PplWare Mobile

3 de julho foi o dia mais quente alguma vez registado na história do planeta

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. KodiakShadows says:

    No lugar onde vivo não passou dos 13 graus com chuva , para verão foi muito baixo, a chuva aqui é normal, não sei onde foram buscar essa medias. Mesmo em PT nesta época já vi muitas vezes acima dos 40º C e já foi á muitos anos, quando ainda se ouvia falar pouco em alterações. Isto é cíclico,

    • Someone says:

      ciclico é sem dúvida…mas se fores ver o ciclo, estão cada vez atingir novos picos e records…

      https://berkeleyearth.org/global-temperature-report-for-2022/

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      Quando falas em cíclico estás a falar de quanto tempo, um ano, 5 anos, 10 anos, 20 anos? É que eu não quero abdicar da minha vida comodista e quero usar “essa” do cíclicocomo desculpa, mas não percebo nada de Termologia.

    • Grunho says:

      Na volta, há-de haver sítios na Antártida que não passaram do zero, e nem por isso deixou de ser batido o recorde das temperaturas. Ele mede-se em termos médios mundiais, e aí não há margem para dúvidas: é sempre a subir, e já ultrapassou todos os limites da segurança climática. É evidente que divulgar isso é considerado inoportuno pelos capitalistas, que querem continuar a explorar como se nada fosse negócios que poluem à fartazana – venda de combustíveis e carros, aviação, navios de cruzeiro, produção de betão. E é para isso que eles investem fortunas a contratar pseudo-cientistas que os ajudem a atirar areia aos olhos das pessoas.

    • Sergio says:

      Ou seja, no canada pode estar tudo arder que não ha problema.
      Como é que podes dizer que é ciclico se os recordes tem sido batidos? e em forma de média?
      Ciclico é uma temperatura maxima ter surgido num lugar qualquer.

      Pessoas como tu deviam de viver em marco Canavezes em pleno agosto para sentirem o que é ter a agua racionada de x a x horas 😉

  2. Abilio Martinho says:

    “Desde que há registo”

    • Anabela Silva says:

      Exactamente, e se o Homem é o culpado por todo o “carbono” que solta na atmosfera, como explicam os “cientistas” o fim da “Era do gelo”? O que fez subir a temperatura naquela altura?

      • Mr. Y says:

        Milhares ou até milhões de anos e não a subida repentina (que continua a acontecer) durante um século

      • PML says:

        Basta ler os artigos que falam disso. Não é de compreensão difícil. Os ciclos existem, só que demoram muitos milhares de anos. Nada comparável com agora.
        E sim, desde que há registo, isso significa registo humano. Podem ter havido outras épocas com dias mais quentes, mas não foram registrados.

        • AlexS says:

          Não tens termo de comparação. Onde está ciência com tal precisão no passado. Nem sequer a hoje tens pois não consegues determinar com precisão o nível do mar devido a vários factor como abatimento de costa, quantidade de água, subida de costa, variação posicional do planeta.

  3. Ricardo says:

    O dia mais quente alguma vez registado na história do planeta, planeta esse que tem bilioes de anos e os registos de temperatura por volta de 100 anos.
    Que grande escala e rigor…

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      Os primeiros registos de temperatura foram efetuados já no século 18…. que grande escala e rigor….o teu comentário. Anders Celsius diz-te alguma coisa?

      • Ricardo says:

        Mesmo assim tens ideia do que sao bilioes de anos ?

        • Mr. Y says:

          Tens razão, são muitos anos e, de facto, houve alturas que a Terra não teve gelo.
          Agora pára um bocado e vê o gráfico da subida da temperatura média nos últimos 100-200 anos e, se tens noção de escala, perceberás perfeitamente do que se está a falar e dos riscos possíveis de a escala se tornar exponencial no médio ou longo prazo

      • AlexS says:

        Anders tinha termóteros com a mesma precisão e mediam o mesmo há 200 anos?

        Os termometros estavam nas mesmas posições de hoje e com a mesma envolvente?

        Quantos termometros o Anders tinha no meio do oceano? E em altitude?

        Que raio , foram á escola e não deram sequer significado ao que a expressão Método Cientifico significa.
        Mais uma vez de prova que as relações social destroíem sempre a ciência se existir conflito. Se 2000000 vs 1 dizem que X é Y a maioria acredita.

        • Mr. Y says:

          Ainda bem que tens noção do Método Científico. Achas mesmo que o IPCC não tem noção disso e tira os dados do cú e não tem em conta o intervalo de confiança? A questão do aquecimento do planeta já tem décadas não é de agora.
          Tens razão em que se deve ser céptico e questionar a precisão dos termómetros. Mas é curioso que o que se passa é precisamente o contrário, os termómetros de mercúrio são mais precisos que os electrónicos.

          https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3639894/

          O problema é que muita gente, os políticos, normalmente, colocam tudo nas costas do aquecimento global e isso pode descredibilizar o problema. Por exemplo quando se associa terramotos ou fogos ao aquecimento global. Alguns fenómenos podem estar relacionados, mas indirectamente.

  4. Victor says:

    Desde quando o tempo foi estável? Que interesses serve esta lengalenga? Follow the money!

    • Mr. Y says:

      Ninguém diz que o tempo é estável MAS o que está a mudar é a frequência e a redução desse ciclo de mudança. É assim tão difícil de entender?

  5. Duarte says:

    Ok, vamos já todos mudar isso. Esperem só um bocadinho que vou ali e já venho.
    Gostava de ver um mapa mundial com as temperaturas localizadas no rcord de 2016 e agora este de 2023.

  6. Mr. Y says:

    Por acaso ontem deu um documentário sobre o poder das petroliferas na RTP3

    https://www.rtp.pt/play/p11493/e702739/o-poder-das-grandes-petroliferas

    Vejam lá se a Exxon discorda ou não sobre as alterações climáticas…

  7. 0º0 says:

    Não dou 5 anos pra começar haver taxinhas por causa do aquecimento global.

  8. pdsermqq says:

    O dia mais quente do ano foi dia 14 de Fevereiro.

  9. Ferreira says:

    Verdade. A aceleração é de tal forma e o consumo de combustíveis fósseis tão grande, grande parte dos acréscimos induzidos pela Índia, China e Oriente que nem que tudo parasse amanhã, isto iria reduzir-se.
    Caminhamos freneticamente para a hecatombe.

  10. Miguel says:

    A amplitude térmica também é maior, pois as noites são mais frias. Uma das principais soluções: plantemos árvores e não cortemos as que existem!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.