Pelo preço de um iPad pode ter na sua varanda uma “central elétrica”
Portugal é um país com muitas horas de sol. Como tal, a produção de energia a partir do astro rei poderá, num futuro próximo, ser de extrema importância. Com os painéis fotovoltaicos a preços mais em conta, começa a ser altura de fazermos contas e pensar se na nossa casa, no telhado, ou noutro lugar, não podemos produzir energia. É aqui que entra a central elétrica de varanda.
Com o petróleo e o gás a serem usados como arma de arremesso, e de trunfo estratégico nas negociações de guerra, este sistema poderá alimentar uma casa durante 20 anos.
No último ano percebemos que o mundo está ainda dependente do gás e petróleo, e que estes produtos (ou a falta deles) servem de arma para castigar os países que não embarcam numa política de subserviência.
Aliás, num triste e medonho vídeo provocatório, os russos ameaçam mesmo a Europa para um fatídico inverno de 2023:
Mas o mundo não se ficará pela dependência do gás ou petróleo da Rússia. A tecnologia, em países como Portugal, pode ajudar substancialmente a tirar proveito da luz do sol. Até podemos ter a nossa própria central elétrica de varanda.
O que é uma central elétrica de varanda?
Uma central elétrica de varanda é uma instalação de produção de eletricidade em pequena escala concebida para ser instalada numa varanda ou terraço de um edifício, seja um prédio ou uma casa. Consiste em painéis solares fotovoltaicos e, opcionalmente, um sistema de armazenamento de energia, como baterias, que permite que a energia gerada pelos painéis seja armazenada durante o dia para utilização em momentos em que o sol não brilha, como, por exemplo, à noite.
As centrais elétricas de varanda são uma opção de produção de energia renovável e sustentável para aqueles que desejam reduzir a sua dependência energética de fontes não renováveis, tais como petróleo ou gás, e contribuir para a luta contra as alterações climáticas. Além disso, podem ajudar a reduzir as contas de energia e a aumentar a independência energética do lar.
É importante ter em mente que uma central elétrica de varanda não é adequada para todas as casas e que é necessário um estudo de viabilidade antes da instalação. É também necessário perceber que, embora as centrais elétricas de varanda possam fornecer uma parte significativa da energia necessária para uma casa, é provável que o resto da procura tenha de ser satisfeita a partir da rede.
É fácil de instalar?
Alguns governos europeus estão a simplificar radicalmente o registo, instalação e colocação em funcionamento, de dispositivos fotovoltaicos plug-in. Além disso, têm programas de apoio a centrais elétricas de varanda com a ideia de gerar energia renovável localmente.
Os governos querem promover a transição energética a nível interno. Os dispositivos solares plug-in, as chamadas "centrais elétricas de varanda", visam envolver ativamente os inquilinos na transição energética.
Pequenos sistemas fotovoltaicos plug-in para varanda, jardim, terraço ou telhado de garagem são uma forma simples e eficaz de gerar eletricidade de forma descentralizada, amortecer a subida dos preços da eletricidade e reduzir a pegada climática.
Se fossem instalados dispositivos fotovoltaicos plug-in em todos os lares na Europa, várias centrais elétricas alimentadas a carvão poderiam ser retiradas da rede. Isto poderia poupar milhões de toneladas de CO₂ até 2030.
Apesar de muitas pessoas ainda não estarem devidamente informadas, a verdade é que desde 2015, com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 153/2014, e as Portarias n.º 14/2015 e n.º 15/2015, já é possível aos portugueses consumir a energia elétrica produzida na sua habitação/empresa através da instalação de sistemas de produção de eletricidade destinada ao autoconsumo e à venda à rede elétrica de serviço público a partir de recursos renováveis, por intermédio de Unidades de Pequena Produção.
O objetivo de todas estas iniciativas é remover as barreiras à entrada no mercado da mini-fotovoltaica o mais rapidamente possível. Porque até agora, foram colocados inúmeros obstáculos aos consumidores na Europa. Além disso, ainda há muitos mitos que circulam sobre as centrais elétricas de varanda que confundem os consumidores.
O facto é que as centrais elétricas de varanda também podem ser operadas em segurança com uma tomada elétrica padrão. A questão da instalação segura também foi tecnicamente esclarecida durante muito tempo. Segundo informações, com uma central elétrica de varanda de 600 watts, as casas podem poupar entre 100 e 200 euros por ano, dependendo da orientação e do ângulo de instalação. Com o aumento dos preços da eletricidade, ainda mais rentável pode ser uma instalação deste tipo no futuro.
