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Onde está a qualidade? Carro elétrico chinês perde bateria no meio da rua

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. palex says:

    Situação lamentável e potencialmente perigosa, mas apesar disso “uma andorinha não faz a Primavera”… Apesar de tudo aguentou-se, podia ter caído e explodido, mas a blindagem parece aprovar, os “suportes/fixadores” é que deixam a lamentar… Na humilde opinião de “um engenheiro do teclado” 😉

    • k says:

      É isso, apesar de obviamente não poder acontecer, não parece nada de grave, nem do ponto de vista do acidente, nem do ponto de vista de uma resolução do “problema”. Literalmente o carro só parou uns metros à frente, nada de explosões, incêndios, etc. E arranjar maneira de prender melhor uma peça ao sítio não parece nada de complicado.

      • PML says:

        Claro, sem importância. Se viesse uma mota atrás e batesse na bateria, possivelmente poderia ter morrido. Mas qual a importância disso?

        • João Carlos says:

          Quando um taipal de ferro de um camião saiu em. Andamento mesmo à minha frente também podia ter morrido.
          Vocês devia pensar bem nas coisas que dizem quando querem “rebaixar” os eléctricos

        • k says:

          Se queres seguir pelo whataboutism, também te podia ter caído um meteoro em cima e teres morrido. Acidentes acontecem e temos que viver com eles, se tens medo de caír de mota e acontecer algo grave, não andas de mota.

          Qualquer marca “boa” ou “fraca” tem problemas (está mais que provado) e pior que acidentes de fabrico, o que não faltam é camiões a deixar caír material e a provocar acidentes. Ainda a semana passada um a minha frente deixou cair uma porcaria qualquer pesada que parecia madeira e tive que fazer uma manobra perigosa para me desviar senão batia contra aquilo. O gajo nem se apercebeu ou se se apercebeu não parou e seguiu em frente, nem a matrícula lhe consegui apanhar.

          O que interessa aqui é resolver a questão para reduzir futuras probabilidades de acidente e este, no que diz respeito à gravidade da situação, até foi bastante baixo.

  2. Antune says:

    Carro chinoca, empresa chinoca, supervisão chinoca, estavam a espera do k?

    Burro é quem pensa em comprar um carro destes na Europa por cerca de 50K, que de um momento para o outro pode deixar de ter garantia e vendas de peças devido a embargos pois como sabem a qualquer momento pode acontecer algo em Taiwan e o Mundo lá bloqueia a China, já para não falar que os próprios Americanos podem decidir que a América e a Europa não deve comprar desta marca e pufff como aconteceu no 5G da Huawei e lá os operadores vão ter que perder milhares de € para remover e comprar outra marca para o 5G.

    • Someone says:

      a maioria dos equipamentos tecnológicos vem da china…se não vem, os componentes são fabricados lá…
      Ambos sabemos que já vimos empresas 100% europeias a serem queimadas pelo publico pela qualidade duvidosa…mas esse assunto não estás preparado para isso…

    • Márcio Lima says:

      Porque os Teslas não andavam a perder parachoques e apanhar terra em andamento.

      Ou uma palete de marcas mundiais a fabricar na china pelos motivos que sabemos.
      O importante é que a marca resolva e corrija o problema do futuro. O resto é venda de jornais

  3. João Cartaxo says:

    A xiaomi dos carros. Eu prefiro Apple, so compro marcas ocidentais

    • Rui says:

      Só por acaso, feitas/montadas na China. 🙂

      • João Câmara says:

        Tecnologia americana, montada na china. É diferente…

      • nuno a says:

        não queiras comparar o controlo de qualidade europeu e americano com o chinês, independentemente de serem fabricados na mesma fabrica

      • Jose says:

        Podem muito bem deixar de ser! Não vimos nenhuma vantagem a não ser nas margens de lucro das marcas em deslocalizar o fabrico para esse país! Eu faço questão de comprar apenas marcas ocidentais e sem capital chinês. Sou de uma geração que viu e que tudo que utilizava ou usava era de origem Ocidental, portanto, não há impossíveis sobretudo quando a tecnologia e a engenharia são do Ocidente (incluo o Japão e a Coreia do Sul, na equação). Enquanto existir nesse país aquele regime tenebroso assim continuarei!

