Ministro quer redução das portagens em todo o país
Para quem achava que o tema das portagens nas ex-Scut estava fechado... é melhor mudar de opinião. Miguel Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas, considera que deve haver uma redução das portagens em todo o país.
Como é público, a proposta para abolição das portagens no Interior e Algarve foi aprovada com os votos a favor de PS, Chega, PCP, BE e Livre e a abstenção da Iniciativa Liberal. O PSD e o CDS-PP votaram contra, recomendando apenas a redução gradual destas taxas. Tal como informamos, o Presidente da República já promulgou a abolição das portagens nas ex-SCUT.
Portagens... será quem vai aí reduções para todo o país?
Tendo em conta aquilo que foi aprovado para o interior e para o Algarve, o ministro da tutela considera ser “injusto” e defende que solução é redução de todas as portagens. Miguel Pinto Luz considera que “devíamos baixar as portagens de norte a sul do país”.
De relembrar que o CEO da Brisa defendeu recentemente a isenção de portagens só para populações locais. Segundo justifica, em vez de 200 milhões de euros com o fim das portagens nas ex-SCUT para todos, tal medida poderia apenas custar 40 milhões - saber mais aqui.
O diploma promulgado indica que a partir de 1 de janeiro de 2025 deixa de se ter de pagar portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão; A13 e A13-1 – Pinhal Interior; A22 – Algarve; A23 – Beira Interior; A24 – Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
As portagens em Portugal são muito caras, eu com a minha forma de conduzir gasto mais em portagens entre Lisboa Porto que em combustível
Se calhar é melhor usares as estradas nacionais, não?
E demorar 3 dias úteis a chegar, pois claro.
nos dias que tenho reunião no Porto às 9h a que horas teria de sair de Lisboa?
No dia anterior….
E os filhos ficam sem o pai quantas horas?
Kimbóio às 6 da matina.
6 AM? O meu relógio nem sequer marca esse horário
Pois, o avião é mais rápido, mesmo assim só poupa uma hora.
O avião para o Porto acaba por ser mais lento @JL.
Bons tempos que chegava ao aeroporto qs em cima da hora de saída. Isso acabou e não há volta a dar.
1.5 horas é muito ?
Só falta ele vir dizer que de carro faz menos. Looooool
Ainda se fazem reuniões presenciais ? Que perda de tempo….
Diz me que não usas as estradas nacionais em hora de ponta sem dizer que não as usas. cada melro que aparece
E para o JL e demais utilizadores eletrificados que têm vadar e são forçados a pastelar.
Curioso porque os que vejo a pastelar são os que andam de combustão.
Para o norte estadas nacionais não são opção, é muita curva e contra curva e demora-se uma vida a lá chegar, já para o sul eu raramente vou por AE.
Aveiras-Coimbra fazes bem…
Durante a noite sem carro nenhum e só alguns camiões a atrapalhar fazes bem, durante o dia perdes muito tempo
Se algum dia necessitares de por implantes dentários não te queixes do preço, arranca logo os outros dentes.
e não vão deixar de ser caras, alias vão ficar mais caras, só que vai ser via impostos.
Isso era bonito se as pessoas que vivem no interior tivesssem acesso ás mesmas oportunidades e infraestruturas…nem sempre o “para todos ” é o mais justo.
as oportunidades existem, chama-se êxodo rural.. ou achas justo gastar-se em infraestruturas o mesmo que gastas no litoral mas para meia duzia de gatos pingados?
tenho uma casa no alentejo e sempre que vou lá sujeito-me, não acho injusto, pelo contrário, acho que ja pago o suficiente de impostos
Imagine esse raciocinio dos europeus da europa central (que pagam e muito para o orçamento da UE) e dizerem: “naaaa…para paises satélite do centro da europa (portugal) vamos a reduzir os apoios, eles que labutem. São poucos e gastam demais dos nossos impostos!”
Assim já não lhe agrada, certo?
Esse custo, isenção das SCUTS no Interior é mais que justo. Isenta os habitantes locais e tb quem vai até lá (passeio ou trabalho, etc)…promove comércio, investimento ou consumo local, etc, etc.
Isso agrada-me, se não andássemos à tantos anos a mamar subsídios o povo já teria visto que o socialismo faz mal, já se teria feito à vida e estaríamos bem melhor
Se não fosse o socialismo já andávamos todos de Ferrari e tínhamos salários de 50 mil para cima, os alemães até ficavam burros com a nossa economia de sucesso de não pagar impostos nenhuns e viver cada um por si!
@AM Nem mais! 100% de acordo.
Acrescento, ninguém quer saber do interior para nada.
Temos um problema de habitação nas cidades e de despovoamente no interior.
Como podemos resolver? Construindo mais nas cidades, como é óbvio, e o interior logo se vê.
Como o outro animal que tem uma casa no Alentejo mas como vive na cidade o interior que se f… eles querem pagar menos impostos mas quando a burrice pagar imposto são ele os que vão pagar mais
Apoio se abolirem baixarem na mesma proporção as portagens nas pontes e que veículos de 2rodas paguem metade ou menos.
Só metade ? Então onde anda a sua métrica ? Uma mota pesa 10x menos que um carro.
Seria os mínimos.
Então nesse caso as motas pagavam metade do que pagam agora, incluindo o desconto de terem via verde, e os carros passavam a pagar 10 x mais.
Não me chocava. Eu disse metade ou menos.
