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Mais de 50% dos condutores espera ter um carro elétrico nos próximos 10 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. há cada gajo says:

    Eu estou nos outros menos de 50%

  2. cromoscomosedizempt says:

    Quem espera sempre alcança, eu espero ter um a agua salgada.

  3. Realista says:

    Entre gastar €0.02/km e >€0.07/km só em combustível só mesmo quem tiver necessidades muito específicas é que escolhe carro a combustão…

    • Hugo says:

      Já te disse e repito: nos ultimos 20 anos gastei à volta de 20k€ para me deslocar de automóvel. Se tive algum carro novo? Claro que nao.
      Ensina-me a poupar mais por favor.
      E não vale repetires que a cada 4 anos poupas para um carro novo ok? Não repitas a mentira 🙂

      • Anung says:

        Epáh nunca fiz contas dessas, mas é interessante.
        Comprei o meu diesel da “guerra” em 2006 usado por 6000 euros. O carro é de 2000. Já fiz com ele mais de 250 mil quilometros e em manutenção (sou eu que faço) devo ter gasto uns 1200 euros (inlcuindo dois amortecedores, pneus, pastilhas e mais umas coisitas).
        Faz comigo uma média de 5

        O diesel varia nos ultimos 20 anos mas a uma média de 1,30 nos ultimos 20 anos dá cerca de 12500 euros de gasoleo.

        Ora 12.500 + 1200 + 6000 = 19.700 euros!

        • Manuel says:

          Distribuição não trocas te ?
          E 1,30? há uns meses estava a 2€
          Mas nisto tudo deu te 20 mil euros em 18 anos e achas pouco? isso são quase 100 euros por mês que me parece bastante correto até porque é exactamente o que eu poupo mensalmente a andar de eléctrico é que para mim poupar 100€ por mês não me parece nada pouco, mas um dias vais chegar à mesma situação que eu que é vais ter de comprar um carro de por onde der e depois tens de escolher se queres poupar 100 por mês ou não

          • freakonaleash says:

            o que não falta são usados em bom estado, caros que se farta dado o toque de midas tuga com objetos usados, mas não faltam

          • Anung says:

            Troquei aos 200.000. acho que foi uns 130 euros o material todo.
            Fiz a media do litro de gasoleo nos ultimos 20 anos. O diesel nunca esteve a 2 euros nem lá perto para mim. Há 20 anos estava talvez a 1 euros e pouco.

            18 anos e mais de “250.000 kilometros”. Não há transportes publicos no alentejo, onde tenho o carro, muito menos que vão para o mato ás horas que quero quando quero.

            Para o dia a dia tenho um tesla m3. Mas esse superou bem os 20000euros só na compra.

          • Toni da Adega says:

            @Anung
            https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/

            Preços médios dos combustíveis
            Gasóleo Simples €1.647 ( €1.879 em 2022)

            Máximos históricos
            Gasóleo Simples €2.165 (2022)

          • Realista says:

            Ele disse: “O diesel nunca esteve a 2 euros” seguido de “para mim”.

            Ou seja, as manutenções paga com o seu tempo e gasóleo sai-lhe mais barato e só anda 12.500km por ano… Depois conclui que um automóvel a combustão é mais barato para toda gente e o carro elétrico é mais caro para todos porque ELE não pode carregar em casa.

            Eu também carreguei a €0 no continente de Matosinhos porque o valor foi na totalidade para o cartão… isso é andar de graça? Eu não considero.

          • Anung says:

            Caros Relaistas e Toni da Adega.

            Como sei que gostam de deturpar o que é dito escondendo informação, eu vou tentar ser educado.

            Ora o que eu escrevi:
            “O diesel nunca esteve a 2 euros nem lá perto para mim”

            Ora isto deve-se a sempre ter usado combustivel lowcost, que em certas zonas e alturas tem uma diferença assinalável em relação ás marcas tradicionais.