        • PorcoDoPunjab says:

          Jose, acho que faz muito bem em comprar marcas ocidentais apenas, mas vou dar-lhe um desgosto enorme, hoje em dia não há nada ou quase nada “ocidental”, desde a produção até ao consumidor final.
          Falam aqui dos Apple, telefones, Ipads e etc que são montados na China, os componentes são também Chineses ou pelo menos alguns serão, etc.. com a globalização tudo é de todo lado.
          Se quiser mesmo algo 100% ocidental, de tecnologia, é bastante difícil encontrar algo sem chinesices lá metidas..
          As coisas são como são…

          Em relação ao regime tenebroso de que fala, as pessoas têm que pensar, de uma vez por todas, que nem todos os povos partilham a mesma visão do mundo que nós, ocidentais, temos.
          Aquilo que para si é valioso, para outros pode não valer nada, e o oposto tb serve.
          Lembra-se da primavera árabe que ia levar a democracia a essas regiões?
          Diga-me lá onde é que a democracia foi instalada nesses países.
          Vou esperar sentado…

          Já aqui expliquei, por mais que uma vez, que o regime em vigor na China é o adequado para eles…
          Não vou repetir tudo novamente.
          Se a China tivesse um sistema fraco como o que temos, era a guerra civil numa questão de meses.
          Sim, eu conheço a China muito bem, sou frequentador assíduo daquelas bandas, conheço algumas cidades da China melhor que Lisboa.
          Gosto muito daquilo e a minha esposa é de lá…portanto, sei do que falo.
          Se o sistema tem defeitos? Pois tem.
          Quer que lhe diga os defeitos do nosso sistema?

      • AJ says:

        por pouco tempo, a Apple anda a mudar para a India.

        • PorcoDoPunjab says:

          AJ, não, a Apple não vai mudar a produção de produtos para a Índia.
          A Apple vai expandir na Índia, não vai fechar as que tem na China.
          E sabe porque é que eu digo isto?
          Porque no dia em que a Apple deslocalizar a produção totalmente para fora da China, garanto-lhe eu a si, com toda a certeza absoluta, que a Apple não venderá nem mais um equipamento na China.
          Será imediatamente bloqueado a comercialização de Aifones, Ipads e etc.
          Razões de segurança nacional, a Apple espia utilizadores.
          Sabe que isso de acusações sem fundamento é uma espada de dois gumes, tanto serve para um lado como para o outro.
          Se a Huawei foi aquilo que se sabe, os Chineses podem fazer o mesmo à Apple.
          Ah e tal mas a Apple não espia ninguém.
          Isso não interessa para nada. A verdade nestes casos tem valor zero.

          Os Chineses só ainda não fizeram isso porque as fábricas empregam centenas de milhares de pessoas.
          Agora diga-me, acha mesmo que a Apple quer perder o acesso ao seu maior mercado? Acha mesmo? Sério?

  4. B@rão Vermelho says:

    A sorte de não ter sido numa descida 🙂

  5. Jose P. says:

    Vá lá que foi a bateria, imaginem ser era o volante…

  6. Progpt says:

    “Made in China”

  7. Ricardo says:

    Excelente noticia para o fabricante, pode reduzir o tempo de troca da bateria de 60 segundos para 10segundos. 🙂

  8. Eu says:

    Chinesisses. Sao bons é a fabricar o covid

  9. Joka says:

    Azelhices à parte, certo é que têm um sistema de trocas de baterias (como já existe em algumas motas elétricas também na china) que após chegar a um nível de fiabilidade pode ser um fator de bastante atrativo na hora da compra para o cliente que não lhe interessa esperar 1 hora para carregar a bateria nem andar com as calças na mão se a sua bateria vai-se degradar.

    Eu também me ri com esta qualidade de construção, o “problema” é que vão melhorar o produto cada vez mais até chegar ao ponto de serem a opção mais racional.

    • David Guerreiro says:

      A Tesla chegou a pensar nisso com um sistema automatizado que trocava a bateria, com os apertos de fábrica e tudo, mas desistiram.

    • João Câmara says:

      Trocar uma bateria de 500Kg, vai demorar sempre mais de uma hora e não é operação para se fazer à pressa, principalmente se estiver carregada.

  10. Bruno says:

    Toda a gente sabe que a China sem a tecnologia ocidental é zero.

    • Vitor Afonso says:

      Onde estão a maioria das fábricas?

      • Jose says:

        Isso quer dizer o quê? Que apenas são fábricas ocidentais instaladas no país e com mão de obra chinesa! A AutoEuropa fábrica ou monta automóveis em Portugal, a marca é nossa? Ou a tecnologia? Pois.

      • João Cartaxo says:

        As marcas de roupa francesas e italianas também sao fabricadas no vietname e Paquistão e ninguem quer roupas de marcas paquistanesas ou vietnamitas. Não confundir know how com produção. Na minha empresa também trabalham muitos mas o segredo so eu o conheco

        • David Guerreiro says:

          Mas cobram tão ou mais caro como se fossem fabricadas num país ocidental com salários decentes. Até a Zara tem roupas fabricadas em Portugal, e andam a pagar fortunas por roupa francesa ou italiana feita no Bangladesh por mão de obra quase escrava. Eu aceito roupa como C&A ou Primark, que refletem também a poupança na mão de obra no preço ao cliente, não aceito pagar preços de luxo quando lhes custou tostões.

