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O stock está a acumular-se… Carros elétricos não estão a sair como a Ford esperava

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Narciso Miranda says:

    E experimentar baixar os preços? (se bem que em Portugal, só em impostos é praticamente metade do valor do carro em si)

    • Oh says:

      +1
      Já são caros como tudo, nesta economia então.. é impossível.

    • Jorge Rosa says:

      +1
      Com tanto marketing feito pelas seitas políticas, sempre com “ajudas” para o “verde” e “verduras”, quando bastava baixarem ( ou eliminarem ) o IA dos automóveis, que duplica o valor dos automóveis … – Em alguns países, até se justifica nos veículos importados, pois defendem a sua produção interna, mas em Portugal … Que veículos fabricamos !?… – Uma “palhaçada” !! É só “pagar, pagar & pagar” e “rir” … Mas o povo gosta assim …

    • Joao says:

      Veículos 100% elétricos — estão isentos para viaturas com custo de aquisição até 62.500€. . Os veículos 100% elétricos com valor de aquisição superior a 62.500€ terão uma taxa de 10%, face à isenção de 2022.

  2. MLopes says:

    se as marcas resolvem acabar com os motores térmicos ao consumidor não vai restar alternativa senão os elétricos. e se os investimentos na eletrificação começarem a correr mal é isso mesmo que vai acontecer a um ritmo muito mais elevado do que o previsto

  3. Jota says:

    Claro que não, enquanto não baixarem drasticamente os preços dos VE´s, vão continuar a acumular! Quando digo drasticamente, é pelo menos para metade! Quando deram conta, estão quase todos na falência, porque há sempre dois ou três que vão continuar a vender bem! Os restantes é para irem à falência!

    • B@rão Vermelho says:

      Mas estás a falar de Portugal, certo?
      No centro da Europa, 50K por EV é barato, e quando uma marca não tiver para entrega vais a do lado sem falar nos clientes que são fieis a marca, vai haver para todos, se há marca desejada é a Mercedes e o que não falta na estrada são outras marcas a circular, ainda a procissão vai no adro, vamos aguardar calmos e serenos.

      • Tretas says:

        50k por um carro, eléctrico ou não, não é barato em lado nenhum. Cá fora ganha-se mais mas o dinheiro continua a não cair das árvores.

        • facil says:

          Se 50k para ti e um esforco grande vivendo fora , entao mais vale voltares a PT.

          • PML says:

            Não tem a ver com isso. Mesmo que tenhas de poupar 18 meses para comprar um carro destes, podes sempre pensar no que tiveste de trabalhar e abdicar para o fazer. Eu pelo menos penso nisso antes de comprar alguma coisa e como não ligo a carros, acho tudo muito caro e que não vale o esforço. Quem gosta de carros terá uma opinião diferente.

          • Tretas says:

            Imagina o seguinte: amanhã entras num McDonalds e pedem-te 25 euros por um Big Mac.
            Podes pagar? Quase de certeza. Vais achar barato?
            E se decidires não comprar, é porque é um esforco muito grande para ti?

      • Realista says:

        O problema é que os preços para o segmento A para o público geral estão demasiado elevados quando comparados com as versões a gasóleo e quando comparados com as versões a gasolina ainda mais elevados se encontram. Também não nos podemos esquecer que os particulares representam menos de 30% do mercado de automóveis novos e desses a maioria das vendas são Dacias Sanderos devido ao preço.

        Daí que as marcas estão a acabar com o segmento A para veículos elétricos porque não conseguem tirar rentabilidade neste momento desta gama de veículos. Por exemplo:

        A Renault vai substituir o Twingo (A) pelo Renault 5 (B);
        a Volkswagen terminou com o e-Up (A) para o substituir pelo ID.2 (B);
        A Honda terminou com o Honda E (A) para o substituir pelo e:NY1 (B);
        A Smart terminou com o EQ For Four (A) para o substituir pelo Smart #1 (B);

        Entre outros.

        Não quer com isto dizer que as marcas não vão apostar no segmento A, mas que necessitam de repensar estes modelos elétricos para poderem competir no mercado.
        Por exemplo a Volkwagen está a planear o ID.1 para 2027 assim como a Renault está a fazer o mesmo para o Twingo.

      • Oh says:

        Em Portugal?
        Se não vendessem carros elétricos só em Portugal nem havia noticia. Claramente é a nível mundial, nós é que além disso ainda sustentamos chulos para comprar.