            O que o realista diz que eu esccrevi:
            “O diesel nunca esteve a 2 euros”
            Ora como podem ver, omite a parte do “para mim” para tentar aldrabar o contexto real que mencionei e tentar mostar que o que disse foi errado, quando não o é.

            Caro Tony, no teu caso é mesmo um caso de dislexia, sabes, é que para se fazer uma média de 20 anos são necessário…..20 anos! Lol

          • GM says:

            E para poupares 100€/mês, gastaste quanto?

        • Realista says:

          Os €6000 eram 15 salários mínimos em 2006.

          Em 2024, 15 salários mínimos seriam €12.500 a preços atuais.

          Assim os valores que indicas andam mais à volta dos €26.000 em estimativas MUITO, mas mesmo MUITO por baixo…

          Se um jerrican de 5L óleo custar €20 x 20 mudanças de óleo (seriam logo 30% desse orçamento em manutenções). Sem 250.000km não mudaste embraiagem, correia distribuição, filtros de óleo, velas… eu quero um desses.

          Isto só para fazer apenas 12.500km/ano…

          • PEPE says:

            Uma ida com o elétrico á oficina e lá vão 20 anos de gasóleo.(As baterias PODEM durar até 10 anos sem problemas)
            Just Saying.
            😉

          • Realista says:

            Sabes quanto custa substituir um motor de um carro novo?

            Dá para comprar outro.

          • Anung says:

            Nunca ganhei salário minimo mas as contas que fazer não interessam para nada. O tempo não anda para trás.
            Consegue-se nos dias de hoje um diesel com 5 anos por 7/8 mil euros.

            Na altura até podia ter comprado um por 4000 ou 3000, mas não dava para o que queria.

          • Realista says:

            Assim os motores a combustão PODEM não tem problemas.

            Parte uma correia de distribuição e depois diz-me que um carro elétrico é caro…

            Just Saying.

          • Pois, Pois says:

            Só para confirmar, estás a igualar a evolução do ordenado mínimo à evolução da inflação?

          • JL says:

            @PEPE, então quanto gastou no seu numa ida à oficina ?

          • JL says:

            Podem durar 10 anos, duram bem mais, tenho várias com mais que isso.

          • Realista says:

            Sim estou, porque o calculo do IPC – índice de poder de compra – tem em consideração um cabaz de produtos ao qual se mete lá dentro o preço dos iogurtes, vestuário e legumes assim como o preço dos combustíveis, férias e automóveis novos… e dessa média obténs o valor da inflação.

            Assim usa-se o IPC para atualizar valores à data, no entanto o que queremos mesmo saber é o esforço custava um veículo num salário mínimo de 2006 de forma a compara-lo com o que seria esse esforço num salário atual mínimo atual para teres uma comparação mais justa e equitativa.

            Aliás se pegares no valor do SMN de 2006 e o atualizares para este ano em termos de IPC reparas que não conseguirias adquirir 80% dos bens e serviços do que o SMN te permite adquirir hoje… logo o esforço para ser equitativo terá que representar o mesmo esforço e não ser atualizado.

          • Nirelle says:

            @PEPE podem durar 10 anos sem problemas mas basta um rompimento no compartimento da bateria e vai logo para abate por parte da seguradora. Já agora substituir a bateria é o preço de um Dacia Spring.

          • JL says:

            Pode não, dura seguramente mais de 10 anos.

            Rompimento ? Então se romper o Carter de um motor também tem se levar motor novo que é o custo de um Dacia spring.

          • Realista says:

            “Consegue-se nos dias de hoje um diesel com 5 anos por 7/8 mil euros.”

            Com 200.000km…

            Porque se fizeres consultas um pequeno diesel com 5 anos e menos de 125.000km os preços começam nos €11.000 o que vai em linha de conta com o que referi e com a agravante de que em 2018 entrou a norma EURO 6 pelo que os motores a gasóleo levam ADBlue… que é mais um custo na despesa.

