10 mil encomendas numa hora! Toyota lançou o elétrico bZ3X: menos de 14 mil euros
Não sendo a maior adepta da mobilidade elétrica, a Toyota não fica de fora e tem trabalhado em algumas propostas. Uma delas foi lançada, ontem, na China. A começar nos cerca de 14 mil euros, o bZ3X arrasou, tendo recebido mais de 10.000 encomendas numa hora.
Pouco depois de a joint-venture chinesa da Toyota, a GAC-Toyota, lançar oficialmente o Bozhi 3X, ou bZ3X, na China, a empresa afirmou que as encomendas do seu novo SUV elétrico arrasaram o servidor, após a marca revelar que os preços começavam um pouco abaixo dos 14 mil euros (109.800 yuan).
O lançamento de ontem, dia 6 de março, na China, acontece após a abertura de pré-encomendas cegas, em dezembro.
O bz3X é o "primeiro SUV elétrico puro ao nível de 100.000 yuan" da Toyota, na China, e o seu elétrico mais barato a chegar ao mercado até agora.
Descubra o bz3X elétrico da Toyota
O bZ3X da Toyota está disponível em duas versões, com ou sem a sua tecnologia de condução inteligente full-scenario:
- O modelo sem tecnologia inteligente começa nos 109.800 yuan (cerca de 13.930 euros) com cinco opções de acabamento;
- O modelo com condução inteligente está disponível a partir de 149.800 yuan (cerca de 19.000 euros).
Conforme a informação do Electrek, por 159.800 yuan (cerca de 20.000 euros), o modelo topo de gama 610 Max oferece uma autonomia CLTC de até 610 km com uma bateria LFP de 67,92 kWh.
A versão de base, de nome 430 Air, permite uma autonomia de 430 km com uma bateria LFP de 50,03 kWh.
No interior, o SUV elétrico tem um ecrã de infoentretenimento de 14,6 polegadas, a par de reconhecimento de voz e um ecrã de 8,8 polegadas para o condutor.
O bZ3X da Toyota é o seu primeiro veículo com o Sistema de Condução Inteligente Momenta 5.0. Equipado com o NVIDIA Drive AGX Orin X, inclui 25 funcionalidades ADAS, nomeadamente:
- Estacionamento paralelo;
- Estacionamento com controlo remoto;
- Piloto de alta velocidade;
- Assistência ao tráfego ligeiro;
- Monitorização do ângulo morto.
Conforme partilhou, a GAC-Toyota será "uma das primeiras fabricantes de automóveis do mundo a realizar um modelo de condução inteligente de ponta a ponta numa única fase". Com uma inteligência semelhante à humana, o veículo "torna-se mais inteligente e melhor com a utilização".
Este novo elétrico da Toyota mede 4600 mm de comprimento, 1875 mm de largura e 1645 mm de altura.
Posicionando-se numa faixa de preço que rivaliza com a BYD, o bZ3X da Toyota fica ligeiramente abaixo do SUV elétrico Atto 3, que começa nos 115.800 yuan (cerca de 15.000 euros).
O problema é que por cá vai custar pelo menos o dobro
Se custar o dobro é um preço muito bom.
Mesmo assim, vir a custar o dobro não é muito bom. É menos mau.
O dobro mais IVA e mais “despesas de transporte e raios que os parta”, preço final 45000
Tesla who? XD
O Model 3/Y ainda custam mais de 25K!
Então ? onde está o “ninguém quer elétricos” ?
A Toyota não teve nada de novo nas baterias pensei que ia ver uma novidade mas foram buscar as LFP que a BYD usa, menos mal
O BYD Dolphin na China também se consegue por cerca de 11.000€ mas depois de lá até aqui tem que alimentar muito tacho, por isso acredito que este Toyota deve ser igual e não deve ficar por menos de 33.000€ na versão mais barata…
“O BYD Dolphin na China também se consegue por cerca de 11.000€”
Esse é o Seagull chamado de mini Dolphin no Brasil.
Em cima diz menos 14 mil euros.
Quando chegar a Portugal deve valer 30 mil ou mais é só roubar
Somos mesmo do terceiro mundo. Nenhuma destas modernices chega aqui! Queres carro? E a pilhas? Paga e não bufes! E pagas bem.
A pilhas já existe por cá um da toyota, apesar de não quererem vender, desde 2018.
Quem é que diz que não chega?
Têm de começar po algum lado e tendo em conta que a China é um dos melhores mercados para EVs faz todo o sentido que comece a ser vendido lá.
Não admira que a classe média cresça a olhos vistos na China e não queira sair da China com um salário médio já perto dos 1500€ depois a vida lá é super barata, casas são mesmo baratas eles bem Europa de férias tiram umas fotos e voltam logo e não querem saber das tretas políticas e fazem a sua vida.
“China com um salário médio já perto dos 1500€”
Boa piada, fartei-me de rir dessa sua tentativa de nos impingir mais essa. Nem mesmo a China se atreve a tais exageros quando avança os seus dados estatísticos.
É preciso a China avançar com números ? não é um pais aberto ?
Na verdade até ultrapassa os 1500€/mês, ou fica ligeiramente abaixo nos 1430$/Mês, depende da métrica usada.
Detalhes: https://www.chinalegalexperts.com/news/what-is-the-average-salary-in-china
Quem te impingiu é quem te fez crer que a China é um país de 3º mundo e que o sistema politico/econômico não funciona, assim és feliz sem saberes que estás a ser sugado todos os dias. Continua assim ceguinho para os capitalistas não terem de pagar impostos e dizerem-te que só tens de pagar impostos muito altos por causa dos imigrantes
1500€ só se for com um arredondamento para 150.