      • PJA says:

        50000 € é pouco? Então explique-me porquê tirando o caso da Noruega o número de BEV é residual. Em Portugal é 0.8, Alemanha 1.3, França 1, Dinamarca 2.3.

    • Grunho says:

      Baixar drasticamente os preços dos VE´s não é possível nem vai ser. O lítio vai ser cada vez menos abundante e menos caro, depois há as terras raras que só a China tem e vai fechar a torneira ao ocidente. A única hipótese é reduzir drasticamente ao peso dos carros e às matérias primas, mas aí há um problema grave de segurança, e o culpado chama-se SUV. E para garantir segurança para todos, só há uma solução – abate dos SUVs, ou restrições rigorosas de velocidades e vias em que podem circular. A segurança sempre se fez eliminando o lobo, não as ovelhas.

  4. B@rão Vermelho says:

    Afinal como é que ficamos, a Mitsubishi fecha portas na China por falta de VE, a Ford têm e VE e não consegue vender.
    Por acaso os Ford Mustang Mach-E, são bem bonitos, se quiserem eu posso aliviar o peso do stock se me oferecerem 🙂

  5. Aí aí ai says:

    Querem vender que invistam no design….foram buscar a marca mais prestigiosa – Mustang – e fizeram um design horrível. Tivessem feito como o Porsche é mantido o design típico do carro e tinham vendido muito mais… agora com esse design e preço eu fujo – e eu tenho 2 mustang 67 (1 tenho que remontar)

    • PAULO SILVA says:

      O Design é controverso, mas se observar marcas como a Jaguar tem um modelo que de linhas nada lembra um automóvel, e vende…, a VW com o ID3 também não lembra um golf.
      O problema é o preço, embora na faixa da tesla, o consumidor neste momento associa um EV ao Tesla, como nos telemóveis ou se tem um iPhone ou se tem qq coisa…
      Embora não seja verdade é a realidade do consumidor final que «compra» imagem e não funcionalidade e/ou qualidade.
      Eu por acaso gosto muito do Mustang EV, até porque acho que todos os EV devem romper as linhas dos veículos a combustão , e o mustang faz isso com uma linha moderna.
      Embora a Tesla seja neste momento uma referencia, não o é em design para mim.
      Mas esta é apenas a minha opinião.

      • Naodouonome says:

        Nao lembra um golf porque não é um golf nem foi desenhado para ser, é um ID.
        Mas sim é horrível, o Born consegue ser bem mais interessante.

  6. Toni da Adega says:

    Falam em baixar os preços, isso não funciona. Vejam o exemplo da Tesla, sempre que baixam os preços é só comentários de revolta e indignação.
    Se a Ford baixar os preços o pessoal começa a boicotar a marca.

    • Orelhas says:

      revolta, por causa do pessoal que pagou mais caro.. porque de resto, já muita gente que antes considera um tesla uma miragem, e agora já ponderam bastante a sua compra!
      falando da situação em PT, os altos preços praticados no geral aliados à alta carga fiscal, transforma este tipo de veículos em coisa de rico!

  7. PN says:

    De forma muito pragmática, que tal:
    – Baixar os preços
    – Baterias universais ou
    – Mais postos de carregamento
    – Melhorar a autonomia
    – Deixarem de tentar cobrar rendas mensais para usar as baterias ou outro acessório.
    – O requisito de ligar à internet ser opcional

    Vantagens dos térmicos por enquanto são:
    – Preço
    – Abastecimento rápido, importante para quem conta todos os minutos num dia
    – Autonomia, comparando veículos da mesma gama
    – Menos rendas mensais, se é que houver alguma
    – Bónus: menor receio de uma “atualização” automática que devia resolver um problema de causar uma avaria, e se não houver garantia, a reparação ser tão cara que mais vale comprar um carro novo, e lá se vai o ser “mais amigo do ambiente”.
    – Menos subscrições, se é que houver alguma, menos necessidade de “atualizações automáticas” ou ligações à internet, menos risco de avariar algo importante com essas “atualizações”.

    Mais uma vez de forma pragmática: os térmicos vão ter que deixar de existir, mas até lá muitas pessoas não vão deixar de por comida na mesa, roupa no corpo ou ter um teto em cima da cabeça para comprar um carro elétrico sem o receio de avariar com uma “atualização”, e se o carro faz mesmo falta, a solução óbvia para muitos ainda será o térmico.

