Ministro do Ambiente diz que 50% dos veículos do Estado serão Elétricos
"Quem comprar carros diesel não terá valor na troca daqui a 4 anos"! Foi esta a frase proferida pelo ministro do Ambiente, Matos Fernandes, que muita discussão gerou.
Agora o ministro do Ambiente veio referir que "50% dos carros do Estado serão elétricos".
Foi numa entrevista ao DN/TSF que Matos Fernandes voltou a falar sobre carros elétricos. Para o governante "No Estado, 50% dos carros serão elétricos. Nos afetos aos membros do governo, têm de ser todos elétricos ou híbridos plug-in".
Na sequência da notícia que revelou que o Turismo de Portugal vai comprar 46 carros a gasóleo e depois de se saber que o Estado tem 70% da frota ainda com carros a diesel, Matos Fernandes refere que vê tal situação com naturalidade. O ministro refere ainda que "os carros do Estado ficam no Estado durante um grande número de anos, cerca de 12/13 anos, não menor do aquilo que acontece também com o comum dos cidadãos".
Relativamente ao objetivo de o Estado ter um frota de veículos com 50% de carros elétricos, Matos Fernandes revelou que "Nesta semana iremos assinar um despacho, o meu colega das Finanças e eu, que introduz a obrigação de 50% dos veículos que vierem a ser comprados para o Estado serem necessariamente veículos elétricos".
No ano passado entraram, através de um programa próprio, 200 carros elétricos que estão ao dispor da administração pública. Neste ano estão em aquisição mais 200 carros elétricos para os serviços da administração pública que são, de uma maneira geral, carros de pequena dimensão e estão hoje a ser utilizados.
O híbridoplug-iné uma belíssima solução e, por isso, não tenho a mais pequena dúvida de que há uma consciência cada vez maior de que a mobilidade deve ser elétrica. 80% das deslocações no país são feitas nas áreas metropolitanas ou nas cidades e, para essas, a mobilidade elétrica hoje, para quem não puder ir de transporte público, é de facto o ideal.
Refere Matos Fernandes, ministro do Ambiente
Relativamente à frase "Quem comprar carros diesel não terá valor na troca daqui a 4 anos", o ministro confessa também que foi "muito pouco original quando disse essa frase...", no entanto, ninguém o desmentiu ou contrariou.
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E assim continuamos quem se f*** sao as empresas que sustentam o pais…
Estes senhores são muito porreiros mas gostava de saber quanto vão gastar nessa mudança…
Comparado com o que se gasta com as desventuras da banca privada? Basicamente nada.
Banca privada? A Caixa Geral de Depósitos passou a privada?????
BPNs e afins, ou já te esqueçeste?
Volto a reforçar a pergunta do Realista, a CGD é privada? É que só a CGD já engoliu 10 mil milhões, mais que BES, BPN, Banif todos juntos!!!!!
Mentira. Estás a trocar os números. Foi precisamente os gastos com bancos falidos que já ultrapassou os 15 mil milhões de euros. E a capitalização da CGD não atingiu os 4 mil milhões por parte do estado. E enquanto o valor capitalizando vai ser recuperado novamente para o estado, tal não acontece com os valores dos prejuízos que são perdidos para sempre, e este valor continua a aumentar a cada ano que passa.
Nuno V, assim aqui rapidamente, apanhei 8 mil milhões de euros injectados na CGD, entre 2004 e 2017, não estou a falar de lucros nem de prejuízos, estou a falar de dinheiro ou activos transferidos para a CGD:
Aumentos de capital da CGD:
– 2004: 500 milhões de €
– 2005: 800 milhões de €
– 2009: 1.000 milhões de €
– 2012: 1.650 milhões de €
– 2017: 3.944 milhões de €
https: //www.tsf.pt/economia/interior/nogueira-leite-saiu-da-cgd-porque-achou-pouco-o-aumento-de-capital-de-2012-5713350.html
https: //www.dn.pt/edicao-do-dia/25-jan-2019/interior/-portugal-foi-o-pais-da-europa-que-mais-apoiou-bancos-no-pos-crise-10485279.html
https: //tvi24.iol.pt/portugal/europa/cgd-concretiza-aumento-de-capital-em-500-milhoes-de-euros
https: //observador.pt/2016/12/20/bagao-felix-passagem-do-fundo-de-pensoes-da-caixa-para-o-estado-foi-uma-emergencia/
https: //www.cgd.pt/Institucional/Sala-de-Imprensa/2009/Pages/Aumento-Capital-CGD-2009.aspx
Mas tens de falar nos lucros. E nos dividendos que foram dados ao Estado. Aí estarias a fazer contas como deve ser. Mas como tudo, só interessa uma parte, não é ?