            Ou se calhar não estou a procurar no mesmo local onde se vendem carros elétricos a metade do preço com 1 ano, com certeza que lá é que se fazem os grandes negócios.

        • JL says:

          Onde está inflação ? sumiu ?

          • Hugo says:

            Pode muito bem sumir já que pessoas desonestas como vocês metem custos de possíveis correias de distribuição partidas mas ignoram por completo o desgaste de baterias (que esse sim…é garantido que vai acontecer). No fim do ano….gastas mais €/km que eu para te deslocar e o resto é conversa 😀

          • JL says:

            Então mas as correias não são para subsituir ?

            Claro que ignoram, porque como duram mais que o carro, é a mesma coisa que ignorar o desgaste do motor a combustão, aqui há honestidade de ambos os lados.

            Não é garantido que um motor a combustão tenha desgaste ? Não entendo então porque a duração média de um motor seja 150 mil KMS.

          • Hugo says:

            Claro que não entendes. Nem nunca vais entender pois és um arrasa (ou talvez um mentiroso, talvez…)
            Tiveste 40 carros no tu agregado dos quais apenas UM não foi para a sucata e mais meia dúzia que talvez ainda estejam em circulação. Não precisas inventar mais nada. És um nabo, não sei se a conduzir se a comprar mas que falhas á grande lá isso falhas. Não há carro que te valha, seja ele movido ao que for.

          • JL says:

            Eu não inventei nada como você fez, a duração média de um motor a combustão anda em torno dos 150 mil KMS e não sou eu que digo.

            É por durarem pouco que me desfazia deles.

            Tanto há carro que valha que continuo a ter.

            Se conduzisse mal andava sempre a bater, e há muitos anos que não tenho acidentes.

          • Hugo says:

            Foi o que eu disse…és um arrasa LOLOL
            Dos poucos carros que tive nenhum “morreu” nas minhas mãos nem foi para o abate….e todos passaram dos 150mil. Não basta querer poupar…há que, efetivamente, poupar.

          • JL says:

            Dai ser uma média….

      • JL says:

        Compre um elétrico em segunda mão, segundo alguns comentaristas existem por 1000 euros quase novos, a gasta pouco como o Realista, então 20 mil euros dá para muitos milhões de kms.

    • Anung says:

      O dinheiro de um VE dá para muitissimos litros de combustível.

      Tirando a parte que ocultas propositadamente de que os carregamentos publicos são caros e muita gente nas cidades (onde um EV faz mais sentido), não tem garagem.

    • freakonaleash says:

      Não tenho painéis solares (nem quero, são um bom negócio para quem os vende e para o comerciante de energia, péssimo para o mexilhão), instalação elétrica robusta, nem lugar de garagem.
      Ganho muito perto do SMN. Portanto nem EV nem ICE novo que a vida não está para isso e tenho prioridades bem mais importantes e interessantes do que passear 4 pares de rodas a brilhar. Enquanto o velhinho que tenho der para o gasto, contribuo bem mais para o ambiente do que mandar fazer um novo para mim seja EV seja ICE.

    • Infinity says:

      Tipo, o custo de aquisição de um VE é logo factor principal, outro se nao tiveres onde carregar em casa, vais comprar mais uma garagem? so até agora ja da para comprar 3 carros a combustao

  4. Mario Jorge says:

    eu também espero ganhar o euromilhões

  5. Aves says:

    Só li este parágrafo:
    “O inquérito revelou, também, que 70% dos condutores de todo o mundo esperam poder carregar o seu automóvel sempre que este estiver estacionado, seja em casa ou em espaços públicos.”
    Juro que não li mais nada. Que inquérito mais pateta, que “todo o mundo” é esse? Os mais avançados em “carregamento (lento) em estacionamento público” são os ingleses a partir dos candeeiros de iluminação pública. Mas queixam-se que esses candeeiros são poucos (os lugares de estacionamentos não são exclusivos para VE).

