MOBI.E: Conheça algumas verdades e mitos sobre carros elétricos
Quanto o tema é mobilidade elétrica são vários os mitos. Nesse sentido é importante dar a conhecer os factos e criar um estilo de cultura nesta área.
A MOBI.E apresenta e desmitifica doze mitos sobre a mobilidade elétrica. Os veículos elétricos são mais caros? Os veículos elétricos são perigosos?
12 mitos sobre carros elétricos: Verdade ou mentira?
Os veículos elétricos são cada vez mais uma aposta nas estradas portuguesas. No entanto, continuam a surgir questões sobre as suas características e o seu uso, que devem ser clarificadas. É necessário desmitificar alguns dos mitos mais falados para fazer a melhor escolha e apostar na mobilidade elétrica:
#1 - Os veículos elétricos são mais caros?
Cada vez mais, os carros elétricos estão a ficar economicamente atrativos. Um veículo destes pode apresentar os mesmos valores que um equivalente a gasóleo ou gasolina, para as mesmas características e nível de equipamento.
O preço da bateria também desceu em cerca de 80% nos últimos dez anos. Além disso, existe o direito a benefícios fiscais e um menor custo de manutenção, o que faz com que os custos totais sejam menores.
#2 - Não existem postos de carregamentos suficientes
Existem muitas alternativas de carregamento. O número de postos de carregamento para veículos elétricos está a crescer rapidamente. A rede Mobi.E conta com mais de 2.485 postos de carregamento, três quartos dos quais são carregadores de CA, disponibilizando um total de 5.100 tomadas.
Cada vez é maior o número de empresas que disponibilizam postos de carregamento aos seus funcionários e clientes, havendo ainda a possibilidade de realizar carregamentos domésticos.
#3 - O processo de carregamento é muito longo
Um veículo está estacionado, em média, mais de 90% do tempo, nomeadamente em casa ou no trabalho, pelo que se carregar neste período, o utilizador não sente o tempo de carregamento. O tempo de carregamento é importante em deslocações longas, e para estas situações o utilizador tem já à sua disposição estações de carregamento de alta potência, que fazem com que o tempo de espera seja reduzido.
#4 - Os veículos elétricos não fazem longas viagens
Os veículos elétricos não são unicamente direcionados a fazer viagens de curta duração. Os veículos mais recentes apresentam autonomias em torno dos 400 km, podendo chegar a 700 ou 800 km, o que é mais do que suficiente para longas viagens.
#5 - Os veículos elétricos são perigosos
Os veículos elétricos possuem o grau de segurança mais alto, como os carros convencionais. Têm sistemas de segurança que evitam o risco de incêndio ou de choque elétrico; por exemplo, no caso de acidente, o fluxo de eletricidade da bateria para imediatamente.
#6 - Os veículos elétricos não contribuem para o ambiente
Estes veículos têm a menor pegada ecológica de todo o tipo de veículos no mercado. Contribuem para a proteção do ambiente, pois não emitem dióxido de carbono e outros tipos de gases. À medida que a utilização de veículos elétricos aumenta, cada vez são mais os estudos que demonstram que estes veículos são ambientalmente mais eficientes ao longo de todo o ciclo de vida.
#7 - Muitos veículos elétricos irão sobrecarregar a rede
Os veículos elétricos também garantem o fornecimento seguro de energia. Um estudo feito na Alemanha demonstrou que, mesmo que se começasse a conduzir mais de um milhão de veículos elétricos, a sua rede elétrica era capaz de dar resposta. Já a Noruega, país com maior utilização de carros elétricos, demonstra que não há necessidade em se preocupar com o fornecimento de eletricidade.
#8 - A mobilidade elétrica retira emprego?
Fabricar um veículo elétrico exige menos 30% de esforço do que produzir um com motor de combustão. A longo prazo, poderia existir menos empregos na indústria automobilística. No entanto, o sucesso dos veículos elétricos manterá esta indústria em total funcionamento.
Além disso, cria novos empregos para a produção, instalação, operação e manutenção dos postos de carregamento, para o desenvolvimento de soluções tecnológicas específicas. Só a rede Mobi.E conta com mais de 30 produtores certificados, 22 comercializadores e mais de 70 operadores.
#9 - Veículos elétricos são perigosos para os peões?