E favor não confundir pesos de carro a combustão com obesos elektros. O meu gasosas só pesa 4 motas.
4 motas das suas, motas de 2 rodas não pesam 400 kilos.
O gasosas tb não pesa 1600 kgs. Só pesa 1100.
Depende, pesam todos o mesmo ? Também temos os BMW i3 e Dacia spring a pesar isso.
Ou na sua métrica só contam os piores ? Então tem o BMW M5 com 2500 KGS.
Olha-me este, agora vem comparar mini carros com autonomias ridículas com segmentos C a gasosa com alcance de 7x’s superior
Para esses pseudo-carros elektros vou buscar os KeiCar japoneses que não andam por cá mas poderiam perfeitamente andar. Marcas fiáveis e duráveis como Honda, Daihatsu, Suzuki etc e dão uma abada em alcance (500_600 kms) nessas caranguejolas e pesam metade!
Não comparei, apenas meti algo há sua métrica.
O alcance não interessa, eles não pagam mais portagem por terem o depósito cheio ou vazio.
Comparar ? Não comparei nada.
Pseudo carros ? Não entendi.
Então mas agora a portagem já devia ser em função da autonomia ?
Peso!
A autonomia apenas serve para ridicularizar ainda mais as opções que vc foi buscar. Para terem o alcance de um KeiCar esses elektros de vão de escada iriam pesar os 2000 kgs da praxe loooloooloool
A autonomia não ridiculariza, senão também vamos buscar exemplos de carros que têm muita autonomia mas depois só abastecem 20 euros.
Também não, já tem muitos carros com mais de 400 kms de autonomia a pesarem bem menos de 2000 kgs.
Mas pagam por peso ou não ?
Já agora o I3 mais recente já ultrapassava os 350 kms.
Depende da barriga do condutor…
Mas desde quando as portagens se pagam ao quilo?
Acho que em todas as AE os motociclos têm um desconto de 30%. Mas para usufrui desse benefício é necessário ter via verde
Sim, eu tenho isso.
Pois, é preciso VV e pagar a assinatura.
Dá em todas as concessões menos a ponte Vasco da Gama.
Não usar a bolsa que eles dão para usar no braço, em pouco tempo salta fora e lá vai o identificador para o meio da AE. LOL
Ou o que eu quero ou nada, que se lixem os outros!
Nem só ele….
Os pobre só são pobres porque são mal pagos e assim sendo não teem como pagar, quem acumula o dinheiro que pague.
Estou mesmo a ver, reducao de portagens em todo o pais, mas aumentam o tempo dos contratos e assim ganham menos mas aumentam os anos a ganhar…
Como disse noutro artigo, eu acho que as portagens para o interior deveriam ser abolidas ou no minimo terem uma redução MUITO grande.
O pais nao pode ser lisboa porto e algarve
O interior esta a ficar deserto.
Ha uns tempos saiu um artigo no jornal do fundao se nao me engano em que com o pagamento na a23 perdeu se imenso investimento
Eu vivo em lisboa mas nascido no interior, e cada vez que vou la vejo menos gente nas aldeias…
Nao digo que sendo gratuitas vai haver mais investimento ou mais gente vai viver para la, mas podemos tentar e ver o resultado daqui a 5-10 anos?
E nao me venham dizer que quem nao us nao tem de pagar. No interior nao usam a carris gratuita, nem tem varios hospitais num raio de 20 km, mas pagam isso tudo tambem.
Ainda “há muita gente” a viver no interior do país, há que os castigar.
“Ministro quer redução das portagens…” Só não diz que percentagem de redução é,.. ou às tantas a redução é apenas ao fim de 20 passagens no mesmo pórtico….
Deviam duplicar o valor das portagens na entrada de Lisboa
Claro que sim, e nas outras grandes cidades também.
Todas as pessoas e empresas que fazem negócio nessas cidades onde iriam colocar o aumento das portagens…
Talvez nos moradores dessas mesmas cidades?
Quando é que o governo pensa em pedir um novo resgate? Pelo andar da carruagem espero que não faça como o ex-PM Sócrates.
Agora não temos governo de esquerda ou PS, isso só acontece com a esquerda no poder.
A social democracia é de centro esquerda em todo o mundo, só mesmo num país tão esquerdista como Portugal para que o PSD seja considerado de direita.
Miguel Pinto Luz…é como o Padrinho II. A emular o mestre Isaltino
Ainda hoje num daqueles fóruns da radio alguém mencionou o exemplo da Áustria. Algo como um selo do carro, paga-se X/ano para poder andar em todas as autoestradas. Outra ideia era o sistema do Reino Unido, o IUC passaria a ficar mais caro para incluir AE. Mas qualquer dessas medidas acabaria com a mafia da via verde e isso”é mau para a eCoNoMiA” pelo menos ali pelos lados da Quinta da Marinha. O problema é que andámos a construir estradas com o dinheiro dos outros (aka PPP) e claro temos de devolver esse dinheiro.
A Via Verde tal como muitas outras empresas nunca deveria ter sido privatizada, além do dinheiro que se perde ainda são outra máfia para os portugueses como a REN, PT, GALP, CTT, etc é literalmente dar o ouro ao bandido e fazem o que querem e bem lhes apetece e todos nós que além de ficarmos sem as empresas (pois eram todas um pouco nossas) ainda somos abusados como se vê com os autênticos mafiosos que são a Brisa