NASCAR revela o seu primeiro protótipo de carro elétrico
Embora sejam ideais para alguns, os carros elétricos não enchem as medidas a todos os condutores; e ainda menos aos entusiastas de alguns desportos automóveis. Apesar disso, a NASCAR revelou o seu primeiro protótipo de carro elétrico, a ser testado em breve na Chicago Street Race.
Num esforço de várias décadas, a NASCAR cimentou-se e reuniu entusiastas pelas corridas de stock car, com eventos que envolvem motores de combustão interna a rugir e a passar pelo público.
Não deixando o barulho para trás, a famosa liga de corridas de Daytona Beach, na Flórida, parece estar a tentar acompanhar a tendência, com a introdução do primeiro carro de corrida elétrico, a ser lançado em breve.
Este primeiro protótipo de carro de corrida elétrico desenvolvido para a liga representa a primeira mudança para a eletrificação na história do desporto.
O protótipo foi possível graças à parceria ABB NASCAR Electrification Innovation Partnership. O objetivo é simples: introduzir as corridas de veículos elétricos, mantendo uma descarbonização maciça das operações, com a ABB a liderar o caminho em parceria com a NASCAR.
A ABB NASCAR EV Prototype, a NASCAR e as suas fabricantes parceiras - Chevrolet, Ford e Toyota - estão a trabalhar no desenvolvimento deste novo protótipo, revelado num comunicado de imprensa.
Estreia do elétrico da NASCAR marcada para a Chicago Street Race
Com três motores STARD UHP 6-Phase com capacidades de tração integral (AWD), fabricados com uma carroçaria de veículo utilitário crossover (CUV) composto à base de linho sustentável, este veículo elétrico pode produzir até 1000 kW de potência de pico e foi testado em pista, com os chassis Next Gen baseados nos veículos da série Cup da NASCAR.
A Chicago Street Race, a acontecer no final desta semana, será palco da estreia deste novo veículo.
Sendo a NASCAR alimentada pela adrenalina dos pilotos, entusiastas e espetadores em que resultam os sons altos e estridentes produzidos por um motor a combustão, veremos como será recebido este seu primeiro protótipo de carro elétrico.
A malta do midwest, que é quem vê isto, vai adorar
lol esses dinossauros coitados ainda não entraram no seculo XXI, NASCAR tem que evoluir e terá que deixar esse publico atrasado.
Mais um motivo para continuar a comprar térmicos.
Se for correr com os térmicos, vai ser a chacota da companhia.
Este electrico tem o dobro da potência que um cup car.
E onde pensas chegar com uma bateria refrigerada a líquido de 78 kWh numa corrida destas?. Um palpite…Não fazes 50 kms!
Uma métrica, só a Daytona 500 são 805 kms. Agora pensa!
Aqui, está como medo ?
https://fastestlaps.com/tracks/daytona-international-speedway
Medo de quê?
Medo…..
Ou não….
Se for igual à última corrida de fórmula E que vi, na qual 2/3 da corrida foi em safe drive para poupar a bateria, deve ser muito interessante.
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA FTW!!
RIP Indy 500. Agora vai ser Indy 5.