Caro Rui, eu torno a repetir, injecção de capital não equivale a prejuízo. O estado depois recebe os dividendos para cobrir o que gastou. Mais uma vez, não te vejo a reclamar com as múltiplas capitalizações feitas pelo estado a bancos privados. Ou seja, recorres à falácia da apanha da cereja ao escolher apenas as capitalizações da CGD ignorando as da restante banca, e recorres à falácia da equivocação quando igualas capitalização a prejuízo. E 7 mil milhões de euros não equivale a 10 mil milhões.
Não NunoV, eu não aceito é que os responsáveis pelos rombos nos bancos não estejam presos e sem bens. Não concebo esta falta de profissionalismo partilhada entre MP, tribunais, Banco de Portugal e políticos!!!!!
Não me choca absolutamente nada que os bancos vão à falência, mas admiro e muito o modo de agir do RU. Meteram dinheiro nos bancos e ficaram donos deles (até meteram o Horta Osório a chefiar o Loyds) e foram vendendo acções até recuperarem todas as libras investidas!!!!! E o que fizemos por cá, uns bananas injectaram dinheiro e depois venderam ao desbarato a estrangeiros!!!!!
Mas o DDT (Ricardo Salgado) não é o único culpado, gostava que me explicassem como é que o estado vende a Tranquilidade em 2015 por 40 milhões de euros aos americanos e estes depois de venderem quase todos os imóveis (e meterem o dinheiro ao bolso) estão a vender a Tranquilidade por um valor de 600 a 1.000 milhões de euros!?!?!?!?! Aí o Ricardo Salgado não é o culpado…… e podia continuar…..
ao contrário de si, eu como financeiro, sigo a evolução da economia nacional desde os anos 90 e sei bem dos sucessivos aumentos de capital da Caixa. E não são 7, só nesses são 8 mil milhões, mas há mais!!!!!
Que modo de agir do Reino Unido? O modo de gastarem 1.2 biliões de libras dos contribuintes nos bancos para as suas capitalizações aquando a recessão e não recuperaram sequer 10% do valor investido? Quantos banqueiros foram presos no Reino Unido?
Ó Nuno? Só o único banco público já engoliu 10 mil milhões de euros (mais de metade da tal ajuda que diz). Mas aí foi tudo legal, certo? E já agora, sabe quem foram os gestores maravilha que passaram do banco público para o BCP e quase levavam à falência os 2 bancos?
Outro problema que o afecta, como a generalidade dos portugueses! Já fez as contas de quanto custa substituír a frota do estado? Eu assim por alto, e assumindo 50.000€ por viatura (porque o estado não costuma comprar os carros sem extras, são todos personalizados, até porque as forças de segurança ficam com quase metade da frota), se o estado trocar só metade dos 26.000 carros de uma só vez, estamos a falar de 650 milhões de euros!!!!!!
O estado não tem dinheiro para manter esta frota (veja os carros da PSP e GNR encostados por falta de dinheiro para a manutenção e reparação) e vai ter dinheiro para substituír a frota!? É só liricos!
Meu caro amigo, podes informar-me onde é que foste buscar os 10 mil milhões de euros? A capitalização da CGD foi de 3.9 mil milhões. E capitalização não equivale a prejuízo. O estado já capitalizou quase todos os grandes bancos e não vi ninguém a reclamar na altura sobre o tema. No entanto o prejuízo do BES já vai nos 4.6 mil milhões de euros, e este valor é referente a 2016. E aqui estamos a falar de prejuízo para os contribuintes pois o estado não vai receber absolutamente nada destas quantias, ao contrário das capitalizações. E ainda falta contabilizar outros dois grandes bancos que faliram, BPN e Banif. O BPN já faliu à mais de 10 anos e ainda sorve dinheiro do estado, e vai continuar a o fazer durante um bom tempo, bem como os restantes.
E falas em 650 milhões de euros para gastar em carros, no entanto o valor gasto com os bancos falidos, em apenas 2018, ascendeu os mil milhões de euros. Portanto, continua a ser substancialmente mais barato. Logo, o estado poderia trocar toda a sua frota em dois anos e continuaria a ser mais barato que o que gasta no mesmo período com a banca. Nos anos seguintes, embora já não precisasse de comprar carros novos, continuaria a gastar dinheiro com a banca. Se me dessem a escolher qual dos dois gastos era preferível, eu cá preferia os carros.