E o preço?
Devido à crise dos preços da energia, a procura de mini-sistemas fotovoltaicos disparou. As cadeias de abastecimento estabilizaram-se novamente, e o mercado pode ser bem abastecido.
Pode encontrar este tipo de kit de terraço fotovoltaico por cerca de 800 euros.
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde
Onde se pode comprar esses kits?
É necessário algum conhecimento de eletricidade ou basta ligar a tomada?
Só o contador é que tem que ser dos novos, de resto é só ligar à tomada
Talvez tenha que fazer uma revisão à electrcidade de sua casa se a instalação for muito antiga
onde se podem comprar os kits? algum site de referencia?
À tomada? Isto são paineis solares. São para ser ligados a uma ou mais baterias.
…. os kits, são para ser ligados a uma qualquer tomada. Os sistemas peça à peça, é que necessitam de mais conhecimentos, instalação por um técnico e tanto podem ser ligados a uma tomada, coluna montante e/ou baterias.
Comprei o kit de 400 Wp: https://plugandgo.pt, associado à tomada inteligente para contagem da produção. Quanto a esta, encontra-se alternativas mais baratas, por cerca de 25% do valor desta, mas não são para instalação no exterior. Convém ter uma tomada exterior, embora não seja imperativo.
Falta saber é se carece de autorização do condomínio, para quem pretender colocar na varanda do apartamento onde vive!! É que há legislação que não permite adulterar a estética exterior dos apartamentos….e tem lógica!!
Claro que é preciso.
Como não é fixo talvez não precise de autorização, tem que se ver a legislação. Qualquer das formas não é preciso pôr nas paredes da varada, pode-se pôr na própria varanda
Esses kits já passaram aqui pelo pplware…
O problema é o preço que fica por kW pois comprar um kit destes demora pelo menos duas décadas a recuperar o dinheiro do investimento.
Duas décadas ao preço das electricidade hoje… O preço vai sempre aumentar… Além disso o objectivo é depois pôr baterias e ter contratos com potência mais baixa e acabar com as EDPs (claro que deve ficar um contracto para carregar as baterias à noite casa haja muitos dias sem sol seguidos
Tanta inocência! Acabar com a EDP? Deixa que logo o governo carrega impostos sobre esse sistema além disso a eletricidade deve baixar nas próximas decadas devido a descoberta de fusão nuclear e a investigação em energia limpa.
Acreditas mesmo nisso, não?
Qual carregar se sou eu que produzo? Não estou a falar de produzir e vender… Estou a falar de meter tudo electrico em casa mais o carro e só ter as “EDPs” para backup… Procura no youtube e vê
O “iPad” já é uma unidade de preços?
Deve ser do mesmo género, que medidas comprimento e de área em “campos de futebol”…
lol, realmente
isto deu-me vontade de ficar apático
Mas o quê? Já estavas super apático.
Excelente observação
Só se este kit for dramaticamente eficaz. É que a maioria dos que são anunciados por aí, demoram depois anos até recuperar o investimento. E quando começam a dar “lucro”, quase que está na altura de substituir o kit …
10 anos de garantia: https://pplware.sapo.pt/planeta/empresaria-desenvolveu-paineis-solares-verticais-para-varandas/
Em 7/8 anos recuperas o investimento, dependendo do consumo diurno, e orientação da varanda, assumindo que a instalação será vertical, ou seja, a 90º (a menos eficiente). Podes sempre simular a produção, de forma algo simplificada pois não inseres as características do sistema fotovoltaico utilizado, aqui: https://globalsolaratlas.info/map?c=38.427774,-8.289185,7&s=39.368279,-9.182896&m=site. Considerando o custo do sistema, a estimativa de produção anual, o consumo diurno e o custo do kWh, facilmente estimas, de forma algo grosseira, o período de amortização do kit. A partir daí, assumindo que não existe azar com o sistema, é sempre a ganhar.
E sem contar com o aumento inevitável de electricidade. Eu meti painéis solares (com 25 anos de garantia no débito e 10 anos de garantia no resto) e, ao preço que a electricidade está hoje, poupo cerca de 300 euros por ano (talvez venha a poupar mais estou a tentar ver quais são os melhores hábitos de consumo com os painéis). Com estas contas os painéis estão pagos ao fim de cerca de 9 anos. Mas se a electricidade aumentar, por exemplo, 25%, já se pagam em 7 e assim por diante…
Se o interesse for conseguir carregar um telefone, é um bom investimento..
Para falar com eles: info@we.do.solar
Não têm mais nenhuma forma de contato
O site é minúsculo.e demoram a responder.
