a estrada e ceder a passagem. A lei (o excerto que apresentam) não diz que há um “STOP” para passar a estrada, a interpretação é algo abusiva, não excluindo essa possibilidade, não a obriga.

  3. JR says:

    A questão é que muitos condutores só têm noção da passadeira quando vem um peão à frente 🙂

  4. David Guerreiro says:

    Com a quantidade de condutores sem civismo, quem não para antes de atravessar é maluco ou tem desejo de morrer. É que mesmo parando, eles passam por cima das pessoas quanto mais sem parar. Há condutores que simplesmente ignoram os peões e continuam a marcha, e passam por cima das pessoas se as mesmas não se desviarem. E isto não é problema de falta de conhecimentos de código da estrada, mas sim de civismo e respeito.

    • pirotas says:

      E todos os peões que conhecemos são uns santos e só atravessam a passadeira despois de se certificarem que não colocam ninguém m em risco, incluindo os próprios… Nenhum se manda para a passadeira sem se certificar de que não vai levar com 1000kg a 50km/h em cima…

    • MJSantos says:

      Vá a Campo D’Ourique e veja a forma vergonhosa como os peões se comportam. Atravessam em qualquer sitio, seja passadeira ou não e não olham.

  5. Nokiti says:

    É verdade, hoje em dia até falam alto e gesticulam, quando se mandam para a estrada de qualquer maneira e ainda não vão a meio ficam ofendidos se os que circulam no sentido contrário não pararam ainda. A falta de civismo e educação existente entre condutores e peões é enorme.

  6. Joao Ptt says:

    Os veículo têm de parar no STOP, é uma contra ordenação muito grave não o fazerem ( http://www.ansr.pt/Contraordenacoes/Classificacao/Pages/Muito-Graves.aspx ) e raramente vejo alguém parar… só se vem lá alguém, ou estão a fazer alguma coisa dentro do veículo e dá jeito ter o STOP como desculpa para parar.

    Mas sim, antigamente ensinavam as crianças que era para parar e olhar 3 vezes para cada lado antes de começar a atravessar e depois era para estar sempre a olhar para ambos os lados enquanto se atravessava não fosse aparecer alguém, a pessoa conseguir avaliar a situação e tomasse a medida que fosse menos incomodativa para o senhor(a) condutor(a).

  7. Há cada gajo says:

    Só é preciso bom senso, mais nada, coisa que infelizmente é cada vez mais escassa. Quem vive nas grandes cidades sabe por exemplo o perigo que são para todos os zombies dos telemóveis que se atiram para as passadeiras ignorando tudo.

    • Grunho says:

      O bom senso não substitui regras. E pela regra, se o peão é atropelado na passadeira, em princípio a culpa é do condutor. Só se ficar provado que o peão atravessou a correr, sem dar tempo a perceber-se que queria atravessar, ou fez um movimento imprevisto de último milésimo é que pode haver culpas repartidas, porque se há peão na proximidade até para isso o condutor tem de estar preparado. Culpa exclusiva do peão é que nunca há se houver passadeira.

  8. Castro says:

    “Face à informação, confirma-se que os peões não podem (ou não devem) “atravessar na passadeira sem parar antes”.”
    confirma-se!? Parece que faltam condicionantes extra nessa afirmação
    A obrigação é que a pessoa se certifique que pode atravessar em segurança… há muitas situações em que a pessoa consegue se certificar que o pode fazer sem ter que parar primeiro. Será que as pessoas só conseguem usar os olhos quando estão paradas, será que todas as passadeiras têm carros constantemente a passar?

  9. rafa says:

    a catrefada de cavalgaduras que atravessam sem olhar, parecem os burros com as palas à frente dos olhos

  10. TheRealTruth says:

    Para quem é condutor sabe muito bem independentemente seja também peão ou não.
    Quantas vezes eu ia a conduzir e vejo pessoas a andar na rua de costas e de repente viram logo para o lado da passadeira e só olham quando já estão atravessar?

    Muitos sustos e ainda reclamam. Para as pessoas que não possuem carta de condução deixo uma dicas essencias e assim evitam ser atropelados por culpa própria.

    1. Antes de atravessar parar em frente a passadeira até o condutor parar ou imobilizar o veiculo ou sinalizar com a mão que se pode passar em segurança.
    2. Ao atravessar não atravessar a confiança e de preferência estar a olhar para o telemóvel na fé de “eu sou peão e eles é que DEVEM RESPEITAR” sim é verdade. Mas não há paragens instantâneas, e os travões e a chuva as vezes não ajuda

    TL;DR: Os peões andam na rua de costas para o carro e quando vão atravessar não dão indicação de que o vão fazer, simplesmente estão de costas e viram logo e passam a passadeira -> ERRADO! Muito mau! E ainda reclamam.