    • Patinhas The Third says:

      Grande trauma com as atualizações

        • Realista says:

          No entanto estas a trocar tudo, pois podes ter um carro a combustão do mais avançado tecnologicamente e teres um carro elétrico com os sistemas mais básicos dos mais básicos…

          Por exemplo existem carros elétricos que é necessário “dar à chave” como antigamente e puxar a alavanca do travão de mão para estacionar enquanto que tens carros a combustão que abrem e fecham as portas ao sentir que a chave se está a aproximar assim como ligam-se sem ser necessário tirar a chave do bolso e com ligação permanente aos servidores da marca.

          Se elétrico é apenas o método de propulsão – ou seja – o que o faz andar para a frente e nada mais.

          Aliás se queres ficar preocupado fica a saber que os carros a combustão interna possuem mais eletrónica que muitos carros a bateria: Basta pensar que possuem injeção eletrónica, ignição elétrica, pedal eletrónico (o pedal já não está ligado por um cabo ao carburador como antigamente), sensores em tudo quando é lado, etc etc. e esses veículos também estão ligados à internet ou possuem uma APP para o telefone que está ligada à internet. LOL

          • PN says:

            Ok, posso até conceder na situação das atualizações por ser opinião pessoal, estava a referir-me ao caso dos carros da Renault que, se as pessoas não pagarem a renda mensal não podem andar, e que para obterem essa informação terá que ser pela internet. Também diversos relatos de equipamentos (não carros, mas poderá ser uma questão de tempo) que deixaram de funcionar após um update automático. A preocupação existe.

            Limpando esse ponto, as restantes objeções ainda se mantêm.

          • JL says:

            Esses casos da renault, salvo algumas fraudes, as pessoas compraram e assinaram um contrato, quando quiserem acabam com o contrato e compram a bateria e deixam de pagar aluguer, só acontece na renault e nos carros que foram comprados nessa condição ate 2021

          • Realista says:

            Isso foi só a Renault e já não vende carros com bateria alugada desde 2020. Estamos em 2023 e ainda prevalece essa questão porque só compramos carros em segunda mão e os carros importados com bateria alugada começam a chegar agora ao mercado nacional e são maioritariamente burlas porque vendem o carro como se a bateria fosse própria e ela não é…

    • Realista says:

      “– Deixarem de tentar cobrar rendas mensais para usar as baterias ou outro acessório.”

      Isso foi só a Renault e já não vende carros com bateria alugada desde 2020. Estamos em 2023 e ainda prevalece essa questão porque só compramos carros em segunda mão e os carros importados com bateria alugada começam a chegar agora ao mercado nacional lol

    • Realista says:

      – Menos subscrições, se é que houver alguma, menos necessidade de “atualizações automáticas” ou ligações à internet, menos risco de avariar algo importante com essas “atualizações”.

      Essas subscrições que a BMW introduziu são também para veículos a combustão interna.

      Aliás estas a confundir conceitos:

      Uma coisa é o veículo ter propulsão com motor elétrico e uma bateria outra coisa é o veículo ligar-se à internet pois uma não está está ligada à outra. Tal como podes ter travão de mão manual num carro elétrico e como tens carros a combustão com travão elétrico, ou teres carros elétricos com direção direta/assistida e veículos a combustão com drive by wire onde nem sequer tens coluna de direção e é tudo feito eletronicamente.

      São coisas distintas e estas a confundir tudo.

  8. Sergio says:

    O nosso utililizador @JL compra-os a todos 🙂

    • PTO says:

      Esse deve receber avença das marcas para andar aqui a defender os EV’s seja de que forma for.

      • Mr. Y says:

        Ele defende porque é utilizador de um e acha um absurdo (e eu também) alguns dos argumentos dos ‘anti’-EV.
        O teu argumento, por exemplo, é um deles.

        • Sergio says:

          Não digo que JL não tenha argumentos a favor e eu até os gosto de ler, o problema é os outros 50% que escreve, que são baseados na experiencia de uma pessoa com as condições perfeitas para possuir um EV.
          Ignorando todos os problemas que um EV pode gerar assim como a falta de dados para afirmar que deixa mais ou menos pegada ecológica.

          Mas pronto, o meu comentario era apenas uma brincadeira saudavel

          • Realista says:

            O problema é que tu não tens condições (ou precisas de fazer alterações na tua vida para o acomodar) e não que o carro elétrico seja mau ou que tenha problemas.

