Pplware

Nissan está a desenvolver um carro elétrico bem mais potente, com dois motores e 4WD

A Nissan vai continuar a sua jornada na eletrificação dos automóveis. Recentemente, deu a conhecer que está a desenvolver um carro elétrico bem mais potente que a oferta atual, com dois motores e 4WD.

A fabricante japonesa, parceira da Renault, é uma das marcas que mais vende no segmento de carros elétricos. O Nissan LEAF é uma boa oferta nas gamas mais baixas e atrai diversos interessados em envergar neste novo mundo.


Os últimos dias têm sido bastante produtivos para a Nissan, especialmente no seu catálogo de veículos elétricos. No Tokyo Motor Show 2019 apresentou o Ariya, que vem abrir uma nova era de design e performance nos carros elétricos da marca. Este conceito é uma evolução do atual refletido no LEAF e no futuro chegará ao mercado.

Não obstante, as mudanças não estarão apenas no design. A fabricante japonesa está a desenvolver novas tecnologias ao nível de baterias e unidades motrizes. Estes desenvolvimentos não deverão chegar aos veículos atuais, mas irão equipar os futuros carros elétricos da marca.

Nissan LEAF com 309 cv e 4WD

Para testes de estrada – que demonstram o nível de desenvolvimento deste projeto – a Nissan recorreu a um dos seus LEAF e+. Estes novos motores elétricos perfazem uma potência total de 309 cv e 680 Nm de binário disponível instantaneamente.

Comparando à atual oferta da empresa, esta nova unidade motriz apresenta uma severa melhoria nas especificações relacionadas com o desempenho. Assim sendo, a dinâmica é um dos pilares para os próximos modelos.

A contribuir para este aprimoramento da dinâmica e condução, a Nissan implementou ainda um sistema de tração às quatro rodas. Tal faz todo o sentido, tendo em conta que os dois motores elétricos estão localizados juntos dos eixos do veículo. Assim, os próximos veículos elétricos da Nissan terão uma performance nitidamente superior sem beliscar na eficiência.

Em breve, a Nissan lançará um veículo elétrico de nova geração que será uma verdadeira evolução. Desde a nova tecnologia de propulsão elétrica e tração às quatro rodas da Nissan, até à nossa tecnologia de controlo de chassis conseguirá alcançar um enorme salto no desempenho em aceleração, em curvas e travagem, a par dos carros desportivos mais recentes.

| Takao Asami, Vice-Presidente do Departamento de Pesquisa e Engenharia Avançada da Nissan

Apesar de todos os esforços colocados no desempenho, o conforto não foi descartado da equação. Segundo a fabricante, estão a desenvolver igualmente um método para regeneração de energia no motor traseiro. Assim, as travagens ficam mais suaves e é possível absorver mais energia para as deslocações.

As tecnologias de condução neste carro elétrico

Seguindo o exemplo da Tesla, que é atualmente a referência do segmento, a Nissan está a trabalhar nas suas tecnologias de condução autónoma e inteligente. Prova disso é o Nissan Intelligent Mobility, que está cada vez mais avançado. No entanto, na próxima geração de veículos elétricos deverá estar ainda mais completo e capaz de cumprir as necessidades do condutor.

Apesar de a Nissan ter recorrido a um LEAF para os testes feitos com a sua nova unidade motriz e tecnologia, não é de esperar que este modelo venha a receber esta motorização no futuro.

Não obstante, decerto estará em futuros modelos elétricos da marca. Tendo em conta a prioridade coloca no desempenho, não seria surpreendente caso fosse um sedan ou até mesmo um desportivo coupé!

Afinal, quanto custa mudar a bateria de um carro elétrico?

Exit mobile version