Ao contrário dos carros com motor a combustão, os veículos movidos a energia são mais silenciosos. Com uma velocidade abaixo dos 30 km/h, estes veículos normalmente produzem sons artificiais. Em velocidades mais elevadas, o ruído gerado pelos pneus é suficiente para os peões ficarem cientes da presença de carros.
#10 - Não são rápidos?
Os motores elétricos têm muita potência, a qual está totalmente disponível desde o início da aceleração. É possível porque este tipo de motores têm acesso ao binário desde o início e possui estabilidade dinâmica na estrada.
#11 - Não são visualmente atraentes?
Ao longo do tempo, os carros elétricos foram inovando o seu design, que até então era bastante comum. Atualmente, a maioria dos carros apresenta um modelo e design futurístico, com elementos leves e elegantes.
#12 - Não existem matérias-primas suficientes?
Mediante a tecnologia atual, a quantidade de lítio existente é suficiente para produzir baterias para mil milhões de carros. Além disso, as baterias antigas são recicladas (a longo prazo é possível alcançar uma taxa de reciclagem de até 97%).
Este artigo tem mais de um ano
let me get the popcorn…
Uma verdade que não é mito é que o preço do VEs não são para os portugueses, nem que o estado desse um ajuda de 15 mil euros!
Comprei o meu model 3 ha 2 meses por 46 mil euros na Alemanha e estou maravilhado. Devia ser proibido conduzir carros a combustão nas cidades
Como o trouxeste para cá? Não compravas cá pelo mesmo preço?
Comprou-o enquanto sonhava…
Que proibam. E que me financiem os 46 mil, que o meu a combustão custou-me menos de metade.
Isso não é verdade… Já existem carros a 20000€ novos e muitos a este preço usados ou de serviço…
Falar sem saber é apenas triste…
Para quem (como eu) compra usados de 2500€ e os usa por uns anos, 20000€ claro que é caro. Daria para 8 carros.
Percebo que muita gente goste de comprar coisas caras, mas dou preferência a comprar tudo a pronto pagamento, e mais barato. Comprar do bom e do melhor é para meter no prato.
Mas o que me faz mais confusão é a parte tecnológica dos carros. Cenas de ecrãs inteligentes, condução autónoma, e tal, são funções bem dispensáveis. Mas brevemente terei que levar com isso, todos os carros infelizmente serão assim.
Onde te baseasete para chegar ao que duraria 8 anos?
Compras carros de 2500Euros, usas por 2 anos digamos… no final dos 2 anos o carro vale zero e provavelmente vao para a sucata.
Em 8 anos, gastaste 20000Euros.
Mesmo que o electrico que te tivesse custado 20000Euros, ao fim de 8 anos ainda tem vida suficiente para continuar e o poderes vender a alguém talvez por 2500Euros, no final ganhaste em conforto, no que nao gastaste em manutencao e combustivel.
Onde é que falei em 8 anos? Disse que 20000€ dão para 8 carros de 2500€.
E porque razão trocaria de carro de 2 em 2 anos?
Este último usado que tenho (custou 2500€) já tem vários anos nas minhas mãos. E ainda vai circular mais alguns.
Veja o dacia elétrico não tem tecnologia. Infelizmente ainda não se consegue por 2500€ mas para la caminham
“Um veículo destes pode apresentar os mesmos valores que um equivalente a gasóleo ou gasolina, para as mesmas características e nível de equipamento.”
Quais?
Por acaso a nível de equipamento até excedem a concorrência muitas vezes…
Quanto a eficiência… Mesmo o menos eficiente eléctrico é mais eficiente 50% que o mais eficiente a gasolina ou gasóleo…
Agora em preço… No nosso país que as taxas são 67% no privado e 123% no público… Já é outra conversa… Mas carregando em casa fica “ainda” 50% mais barato por km… Nos públicos depende do carro pode ficar mais caro que o Diesel por km…
Estou a falar de preço de compra. Diz-me um elétrico que custe o mesmo que o ICE equivalente.
Por acaso já existem vários exemplos …
Mas aqui vai um … e o electrico fica mais barato …. LOL
https://www.i4talk.com/threads/the-bmw-i4-will-cost-drivers-30-less-to-own-than-a-similar-internal-combustion-equivalent.382/
Aqui tem outro….
https://www.kbb.com/car-news/electric-flagship-mercedes-benz-eqs-priced-lower-than-gas-s-class/
125000, muito barato.