    • Mapril says:

      Bruno, você está mesmo mal informado. Das Lâmpadas LED aos painéis fotovoltaicos, das baterias de lítio às terras raras imprescindíveis para fabricar as baterias e os motores dos carros elétricos, os chineses dominam quase a 100%. Se eles quiserem destroem em dois dias a indústria automóvel europeia e americana – bastaria bloquearem o fornecimento de muitos componentes essenciais que só eles fabricam

    • k says:

      Toda a gente não, és mesmo só tu que achas isso e é um perpectiva ingénua.
      Primeiro, porque eles também desenvolvem tecnologia, só não estás é atento. Depois porque se neste momento já têm acesso ao que os outros desenvolvem, então não precisam de investir recursos a reinventar a roda.
      Então, achas que se eles têm o know how para produzir e implementar as fábricas que produzem o produto, não achas que também têm capacidade para o desenvolver também? Achavas que iam simplesmente ficar parados nos tempo se isso acontecesse? E era.

    • EDPRR says:

      Toda a gente sabe que toda a tecnologia vem do Japão, China, Taiwan e Coreia do Sul. A última vez que a Europa ou os EUA criaram algo inovador foi … no tempo dos dinossauros.

  11. Art says:

    Mas os Tesla também largavam partes dos carros ao andarem , já ninguém se lembra ?…..A mentalidade do lucro a todo o custo , a falta de controlo de qualidade , seja do fabricante seja da oficina …o mundo vive dias vazios de substancia e isso nota-se na mentalidade de muitos….

    • David Guerreiro says:

      Aqui é mais imaturidade, que tanto sucede com este Cao Cao como num Tesla, pois são fabricantes muito recentes, com muita falta de maturidade nos processos de produção, ao contrário das grandes marcas com dezenas ou mais de 1 centena de anos de experiência em montagem.

  12. Jose Maluco says:

    Estão numa fase inicial da tecnologia. É normal que ainda tenha problemas. O problema para os europeus que entretanto tem estado a dormir, e a rir-se que os outros tem problemas no desenvolvimento de novas tecnologias, é quando acordarem e descobrirem que estão com 10 anos de atraso nas tecnologias dos carros elétricos (nomeadamente as baterias), e que estão completamente dependente de terceiros (os tais chineses que toda a gente se anda a rir). Com isso, vão produzir produtos piores a um preço superior (já está a acontecer hoje). É assim que historicamente determinadas civilizações entram em declinio e são ultrapassadas por outras: enquanto uns avançam, independentemente dos problemas de percursos, outros ficam parados a ver e criticar o que os outros fazem.

    • Jose says:

      Quem tem a maioria de terras raras? É quem tem uma sociedade interventiva no caso dos impactos ambientais? Você, fala muito, mas esqueceu os estudos feitos noutras áreas. Está visto que este sistema não serve – e eu pensava comprar um eléctrico -, é ambientalmente um engodo, pouco sustentável, com enorme impacto ambiental, e pior, com poucas hipóteses de reciclagem. Os outros não estão a criticar, estão a estudar alternativas que não se criam nem testam de um dia para o outro.

      • JL says:

        As terras raras que também são usadas nos a combustão ? Como filtros de partículas, catalisadores, electrónica, motores , etc ? Está a falar dessas ?

        Curioso porque só associam esses elementos a eléctricos, mas os outros que usam já não levam com a culpa.

    • Jose says:

      A cópia deveria ser um pouco melhor.

  13. João Sokas says:

    Querem mais rápido. Ainda não pensaram a trocar a bateria, já esta ela a sair hehehe

  14. PN says:

    Alguém perdeu dinheiro a comprar sucata. Made in China.

  15. Shynkenfo says:

    Bateria seria americana?

  16. Pedro Fernandes says:

    Em vez de se chamar “Cao Cao”, a marca devia chamar-se “Chão Chão”.

    Badum tss

  17. JL says:

    Alguém sabe o que aconteceu antes ? Até podia ter tido um acidente e alguém ter apertado mal a bateria.

    O que não faltam são casos de perderem rodas,eixos e até motores.

  18. Jose says:

    Se fosse apenas nos automóveis!

  19. DV says:

    Capitalismo a maximizar lucros pondo em risco a segurança fisica e claro do bolso, nada de novo e somos todos vitimas.

  20. Oi says:

    Não é “só” deter 10% da Mercedes, é o maior acionista desta marca.

  21. Europeus says:

    MADE IN CHINA

  22. Paulo says:

    Já alguém meteu em causa o problema não ser da qualidade mas de quem fez a montagem da bateria?
    O pessoal gosta de julgar, se calhar conduz um veículo feito com material chinês, o que não deve ser muito difícil

  23. Jorge Amaral says:

    Os Tesla perdem os volantes, mas são considerados topo de gama…

  24. Flavio says:

    Um evento isolado não traduz um todo. Matéria a trabalhar para a desinformação. Lamentável.

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