    • Rui says:

      70% em todo o mundo é ambicioso mas pelos menos nas grandes cidade 70% têm lugar para carregar seja em casa ou no trabalho, 90% dos prédios contruidos a partir de 2000 têm garagem com raras excepções a não terem, e sem ser nas grandes cidades toda a gente tem lugar a porta portanto nem é uma questão

    • Toni da Adega says:

      Adoro o mito dos ingleses e os postes de iluminacao, só quem não conhece o pais é que pode afirmar isso :D. Só porque isso acontece em certas zonas no centro das cidade (pequena minoria) não significa que seja em todo o lado.

      Isso é como afirmar que em Portugal não existe saneamento básico ou agua canalizada só porque alguns milhares de casa não possuem acesso a isso.

      Já agora 70% das casas no Reino Unido possuem garagem ou estaciomento privado, por isso até bate certo com o inquérito.

      • Realista says:

        Portugal mais de 60% que pode carregar em casa… e esse número está a aumentar.

        • Toni da Adega says:

          Este pessoal agarra em exemplos das zonas historicas ou antigas das cidades e julgam que um pais é todo assim.
          Se formos para a zona da Sé no porto, podemos concluir que os portugueses estacionam os carros a 10 minutos de casa.

        • freakonaleash says:

          fonte?

        • Fusion says:

          Então, não? Principalmente aqueles prédios e casas que já existem.
          Vi na Temu e têm lá uns produtos que, se os meteres à porta de casa, fazem-te uma garagem no dia seguinte. Depois o resto é simples: a garagem é só mandar vir da Temu, o carro basta uns 5.000 € e já compras um carro elétrico. Até porque, com esses valores ou menos, o que mais há são carros elétricos baratos, ao contrário de um carro a combustão, em que precisas de 20.000 euros ou mais para comprar.

          O povo português, ao contrário dos nórdicos, que não têm onde cair mortos, está cheio de capital para comprar viaturas elétricas.

          Agora, fora de brincadeiras.

          Tu e o JL são das pessoas mais estranhas que leio por aqui no Pplware. Parece que não percebem as coisas ou fazem de propósito só para pegar.

          Quando é que percebem que ninguém tem nada contra os elétricos? O problema é que os carros ainda são estupidamente caros e as pessoas não têm dinheiro.

          Percebes, ao menos, que com menos de 5.000 euros já compras um carro a combustão que te vai durar uma carrada de anos? E que, com a diferença de preços, neste caso, andas a vida toda útil desse carro a pôr gasolina, e no fim fica-te mais barato do que um elétrico?

          Há uns 10 anos comprei um Saxo que me custou 1.500 euros e, fora uma embraiagem nova, óleo, pastilhas e pneus, não tive nenhuma despesa com ele.

          O carro está ali para as curvas ainda, sem nenhum problema, e o dinheiro todo que gastei com ele, incluindo combustível, não dava para comprar nenhum elétrico.

          Para além dos preços, há a questão do carregamento. Quem não tem garagem, diz-me onde raio compensa ter um elétrico?

          Mano, no dia em que der para carregar em menos de 5 minutos, os elétricos disparam. Até lá, elétricos são bons para alguns.

          E mesmo que digas “ah, mas em x anos o elétrico fica pago”, não te tiro a razão, mas é preciso comprar primeiro o carro e poucos têm dinheiro para isso.
          E mesmo assim, se comprares um carrito a combustão em segunda mão barato que não tenha problemas, fica-te mais em conta do que um elétrico.

          • Antonio Vasco says:

            Mas porque é que as pessoas que andam 1000km por mês, às vezes menos, a maioria nem tem garagem, sentem se na necessidade de justificar não comprarem um eléctrico?
            Um VE só serve para quem tem garagem, e ande mais de 2,000 km/ mês , ou então tem dinheiro que sobre para ter um carro que é fácil de conduzir, silencioso e não polui, e anda como um desportivo dos melhores

          • Pois, Pois says:

            Não anda como um desportivo, só acelera como um desportivo e nnem todos

          • JL says:

            Mais estranhas é o Fusion, que não entende nem quer entender o que os outros dizem.