            Assim da mesma forma que alteraste os teus hábitos de consumo noutras situações, por exemplo, casas que não tinham gás canalizado tiveram que fazer obras, casas que não tinham tomadas de tv nas divisões tiveram de fazer obras, casas que não tinham cabo ethernet tiveram que se adaptar, casas sem pré instalação de AC tiveram que se adaptar e agora casas que não tenham garagem com instalação elétrica vão ter que se adaptar…

            É por isso que hoje em dia é obrigatório as novas habitações terem pré-instalação de gás mesmo que o gás não passe na rua e mesmo que não queiras ter gás canalizado. Também é por isso que desde 2010 todas as novas habitações possuem ligação elétrica do apartamento ao lugar de garagem, precisamente para acomodarem essa nova necessidade.

            No entanto como o VE não é uma coisa nova e visa substituir uma tecnologia já existente à uma centena de anos isso cria resistência nas pessoas porque estão habituadas aquela rotina secular de ir à bomba de gasolina e de girar a chave e o carro tremer por tudo quando é lado… mas isso passa 🙂

            Já agora fica aqui uma ajuda para quem queira instalar um carregador num condomínio sem instalação elétrica:

            https://www.acp.pt/veiculos/condutor-em-dia/mobilidade-eletrica/carregar-um-carro-eletrico-na-garagem-do-condominio

          • Mr. Y says:

            @Sergio não percebi que estavas a ser irónico 🙂

            Concordo contigo que um VE ainda não é para todos mas acho que não como fugir à electrificação e aos desafios que vai trazer.

        • PTO says:

          O meu argumento anti-EV?
          Onde é que eu argumentei que era contra os EV’s, ó génio?

      • Realista says:

        Porque a maioria dos argumentos anti-EV são desajustados e absurdos e são feitos por pessoas que criticam sem sequer nunca terem sequer conduzido o carro elétrico…

        • B@rão Vermelho says:

          Eu ainda não sou proprietário de um VE, vou ser dentro em breve, quando terminar a construção da minha nova casa, no final deste ano, até agora era quase impossível ter carro elétrico, por não poder carregar em casa, não acho prático ter de carregar sempre o carro fora, nem têm logica, o carro elétrico ainda não é nem nunca vai ser para todos, infelizmente.
          Temos de compreender que há pessoas que não gostão estão no direito deles.

          • Realista says:

            No entanto não teres condições não significa que o carro elétrico não presta ou que está errado mas sim que não tinhas condições para ele…

            Aliás é o mesmo quando surgiu televisão por cabo/ADSL/telemóveis onde só era possível ter em alguns pontos do país onde havia cobertura e isso não quer dizer que esses artigos eram não era maus mas simplesmente que não havia era condições para se o ter naquele momento. Aliás muitas das criticas eram “mas isto não têm sinal na minha aldeia, não dá para mim” e outros bla bla bla mas o certo é que agora ninguém passa sem essas tecnologias e muitos até fizeram obras em casa para acomodar o sinal do cabo da TV já que não tinham ficha/tomada noutras divisões…

            Estes “bla bla bla” são de pessoas que são relutantes à mudança já que isto mexe com a tradição que conhecem desde sempre e que já vinha dos país e avós mas a partir do momento em que fazem a troca depois não querem outra coisa.

      • JL says:

        Defender ? Então vocês se identificam como atacantes !!!

        Já disse várias vezes, não sou defensor utilizador, coisa que vocês nem conseguem ser, depois ainda dizem que não são anti-ev.

  9. Luis says:

    E agora, vão para abate/lixeira para não descerem os preços como algumas marcas premium fazem (para não descer o preço especulativo, ou descem os preços e metem-nos nas estradas?

  10. Joaocesar says:

    a pilhas ? longe, longe.

  11. Naodouonome says:

    O pessoal tem de perceber que carros a preços acessíveis acabou, por várias razões.
    A Tesla não é exemplo, ela está a boicotar o valor de mercado dos seus próprios carros e a vender sem grande margem de lucro só porque já não consegue vender mais e tem de despachar o stock.

    • PTO says:

      Ahahahah, “a vender sem grande margem de lucro”.

      Como se tu soubesses qual é a margem de lucro que tinham antes das baixas de preço, ou sequer a que agora têm. Aliás o Musk tem mesmo pinta de ser um gajo de vender as coisas com margens de lucro baixas.

      E não, os preços acessíveis não acabaram. Basta as marcas deixarem de conseguir vender os EV’s aos preços absurdos de agora e vais ver como elas baixam os preços num instantinho. E continuam a ter lucro, só que menos ganancioso. É a lei da oferta/procura, nunca falha.

  12. iDespairing says:

    EV’s perdem 50% do valor em 2-3 anos. Isso nao ajuda.

