Passou por portagens e esqueceu-se de as pagar? Saiba o que fazer
Quem circula pelas autoestradas em Portugal tem a noção da quantidade de portagens que existem. Além disso, os valores em Portugal não são propriamente simpáticos, comparativamente a outros países da própria União Europeia.
Se passou numa portagem, sem o identificador da via verde, e esqueceu-se de a pagar saiba o que fazer.
Quem circula nas autoestradas portuguesas sabe que tem de pagar portagens. Para os que se esquecem de o fazer, podem aceder ao site Pagamento de Portagens e obter informações para pagamento.
Uma passagem sem identificador fica disponível para pagamento neste portal, regra geral, em 15 dias (para matrículas portuguesas), ou 30 dias (para matrículas estrangeiras). Se a passagem tiver ocorrido nas autoestradas da Globalvia ficará disponível para pagamento em 48h.
Como saber se tem o pagamento portagens em atraso?
Acedendo aqui basta que insira a matrícula do veículo para saber se a sua passagem já está disponível para pagamento. Antes de efetuar a sua pesquisa confirme se:
- Se a passagem ocorreu há menos de 15 dias poderá ainda não estar disponível para pagamento neste portal.
- Se foi realizada na A23 - Abrantes Oeste / Guarda Sul (A25) ou na A4 - Vila Real (Parada de Cunhos) / Quintanilha, pode realizar o pagamento neste portal 48h após a passagem.
- Este portal não permite a realização de pagamentos relacionados com as concessionárias Operadoras Ascendi e Via Livre.
Se o registo da portagem fizer parte da parte de base, são apresentadas as informações para pagamento.
Neste portal podemos ainda encontrar ajuda para outras questões, como, por exemplo, o que fazer quando se recebe uma carta da Autoridade Tributária, ou quanto recebeu uma fatura de portagem.
Se quer saber quanto lhe custa uma viagem em termos de portagens, há vários sites/serviços para o efeito. O Pplware sugere aqui alguns.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
outra alternativa é instalar a App dos CTT