Model 3 vs série 3 ou class c, os preços de entrada são identicos, mesmo o ionic 5 e ev6 para crossover de segmento D estão em linha com combustão, quando vais para o segmento do leaf sim o elétrico é mais caro um pouco, mas tens pouca oferta de segmento C, no B então sim a diferença é tipicamente mais 50%.
Mas neste momento segmento D já tens paridade de preços para equipamento idêntico.
Agora se me disseres que o típico português não compra carros de segmento D novos. Aí aceito mas que a paridade já existe sim.
Algumas das afirmações neste artigo são questionáveis e refutáveis com relatórios técnicos recentes
Exacto…. Relatórios… Devem ser…
Se quer mesmo relatórios feitos de forma isenta e sim são relatórios e não estudos… Por entidades de vários países…
https://www.transportenvironment.org/discover/batteries-vs-oil-comparison-raw-material-needs/
https://www.transportenvironment.org/discover/how-clean-are-electric-cars/
No mínimo relatórios enviesados.
Chamar isso a relatórios realizados por várias entidades de diferentes países e com aferição e validação técnica…
OK…
Deve preferir os estudos (pagos por alguém)… Ou toda a m***da que se fala sem saber… Muitos exemplos disso… Falar sem saber é o que não falta…
da Volvo
https://www.volvocars.com/images/v/-/media/Market-Assets/INTL/Applications/DotCom/PDF/C40/Volvo-C40-Recharge-LCA-report.pdf
Polígrafo: https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/producao-de-baterias-para-carros-eletricos-liberta-tanto-co2-como-8-anos-de-utilizacao-de-um-carro-a-gasolina
Nem um bocadinho de contraditório, vivemos no mundo dos unicórnios e fadas
Contraditório???
Apenas no monopólio da Mobi.e… Que com as taxas que cobram o km pode ficar mais caro que num a diesel…
Como tudo no nosso país os monopólios e as políticas são para sugar tudo até ao tutano…
De resto os pontos são factos e podem ser facilmente verificados…
Se a Mobi.e viesse falar de tudo o que fez e faz, para impedir o aumento livre e rápido da rede de carregadores…, aí…
Mas não, taxas e táxinhas é que é bom.
Para mim só compensa carregar em casa…
Ora… Bem jogado…
De facto infelizmente… Os carregamentos públicos são uma anedota no nosso país
.. Acho que a Mobi.e quer é afastar o pessoal dos eléctricos… Os preços são de tal maneira elevados que fica mais caro por km que um Diesel…. Triste mas verdade… Nós já temos em casa uma carga de 67% de impostos sobre o Kwh eléctrico… Nós públicos chega aos 123%… De taxas…
Precisamos urgentemente de concorrência…
O que acabamos de ler não é desmistificar, é puramente publicidade!
+1
Exacto… Publicidade….?!!?
Não vi nenhuma marca mencionada…
Sim são factos… Tudo descrito pode ser verificado nos dias de hoje…
Nada é teórico… O que foi mencionado existe hoje e pode ser visto e verificado…
Mobi.E, a marca vem logo escarrapachada no título.
Mas é o proprietário do serviço 😀 se são eles quem gere e publicaram os números, querias que metesse o teu nome?
Mobi.E, não comercializa, é uma empresa publica que gere mobilidade elétrica.
Se for uma noticia da Anacom, está a fazer publicidade à Anacom?
Mas os factos descritos são dos veículos elétricos e não do serviço … que para variar tem o monopolio e prima pela incompetencia , corrupção e taxas exageradas.
E que em 10 anos pouco ou nada fez … onde já fomos ultrapassados pela Roménia … mas fomos dos primeiros a receber fundos para isso (Mobi.e) mas quase nada foi feito … mas gastou-se o dinheiro todo … 😉
Política xuxa dá, invariavelmente, nisso! Tachos e tachinhos para os amigo e no fim não sobrou guito para pagar a quem fizesse o serviço como deve de ser!
Isso é que é verdade. Pura propaganda da Mobi.e
+10000000000000000000000%
E mais claro é impossivel …
Ficaram com o monopolio todo, carregadores tesla construidos prontos a usar que estao fechados à anos
Oi? Onde?
