Passou nas portagens e acendeu uma luz amarela? Saiba o que é…
A Via Verde é o sistema de portagens eletrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. Saiba então o que deve fazer se a luz amarela acender.
Se passou na Portagem, na faixa da Via Verde e acendeu uma luz amarela, comece por verificar se tem algum alerta em A Minha Via Verde > Acendeu a luz Amarela, através do site ou app Via Verde.
Se ainda não tiver nenhum alerta, verifique, por favor, cada uma das seguintes questões:
Se está a utilizar a Via Verde pela primeira vez ou necessita ativar nova referência multibanco, deverá fazer a ativação do identificador.
- Inserir o cartão Multibanco associado à conta onde pretende efetuar os débitos Via Verde
- Selecionar as opções Pagamento e Outros Serviços > Transportes > Via Verde > Ativação
- Inserir a referência de pagamento
- Concluir a operação
A Via Verde sugere que confirme junto do seu banco se esta operação é possível através do homebanking. A ativação de cartão poderá demorar 2 ou 3 dias a efetivar-se.
Se o cartão de débito associado está válido para pagamento. Caso não esteja, deverá fazer a substituição num terminal Multibanco.
- Inserir o cartão Multibanco associado à conta onde pretende efetuar os débitos Via Verde
- Selecionar as opções Pagamento e Outros Serviços > Transportes > Via Verde > Substituição
- Inserir a referência de pagamento
- Concluir a operação
A Via Verde sugere que confirme junto do seu banco se esta operação é possível através do homebanking. A ativação de cartão poderá demorar 2 ou 3 dias a efetivar-se.
Se a matrícula do veículo que utilizou está associada ao seu identificador. Pode verificar e alterar a matrícula em A Minha Via Verde > Viaturas e Identificadores.
Se o identificador está corretamente colocado no para-brisa da sua viatura, ou no caso dos motociclos, na bolsa disponibilizada.
Se pretender antecipadamente substituir o identificador, mas a opção "Substituir Identificador" ainda não tiver disponível em A Minha Via Verde, deve aguardar o contacto do Serviço ao Cliente.
Se, quando passar numa via verde e a luz amarela acender, já sabe o que tem de fazer. Não esquecer que no portal da Via Verde pode consultar outras informações, como, por exemplo, movimentos, pontos, alertas de trânsito, resolução de dívidas, pedir novo identificador, etc.























Se acender a luz amarela não acontece nada nas portagens, continuam a cobrar com se nada fosse. Mas têm uma forma lixada de obrigar ao pessoal a substituir o identificador – e a mudar a assinatura para uma pior – as cancelas dos estacionamentos começam a não abrir para a saída.
Nas vias verdes da AE existem câmeras, nos estacionamentos não abrem nem para saída nem para entrada já que é preciso validação do identificador em tempo real
Se acender luz amarela, deixem andar!
O primeiro identificador que tive foi oferecido, durou um carradão de anos. Quando dava amarelo, ia a um posto da VV e trocava a pilha (sim, esses postos que fizeram questão de extinguir! o mais próximo que tenho fica a mais de 60 km, tornando inviável a deslocação lá).
E lá fui empurrado para a modalidade “Leve” em que a mensalidade já vai em 1,59€.
Chulice a toda a força!
Eu tenho o meu identificador a acender a luz amarela há mais de 2/3 anos.
Pois eu comprei o meu identificador em 2017, naquela altura vendiam o aparelho e não tinham subscrições como agora, ou se tinham estavam no inicio, até mais ou menos 2022 ou assim nunca deu problema, e até na altura funcionava a aplicação dos parques de forma gratuita e tudo. Quando a aplicação dos parques começou a ser cobrada nas subscrições o meu identificador a partir dai começou dar luz amarela. Na altura até pensei que seria a pilha e fiz a troca, continuou a dar luz amarela até hoje. O mais engraçado é que nas scuts ele apita sempre, e todas as viagens seja portagens ou scuts até hoje tem sido cobradas sem enganos.