    • Realista says:

      LOL

      Todos os carros perdem esse valor ao fim de 2 a 3 anos de uso, se não mais…

    • PTO says:

      O principal problema não é perder esse valor pois os outros carros tb o perdem.

      O principal problema, em minha opinião, é a revenda como usado, uma vez que os EV’s estão numa área em que a tecnologia avança rapidamente e carros elétricos com 3 anos poderão já estar tecnologicamente ultrapassados em vários aspetos, o que diminui substancialmente o interesse por eles e o seu valor de revenda.

      Por isso sim, nesse aspeto os carros elétricos perdem mais valor que os de combustão, pelo menos até a sua tecnologia chegar a um nível de estabilização exponencial.

      • Realista says:

        Não sei se estas atento ao mercado automóvel, mas desde sempre as marcas lançavam modelos com frequência – geralmente entre 4 a 8 anos – que tornam o anterior modelo obsoleto…

        Basta veres que um Honda Civic de 8ª geração de 2005 foi substituída pela 9ª geração em 2011; a 10ª geração surgiu em 2015 e 11ª em 2021 e isto é transversal aos modelos e tu é que não estás atento.

        Basta pensar que a 8 geração do Civic nem sequer tinha sensores de estacionamento na versão base ou GPS quanto mais Android Auto ou ajudas à condução como line assist… LOL

        • PTO says:

          A evolução tecnológica a que me estava a referir era em relação às baterias e demais tecnologia com elas relacionada que provavelmente irão evoluir para muito melhores autonomias e tempos de carregamento ao mesmo tempo que Os EV’s baixam de preço. Não me estava a referir a “paneleirices” de sensores, GPS, Car Play, etc, etc.

  13. Nuno Fernandes says:

    Já para não falar nos preços das baterias…

  14. trupe says:

    esperem pelas baterias da Toyota, todos os outros elétricos são tecnologia antiga e ultrapassada.

    • PTO says:

      Isso só lá para 2027 se correr tudo bem. Além disso seguramente que o seu preço vai ser elevado o que irá impedir a sua generalização rápida pela classe média.

    • Realista says:

      As baterias que a Toyota prometeu em 2012 para 2019 mas que afinal em 2023 diz que é para 2027…

    • FilipeP says:

      A mesma Toyota que atualmente compra as baterias para os seus elétricos á chinesa BYD? Quando essa data de 2027 chegar já as restantes marcas, que actualmente investem milhões na pesquisa de novas tecnologias estarão mais á frente. A Toyota está a tentar manter o interesse dos investidores com este tipo de pulbicidade, mas é só isso…. publicidade.

  15. Simão says:

    Enquanto puder, pilhas dispenso …………..

  16. Jorge says:

    Sinceramente Gosto do carro, é bem giro… Mas quem é que dará 65mil por um Ford se por 40mil tem um tesla 3 com melhor desempenho, mais 100 km de autonomia e acesso aos carregador tesla? Agora, se tivesse pelo mesmo preço que está o tesla, aí se calhar já preferia o Ford.

  17. PTO says:

    Vou repetir o que já disse antes.

    Os ricos já estão abastecidos de carros elétricos por isso se não baixarem drásticamente os preços dos EV’s, de maneira a que a classe média tenha capacidade económica para os comprar, vão ter de ficar com eles para peças pois poucos mais os irão conseguir comprar aos preços atuais.

    Baixem o preço dos carros a “pilhas” para o máximo de 23k e vão ver como eles se começam a vender bem melhor.

    • Realista says:

      Os ricos estão a ficar mais ricos porque deixaram de pagar às petrolíferas…

      Os pobres é que vão ter que esperar por um EV tal como fazem agora com os topos de gama da BMW importados em segunda mão.

      • Grunho says:

        Não vão longe. Quando a burguesia exploradora lhes vender EVs usados a metade do preço de novos é porque têm muito menos de metade de vida residual, tipo pagas só 50% mas só tens mais 25% de carro. Para não falar na questão do sítio para carregar e do custo das adaptações que têm de fazer em casa.

        • Realista says:

          Quando compras um carro usado com 150.000km não estas a compra-lo com 50% da vida útil, mas na realidade com a quantidade de componentes que necessitas de trocar na realidade só tens 25% do carro…

          Aliás, se precisas de adaptar a tua casa a um carro elétrico, que é basicamente uma tomada normalissima com ligação à terra, não sei o que te diga. Deves ter feito obras mais pesadas para instalar gás canalizado ou para instalar a tv por cabo.

          • Grunho says:

            Isso é para carregar um plug in. Se for para um 100% eléctrico já é preciso comprar wallbox, pagar montagem e aumentar potência contatada do contador. E isso custa guito, e não é pouco.

