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Nissan diz que todos os seus novos modelos que chegarem à Europa serão totalmente elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. Jota says:

    Estou sempre a ver qual vai ser a primeira marca de automóveis a tombar! Os fabricantes de automóveis ainda não perceberam que não podem vender carros com preços tão elevados como os atuais!

  2. Hugo says:

    Já vem tarde, mas é assim mesmo! 🙂 Isto só vai ajudar a que os preços baixem ainda mais.

  3. Yamahia says:

    “…acreditamos que é a coisa certa a fazer… pelos nossos clientes e pelo planeta.”
    O planeta é a Europa, o resto é paisagem. Os clientes da UE são pessoas, os que habitam outros lugares no mundo são cães vadios.

    • Mr. Y says:

      Tu é que vives numa bolha. A China e o EUA vão no mesmo caminho.

      • Yamahia says:

        Os EUA ou o feudo da Califórnia?

      • TXG says:

        Então Europa China e EUA são o mundo e o rapaz é que vive numa bolha??

        Até podes juntar aí o Canadá e a Austrália+NZ e ainda assim falta todo o continente Africano, uma parte enorme da Ásia e a America central e do Sul.

        Existem paises que mal sabem o que é um carro, quanto mais um elétrico… Se as marcas parassem completamente com a produção de combustão, havia países que simplesmente paravam.

        Ah e já agora, ainda que o restante mundo adotasse elétricos, a notícia apenas refere a produção na Europa. Pelo que depois falar no que é melhor para o mundo, não deixa de ser ridículo. Concordo com a observação do Yamahia.

        • Mr. Y says:

          O que quis dizer foi que o aumento do mercado de eléctricos não é só na Europa.
          É óbvio que a transição para os eléctricos não vai ser igual no mundo todo e, mesmo na Europa, vai demorar décadas.

    • Rui says:

      Então mas tua achas que se poluíres na europa a poluição não sai da europa fica só a pairar cá em cima ? ahahah se deixares de poluir num continente tão grande como a europa vai beneficiar todo o planeta

      • Yamahia says:

        Estás enganado. Para teres carros ditos zero emissões aqui, estas a destruir outros locais do planeta em dobro ou triplo.
        Para alem disso a electricidade que os ditos zero consomem não é zero emissões . Neste momento ainda anda nos 60% fóssil.
        Tem sido tanga atras de tanga. Felizmente vai acabar e/ou começar a acabar.
        Finalmente o Timmermans parece estar a abrir os olhos.

        • Rui says:

          Tal como estas a destruir outros locais com a exploração de petróleo, Portugal já tem 60% de energia limpa portanto estamos no bom caminho, mas pegando na tua ideia estamos otimos temos veiculos 0 emissões por todo o lado e só poluímos no local onde fazemos 40% da eletricidade então está bom como a poluição só fica naquele sitio e não se espalha ainda melhor.
          Nota-se que vai acabar não acabas te de ler a noticia da nissan ? a nissam e todas as outras marcas que já anunciaram

          • Yamahia says:

            Aqui não está em discussão se polui mais ou menos. Aqui o que está em evidência é que o BEV polui e portanto não é zero emissões como anda a vender
            Polui e seca tudo à volta.
            Só para fabricar a bateria de 100 kWh de capacidade, emite CO2 como um motor a combustão com 200.000 kms e continua a emitir ao consumir electricidade para se poder mover.