    Posto isto, SÓ quem conduz e é peão é que sabe do que falo, os pões que não têm carta de condução nem são peões ao mesmo tempo, só sabem usar a sua própria argumentação contra os outros sem terem noção do que dizem.

    Até um dia (dado aos sustos que já apanhei) quando forem atropelados vão deixar de atravessar sem olhar e andar a olhar para o telemóvel… uma coisa é olhar e esperar que os carros parem e sacar o telemóvel, outra é andar a olhar para o telemóvel e a passear como se nada fosse!

    Dito e escrito por um condutor e UM PEÃO nos dois lados!

    • Pedro Correia says:

      Subscrevo na íntegra.
      Eu, aliás, quando sou peão, preocupo-me sempre em PRIMEIRO LUGAR com a minha segurança.
      Nunca ponho a minha EVENTUAL razão em primeiro lugar.
      Aliás, o cemitério ou hospitais estão cheios de peões com razão… Mesmo que o seguro dê razão ao peão e pague, nunca mais irá ser a mesma coisa se o acidente não tivesse acontecido (nos cemitérios então garantidamente que nunca mais irá ser a mesma coisa).
      É isto que um peão deve ter em mente quando circula a pé e atravessa estradas/ruas/avenidas, etc.
      Repito, deixem a eventual razão para discussões e pensem sempre na segurança do mais frágil (que obviamente é o peão).

  11. Blockd says:

    O número de atropelamentos nas passadeiras deve refletir bem o incumprimento desta regra…

  12. PM says:

    Ora bem, eu sou peão e condutor. Quando sou peão eu tenho o cuidado de parar, claro, porque o corpo é meu e de certeza que deve doer, mas também há os anormais que usam palas, que nem conseguem sequer distiguir a cor de uma passadeira, quando mais parar sequer, mas não só, também temos condutores/as que quando tiraram a carta, naõ ensinaram que a viatura tem uma manete atrás do volante do lado esquerdo, que ao acionar indica para que lado vai seguir, fazendo com que os condutores que seguem atrás, percebam isso sem risco de acidente. Como outras mais. Como ver pais/mães a atravessarem ruas sem ser em passadeiras com os filhos (lindo exemplo) e ainda por cima sem olhar e com o telemóvel na orelha. Enfim, coisas de Tuga.

  13. PM says:

    Se todos os cidadãos cumprissem o minimo das regras, de certeza que andavamos bem menos preocupados.

  14. Bib'ó Ronaldo says:

    Isto há três tipos de peões que não sabem atravessar na passadeira.
    – Os que não olham e, autenticamente, saltam para a passadeira, Um condutor não pensa que vão seguir em frente e está sujeito a atropelá-los.
    – Os que ficam parados à beira da passadeira, mas não é para atravessar. Estão só a olhar. Um condutor não sabe se querem atravessar ou não querem atravessar,
    – Os que ficam a olhar para a a esquerda e para a direita e nunca mais se decidem, não basta ver os carros a travar e abrandar – têm que parar mesmo.. Um condutor tem que esperar que a abécula se decida a passar.
    Digo isto como condutor. Como peão, digo que os condutores que se f*dam, aliás, nem atravesso nas passadeiras.

  15. Ifm says:

    Antigamente tínhamos pessoas que faziam desporto, que corriam andavam de bicicleta.
    É engraçado que agora temos muitos atletas de alta competição !!
    Os meninos não podem parar de correr, parar na passadeira é impensável, o strava está a contar o tempo.
    Bicicleta também já pode passar na passadeira montado nela para não perder o ritmo.
    Vermelhos e stops, não existem, eles têm prioridade são atletas.

  16. André R. says:

    A pessoas atiram-se literalmente à passadeira, só porque têm prioridade…
    Já ia atropelando uma senhora, à conta dessa parvoíce, e acabei por lhe perguntar se era assim que ensinava os netos a atravessar a estrada…

    • honorato says:

      as pessoas atiram se para a passadeira que é para obrigar os carros a parar senão ninguém para. atenção não são todas. Ja me aconteceu que tenho de obrigar, os carros a parar, para poder passar, se não fico ali o dia todo a espera, de uma alma carinhosa que pare de espontânea vontade.

  17. mike says:

    Existe imenso pessoal que atravessa a passadeira á “papo-seco” e a olhar para o telemóvel sem sequer olhar para os dois lados, mas o meu “favorito” é aquele que paro o carro e depois estar imobilizado nos manda avançar sinalizando com o braço (normalmente a 3a idade é bastante adepta desta modalidade).