Eu não tenho provas, mas tenho quase a certeza absoluta que eles na altura colocaram identificadores a darem amarelo para obrigar o pessoal a mudar para as subscrições… por isso é que até hoje recuso me a muda-lo.
Quem é de informática sabe o quanto seria fácil fazer isso.
Cheira-me que tens serviços inactivos, só isso
Aconteceu-me o mesmo.
O mais engraçado é que em Espanha (mais que numa região autónoma) a via verde funciona (eu inclusive pensei que não ia dar, fui sempre para o ginché com operador, e lá eles gritavam “anda, anda, abriu!!!”).
se for verdade o que relatas, deves passar os dias a receber e-mail’s e sms’s por parte da via verde
Parou ao 10º e muitos emails de aviso… depois voltou até um 5º aviso… e ultimamente não recebo nada.. Por sms nunca recebi, toda a comunicação é sempre por email.
Confirmo e tenho as mesmas duvidas que o LM. Aconteceu-me e acontece-me exatamente o mesmo. Verifiquei a pilha, está ok. Dá sinal sonoro nas scuts.
É programação intencional. Existem vários tópicos de discussão sobre isso no Reddit.
Algo que fiz e funcionou recentemente, foi desativar, aguardar uns dias e reativar novamente o dispositivo. Fiz algumas vezes sem sucesso ao longo de vários meses. Recebi sequencialmente email com os avisos de possivel falha de identificador. No entanto, no mês passado e este mês, funcionou. Ao passar nas portagens deu verde. Com a curiosidade que na página da Via verde indica que o identificador não está a ser devidamente “lido”. O que é falso uma vez que deu luz verde. O contador dos emails de aviso reniciou.
Não percebi como é que desativaste por uns dias e voltaste a reativar? Tiraste a pilha?
Fui ver na pagina da via verde dá para desativar o serviço, mas parece que vou cancelar completamente..
Na página do identificador. Opção/menu: Via Verde -> Dados da Conta-> Associados a conta-> identificador-> Veiculos e Identificadores.
Na zona verde relativa a cada Veiculo/identificador tem a Opção/Menu: Outras opções -> Desativar identificador.
É desencadeado um processo de desativação que demorar uns minutos +/- 5 min.
Deixas passar uns dias e voltas a fazer o processo reverso de ativação.
A razão, para isso é simples: a codificação.
Nas portagens, onde já corre o “No wire pay”, os identificadores antigos, dão amarelo, porque vão à procura do telemóvel (já percebem o que virá, em Maio de 2026). Não encontra, valida o identificador… já a pessoa está 1000 metros, à frente. O mesmo, caso tenha a app, onde o identificador aparece como “inactivo”, mesmo que tenha acabado de passar, numa portagens e apareça verde.
A empresa já anunciou que, a partir de Maio-2026, vão deixar de os poder usar. Depois, há é a 60 euros anuais, que podem usar, o telemóvel, bastando ter a app aberta, no tablier, que vai sacar a portagem. O mesmo para os outros serviços da Brisa/Lusoponte. Na Ascendi, ainda será preciso usar o identificador.
Também poderá adquirir um carro, já com identificador, incluído, em que não paga subscrição mas, paga 70 cêntimos, de custos, mais a portagem, por débito directo, por cada local, onde passe. Exige registo, na app e de validar, o primeiro pagamento, numa portagem, como se fosse um débito directo de qualquer conta.
Não dá para perceber o que escreve.
Também não percebi nada Manuel, consegues explicar melhor? Obg
Qwen3-235B-A22B-2507 (recorrendo )IA)
A razão para isto é simples: a codificação.
