Não se esqueça de fazer a inspeção automóvel. Coimas são pesadas
Para circularem na estrada, os veículos precisam de ir a inspeções periódicas. Este tipo de inspeções servem para verificar se os veículos reúnem as condições de funcionamento e segurança para circular na estrada. Não se esqueça de fazer a inspeção automóvel. Coimas podem chegar aos 250 euros.
Em Portugal, a inspeção automóvel é obrigatória para todos os veículos que circulam nas vias públicas, com exceção de algumas situações específicas, como veículos novos que têm um prazo de validade mais alargado para a primeira inspeção.
Se não fizer a inspeção no prazo estabelecido, está sujeito a coimas que variam consoante o tempo de atraso. Os valores da coima podem ser os seguintes:
Falta de inspeção Automóvel: Coimas
- Veículos, sem as devidas inspeções obrigatórias em dia: multa entre os 250€ e 1250€;
- Proprietários de transporte de passageiros ou de carga em veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem: multa entre os 250€ e os 1.250€;
- Motociclos, triciclos ou quadriciclos reprovados em inspeção, com deficiências do tipo 2 nos sistemas de direção, suspensão ou travagem: coimas entre os 120€ e os 600€;
- Proprietários que circulem com veículo reprovado em inspeção, com deficiências do tipo 3: multas entre os 250€ e os 1.250€;
- Motociclo, triciclo ou quadriciclo que circulem, mas reprovados em inspeção, com deficiências do tipo 3: multas entre os 120€ e os 600€;
- Veículos sem a inspeção extraordinária, quando esta for necessária: multas entre os 250€ e os 1.250€;
- Motociclos, triciclos ou quadriciclos sem a inspeção extraordinária, quando esta for necessária: multas entre os 120€ e os 600€;
- Proprietários de veículos sujeitos a inspeção periódica que não possuam a ficha de inspeção periódica emitida pelo IPO e que comprove a realização da mesma, podem ser punidos com coimas entre os 60€ a 300€. O valor da multa pode ser reduzido para os 30€ a 60€, caso a referida ficha de inspeção seja apresentada à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, no prazo de 8 dias.
Os prazos para levar o seu automóvel à inspeção são os seguintes:
- Automóveis ligeiros de passageiros (reboques e semi-reboques com peso bruto igual ou superior a 750 kg e não superior a 3500 kg):
- Primeira inspeção: 4 anos após a data da primeira matrícula.
- Inspeções subsequentes: De 2 em 2 anos até perfazer 8 anos.
- Após 8 anos: inspeção anual.
- Automóveis ligeiros de mercadorias:
- 2 anos após a data da primeira matrícula e, de seguida, de ano em ano;
- Ligeiros de transporte público e ambulâncias:
- 1 ano depois da data da primeira matrícula e, de seguida, anualmente até ao 7º ano. A partir do 8º, é obrigatória ser feita semestralmente.
Pode ver aqui o preço das inspeções periódicas para esta ano.






















motociclos e inspeções periodicas… não percebi…
A informação está errada. No caso dos automóveis ligeiros de passageiros, a primeira inspeção periódica deverá ser realizada até quatro anos após a data da primeira matrícula e em seguida de dois em dois anos, até perfazerem oito anos. Após decorrido esse período, a inspeção deverá ser realizada anualmente.
Criei que a informação dos prazos para ligeiros de passageiros não está correta.
• Primeira inspeção: 4 anos após a data da primeira matrícula.
• Subsequentes: De 2 em 2 anos até o veículo completar 8 anos.
• Após 8 anos: Inspeção anual
Em Portugal a inspecção automóvel é uma grande treta. Os itens inspeccionados variam sempre de cada vez que lá se leva um automóvel, nenhum funcionário segue uma lista, é tudo de memória ou conforme calha. Frequentemente os novos funcionários (já que parece haver grande rotação de funcionários – serão trabalhadores temporários?) parecem até ter problemas em utilizar determinadas máquinas de teste e por isso saltam o teste e passam para outro.