          • Realista says:

            Estas a comentar sem teres o mínimo de noção…

            Eu também eu pensava que era preciso Wallbox enquanto estava à espera que o meu 100% elétrico chegasse e andei a pedir cotações para me instalarem um na garagem. Mas a verdade é que não é preciso nada disso pois consegues carregar numa tomada normal a 16A (3.7kwh) com facilidade.

            Assim se carregares desde as 20:00 às 08:00 consegues carregar numa tomada normal 44kWh por noite. Num dia normal de casa-trabalho-casa gastas 7 ou 8 kWh o que significa que só o precisas de ligar à tomada uma ou duas vezes por semana para andares com o carro sempre cheio de carga. Já se tiveres dois carros é intercalar ou aí sim aumentar a potência para 10.35kva para que possam carregar os dois a 16A (gastando 32A) e ainda sobram 13A para o resto dos consumo de casa OU adquirir uma wallbox para que a mesma possa distribuir mais que 16A para o veículo que queiras.

            Eu por exemplo tenho 6.9kVa (32A) e o carro carrega perfeitamente numa tomada normalíssima com terra a 16A e ainda tenho corrente em casa para o fogão e forno…

            As vezes as pessoas criticam sem saber a realidade.

          • JL says:

            So para quem faça mais de 150 a 200 kms por dia. Eu uso 3.7 kw, ou 16 amperes numa puxada de 3.45kva e chego a fazer 240 kms por dia:

            Sim, tenho mais que o contratado porque tenho solar e bateria com muitos kWh.

          • Realista says:

            Minto:

            Nem sequer é necessário Wallbox porque já existem EVSE portáteis que carregam até 11kW. A única coisa necessária é a instalação da tomada mennekes no quadro elétrico e o respetivo EVSE…

          • Yamahia says:

            O outro rapaz da história de Vila Nova de Poiares tem um EVSE, mas não consegue carregar a mais de 6 pq a 8 amperes aquilo está sempre a ir abaixo.

          • JL says:

            Se a 8 amperes vai abaixo, nem um micro-ondas consegue la ligar.

          • Yamahia says:

            “quem faça mais de 150 a 200 kms por dia”
            Isso nem dá para ir até à Comporta dar umas cacholadas.

          • Yamahia says:

            Era contador de garagem.
            É como eu, ligo a Rainbow para aspirar o carro como deve ser e aquilo tá sp a ir abaixo.

          • JL says:

            E vai lá todos dos dias ?

            É melhor ler antes de comentar.

    • JL says:

      Obrigado por chamar rico, fez o meu dia mais feliz.

      A Ford não tem carros a pilhas, e até agora nunca vi nada que os relaciona com eles.

      • PTO says:

        O termo “pilhas” está entre aspas, se não sabe o que isso significa volte para a escollinha.

        • JL says:

          Eu sei o que significa por isso ter alertado.

          • PTO says:

            Sabe o que significa a palavra PILHAS mas é óbvio ques não sabe o que significa a mesma estar escrita entre aspas, senão não teria feito o seu comentário inicial.

          • JL says:

            Sei, pilhas são dispositivos capazes de produzir corrente elétrica (energia elétrica) a partir de reações de oxidação e redução de componentes metálicos presentes em sua estrutura.

            Já acumuladores, baterias, elementos secundários são outra coisa.

            Por isso eu dizer que a ford não tem.

            O comentário é apenas depreciativo, quando não existe qualquer razão para o fazerem, e como tal, vou continuar a fazer sempre o mesmo comentário.

          • PTO says:

            Aparentemente, na realidade paralela em que vive, nunca ouviu falar de PILHAS recarregáveis. Tenho várias cá em casa, se quiser envio-lhe umas fotos.

          • JL says:

            Ouvi sim, é dado esse porque servem para substituir as vulgares pilhas não recarregáveis. Será que no seu mundo de preconceito não entende a diferença ? Por acaso preciso de tirar a bateria do carro encaixar num carregador para a carregar ?

            Além disso têm esse nome apenas pelo formato; que é o mesmo. Existe alguma bateria usada nos carros com esse formato ?
            Resposta: não.

            Mas ok, já que é assim, vou passar a chamar carroças aos vossos carros, afinal cada um dá o nome quiser.

          • PTO says:

            Pilhas recarregáveis = Baterias recarregáveis.

            Cumprem a mesma função, acumulam energia através de pontos de carregamento que depois dispensam aos aparelhos que alimentam, independentemente do formato que têm.