200 carros para 2019, nada a ver com os 26.000 que referes como total da frota. Obviamente que substituição (somos uns tesos) terá de ser gradual. Isto de guardar o dinheiro no banco, mas em vez de ser uma caixa negra ser um buraco negro , nao ajuda nada.
no valor inicial suponho que algum agr como todos eles usam o carro para deslocaçoes casa emprego e ainda para deslocaçoes familiares sem pagar 1 centimo quem paga o gasoleo é o estado portanto vejo uma grande poupança nesse aspecto o estado ja nao tem de pagar as deslocaçoes familiares de cada um nem as deslocaçoes para o trabalho portanto excelente investimento
Publicidade enganosa. Não diz é quando é que vai atingir esse patamar, talvez em 2050. Diz que ninguém desmentiu. como?!? Não falta é gente a dizer que mentiu, até na TV. De qualquer forma acho que já todos conhecemos bem as mentiras habituais dos membros do governo e dos partidos de esquerda em particular.
como é possivel mentir se é um coisa que ninguem sabe ahahahha ele apenas preve o que pode acontecer ele e qualquer pessoa com internet e 2 neuronios o que ele disse ja esta a acontecer na alemanha as grandes fabricantes ja disseram que vao deixar de produzir motores a diesel as grandes cidades ja anunciaram que vao proibir a entrada de carros a diesel nao me parece que seja preciso ser muito intiligente para perceber aquilo
Como qualquer outra pessoa de esquerda, diz uma coisa e faz outra. Diz a toda a gente para não comprar carros a gasóleo mas passado uns dias o estado compra viaturas a gasóleo. Isso não é mentir? Se calhar é ser visionário… Quanto a proibir carros a gasóleo é a tradicional hipocrisia de esquerda… De certo um 1.3 diesel, 99 de co2 poliu mais que um porsche ou um jeep a gasoilna… Não é só ter neuronios é preciso saber usá-los…
Caro amigo, podes-me dizer que governo é esse de esquerda? O PS não é de esquerda, é um partido que ao longo dos seus governos implementou várias medidas de direita e sempre defendeu o grande capital.
“O grande capital”…. portanto és comunistas, sem rodeios.
Explica-me lá como é que pensas dar trabalho aos portugueses sem o “grande capital”? Ou vamos ser todos ou funcionários públicos ou agricultores?
Meu caro Rui, eu fiz qualquer tipo de especulação sobre a tua orientação política? Não, pois não? Agradecia a mesma cortesia.
Só não referiu o ano em que se vai cumprir, e não sei se é possível cumprir!
Dos 26.000 veículos do estado, 40% são das forças de segurança…… como faz a GNR que anda em patrulha? Liga aos lancis da auto-estrada? Não sei se ele já alguma vez perguntou como funcionam as patrulhas, mas alguém deve explicar-lhe que o carro está sempre a trabalhar 24 sobre 24 horas, para alimentar os aparelhos, como o radar e até a climatização! A não ser que os carros façam também turnos como os agentes e nesse caso só temos de duplicar ou triplicar a frota automóvel!!!!!!
oh rui nao é preciso ser muito intiligente para perceber a noticia ele nao disse que no ano x 50% dos carros do estado vao ser eletricos ele disse que a partir de agr todos os carros que o estado comprar metade teem de ser eletricos portanto se o estado comprar dois carros amanha 1 tem de ser eletrico o que vai resultar que daqui a alguns anos metade vao ser eletricos nao me parece muito dificil entender isto
E carros eléctricos com autonomia para conseguir fazer isto?!
Penso que os eléctricos com maior autonomia são os Teslas, mas posso estar enganado…
O Estado vai “investir” em Teslas de topo para ter autonomia para isto?!
E nem isso chegava, as patrulhas da PSP e GNR precisam de carros a trabalhar 24 sobre 24 horas, caso contrário precisam do dobro ou triplo das viaturas a fazerem turnos como os condutores……. para carregarem as baterias!!!!!
Os carros da PSP e GNR nao andam na rua 24/7… E só fazem alguns km de cada vez.
Basta que cada vez que voltam da rua sejam colocados a carregar novamente e estarao sempre aptos para sair logo que seja necessario.
O Louro só pensa nos grandes centros urbanos, eu estou a falar de todos os postos e comandos do interior, onde 1 só carro tem de cobrir centenas ou mesmo milhares de km2. Pergunte a algum familiar sobre as viaturas e vai ver que elas não param! Pergunte quantas centenas de milhares de km fazem?
Voltamos ao mesmo…. Se mais de metade dos carros da GNR & PSP estão nas cidades… Facilmente, consegue-se fazer com que 50% desses carros sejam eléctricos.
Alem disso, ele também falou em híbridos. Logo os híbridos, funcionam a gasolina e a electricidade. Por isso, essa questão de autonomia, é uma não questão.
Qualquer das formas, cada caso deve ser analisado individualmente.
@Rui,
Só o dinheiro poupado em combustíveis e manutencao ao mudar para eletrico, faria com que fosse possível manter o mesmo orcamento e comprar outro carro sem grandes problemas.
Mesmo no interior, os carros da PSP / GNR nao andam 24/7, fazem patrulhas pontuais e saem cada vez que sao chamados para alguma ocorrencia.
Logo é perfeitamente normal que pudessem fazer isso.