Tendo eu também um carro a GPL, o ano passado foi a primeira vez que testaram os gases de escape a funcionar a gasolina e depois a GPL, este ano já lá o levei e só testaram a GPL.
Também este ano, em tantos anos que já levei carros à inspecção, foi a primeira vez que estive ao volante no teste das folgas e apercebi-me que este teste é absolutamente violento para a suspensão. De fora vemos as rodas a abanarem mas é dentro do carro que nos apercebemos da violência com que são abanadas. Se vier a ter folgas ou problemas com a suspensão a responsabilidade será deste teste.
Raramente pedem para ver o colete, umas vezes apenas perguntam se o temos mas a maior parte das vezes esquecem-se. Se é para se esquecerem então esqueçam-se do teste das folgas, isso é que agradecia.
O teste aos faróis é absolutamente ridículo, os funcionários ora são demasiado exigentes e chumbam por coisa nenhuma ou deixam passar tudo desde faróis demasiado altos até faróis que só iluminam 1 ou 2 metros à frente do carro, ambas as situações são potencialmente perigosas (no meio disto nem se dão ao trabalho de verificar se o botão de regulação de altura está na posição zero).
Há uns 3 ou 4 anos fui surpreendido ao ver pela primeira vez o funcionário a testar os cintos de segurança, desde aí uns funcionários testam e outros não. Dos que testam também já aconteceu só testar o do passageiro da frente.
E, no final, porquê que não temos direito a um relatório? Eu gostava de saber todos os valores obtidos nos testes, gostava de saber se há algo que não está já tão bem quanto deveria, mesmo não estando ainda mal de todo. Junto com os valores de cada teste, tal relatório deveria ainda ter um código de cores:
-verde: bom estado;
-amarelo: razoável;
-laranja: ainda não passou o limite mas deverá ser algo a ver numa oficina o mais breve possível;
-vermelho: chumbado.
De cada vez que lá vou sinto que o maior objectivo é evitar uma multa por falta de inspecção caso me mandem parar. Não me sinto mais seguro com os testes que lá fazem.
Estava mais do que na altura não só de inspeccionarem os centros de inspecção mas de reformularem todo o procedimento de inspecção automóvel….. mas em relação a este assunto parece que andam todos a dormir!!!
@Zzzeee
Em tempos também tive essa sensação sobre as suspensões, mas depois passou me… para quem vê, sim, parece que o carro se desmancha todo… mas achas que passar por cima de um buraco/tampa de saneamento a 50, 60km/h é melhor???
Aquilo chocalha o carro, mas está estático… em dinâmica é muito pior, todo aqueles tremeliques passam para o chassis e habitáculo!!!
Não perca o sono com isso – é uma vez ao ano – num carro de 10 anos são quantas vezes mesmo??? Carro aguenta aquilo e muito mais…
… as a disclamer: eu sou um picuinhas com os meus veículos, mas o teste de suspensões na IPO já deixou de me tirar um sono à muito… 🙂
Percebo o que quer dizer, são as pequenas vibrações que, de um modo continuado, são realmente o que provoca estragos ao longo do tempo e buracos também não são nada saudáveis, mas ver (estar do lado de fora) era o que costumava acontecer sempre e daí nunca tinha vindo qualquer preocupação, desta vez senti no corpo. Já alguma vez esteve sentado dentro do carro durante este teste? Eu nunca tinha estado, foi a primeira vez em que estive dentro do carro a sentir o que estava a acontecer com a suspensão e com o carro durante o teste das folgas. Em andamento na estrada nunca tal acontece ou para acontecer será preciso um grande azar, daqueles que provocam um valente susto.
Para tentar reproduzir a mesma sensação que tive acho que teria de passar mais depressa do que devia sobre meia dúzia de lombas sonoras seguidas deste tipo
https://mubi.pt/wp-content/uploads/2014/12/image12.jpg
Claro que posso estar a exagerar um pouco (não na sensação física que tive mas em potenciais estragos que daí possam ocorrer) até pelo efeito surpresa… mas o que é facto é que passei a não gostar nada deste teste.
Deveria haver um também uma inspecção para as habitações. Exames à qualidade do ar ,electricidade, gás e água. A segurança está primeiro e criar sectores de actividade através de legislação está em segundo.
