Os Tesla Model 3 e Y podem ser roubados com um simples ataque por Bluetooth
Não são novos e nem anormais os ataques que conseguem focar-se nos Tesla. Estes carros, muito por culpa de toda a tecnologia que têm presente, acabam por ter muitas vulnerabilidades.
Uma nova prova de conceito foi revelada, resultado dos trabalhos feitos por um especialista de segurança. O que este mostrou é que é simples roubar um Tesla Model 3 ou Y usando apenas um ataque por Bluetooth.
Ao longo dos anos têm sido reveladas muitas falhas associadas aos carros da Tesla. A grande maioria resulta no acesso ao interior destas viaturas e depois ao roubo do próprio veículo.
Uma nova falha foi revelada pela empresa de segurança NCC Group, que em poucos minutos consegue aceder a qualquer Model 3 ou Y da Tesla. Recorre a um problema identificado no BLE (Bluetooth Low Energy) e pode ser replicado com equipamento avaliado em pouco mais de 100 dólares.
Para o conseguir, precisa apenas de estar fisicamente próximo do carro e da chave deste. Em seguida só precisa de redirecionar a comunicação entre o telefone e o carro, o que é suficiente para induzir o sistema a acreditar que o proprietário está fisicamente próximo do carro.
Embora os detalhes técnicos por trás deste novo ataque de retransmissão BLE não tenham sido publicados, existe alguma informação. Os pesquisadores dizem que testaram o método num Tesla Model 3 de 2020 e num iPhone 13 mini com a versão 4.6.1-891 da app Tesla.
O que foi também revelado é que esta não deverá ser uma falha exclusiva dos carros da Tesla. Outros equipamentos no mercado devem estar vulneráveis e podem ser atacados, tendo assim o mesmo problema presente e acessível a qualquer atacante.
A Tesla não comentou até agora esta situação, mas deverá em breve resolvê-la de forma completa. Provavelmente com uma nova atualização que fará esta falha do Bluetooth desaparecer do Model 3 e do Y.
Este artigo tem mais de um ano
Os teslas não estão constantemente ligados à internet? Para além disso ainda tem 8 câmaras para filmar os supostos assaltantes. Não é assim tão fácil roubar um tesla, muito menos a divulgar estas falhas que podem ser corrigidas sem o carro sair de casa.
E a somar a isso não é feita também a geolocalização por GPS?
Parecem-me demasiados obstáculos para os ladrões.
Porque os assaltantes não usam mascaras…
E para quem use o PIN to Drive, mais seguro se torna.
Se a falha nao é exclusiva dos carros Tesla (que em boa da verdade, depois em uma série de elementos de seguranca que permitem rastrear os ladroes), porque nao fazer um artigo mais isento?
Vim cá para ver se os haters já cá andavam…
Podem deixar o carro aberto, se alguém o levar, consegues saber onde o carro está em tempo real e fácilmente apanhar o larápio.
basta tirar o sim do carro , para o carro ficar sem gps.
E desmontam o carro no local que o roubam ?
obrigado por terem feito as correções
Mas que peça mais enganadora…
Porque não falar dos outros carros BMW, MERCEDES e outras que eles rouvlbam em segundos e sem qualquer chave ou telemóvel perto …
É mesmo triste … O problema está no telemóvel… quando perto da chave … não é da chave … os telemóveis têm esse defeito desde há muito …
Mas já agora poque não dizer que os Tesla podem ter um PIN personalizado impossível de passar em tempo útil para ligar o carro … e os outros não…. não interessa…
E as outras marcas que têm sido roubados…em Portugal não faltam histórias…
A Tesla não estava avançada 10 anos?
LOL! Truque tão simples.
Engraçado como a Tesla é sempre alvo dos media … sempre com críticas ou a falar mal…
Engraçado que quando falam dos defeitos da Tesla todos os outros parecem não existir …
Exemplo:
BMW só este ano já efectuou mais de 5 recall a diferentes modelos incluindo 900000 SUV com perigo de incêndio….
Pois … não interessa….
oh no…. anyway.