No Forum de Castelo Branco, uma data de superchargers que estao prontos a usar, talves à quase 2 anos mas colocaram umas grades e umas fitas, entretanto estao dois carregadores
da mobi que construiram a menos de 6 meses e ficaram logo disponiveis para uso. enfim
Ora… Os MEUS PARABÉNS…
Finalmente uma peça com utilidade para a sociedade… De esclarecimento e factos… Muito bem…
Embora podiam ter usado outras fontes, mas já é um melhoramento bem vindo…
Em Portugal é binário em vez de torque e milhar de milhões em vez bilhões.
Em relação à distância, 800km não é assim tanto e explico em que situação: empresas. Se um funcionário de uma empresa do Norte necessitar de se deslocar ao Alentejo e regressar no mesmo dia (situação normal em várias empresas) um carro eléctrico actual não é viável. Para atingir a autonomia de 800km (pouquíssimos carros o fazem) tem de ser em condições sub-satisfatórias de velocidade, mesmo em auto-estrada. Para não demorar demasiado tempo na viagem teria que ultrapassar as velocidades recomendadas, logo a autonomia desceria bastante. Quando chegasse ao destino teria que encontrar um posto de carregamento rápido, que é bastante mais caro do que carregar em casa. Caso não encontrasse, teria que pernoitar enquanto esperava que a bateria carregasse (mais uma despesa).
Não quero ser mal interpretado: acho os eléctricos uma boa solução assim como os carros a hidrogénio. Mas neste momento estão limitados apenas para particulares ou empresas cujos funcionários fazem deslocações curtas.
Sim acredito que a nossa rede está uma boa porcaria…
Vai ser investido mais no hidrogénio do que nas redes de carregamento…
Onde são precisos 60kwh por 1 kg de hidrogénio que pode fazer 120km… Onde num BEV pode fazer 300 km com os iniciais 60kwh…
Mais uma vez governo PS no seu melhor… Gastar dinheiro e encher bolsos dos amigos e não pagar dívidas… Aliás já temos dívida maior do que antes da Troika… Estamos no bom caminho… Nem brasuca nos vai salvar… (aliás essa vai toda ser gasta com os amigos)
Esta questão da rentabilidade e eficiência energética de um BEV ou de um ICE (nomeadamente alimentado a hidrogénio) tem puramente pela forma de armazenamento da energia e possível desperdício da mesma.
Tese: existe energia elétrica de fontes renováveis que conseguem suprimir todas as necessidades durante o pico de consumo.
O que fazer ao excedente durante as horas de pouco consumo?! Se a energia for das ondas ou eólica, faz sentido parar a produção?
Uma das formas de aproveitar esse excedente de energia é precisamente “gastar” a mesma na produção de hidrogénio verde como forma de armazenamento de energia e dessa forma existir uma alternativa a viaturas exclusivamente eletricas para os casos em que o carregamento não é viável. Ou para alimentar geradores em situações em que é necessário energia adicional (Espetáculos, obras de construção,…, locais remotos). Mais: tendo em conta que o hidrogénio tem uma densidade energética superior ao diesel, pode p.e. substituir transportes de mercadorias de longo curso.
O hidrogénio verde não pode ser visto como substituto aos veiculos eletricos ou a todos os veiculos movidos a gasolina ou gasóleo (em especial de uso pessoal)… mas pode ser visto como mais uma alternativa mais amigável para o ambiente.
@Manuel,
Com uma autonomia de 400km conduzes em média umas 4 horas seguidas, se ao fim de 4 horas a conduzir nao fazes uma pausa de pelo menos 30 minutos, que te permite carregar sem qualquer problema, entao mais vale a pena que vás entregar a carta de conducao, já que és um perigo nas estradas, para ti e para os outros.
Continuo a achar que só eléctrico não compensa nem é seguro. Tem que ter outro método de backup caso a bateria fique sem carga. e grande parte das pessoas não tem garagem para carregar… nem no trabalho. Carregar nos postos fica quase ao mesmo preço de meter gasosa numa bomba.
é impressão minha ou este artigo é publicidade à mobi.e ?
Não, são os dados publicados pela empresa, são públicos. Agora, possivelmente não percebeste 😉 passa para um tema mais fácil.
Abraço.
Não sou contra os veículos elétricos, mas ainda há alguma coisas que acho que estão longe da realidade que querem fazer parecer.