“[…] podem ser punidos com coimas entre os 60€ a 300€. O valor da multa pode ser reduzido para os 30€ a 60€, caso a referida ficha de inspeção seja apresentada à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, no prazo de 8 dias.”
A multa deveria ser anulada com apresentação posterior do comprovativo de inspecção .
Isto é uma forma legalizada de roubar o cidadão. O automóvel não fica menos seguro se alguém fizer a inspecção mas não andar com o documento no carro. A falta de inspeção comprovada é que deveria dar direito a multa.
Mais. Com tanta digitalização por aí porque é que ainda precisamos de andar com o documento de inspecção nos carros? Não seria suficiente eles pegarem na matrícula do veículo e aceder aos sistemas do IPO para validar se o carro tem ou não a inspecção em dia?
Imprimir documentos com cores e formatos específicos, na prática, hoje em dia, só gera toneladas de lixo todos os anos e não é nada sustentável. Poupariam muito dinheiro com papel, tinteiros, impressoras, cabos, electricidade. O dinheiro poupado poderia servir para pagar melhor ao pessoal.
Parei de ler em Motociclos…
Esses perigos de duas rodas que circulam na estrada agora não são obrigados a ir à inspeção. Portugal está sempre a regredir.
@sirHamiltonCampeão2025
Outra vez este assunto???
Pessoal tem mesmo de parar de comentar, sem antes ler os restantes comentários!!!
Já existem várias notícias na Pplware a falarem sobre isto e já foi respondido vezes sem conta, que tal não funciona nas motas…
Você se quiser fazer alterações num automóvel, precisa de uma oficina, elevadores, etc… numa mota, basta me meia hora e uma caixa de ferramentas!!!
Amanhã vou à inspeção da mota e tenho alterações??? Fácil!!! No dia anterior, pego numa chave de bocas instalo o escape de origem, os piscas, os espelhos e a matrícula… vou à IPO, recebo a folhinha verde, volto para casa, perco mais meia hora a instalar o material aftermarket e aqui vamos nós!!!
Foi fácil, não foi??? Diga me lá para que serviu a inspeção ao motociclo??? Para o Estado f**** me mais 17€ por razão nenhuma???
Pela enésima vez: as alterações aos motociclos só se resolvem com FISCALIDADE NA ESTRADA!!! Polícia tem que mandar parar os motociclistas e verificar a originalidade do veículo em questão…
Quanto ao estado do veículo posso te dizer que é o menor dos problemas em Portugal!!! Tirando a malta da Uber eats que anda com aquelas 125 até partir, o pessoal das motas pesadas em 90% dos casos têm as motas um brinco. Assim é, porque uma mota mal mantida, quando o problema se manifesta, pode dar origem a acidentes graves e ninguém se quer aleijar…
Como podes ver essa conversa das IPO’s das motas não passa de ressabiamento dos meninos dos popós que, lá porque eles pagam, todos têm que pagar… usem a massa cinzenta para o que ela serve!!! Graças a Deus que o pessoal do PSD já percebeu isso e voltou atrás com a medida iniciada pelo PS, que por vontade, já tinha inflacionado os custos tanto com carros como motas – estou farto de socialistas!!! Fazem de tudo para irem ao bolso de quem trabalha todos os dias, para gastarem o dinheiro com inúteis… a conversa do aumento do IUC também era medida do Costinha mais o Medina… carros, motas em Portugal já pagam um absurdo de impostos por razão nenhuma, continuar a apoiar este tipo de ideias só leva para o abismo!!! Estado não nos dá nada: eu se quero um carro/mota, sai me do corpo todos os dias a trabalhar – por alma de quem tenho que pagar uma renda anual a quem não fez nada para me ajudar a adquirir o veículo??? Mundo com esses chulos!!! Já chega de tanta comedoria…
Sei do que falo, porque apesar de ter carro (que pouco anda durante o ano – uso muito mota e transportes públicos), tenho duas motas… e ambas desportivas!!! Apesar de andar com elas 100% originais, sem bem quão fácil é trocar um tubo de escape ou retirar/montar os espelhos retrovisores… 🙂