            Use a semântica que quiser, o resultado da sua função é exatamente o mesmo.

            Quanto a chamar carroças aos carros de combustão… acha mesmo que isso me incomoda? Você tem quê, 13 anos de idade? Pode fazer birra e chamar-lhes o que quiser, é-me absolutamente indiferente.

          • JL says:

            É a mesma birra que você está a fazer , tem 13 anos ?

            Mas mostre lá um carro que use essas pilhas recarregáveis, depois ficamos a saber se é igual.

            Daqui para a frente vamos ver se não incomoda. Looool

  18. Driver says:

    E vai continuar a acontecer. Se o objetivo é envelhecer o parque automóvel estão no caminho certo.
    Caso contrário tem mesmo de baixar os preços para que as “ massas” os possam comprar.
    Não foi por isso que surgiu o modelo T?!

  19. powerverde says:

    Ainda não é desta que o mercado de usados deixa de ser apetecível

  20. Jaugusto says:

    Uma pick up e um mustang são carros de nichos, façam carros para o povo ….

  21. Toni says:

    Que chatice!

  22. falcaobranco says:

    Como eu, certamente existem milhares pelo mundo fora… só compro um electrico quando não houver mais nenhum carro a combustão no mundo…até lá…gasolina e gasoleo !!!!

  23. Yamahia says:

    Não é um problema exclusivo da Ford!

    • JL says:

      Ou acordam ou passa a ser igual para todos os centenários, por isso é que até o maior deles todos já teve se despedir o CEO e meter la outro.

      • Yamahia says:

        O gajo da Audi? Sim foi de vela.
        Ninguém o mandou meter o projecto do H2 na gaveta looolooolool

        • JL says:

          Qual projecto ?

          O Mayer ? Loool, treta para entreter os tolos

          • Yamahia says:

            “período conturbado no construtor alemão que culminou, no mês passado, na saída de Markus Duesmann como diretor executivo”

          • JL says:

            Não estou a ver a relação desde com os génios da água.

          • Yamahia says:

            Não está?
            Para mim apostou no cavalo errado.
            Agora a estratégia é uma plataforma chinesa, cada vez pior. Mas o futuro o dirá. Mais valia terem usado a táctica do Dakar q isto. Humilhação atrás de humilhação. Enfim…

          • JL says:

            A plataforma não é chinesa, é alemã, nem sequer as baterias são chinesas.

            Humilhação desde o diesel gate, enfim, marcas centenárias que pararam no tempo, foram avisadas, e continuam a ser avisadas, mas enfim.

          • Yamahia says:

            A plataforma é a mesma dos “topos” da SAIC e as baterias vão ser CATL. Fique vc com eles e bom proveito.

          • Yamahia says:

            De Audi só vão restar os anéis. Isto se o crómio não for banido também.
            Qt ao dieselgate, o baterygate vai ser pior. Estamos a meses de tirar isso a limpo, isto se o Timmermans os tiver no sitio.

          • JL says:

            Vai ? então já consultou a Maya e fez uns pedidos ao génio da lâmpada, tanto preconceito.

            Estamos a meses é de ele vir dizer que a taxa de carbono vai novamente aumentar.´

          • Yamahia says:

            Tem vindo a aumentar à medida que se fabricam mais baterias. Não é preciso uma bola de cristal para perceber isso.

            Entretanto os G20 mandaram às malvas o compromisso com a redução dos fósseis.

          • JL says:

            Eu falei em taxa de carbono.

            Isso é que é um pesadelo…. Já arrancou a bateria do carro e do telefone ? Meta isso a hidrogénio. Ahahhahahaha

          • Yamahia says:

            Pode aumentar à vontade, desde que todos paguem efectivamente pelo q poluem.

          • JL says:

            Nisso já pagam.

            Ainda não entendeu que é para acabar com os a combustão ?

            Continue a sonha que vão beneficiar os a combustão… ahahahahha só mesmo para quem vive fora da realidade .

          • Yamahia says:

            Acabar com a combustão? Para salvar o planeta? É a versão oficial.
            Não me parece, o que estão a tentar fazer é passar para o outro lado do mundo as emissões de CO2.
            O planeta vai sofrer ainda mais, como já se está a constactar.
            Em resumo cambada de demagogos. Chamem os bois pelos nomes e não se fala mais no assunto.
            Tlv por isso os G20 borrifaram-se para a redução de fósseis.

          • JL says:

            O único demagogo é você, até diz que a extração e refinação de combustíveis são totalmente verdes, não tem vergonha de dizer essas coisas?