Diz o estudo que à 2485 postos de carregamento e quantos deste 2485 posto estão avariados?
Em Portugal só a pouco tempo passou a ser obrigatório ter garagem para se aprovar um projeto de arquitetura, como tal a maioria das casas não têm garagem, creio que os postos rápidos e públicos foram pensados para ser a exceção e não a regra.
Estou a construir casa e tenho tudo preparado para carregar o carro em casa, e o meu próximo carro vai ser o Dacia Spring, acho que têm um valor aceitável, para um carro que pode ser descartável, quando digo que pode ser descartável é apenas no sentido que pode ser muito difícil vender um carro elétrico com mais de 5 anos, e como por norma eu tenho os meus carros em média 8 a 10 anos, acho que vai ser impossível alguém querer comprar um carro com esta idade.
Acho ainda que os atuais veículos elétricos são pensados para o uso em cidade, para mim serve perfeitamente, até porque não faço ferias em Portugal o principal uso que dou e de casa trabalho, agora nem isso, estou em teletrabalho , vou todos os dias deixar a minha esposa a estação de comboios que fica a 5 minutos de casa, ir as compras e visitar a família direta, que vivemos todos no mesmo concelho.
Quando for para passeios maiores ou vou de mota ou continuar com o meu atual carro ou então comprar uma autocaravana para poder passear aos fins de semana.
Achei o artigo tendencioso.
Viatura fácil de carregar em casa? Num apartamento sem garagem, onde? Num cabo pela janela?
Estou sem bateria, Tenho uma emergência, ai a quanto tempo posso usar a viatura? Depois da pessoa morrer ou do bebé nascer?
As baterias não são 100% recicláveis, o que fazem com o restante material?
Temos capacidade para reciclar todas as baterias quando for necessário?
E os danos causados se houver uma fuga na bateria, não causam poluição?
É a produção do material para as baterias isso não polui?
O teu primeiro ponto é mais que válido, mas e o resto?
Os combostiveis e óleos são 100% recicláveis?
E os danos das fugas dos carros camiões e petroleiros?
A producao dos combostiveis fósseis não polui?
Baterias são 97 a 98 porcento recicláveis, logo isso é uma não questão.
Define fuga na bateria sff.
No meu caso 100% carregamentos em casa.
Fica 1/4 do preço por Km em relação a um gasolina com média de 5Lt/100Kms.
Para além do conforto a poupança no combustivel é enorme….
@Rui Silva, compreendo que no seu caso até possa compensar, mas se olhar a sua volta vai ver que por enquanto são raros os casos em que compensa.
No meu caso, neste momento estou a morar num 6º andar, o prédio é dos anos 70, têm 6 garagens que na altura eram vendidas à parte, eu bem que queria comprar uma, mas não há nenhuma a venda, como sabe é proibido por lei extensões nas pomadas dos prédios.
Como é que podia carregar o carro em casa?
Como eu há milhares de pessoas.
Para resolver a situação estou a construir uma casa e vou deixar a garagem totalmente preparada para isso.
Foi inaugurado um super mercado na minha zona de residência, a menos de 15 dias, têm vários postos de carregamento no parque e todos inoperacionais.
Infelizmente ainda não pode ser uma realidade para a maioria dos Portugueses.
Eu não disse que era a melhor solução para todos. Cada caso é um caso.
1. Mentira pegada:
Dacia Spring apartir de 18800€
https://www.dacia.pt/gama/spring.html
Novo Dacia Sandero apartir de 11050€
https://www.dacia.pt/gama/dacia-sandero.html
Nem com os apoios do Estado para aquisição de BEV a diferença esbate-se por assim tanto, além de que o Sandero é muito mais carro do que um Spring. O 1º tem o espaço interior de um Golf, o 2º tem o espaço interior de um Twingo.
Calma estás a comparar um dacia sandero a um golf? Aquilo compete com o pólo, de qualquer forma sim, não existe paridade de preço abaixo do segmento C. Segmento D isso já existe.
Já agora alguém que posso confirmar se as noticias que andaram a circular na internet, das taxas de utilização dos postos de carregamento publico, serem de preços absurdos, são verdade ou mais um mito de internet?