Nas portagens onde já funciona o sistema “No wire pay”, os identificadores antigos mostram luz amarela porque tentam procurar o telemóvel (já percebem o que se avizinha, em maio de 2026). Como não encontram o telemóvel, validam o identificador… mas, entretanto, a pessoa já está a mil metros à frente. O mesmo acontece caso a pessoa tenha a aplicação instalada e o identificador apareça como “inativo”, mesmo tendo acabado de passar por uma portagem, onde o semáforo ficou verde.
A empresa já anunciou que, a partir de maio de 2026, deixarão de ser aceites estes identificadores antigos. A partir dessa altura, a solução será pagar uma taxa anual de 60 euros, que permite usar o telemóvel — basta ter a aplicação aberta no painel do carro, para que a portagem seja automaticamente debitada. O mesmo vale para os restantes serviços da Brisa e da Lusoponte. Na Ascendi, contudo, será ainda necessário continuar a usar o identificador físico.
Também é possível adquirir um carro já com identificador integrado, no qual não se paga nenhuma taxa de subscrição, mas se paga 70 cêntimos por passagem, para além do valor da portagem, com débito direto. Este valor é cobrado cada vez que se passa num ponto de cobrança. É necessário registar-se na aplicação e validar o primeiro pagamento numa portagem, tal como se faz com qualquer débito direto numa conta bancária.
Colocaram o meu identificador a dar amarelo este ano, mesmo estando em perfeitas condições.
Se for como diz, vai andar a dar amarelo pelo menos até Maio de 2026.
Não uso em mais nada além de portagens, e apenas uso normalmente numa viagem por mês no máximo, agora já nem há a idiotice das SCUTS.
Assim, jamais tenciono pagar taxas ou custos sobre cada passagem na portagem… já basta a treta do valor da portagem, em Espanha faço bastantes viagens circulo em muitas autoestradas com zero portagens.
Por cá, prefiro passar a tirar o ticket e pagar nas poucas viagens que faço em auto estrada.
A Via Verde pode alterar o que quiser ou até falir que não vou sentir qualquer falta.
Alerto que continua a haver uma solução sem subscrição, mas que não permite usar parques.
Nem parques, nem ferries, nem abastecer, nem ir ao macdonalds
ir ao macdonalds…. lol
São os serviços disponíveis para via verde.
No passado quando precisava ir de viagem e comer algo pelo caminho cheguei a usar, hoje em dia com Apple Pay já não faz muito sentido
O serviço de parques consegui ativar novamente no portal.
O serviço estava ativado e bloqueada qualquer alteração na página de serviços do portal. Não permitia desativar ou ativar(reativar). Na página do identificador estava desativado (icone a cor cinza) na lista icones relativos aos serviços.
No entanto, no mês passado consegui reativar na pagina dos serviços e passou a ter icone verde na página do identificador. Mas, ainda não testei para perceber se está realmente funcional.
Tentei agora, diz isto: “Ocorreu um erro inesperado.
Não é possível satisfazer o seu pedido neste momento. Por favor tente mais tarde.”
No meu caso não dá.
É ir tentanto. No meu caso deu e mas também já me aconteceu o mesmo que a ti.
A Deco Proteste fala da compra do identificador sem subscrição – que agora só dá para a autoestrada.
Tinha um comprado “para toda a vida”, que afinal vim a descobrir que era até se avariar ou lá o quê, não abria as cancelas, tive obter outro. Queria comprar outro também “para toda a vida” (afinal tudo se avaria, toda vida era demais, o anterior já tinha uns bons anos), mas fiquei bem chateado de ter que ir para a assinatura por causa de agora não dar para os parques de estacionamento.
Já agora … cada identificador tem uma referência multibanco associada, que a Via Verde diz que vem na carta com o novo identificador. Ia jurar que o meu não trazia, tive que lhes telefonar (se trouxer, não deitem a carta fora 🙂 )
https://www.deco.proteste.pt/comunidades/mobilidade/auto/conversation/10685/identificador-da-via-verde-a-dar-problemas