Todos os posts relativamente a carros eletricos ou a criticar os diesel, lá estás tu a mandar bitaites e tentar convencer toda a gente que os diesel é que é… ambos sabemos que a verdade está longe de ser isso e que nao fosse o Governo Portugues proteger o diesel taxando mais a gasolina, nem comparativamente a gasolina o diesel valia fosse o que fosse.
Há que aceitar os factos, um carro eletrico é mais barato a médio/longo prazo que o seu equivalente a combustao.
Para além disso, é mais amigo do ambiente, e o pessoal quando fala das emissoes de Co2 e NOX, esquece de contabilizar também os residuos relativos a oleos e fluidos usados nos carros a combustao e que sao tao ou mais poluentes que o disposal das baterias.
obviamente que os 50% de carros elétricos é para as futuras aquisições, 50% dototal da frota só quando os antigos forem trocados.
Quanto aos que apontam problemas na autonomia deixo apenas um dado. Em breve irão ser instalados postos de carregamento a 350KW e sairam os primeiros carros com essa capacidade de carregamento. Com essa velocidade de carregamento um minuto de carregamento dá para 30Km. Ou seja, para carregar o suficiente para porto lisboa são necessários apenas 10Minutos, não muito mais do que um abastecimento de depósito.
Para mim o problema dos elétricos é saber se será possível construir tantas baterias como as necessárias com a tecnologia de baterias atual. E este problema pode dificultar a descida desejada dos preços.
Eu mais que “se sera possivel construir” diria que a questão é mais “quando”. Se a tech é melhor e portanto adoptada por todos as empresas investirao forte para o construir, o que falta por ver é quando se vai dar esse ponto de inflexão e quanto tempo se demorará a suprir a procura.
Em relação a esta notícia, fiquei com a ideia que os 50% de aquisição de carros elétricos incluem híbridos, se assimfor, parece-me plausível.
Quanto ao que o ministro disse há uns dias que os carros a gasóleo daqui a 4 anos vão valer menos, para mim será o previsível . Ele nunca disse que daqui a 4 anos não há carros a gasóleo, e nem que serão substituidos só por carros elétricos.
há 5 anos 75% dos carros novos em Portugal eram a gasóleio, no ano passado foram 53%. Daqui a 4 anos, com a evolução dos carros elétricos, com o imposto sobre o gasóleo cada vez maior, com o desenvestimento dos fabricantes e com as proibições de circulação, porcerto que o número não deve ultrapassar os 30%.
Se daqui a 4 anos forem vendidos apenas 30% de carros a gasóleo, significa que o interesse nestes veículos vai diminuir. Contudo o mercado em segunda mão vai ter muitos carros a gasóleo fruto das vendas dos anos anteriores. Logo, se a procura for maior do que a oferta, o preço dos carros a gasóleo em segunda mão terá de baixar mais do que vinha a acontecer, logo vão desvalorizar mais, e se assim for, o ministro tem razão.
Ora nem mais…
Bonito seria uma noticia a dizer que só iam comprar carros para quem precisa, forças de segurança e saúde.
Continua a ser uma vergonha ser obrigado a pagar impostos para os “meninos” terem carrinho e chauffeur para ir trabalhar (quando vão…).
Achas que os políticos são assim tão burros? Eles não compram carros para eles. Nos cargos onde estão, contratam alugueres operacionais a pagar 1 ou 2.000€ por mês o último BMW série 5 ou 7, ou Mercedes E e assim podem dizer que não compram carros para eles, são todos de aluguer……..
No fim do contrato (24 a 48 meses), até fazem o “favor” de comprarem o carro que eles usaram à empresa de aluguer só pelo valor residual………
Mas tem razão, é uma vergonha e um escãndalo!!!!!
É principalmente por esse motivo que sempre que vejo aqui ou algum lugar um político dizer mentiras, asneiras, etc, não poupo nas palavras!!!!!!
Ele prometer prometes, mas será que vai cumprir! Agora que a legislatura chega ao fim é fácil prometer.
Eu gosta era de ter visto essas intenções em 2015, quando foi para o governo e tenha oportunidade de as concretizar.
Vigaro!
Ora nem mais!
Para quem vai sair do governo daqui a meses e estar a léguas do que promete no estado…… no mínimo chama-se mentir!
Primeiro, fazia-se inaugurações perto das eleições, depois passou-se para o lançamento da primeira pedra, agora este governo lança notícias fantásticas de investimentos que nem existem no papel!!!! À meses atrás íamos comprar 5 aviões de carga novos à Embraer, com muita incorporação nacional das ex-OGMA……. pergunto se já há contrato assinado! Íamos comprar comboios novos….. onde estão os contratos? Vamos fazer um apeadeiro no Montijo….. não, quem vai fazer um apeadeiro é a Ana! Vão acabar as propinas…… daqui a 10 anos!!!!!! São uns mentirosos de primeira!
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