Eventualmente em algumas poucas zonas da China haverá vencimentos médios pouco superiores a 1000€.
O salário mínimo na China está entre 350$ e 690$ (USD), esses 150 nem existem como salário mínimo muito menos como salário médio
Mais detalhes:
https://www.chinalegalexperts.com/news/what-is-the-average-salary-in-china
LOL!! Lá na china 1000 euros dá para viver durante ao anos sem preocupações. Lá com 1.5 milhões de euros compras uma mansão em Shenzen. Já agora o salario base lá é por volta de 1000 euros.
Aquilo é tão bom na China! Porque é que não segues viagem?
Nº1 da Noruega, lá é tudo eléctrico.
Talvez seja #1 quando chegar por lá mas para já no ano passado o mais vendida por aquelas bandas foi o Tesla Y
Já não é, em Janeiro, o Toyota bZ4X foi o mais vendido.
Sim foi o caso em Janeiro, mas tou como o outro: “prognosticos so no final do jogo” 🙂
Não não é tudo elétrico. Basta ver as notícias
Até os “Namorados”
…com condução inteligente está disponível a partir de 149.800 yuan (cerca de 19.000 euros). …”
A condução inteligente está cara, custa quase meio carro.
sempre é mais barato que um motorista dedicado 🙂
Não conheço o sistema mas duvido que faça melhor.
Duvido mesmo que chegue perto do limitado e trapalhão FSD da tesla que não anda à chuva, que não pára em vermelhos que trava a fundo nos verdes, q julga que o traço q delimita a frente de um estacionamento é uma parede, que pouco acrescenta em AE e q qs sempre precisa de um empurrãozinho para mudar a faixa, q gosta de accionar trovões a fundo em AE q nada o justifique e, q guarda distâncias de segurança ridículas, q é um trapalhão perigoso a sair da AE. Tudo pelo módica quantia de 7000€
Não anda à chuva ? não trava nos vermelhos ? trava o quê ?
Isso já deve imaginação ou pesadelos da electrofobia, o tema é a toyota e até vem logo com a tesla.
https://www.youtube.com/watch?v=6aGUrtASsNI
Só estava a elogiar o fsd em detrimento do Toyota inteligente.
Não se enerve.
E o que eu disse é real.
O “fala pás paredes ” comprou o upgrade dessa treta. É só ir ao canal dele e conferir. LOL
Ainda não se conhece o sistema da toyota, portanto falar dele é absurdo.
O FSD não existe na europa, portanto ele não tem fsd.
Tem @JL, tem… vá ver que vê q tem.
Tem ele e não foi o único a ter enganado. Já há outro que investiu no cenário para ter assunto para mais uns vídeos para o YT.
A limitação resume-se ao summon que não funciona acima dos 6m de distância e em parques cobertos nem com 6 m nem com 6 cm pq o gps pode não captar sinal.
Não tem, porque na Europa não existe, ainda não foi aprovado.
As limitações não muitas, não faz rotundas, não faz cruzamentos, as mesmas que sempre teve, essa do summom é uma delas.
”
While FSD is already training very well in North America, Elon Musk noted during the Q4 2024 earnings call that there are challenges to rolling out the system in Europe.
In Europe, Musk noted that tons of regulations and bureaucracy make it difficult to roll out FSD in the region.”
https://www.teslarati.com/elon-musk-discusses-tesla-fsd-challenges-china-europe/
Portanto não existe fsd na Europa.
Não tem mas pagaram na mesma. Ora bolas. Por isso ter tem, simplesmente não está ensinado.. Por outras palavras, essa coisa funciona mal e só parece que funciona bem qd está ensinado em lugares específicos, um pouco como um truque ensaiado.
A Tesla promete muito, mas a experiência real do utilizador é pobre e não é só com a questão do FSD.
Pagaram porque quiseram, foi uma opção deles, correm o risco de quando sair por cá ele aumentar, e nesse caso já o têm.
Essa coisa é mesmo para aprender, é tipo os seres humanos, vão aprendendo.
Óh migo, se funcionasse bem não tinha morrido tanta gente à conta de ter depositado toda a confiança no FSD nos locais onde asseguraram que funcionava bem.
O sistema é um dos principais responsáveis pelo facto irrefutável dos teslas serem a marca com maior nr. fatalidades em consequência de acidentes por km percorrido.
Se isso funcionasse como anunciado, era ao contrário, zero acidentes e zero mortos.
E eu disse que era seguro onde ?
E vai funcionar, não se preocupe, senão não andavam todos a desenvolver os mesmos sistemas.
As falhas são mais pelas falhas de atenção e confianca a mais, é o que não falta são videos na internet até de malta que passa para o banco detrás e deixa o carro em fsd, entre muitos outros disparates.
Ainda que por cá custe o dobro…
É um Toyota!…
E será com certeza uma boa opção!…
Fica já aqui registado que quando chegar a Portugal vai custar mais do dobro dos 14.000 euros e, como é habitual, o concessionário tuga vai criar umas 4 ou 5 versões com equipamentos diferentes para esmifrar o consumidor.
Uma pergunta parva. Estes carros não dão para mandar vir directamente de lá de fora? Temos mesmo de nos sujeitar aos preços praticados neste país? Como é que isso funciona?
Pode importar o veiculo directamente mas, independentemente de ser novo “0 kms”, tem que pagar para efectuar todas as certificações provando que é seguro para a via pública, tem que pagar todos os impostos relacionados com a importação, tem que pagar a matrícula e tem que ir á inspeção todos os anos.
Sem esquecer que regra geral importar um veículo japonês tem o volante na direita.
Por cá vai custar 49.000 a versão base.