            Claro que não têm onde cair mortos, só se preocupam em gastam muito e defender aquilo que os leva à falência.

            E o Fusion tenta entender os outros ? é que uma simples questão de “uso do meu tempo a carregar o carro” não entende, como quer entender outras coisas mais complexas ?

            Ainda gostava de saber que carro compra hoje por 5000 euros que vai durar uma carrada de anos, está a contar com aqueles que já estão na sucata ?

            Mas há 10 anos comprou um saxo de 1500 euros, hoje passados 10 anos e um carro 10 anos mais novo já não dura tanto tempo.

            Os elétricos não precisam de garagem para carregar, lá está outra que não entende.

            Até perde menos tempo a carregar, 20 segundos chega, e não fica lá a segurar o cabo.

            Então mas segundo alguns os eléctricos desvalorizam mais, estranho, parece que eles valorizam quando se fala em eléctricos em segunda mão. LOOOL

          • Fusion says:

            Oh JL, mais estranha é essa tua obsessão em distorcer o que os outros dizem para parecer que tens razão. Vamos lá esclarecer algumas coisas para não ficarmos nesta palhaçada.

            Primeiro, em relação aos 5000 euros, sim, dá para comprar um carro a combustão usado que dure anos, se souberes o que estás a fazer e não andares a comprar lixo. O meu Saxo custou 1500 euros e ainda anda por aí a rolar sem problemas. Não estou a falar de sucata, estou a falar de procurar boas oportunidades no mercado de usados. Se tu não consegues perceber isso, então o problema é mesmo teu, não meu.

            Segundo, essa do “perder menos tempo a carregar”. Bro, não me venhas com tretas. Quem não tem garagem ou acesso a um carregador privado tem de depender de postos públicos, e esses estão muitas vezes ocupados, fora de serviço ou longe da area de residencia da pessoa. Vais-me dizer que achas prático perder tempo a procurar um carregador disponível e depois deixá-lo lá horas para carregar? Claro que ninguém vai ficar “a segurar o cabo”, mas a logística é outra conversa.

            Depois, adoro a tua lógica torta, então os elétricos desvalorizam mais, mas depois “valorizam” quando são usados? Decide-te, que estás todo trocado. É o que dá quando a ânsia de querer ter razão ultrapassa o bom senso.

            No fim, o que parece mesmo é que estás tão apaixonado pelos elétricos que ficas cego aos problemas óbvios. Eu não disse que os elétricos são maus, disse que ainda não são para todos. Não é preciso ser um génio para perceber que são caros, que a infraestrutura de carregamento ainda deixa muito a desejar, e que há carros a combustão mais baratos e práticos para muita gente.

            Podes continuar a rir sozinho aí com os teus “LOOOLs”. Eu prefiro manter-me com os pés no chão e argumentar com lógica em vez de espalhar teorias que não batem certo. Aprende a ler com atenção e a entender o ponto de vista dos outros antes de vires com respostas cheias nada..

          • JL says:

            Acho que é melhor ler novamente o que eu disse, parece que não entendeu nada. Depois o obcecado sou eu. Looool

            Sobre os usados, é um facto, até já houve aqui quem dissesse que havia a 1000 euros novos.

            Sobre os 10 anos do saxo, já não existem…. Espero que agora entenda, e os novos já não fazem isso.

            Não são tretas, são factos, já lhe disse que não perdo tanto tempo a carregar como antes perdia a abastecer.

            Se estiverem ocupados vai para lá fazer o quê? As bombas de gasolina ocupadas também vai para lá ? Se calhar vai, porque não sabe e depois espera, mas esse tempo nunca conta.

            Não estou apaixonado, sou um utilizador como outro qualquer, daqueles que tem experiência e não fala por achismos.