            A electricidade verde produzida em PT chegou a um pico de 60%? E depois? Chegou para as encomendas? NÃO! Fechavas mais umas centrais, desta vez tb a gás e chegavas fácil aos 100% renovável. Importavas era mais lool
            Tivemos que importar na sua maioria electricidade suja! Portanto, o consumo que é o que importa no fim das contas foi de 60% de energia fóssil. O mesmo é dizer que um eléctrico em PT anda oficialmente a libertar 60% de gases tóxicos, além de todo o mal já provocado ao planeta até tocar a estrada com 0 kms e mesmo assim é classificado de zero emissões e recebe créditos de carbono por isso. Injustiça, falácia, intrujice, aldrabice, o que lhe queiram chamar, que felizmente vai acabar!
            Quanto à energia suja importada, ela chega em forma de factura e a factura paga-se e bem à razão de 2,3 mil milhões ao ano. E quem se está a rir à farta à conta dos otários dos tugas, são os espanhóis que até se dão ao luxo de importar electricidade a carvão às claras de Safi em Marrocos (Portugal tb importa mas é de ElJafar mas às escondidas).
            Deixa de ser naif!

          • Rui says:

            Quem tem a cabeça dura não dá para explicar.
            Um veiculo elétrico é 0 emissões emite 0 a andar ponto final, depois polui na construção (que há solução) e polui a eletricidade produzida (que também há solução) isto são duas poluições centralizadas nem te vou explicar aqui o que é poluição centraliza e descentralizada que não me parece que tenhas capacidade para isso mas vou-te dar um exemplo uma pista de F1 pode ser net 0 se todo o Co2 que for produzido durante a corrida é consumido pela arvores e transformado em O2, outra a F1 vai ser net 0 2026 os carros vão poluir na mesma mas a poluição que eles criarem vai ser retirada da atmosfera para fazer o combustível ou seja no final a conta é igualmente 0

          • Yamahia says:

            Mas em que planeta é que vives? Ou andas a emprenhar pelos ouvidos?
            Não, não é possível conter as emissões nefastas de uma termoeléctrica com recurso a árvores em seu redor. As árvores podem capturar carbono da atmosfera através da fotossíntese, mas a quantidade de carbono que elas podem absorver é muito menor do que a quantidade de carbono que uma termoelétrica pode emitir. Além disso, as árvores não podem capturar outros poluentes que as termoelétricas libertam, como óxidos de enxofre e de nitrogénio ou partículas finas.
            “A Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e a associação ambientalista Zero estimam que as grandes centrais termoelétricas em Portugal tenham emitido, em 2021, 4,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2)”
            https://www.industriaeambiente.pt/noticias/emissoes-co2-producao-eletricidade-atingem-minimo-31-anos/
            As florestais portuguesas capturam 0,27 TONS de carbono por hectare por ano. Isto significa que seria necessário plantar 17,8 milhões de hectares de floresta para compensar as emissões das termoeléctricas num ano. Para teres uma ideia, a área florestal total de Portugal é de cerca de 3,2 milhões de hectares.
            O que se está a verificar é exactamente o contrário. O abate indiscriminado de árvores para plantar painéis solares e eólicas.
            Portanto esquece! Se fosse assim fácil nem sei pq se deram ao trabalho de eliminar 2 centrais a carvão em PT.
            Assim como não tens solução para zerar a produção do carro eléctrico. Nem que a vaca tussa! https://youtu.be/stxkY2JelZ0

          • Rui says:

            Não tens ? porra então a nasa deve precisar de vir a minha casa que já carrego o carro com painéis há mais de 2 anos

        • Toni da Adega says:

          Entendo pouco da matemática mas penso que 60% é menor que 100%.
          E se baixar continua a ser menor.

          • Yamahia says:

            Sempre tiveste barragens @Toni. Não é de agora! E portanto nc foram 100.
            Mas se calhar e muito provavelmente agora consomes mais fóssil do que consumias no tempo em que só tinhas barragens para contrabalançar o fóssil.
            São os tempos modernos!

        • Yamahia says:

          Tens aí um exemplo do que as centrais fazem às cidades.
          Essa ate chegar a Abrantes, tinha floresta como se não houvesse amanhã (noticia fresquinha):
          https ://eco.sapo.pt/2023/09/26/fecho-da-central-do-pego-fez-baixar-em-70-as-emissoes-de-co2-em-abrantes/amp/

    • Toni da Adega says:

      O maior mercado de veículos eléctricos nem é o Europeu.