  18. Hali says:

    Experimenta ir num carro de exame de condução e não parar mesmo que o peão se atire para a passadeira e logo vês que o que este artigo fala é falso na vida real.

  19. José Bonifácio says:

    Tanta preocupação com os peões terem de aguardar antes de atravessarem uma passadeira e não existe “preocupação” em punir os carros que estacionam em cima das passadeiras.
    1 – É proibido parar ou estacionar:

    d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes;
    f) Nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direccionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões;

    Quem cumpre estas regras?

    • Lopes says:

      Pois amigo, Leis muito bonitas, mas o que leva a que muitos se estejam a borrifar para isso, é o simples facto de os municípios fazem obras de melhoramentos e depois o estacionamento é de 10 lugares numa zona onde deveriam existir 200 lugares…

      • Castro says:

        desculpa mas isso é desculpa sem sentido! As pessoas é que são comodistas e não querem estacionar longe e depois ir a pé ou apanhar transporte público.

        • Lopes says:

          Amigo isto não é desculpa há muitas realidades, e tu és daqueles que só pensa que existe a tua… Isso significa que nem tem rigorosamente noção alguma de como é Portugal em muitas localidades, gostei da parte dos transportes públicos, mais um que vive em Lisboa…

          • Castro says:

            claro que é desculpa! Há alguma coisa que te impede de andar a pé durante 20 minutos? As pessoas são comodistas ao ponto de estacionarem onde bem lhes apetece, até em cima de passadeiras, só para não ter que andar a pé! E ainda reclamam se acabarem multadas por causa disso! O mundo não é só teu, e tens que viver com a realidade, e não arranjar desculpas para não respeitar as leis!
            Quanto aos transportes públicos, relê bem o que escrevi, repara na palavra “OU”!!!!

          • Lopes says:

            Hó Lisboeta vêm para aqui para onde eu moro que mudas logo de discurso…

  20. Paulo says:

    Também não podem decidir a meio voltar para trás…

  21. Infinity says:

    Muitos vão agarrados ao telemovel quem nem olham se vem carros ou não, mas pior são ainda os artistas que atravessam as passadeiras a andar de bicicleta

  22. Grunho says:

    O bom senso não substitui regras. E pela regra, se o peão é atropelado na passadeira, em princípio a culpa é do condutor. Só se ficar provado que o peão atravessou a correr, sem dar tempo a perceber-se que queria atravessar, ou fez um movimento imprevisto de último milésimo é que pode haver culpas repartidas, porque se há peão na proximidade até para isso o condutor tem de estar preparado. Culpa exclusiva do peão é que nunca há se houver passadeira.

  23. compro essa também says:

    O artigo 49 do codigo da estrada, que até é extenso, que grande parte não cumpre, e nem mesmo a ANSR ou IMT, entre outros, ou não se via estacionamento pago colado a passadeiras … ou tanto carro parado , e ou, estacionado na própria passadeira … e mesmo com o peão a cumprir na integra existem condutores que ainda aceleram ou que ” espremem ” o espaço como se o peão nada fosse … ou levantam a mão como que agradecendo o facto de não deixarem passar o peão que cumpre, nem que esse peão tenha sinalizado a intenção de atravessar ou colocando a ponta do pé na passadeira … atempadamente…
    Junto de escolas ninguém se lembra dos outros e por vezes não existem passadeiras livres para os miudos passarem em segurança … carros e carrinhas ( algumas escolares ) bloqueiam os acessos às passadeiras ou aos passeios e outros em segunda fila gerando engarrafamento e acidentes… o peão não vê os carros e o condutor não vê o peão … e mesmo vendo que têm uma passadeira na frente e que o trânsito não deixa ir além impedem o peão de passar, parando mesmo em cima da mesma …
    Tambem já me apareceu um peão que passau a passadeira com o vermelho para os peões, e quando chamado atenção voltou para o meio da passadeira quase provocando o embate …

    Conclusão:

    Multas mais pesadas para os infratores ( seja peão ou não ) e mais policia … que multe mesmo …

    Educação à base da multa … parece ser o remédio …

  24. Alejandro says:

    Por vezes utilizo uma passadeira numa zona que tem um razoável tráfego automóvel, zona essa que infelizmente não dispõe de semáforo. Se esperar que alguém decida parar para ceder passagem, corro o risco de esperar o resto do dia no mesmo local. Mas tenho mais receio, é quando algum condutor pára, mas na outra faixa de rodagem, vem outro em alta velocidade.
    Se houver uma paragem de autocarro nas proximidades da passadeira e um autocarro estiver parado, é mais seguro deixá-lo arrancar antes de atravessarmos, de modo a que a visão de todos fique o mais desobstruída possível.

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