Navios eólicos: Prepare-se para a revolução dentro de água
Se considerarmos o passado e olharmos para o presente, percebemos que há muita coisa que já evoluiu. Hoje em dia, no setor automóvel, já temos carros movidos a energia e no setor marítimo também se esperam novidades para breve. Já ouviu falar em navios eólicos?
A Organização Marítima Internacional (IMO) estabeleceu em 2018 a meta de reduzir para metade as emissões de navios entre 2018 e 2050. No entanto, as emissões do setor continuam a aumentar e é preciso agira.
Para se tentar mudar, há uma enorme expectativa com o navio Oceanbird. Este navio assenta na propulsão eólica e, segundo os fabricantes, poderá cortar as emissões até 90%. Revela o jornal que este cargueiro de 220 metros de comprimento, 40 metros de largura e 70 metros de altura acima da água, chegará equipado com seis velas inspiradas na aeronáutica e terá a capacidade para transportar mais de 7.000 carros, razão pela qual também a Volvo participa como parceira do projeto.
Segundo o JN, para Christiaan De Beukelaer, a matemática é simples. "Se a propulsão eólica começar já a economizar combustíveis fósseis, o orçamento de carbono vai estender-se um pouco mais. Com isso ganha-se tempo para desenvolver combustíveis alternativos, que a maioria dos navios precisará até certo ponto. Ora, assim que estes combustíveis estiverem amplamente disponíveis, vamos precisar de uma quantidade cada vez menor, porque o vento pode fornecer entre 10% a 90% da energia que um navio precisa".
Alegadamente, o transportador eólico de automóveis consumirá muito menos combustível fóssil que os navios convencionais. Isto, porque, hoje em dia, a frota mundial de cerca de 450 transportadoras de automóveis utiliza uma média de 40 toneladas de combustível fóssil, por dia.
Apoiado por um investimento feito pela Swedish Transport Administration, o Oceanbird pode ser o ponto de um novo capítulo de um possível historial de sustentabilidade da indústria naval.
Este artigo tem mais de um ano
Inventaram os veleiros
lolll +1
Navios eólicos já existem há 2 mil anos ou mais, e foram uns deles chamados caravelas que fizeram os descobrimentos. O que não vai ser possível, pelo menos de maneira mais eficiente que as velas, é produzir energia eólica a bordo para alimentar motores eléctricos.
Ferries na escandinávia já usam energia eolica para reduzir até 5% de consumo de combustiveis fosseis:
https://www.scandlines.com/about-us/our-green-agenda/powered-by-the-wind/
E este é apenas um exemplo.
Inventaram as caravelas?
inventaram as alterações climaticas
Inventaram os negacionistas
Inventaram os ignorantes de História do Clima.
Inventaram os inventores de Histórias do Clima…
Temos uma ideia que acreditamos ser ainda melhor.
Agora so falta separar os containers por prioridade de tempo de entrega (baixa, media, e alta) e baratear os custos propocionalmente