O carro elétrico mais caro do mundo foi apresentado e serão produzidos apenas 10
A Automobili Pininfarina acabou de dar a conhecer ao mundo aquele que se tornou, até hoje, o carro elétrico mais caro do planeta. Um chamado "hipercarro" capaz de ultrapassar os 300 quilómetros por hora, com uma aceleração dos 0 a 100 em apenas dois segundos e carregando de 20 a 80% em apenas 25 minutos.
O B95 apresentado pela Automobili Pininfarina é um Barchetta que será vendido ao preço de 4,4 milhões de euros. Serão produzidas apenas dez unidades. Assim, este ocupa o lugar de carro elétrico mais caro do mundo... Mas não é só de preço que falamos.
O B95 tem uma bateria de iões de lítio de 120 kWh, em forma de T, refrigerada a líquido. Tem potência máxima de 1.400KW (cerca de 1.900 HP), 2.340 Nm de binário e pode ser carregada até 270W, reabastecendo de 20 a 80% em 25 minutos.
No total, conta com quatro motores, um em cada roda. A autonomia é um ponto surpreendente. O carro de luxo poderá atingir até 476 quilómetros, de acordo com o ciclo de homologação WLTP.
O painel do carro é inspirado em antigos aviões de combate e é ajustado eletronicamente, sendo que cada um dos painéis (um para cada assento) pode funcionar de forma independente. Essa pequena cúpula é responsável, por dissipar o fluxo de ar sobre a cabeça do motorista. Os bancos têm inspiração nos carros de corrida antigos.
A produção será feita de forma artesanal e as entregas desta edição limitada começarão a ser feitas em 2025, marcando o 95º aniversário da Pininfarina SpA.
Este artigo tem mais de um ano
Diria que a potência de carregamento está errada! (Onde diz 270W)
Na imagem estão 270KW!
Imagem retirada do site mas no site não menciona os 270W.
Não sabemos a curva de carregamento, mas diria que essa potência bate certo.
Para carregar 60% de uma bateria de de 120kwh necessitamos de 60 kwh + perdas ( que num carregamento rápido não chega a 10) portanto daria 66 kwh.
A 270 kw carrega 4.5 kwh por minuto -> 4.5 kwh * 25 = 112.5 kwh em 25 minutos se fosse sempre na potência potência máxima, sabemos que não é bem assim, normalmente a potência máxima consegue-se na maior parte dos carros até asos 50 a 60 % de SOC, portanto em apenas 7 minutos já está nos 60%, o que deixa 18 minutos para carregar mais 30%.
* ( que num carregamento rápido não chega a 10%)…
ai primo…
será que dá para o Uber??
Isto com um V12 atmosférico era lindo.
Mas tinha que levar tampões nos ouvidos… o que não é agradável.
Escovar os mosquitos dos dentes deve ser a melhor parte…