            Por acaso neste momento têm do outro lado do globo e aqui, o que vai acontecer é reduzir dos 2 lados, por isso haver muitas mais nações e continentes empenhados.

            Borrifaram se ? Então mostre provas disso ? Nem o raio do Googlemaps consegue interpretar..

          • Yamahia says:

            Lá esta vc a por palavras na boca dos outros…onde se disse q a extracção do petróleo era inócua?
            O que se disse e é a pura das realidades, é a extracção de refino do gás até q este chegue às termoeléctricas e mais prejudicial que o petróleo ate q chegue em forma de combustível aos depósitos dos carros.
            Qual é a duvida?

            Quanto ao Gmaps, não fui ver mas deixe lá q sair da AE é sempre mau. Nem que fossem 500,m. Mas é como digo, se acha piada continue eheh

            Quanto ao G20, está ai para se entreter
            https://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/mundo/2023-07-22-Ministros-do-G20-sem-acordo-sobre-calendario-da-reducao-dos-combustiveis-fosseis-d85a4c3a

          • Yamahia says:

            Qt á distância ao Carregador da Tesla, são 3,6×2 kms.
            Tá a gamar 2kms pq?, para parecer mais rapido. Loool
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq4J8PjAKMy84kWJ6Vg

            Epá vou ali dar uma patanisca na bateria, é só o tempo de tomar um cafezinho looolooolool

          • JL says:

            Eu falei do de Fátima, é mesmo esse afinal não são 11.

            Pode carregar nos da ionity, paga mais do dobro ? Prefere ?

          • JL says:

            Diz , muitas vezes, aliás todas as vezes, tanto que nunca as inclui, ao contrário que inclui nos eléctricos, portanto demagogia pura.

            Sobre o refino do gás, consegue provar que tem mais emissões que a dos combustíveis ?

            Sobre o refino dos combustíveis, a refinaria de Sines, no mês passado voltou a ser a instalação em Portugal com maiores emissões, e como sabe não tem lá refinação de gás natural .

            Além disso, apenas 17 % (desde o início do ano até agora) provém dessa fonte.

            Só as emissões da refinaria de Sines para produção de calor, aí Jasus, já lhe mostrei, espero não ter de voltar a meter aqui as 3 milhões de toneladas que lançam todos os anos.

            Quanto ao carregamento, sim, saio da se sem qualquer problema, até para petiscar naquele restaurante que tem uns petiscos do melhor. Lool

            Se não quer, não compre, continue com o seu, ninguém o impede, quando sair os efuels depois troca e falamos dos valores, vai ser só rir, como já é . Loool

          • Yamahia says:

            Não seja mentiroso!
            O que disse e repito é que a extracção e tratamento das matérias necessárias à produção de electricidade, são mais poluentes que a extracção e refino do petróleo.
            Está aí o problema do gás:
            https://www.greenpeace.org/usa/fighting-climate-chaos/issues/natural-gas/
            O tal que os mentecaptos queriam considerar energia verde de transicção, pior que carvão loool

          • Yamahia says:

            E não venha com as tretas de quanto Sines gastou ou deixou de gastar pq vc do petróleo não retira apenas o combustível rodóviário.Se estes representarem ~35% da festa está bom. Retira muito coisas que vão desde electricidade necessária para o empreendimento trabalhar, até uma série de matérias primas para os seus queridos elektros poderem ser fabricados e circularem num piso com o mínimo de condições, passando pelo óleo diesel para os navios e o querosene para os aviões, bem como os gases liquefeitos, o propano e o butano.

          • Yamahia says:

            Para além disso é uma empresa com forte componente exportadora incluindo gasóleo e gasolina, logo nem todo é consumido por cá!!

          • JL says:

            Onde está a dizer que é mais poluente ?

            Não menti, disse algo que você se esquece sempre.

            Não é pior que o carvão, é bem melhor, você é que não pesca nada do assunto.

            Então mostre lá qual a percentagem ? é que estava no outro relatório.

            Não interessa o que tira, tem de contar com a poluição que gera, nem que seja na percentagem do produto que tira.

            É exportadora tanto de gasóleo como gasolina, mais gasolina que gasóleo e na maior parte dos anos até importa gasóleo.

            Curioso, existem muitas empresas produtoras de eletricidade que também exportam.

  24. EEQTR911 says:

    Finalmente o consumidor abriu os olhos e não compra estas chacolateiras elétricas.
    Veículos a combustão usando combustível sintético = futuro.

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