Mas aviso que só vendem 8 módulos e não custa 800€ mas sim 1300€ !! Entregas só fim de Março.
Para quem falou em baterias, é melhor informar -se sobre o preço das mesmas e a Sua duração!
https://plugandgo.pt
Recebi o meu numa semana.
Outra alternativa:
https://www.tornasol.energy/products/kit-tornasol-1200w-4-paneles
Já o tens á quanto tempo? feedback?
Recebi-o na semana passada, 5ªfeira. Ainda não está instalado, pois, para o ser não basta pendurá-lo no gradeamento da varanda. Há que ligá-lo a uma tomada, dispositivo que habitualmente não está disponível, como acontece no meu caso. Penso que amanhã de tarde já possa desfrutar da produção. Já tenho em uso, sim, a tomada “inteligente” que adquiri, ligada ao outro colector que possuo. Tem estado a medir a produção diária desde sábado de tarde, tendo neste momento, com base nas medições e admitindo que estão correctas, uma produção acumulada de 1,35kWh. De notar que no sábado, além de ter sido instalada durante a tarde, pelas 15h, o dia esteve de chuva / nublado, o mesmo no Domingo. Ontem já teve uma produção razoável face à época do ano, e hoje já atingiu cerca de 50% mais que ontem, e o período diário de produção ainda não terminou. É um painel de 255Wp, orientado ao octante Sul, e com inclinação aproximada de 25º.
Quanto a baterias, para ligar este kit é necessário um inversor híbrido, que permita enviar a energia para a rede ou para as baterias.
Portugal está a poluir à natureza com estes e outros painéis solares, já não chega o que fizeram com os postos de alta tensão que invadiram Portugal inteiro, agora estes foram vendidos aos estrangeiros. Abrir os olhos mais uma vez os portugueses andam segos
Andam segos e çurdos…
“cegos” é com “c” e não com “s” 🙂
E a escrever mal, por sinal…..
Isto liga a rede de edp
Quando um painel produzir energia elétrica para alimentar uma máquina de lavar roupa, eu compro!
Acrescentando ao comentário que fiz anteriormente; 600 Wp para alguns pode não ser muito,mas é o suficiente para estar a trabalhadar em casa às sem consumir:
Portáti +-150-180w
Router 17-30w
Máquina d lavar roupa (fora fase de aquecimento de água) 120-200w
Televisão 43-50″ led 75-100w
Com uma boa gestão ainda consegue ligar um aquecedor pequeno no mínimo 350w
Se compensa? SIM, desde que esteja em casa a consumir e use o os equipamentos pesados no pico solar.
Foi a Rússia que impos proibição aos europeus para não poderem comprar petróleo? Foi a russ que explodiu as condutas de gás e petróleo nordstream? Foi a Rússia que decidiu que não vai permitir que o petróleo russo custe mais que X valor? Foi a Rússia que impôs sanções a si própria? Nos estamos a quase um ano a dar toros nos próprios pés em defesa de um país reconhecido como o mais corrupto da região e arruinando a nossa vida e economia para nada.
Mas por alguma razão… É culpa da Rússia.
E ainda querem que acredite nisso
Hey UE, tens 18B de euros para dar a Ucrânia pra queimar em guerra e pra sustentar a corrupção , quanto tens para ajudar aos europeus?
Tiros*
Deixa lá ver, a Rússia não tem qualquer problema de corrupção?
Eu não me importo de pagar para garantir a nossa independência energética e de pessoas que desejam ser governadas por um lider democrático. A Ucrânia pode ter muitos prolemas, mas pelo menos existe mais liberdade de imprensa, elege políticos independentes e não tem uma política expansionista de querer dominar os vizinhos pelo terror. Só por isso acho que até devíamos ajudar mais a Ucrânia. Se falarmos em números, então a guerra suja que a Russia pratica, recorrendo a crimes de guerra não tem perdão. Questiono-te quantos civis e crianças morredam de um lado e outro e se se justifica isso por caus ada ambição de um homem/regime?
A Ucrânia não é um mar de rosas, mas não é o regime putrefacto da Rússia.
Ajuda mais a ucrania então.
Mas antes convem verificar os numeros do dinheiro que chegou, de quanto foi usado e dos 68% que desapareceram sem ninguém saber para onde nunca altura que o zalensky começou a comprar propriedades em alguns países incluindo USA.
A guerra Russa/Ucrania só veio acelerar um problema que já existe… as reservas de gás e petróleo são finitas o sol (à nossa escala) é infinito…
WARNING: Troll detected!