Verdade. Só a tesla é que tem preço fixo ao kmh cerca de 60 cents, mas qualquer carregamento na rede mobie.e vai ficar ainda mais caro e provavelmente mais lento e se for mais rápido aí fica ao triplo
Deixem-se de tretas: qual é o preço de um VE com autonomia entre os 700 e 800km?
Na sua (grande) maioria, os que vão em cima do pronto-socorro!
Não tens, mas com cerca de 500km é cerca de 50k, o que está em linha com os carros a gasolina equivalentes.
Já agora boa sorte nos dias de hoje a teres muitos carros a gasolina a fazer 800km com um depósito
Impressionante como existe atrito em obter informação credível, hoje em dia…
è mais fácil criar e acreditar em boatos sem fundamentos do que racionar o mínimo.
Aqui têm fotos dos relatórios (e não estudos) aqui ja mencionados :
https://drive.google.com/file/d/1WxjcCV5TOx4Lmz-wrg4mQtCA9czXzPbG/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1WxnHtR4spVMVMpLRmL6zpbC-iMSPcdzQ/view?usp=sharing
O que todos não percebem é que ja vamos tarde, quando os nossos filhos e netos não tiverem água potável para beber e um local seguro para habitar (sem catástrofes naturais anuais)…
Aí podem ter orgulho nos pais/avós e no seu contributo …
Claro que não é solução para todos, mas não inventem coisas…sejam racionais.
Pois então, convido-o a ver o documentário ” O lado negro das energias verdes” https://www.rtp.pt/programa/tv/p39590
… E se tiver dúvidas, passe pelos locais onde vão extrair lítio em Portugal!
Por acaso até vi esse programa e protestei activamente com carta registada… Usaram informações erradas e tendiciosas…. Sabe quanto cobalto gasta um litro de gasolina a ser refinado…. 6x mais que uma bateria… É a bateria dura 3000ciclos um litros de gasolina deve dar para 20 km…
Sabia que a extração de lítio tem meno impacto que a produção de algodão… Quase 2x mais… Pela sua política presumo que não use algodão… Ora assim aceito a seu protesto… Esse programa colocou as coisas a jeito para parecer tudo errado… Actualmente as baterias são 96% recicláveis… A gasolina é reciclável… Certo??? Assim como o algodão… Certo???
Sabia que 70% das baterias dos carros eléctricos já nem usam o cobalto… Já agora para produzir 1 kg de hidrogénio precisa de 60kwh e de 7 litros de água destilada…. Ora… Não vejo tanta preocupação quando anunciam tantas estações de hidrogénio “verde”… Corrupção política no seu melhor… Mas não… Vamos ser cegos não vamos acreditar na física, afinal a física faz doer a cabeça com tantos números e fórmulas… Aliás isso tem corrido tão bem ignorar as coisas… Só por causa do diesel gate foi estimado mais de 50 mortes anuais nos USA… Mas está tudo bem eles pagaram uma multa… Se morrerem uns quantos ninguém dá fé… Até ser um familiar ou amigo… Certo???
hmmmm e as energias não-verdes não têm lado negro?
Claro que tem e muito! Mas a ideia é fazer ver que o elétrico não é assim tão verde como querem pintar. A Volvo já publicou que para construir um EV gasta mais 70% de recursos do que um carro convencional e só passa a ser “verde” perto do fim da garantia das baterias…
Por outro lado, também gostaria de ler o discurso do Sr. Hugo Sousa se habitasse perto dos buracos que vão abrir em Portugal…
Correção: onde se lê “70% de recursos” deve ler-se “70% de emissões”.
Muito simples… Quando as sociedades exploram os seus recursos com responsabilidade tudo é possível… Basta informar-se… A exploração sem regras na China é exemplo disso presumo que aí o sr. Já não protesta.. Não é na sua vizinhança… Certo.?.
Como pode ver no relatório que coloquei o link pode ver bem os factos…
Já agora além de destruirem o planeta fora da sua vizinhança e mesmo a escravidão infantil… Logo que não seja na sua cidade… Está tudo bem…?
Pois então aqui fica mais informação. presumo que o sr use roupa… Sabe quanto gasta de água fazer uma simples t-shirt…. 2700litros por t-shirt… Ora e esta água é muito difícil reciclar… Mas 1kg de lítio necessita de 2000 litros (recuperável pois o processo é evaporativo)… Além da bateria ser depois 98% reciclável…. É a roupa não…. Apenas para reutilização… Presumo então que devemos fechar todas as têxteis… Ah.. Não… Só as da sua zona….