            Problemas de quem não os tem ? Deve ser porque não conhecerem mesmo, porque quem tem não tem esses problemas.

            Mas argumenta como ? Também argumenta sobre medicina em geral ?

            É que cada vez estão mais estranhos, em topicos de eléctricos vêem falar e dar argumentos daquilo que nunca passaram nem tiveram qualquer contacto com a realidade, no entanto para fazer valer o mau investimento que fizeram, falam,.falam falam.

          • PTO says:

            @Antonio Vasco
            Sentem-se na necessidade de justificar porque essas criaturas “peculiares” que o Fusion refere já deram a entender aqui que não ter garagem ou andar pouco não são razões válidas para não se ter um EV. Nem sequer aceitam que, de facto, existem pessoas que não conseguem carregar um EV em casa e que não são tão poucas como isso.

            E quando são confrontadas com esses factos que tu próprio referiste, respondem com posts idiotas a fazerem-se de sonsos, a responderem alhos por bugalhos e a responderem com argumentos perfeitamente absurdos que nada têm a ver com aquilo a que respondem. Um deles inclusive disse a outro comentador aqui no PPLWARE que não ter garagem não era razão para não ter um EV pois podia passar um cabo da sua casa até à rua porque o cabo podia estar à chuva. Resposta mais idiota que esta é difícil. É só andar um pouco pelos artigos sobre mobilidade elétrica e encontram-se muitos mais rspostas absurdas vindo deles.

            Ou seja, essas criaturinhas não estão aqui para ajudar a esclarecer ninguém, estão aqui apenas para criar ruído e confusão. Como tal, a melhor atitude é ignora-los, que é o que eu faço.

          • Realista says:

            Quem quer arranja soluções…. quem não quer arranja problemas.

            Fim da discussão.

          • JL says:

            Então mostre lá quem disse que podia passar o cabo pela rua e carregar o carro ?

            Que pode estar à chuva, já todos sabemos que sim, quantos carregadores públicos conhece que estão tapados ?

            As mais absurdas vêm daqueles que nem sabem o que é ter um ve e pensam que sabem tudo.

            Mas vocês não esclarecem, apenas tentam confundir ainda mais as pessoas, e este seu post é a prova disso.

            Mas afinal não ignorou.

          • Realista says:

            @JL tudo para o PTO é um problema… porque ele não quer.

            Até podes ter baterias a carregar por indução na estrada que ele arranja outro problema qualquer.

          • PTO says:

            @Antonio Vasco

            Está a ver? As criaturinhas que referi no meu post anterior denunciam-se imediatamente, enfiam logo a carapuça. 🙂
            Não falha. Nunca. 🙂 🙂

          • JL says:

            Então vai continuar a mentir ? Ao menos seja homem e denuncie quem disse isso.

            A mim não serviu nada, apenas perguntei quem disse esse disparate.

            Mas vamos ver quão homem é.

          • PTO says:

            @António Vasco

            Como pode ver no link abaixo, as criaturinhas mentem com os dentes todos quando os scusam de terem escrito determinadas coisas, principalmente uma delas.

            https://imgur.com/Ybcu4UT

          • JL says:

            Ainda bem que veio confirmar a mentira que colocou em cima.

            Assim para a próxima lê o texto e não inventa.

          • JL says:

            Leia, talvez aprenda a não inventar sobre aquilo que os outros dizem só porque sim:

            https://www.repsol.pt/particulares/assessoramento/carregar-carros-eletricos-chuva/

          • Realista says:

            Mais uma mentira atirada por quem não tem carro elétrico…

            no entanto abastecer à chuva é que pode dar problema.

    • Anung says:

      70% de todos os condutores devem estar na índia e china…

    • JL says:

      E os outros não podem ser “ingleses” porquê ? até os portugueses já têm disso.

