OE2022: Novos radares com receitas de 13 milhões de euros?
Como o Pplware tem vindo a acompanhar, Portugal terá "radares por todo o lado"! No nosso país existem cerca de 220 aparelhos que captam o excesso de velocidade e estão distribuídos pela PSP, GNR, Infraestruturas de Portugal, ANSR e câmaras.
O Governo prevê que a aquisição dos novos radares de controlo de velocidade, que está prevista para o próximo ano, poderá ter um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), PSP e GNR preparam-se para ter mais radares de velocidade e assim reforçar a caça aos infratores. Os vários distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média são:
- Setúbal (EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1)
- Lisboa (A9, EN10, EN6-7 e IC19)
- Coimbra (A1 e EN109)
- Évora (A6 e IP2)
- Beja (EN206 e IC1)
- Faro (EN398)
- Santarém (A1)
- Castelo Branco (IC8)
- Aveiro (A41)
- Porto (A3)
Apesar da aposta do Governo em radares ser no sentido de diminuir a sinistralidade, a verdade é que o Estado arrecadou, no global em 2020, 71,1 milhões de euros em coimas relativas a infrações ao Código da Estrada, não muito inferiores aos 87,3 milhões de 2019, apesar do confinamento. Este ano, até junho, ia nos 41,8 milhões de euros, de acordo com o relatório de síntese orçamental.
Segundo a proposta para o Orçamento do Estado para 2022, “o investimento em sistemas de tecnologia de informação e comunicação previsto para o ano de 2022 levará a um aumento de receita bastante significativo, essencialmente por via da expansão da Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade (SINCRO), através da aquisição de novos radares, que terá um impacto na receita que rondará os 13 milhões de euros”, refere o documento.
O Governo refere ainda que quer reforçar “fiscalização das condições de segurança das infraestruturas e das infrações por velocidade, através da expansão da Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Venham os zézinhos do “caça à multa”, já tenho as pipocas 😀
Para que são os radares na A6 e na A9? Vão contabilizar moscas?
Na A6 deve ser para apanhar os ministros a alta velocidade
Eles vão muitas vezes a Évora não é? Mas só se for almoçar..
Ao menos nesses dias, não comem plastico.
Plastico? Convido-te a visitar o restaurante da AR para comer “plastico”, tomara eu ter à minha disposição comida daquela todos os dias.
Se essas receitas e portagens fossem aplicadas na melhoria das condições das estradas. Mas apenas uma parte desse valor o é… o resto são dívidas
se malta cumprir os limites é menso 20% de consumo de combustível e acabam-se as multas lá vai o país à banca rota sem a receita
Pessoal, bora cumprir com os limites de velocidade das estradas portuguesas e fazer com que esta medida do governo seja um autêntico barrete. hi hi hi hi!
Mais depressa as galinhas ganhavam dentes…
Confirma-se que os radares têm como principal objetivo a criação de receita, até porque muitos são colocados em locais com limites de velocidade absurdos, quando deveriam ser colocados em zonas em que o excesso de velocidade seja a principal causa de acidentes.
O caso da IC19 – Nó Pina Manique é um gritante exemplo desses casos, onde a via de velocidade limitada a 80km/h passa em escassos metros para 60km/h e depois para 50km/h na àrea de atuação do radar, voltando depois para os 80km/h.
Isto ajuda imenso os bolsos do estado na caça a infrações graves, e as seguradoras nos demais acidentes provocados pela redução brusca da velocidade instantânea de alguns dos condutores e distração por parte dos outros condutores.
Esse é uma das questões relevantes que ninguém fala, como se tudo se resolve-se por limites de 40 e 50kms/h.
Nas estradas espanholas e francesas isso não acontece, os limites estão muito mais adequados à realidade das condições.
OMG! Alguém precisa-se de voltar à escola…
Exacto
um peneu velho 1 litro de gasolina ja deu a alma o criador
O cabrita já não pode lá passar !!
“o investimento em sistemas de tecnologia de informação e comunicação previsto para o ano de 2022 levará a um aumento de receita bastante significativo”, portanto, o objectivo é encher os cofres…
Se um quartel de bombeiros compra mais veículos de combate porque existe a estatística que existe um aumento de incêndios, o objectivo é qual?
Agora venham com a história que é pela segurança rodoviaria…..
Se o fosse não haveria problema em identificar os radares, para que o pessoal abrandasse nas zonas indicadas
Isto disse tudo
Prevenção
É necessário?
Não basta a identificação do limite?
13 milhões? Onde anda o resto? Já sei, foi dado à Brisa e Estradas de Portugal para a (não) manutenção das vias…
Não tenho queixas de nenhuma AE da Brisa, já de outras concessionarias não posso dizer o mesmo.
Fazendo um comparativo com outra realidade, fui até Vigo, algo permanente que encontrei foram imensos radares em locais que fazia sentido, mas acima de tudo extremamente bem identificados.. a isto chama-se prevenção, o que se faz por cá é caça à multa.
Algo interessante também no nosso país vizinho, em muitos semáforos, os primeiros 2 metros que antecedem o mesmo , existe um espaço para motociclos. Achei isto extremamente civilizado para as vias
Tradução. O objectivo não é melhorar a segurança viária é encaixar mais uns euros
Sem dúvida é só para encaixar mais 13 milhões que o estado investe em mais radares. Uma prova disso é que já estão a contar com essa verba no próximo orçamento…
Carrega Costa que o povo gosta!
Impostos e mais impostos! Xuxalismo no seu melhor
A “industria da multa” na sua expansao!
Por mim podem colocar radares e camaras em todos os semáforos, eu estou descansado.
Impostos com outro nome , alias não se pode esperar outra coisa dos charlatões que nos governam a 40 anos habeis marabaristas e manipuladores sempre com esquemas na arte de sacar e secar tudo aquilo que produzir riqueza.
Enquanto neste País não se correr com esta gente com um chicote nada vai mudar .
É só mais uma intenção vergonhosa….. se algum dia as pessoas chegarem a despertar para encruzilhada em que estamos metidos, fogem todos para o campo.
A caça à multa rende bem.
Sócrates e afins, os processos são arquivados ou prescrevem porque sim.
Paga Zé povinho!