Portanto logo que seja longe do sr. Pode ser feito tudo e destruir o futuro dos nossos filhos e netos…
Para sua informação a Tesla tem contratos milionários de lítio com produção responsável que foi além das regras das próprias entidades responsáveis… Basta usar o Google….
O mal dos teus filhos e netos é estares a caminhar a passos largos para a superpopulação (hiper). O mal somos nós. Só os religiosos é que acham que o “crescei e multiplicai-vos” é um designio. É antes uma sentença de sofrimento e morte. Com tanta cabeça pensante, não há coragem global para enfrentar o problema porque estamos todos a olhar sempre para dentro das nossas nações e não para o planeta. Boa sorte com os teus carros a pilhas.
Não sei se será bem assim: Vê aqui: https://bit.ly/3Gw2XAK
Ò Vitor, mesmo admitindo um cenário absurdo de qua a partir de hoje não nasciam mais seres humanos : a insustentabilidade é tema do presente, não é um cenário futuro. Tudo tem um limite. O limite para o planeta em termos de presença humana há muito que foi ultrapassado. Estamos na fase da manta de retalhos. Somos quase 8 mil milhões. Este ano já nasceram 60 milhões e “só” morreram 24 milhões. Isto não dá hipótese ao planeta.
Lê o artigo, estão lá as respostas. E fala nisso também.
Exacto… As alterações climáticas são da super população… Que na verdade não é assim tão super… Um pouco de informação… O índice está abaixo de 2 em muitos países há muitos anos…
Basta ver o nosso exemplo.. De caminho não há sustentabilidade da segurança social…
Depois… Se encontrar outra maneira de não subir 1,5°C até 2040… Força nisso… O que vemos a nossa volta hoje dá bme para perceber a estupidez das noções de muitos que seguem “com a mal dos outros posso eu bem”… Bem se vê agora com a Ucrânia… Ninguém é imune… Se não se fizer nada… Nada teremos…
Quanto a população sugiro informar se melhor… Pois essa teoria já foi alterada inclusive com programa no National Geografic… Sim há países com problemas mas a maioria está com o problema contrário…
Aliás bem se vê que um país como a Ucrânia dava de comer a tanta gente… Sabe a área da Ucrânia para uma África do Sul… Diga qual é aa percentagem de terra cultivada… O problema é a política da terra queimada… Existem muitos países com terras férteis mas a má gestão a falta de educação é as más políticas e corrupção levam a esses mitos…
Meu caro, esse problema é outro. Esquece o bairrismo. Olha apenas e só para o planeta. O que se passa localmente é outra história e é precisamente por causa disso que estamos como estamos e só irá piorar. Ninguém nunca terá uma visão global. E a nossa natureza. A espécie vai desaparecer como desapareceram tantas outras. Não porque se autodestrói, mas porque vai esgotar com todos os recursos do planeta, sendo esta afinal, tambem uma forma de autodestruição.
Bem… Não discuto com isso… Quando as pessoas já estão resignadas a um suposto destino… Nada a fazer… Boa política de vida… Lamento pelos que dependem de si…
As mudanças começam em cada um e com pequenas coisas de cada vez… Se não entende isso paciência…
Eu farei sempre a minha parte até não poder mais… Se o dia chegar terei orgulho em olhar para os meus e dizer que fiz o meu melhor…
Já comecei com pequenas coisas em casa e influencio clientes todos os dias aliás já sou procurado por essa filosofia… Por isso para mim um passo de cada vez é farei o meu melhor….
Agora aqueles que recusam lutar ou negam as evidências ou não lhes dá jeito… Esses mais tarde ou mais cedo vão ser reconhecidos como são e serão identificados de acordo… Depois se verá… Numa equipa quem quer ao seu lado…?
Essa lista é muito tendenciosa a favor dos EVs…
Pode ser tudo verdade mas para quem mora em prédios sem garagem (que nas cidades ou zonas mais antigas será a maioria dos casos) o carro elétrico dificilmente será uma opção.
Eu falo por mim, que vivo em Lisboa e os postos mais proximos de casa são cerca de 1km e de carga lenta…
Enquanto isso não mudar (ou eu não mudar de casa) terei de continuar com carro a combustão