  4. Manuel says:

    quando eles consideram que a tecnologia e-power é 100% elétrica, é lançar areia para os olhos. O motor e a tração podem ser 100% elétricos, mas se o carro incorpora um gerador, já não deveria ser considerado 100% elétrico. É algo que vem de série com o carro. não é opcional nem uma modificação ao carro. E muito menos eficiente, pois quantos mais sistemas se adicionam, mais perdas há nos mesmos e entre eles…

  5. Driver says:

    A confiança na penetração dos elétricos está em alta, por isso é que a norma EURO7 vai ser suavizada.
    É que as marcas não querem muito abdicar da combustão como dizem…

    • Gonçalo says:

      nota-se pela oferta que as marcas têm hoje em dia ahah

    • Yamahia says:

      O EURO VII basicamente é para dar castanhada nos elektros. Ligeiros e Vans ficam na mesma.
      Já não era sem tempo. A falácia ao secXXI chegou ao fim.

      • Pedro says:

        ahahah vai ver o que as marcas dizem sobre a norma EURO7 muitas delas já disseram que nem vale a pela gastar o dinheiro para a tentar cumprir por isso é que foi suavizada mas mesmo assim nenhuma marca está com vontade de investir numa tecnologia que está mais que morta

        • Yamahia says:

          Enjoy
          A grande revolução do EUR VII é…:
          “”limites para as emissões não provenientes do tubo de escape, como as partículas provenientes dos travões e dos pneus. Além disso, abrange os requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias em automóveis elétricos e impõe requisitos mais rigorosos para o ciclo de vida dos veículos”, pode ler-se no comunicado do Conselho da UE.”
          https://www.razaoautomovel.com/noticias/uniao-europeia-euro-7-2025/

          Vê lá se percebes, o foco é castanhada nos elektros!
          O Timmer abriu os olhos. Finalmente!!!
          4 anos:

          • Pedro says:

            Mas o requisito é minimizar as partículas dos travões quando os elétricos usam muito menos os travões que os a combustão ahhaha vai dar cá uma castanhada ahahhahahaha Estou ansioso para ver esta norma em acção por mim era já para o mês que vem lá vão ter os a combustão que mudar os travões ahahah

          • Gonçalo says:

            A principal razão da normal ter sido suavizada está exatamente no ultimo paragrafo, os construtores iriam tirar investimento dos elétricos para cumprir a norma EURO7 os eletricos hoje em dia já não precisam de nenhum ajuste para cumprir esta norma

          • Yamahia says:

            Mas gastam muito pneu devido ao peso em comparação com outros de segmento semelhante.
            Qt a travões já vi elektros a mudar com menos de 40000.
            O resto é tempo de vida de bateria e veiculo. É às pazadas elektros novos para a sucata. Chegou a hora de pagarem.
            Top.
            Mas ainda falta o desgaste que provocam no alcatrão e consequentes partículas. Havemos de lá chegar.

          • Pedro says:

            ahahah já vi que nem sabes do que estás a falar há ai eletricos a mudares as pastilhas com mais de 100 mil km.
            Os pneus é um facto que gastam mais por causa do peso mas um model 3 pesa tanto como uma audi a4 ahah
            Por mim punham esta norma em vigor já amanha só apar ver a tua carinha ahahhah o gajo acha que agora os eletricos vão paar a sucata porque a bateria não dura ahah então os 1.0 de 100cv também têm de ir para a sucata ahahhah há ai teslas com 1 milhão de km ahahah

          • Yamahia says:

            “mas um model 3 pesa tanto como uma audi a4 ahah”
            A piada do dia. loool

          • Pedro says:

            Basta ir ao Auto data ver as diferenças mínimas que existem a versão A4 quattro é bem mais pesada

  6. EEQTR911 says:

    RIP Nissan. Cada vez mais no fundo.

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