  6. Manuel says:

    É normal, então para quem tem garagem e pode carregar nem há dúvidas a poupança ao final do mês é grande e à velocidade que os combustíveis aumentam onde é que eles estarão daqui a 10 anos, se me dissessem há 10 anos que o combustível estaria a 2€ eu não acreditava.
    O pior é para quem tem de comprar agora estamos ainda aqui no limbo, os eléctricos ainda são bastante caros híbridos também mas comprar um carro só a combustão também já não faz sentido nenhum pelo menos para quem gosta de manter o carro durante uns bons anos para quem muda de 5 em 5 é igual ainda podem comprar o que quiserem.
    Eu no meu caso tenho um hibrido plug-in e poupo bastante no percurso diário que posso ir só em eléctrico gasto cerca de 20€ por mês antes gastava mais de 100 em combustível, e depois tenho um velhinho a GPL, o GPL ainda é bom mas o carro já tem mais de 25 anos já está a precisar de uma reforma mas por agora ainda é difícil escolher mesmo a GPL não me faz sentido comprar um a combustão para o manter por mais 20 anos mas as outras opções ainda são bastante caras, o meu hibrido foi um bom negocio que pareceu na altura

  7. Anung says:

    Eu tenho, mas conheço pessoas que não têm porque o governo não quer, preocupa-se mais com o dinheiro do que com o ambiente e as alterações climáticas.

  8. SergioA says:

    Se morar na cidade ou povoacao com boa rede e frequencia de transportes publicos continuarei a nao comprar nenhum carro. Se realmente pecisar sempre posso pedir taxi ou alugar viatura com tudo incluido.
    A bicicleta tambem ajuda.

    Agora venham de la esses comentarios de como transporto a frigorificos e maquinas de lavar na bicicleta.
    Ou mesmo transportar lenha para conduzir no centro da cidade!

    Querem poupar? Nao comprem carro

    • Gonçalo says:

      Epa sim, no dia a dia pode funcionar mas daí a viver sem nenhum carro hoje em dia não faz sentido queres ir visitar a família queres ir de férias queres ir levar os putos a uma festa de anos vais de uber? vais as compras comprar 30 sacos vais a pé ?
      Na minha vida não funciona e eu trabalho em casa portanto podia nem usar nada mas ao fim de semana vou ajudar um colega a fazer umas remodelações vou de uber com a ferramenta toda atrás?
      E depois é, isso faz mesmo sentido? um carro com 20 anos dá te pouquíssima despesa IUC e seguro pagas 250€ por ano manutenções 100€ depois é combustivel que é caro mas se andares só ao fim de semana 1 deposito dá para 2 meses, estamos no século 21 há carros a preços de uma uva mijona vou alterar a minha vida toda só para dizer que não tenho carro e poupar uns trocos? Não faz sentido pelo menos para mim

  9. says:

    O meu carro já leva 14 anos. Espero que chegue sem grandes sobressaltos (já teve que chegue este ano) aos 20 anos ou mais. Portanto, nos próximos 10 anos talvez troque de carro e talvez vá para elétrico, isto se continuar a ter carro.

  10. Bruno M. says:

    Electrico? Ficar horas à espera que carregue?
    Fazer viagens longas e perder tempo a recarregar baterias?!

    Metam os electricos onde eu bem sei!

    Fico pacientemente a aguardar pelos carros a hidrogénio!

    • Manuel says:

      Podes comprar uma cadeira, a principal marca que investia nos eletricos era a toyota e já desistiu por não funcionar

    • JL says:

      E fica horas à espera para quê ? também é daqueles que fica lá a segurar o cabo ?

      Que viagens longas faz ?

      Então como faz com um a hidrogénio ? não fica horas também lá a abastecer ? e tem dinheiro para ele.

      Já o pode comprar, a toyota tem para venda.

    • Realista says:

      Génio… os carros a hidrogénio são carros elétricos na mesma!

      A única coisa que os diferencia é a forma como armazenam a energia pois um armazena numa bateria e o outro numa pilha.

      • Bruno M. says:

        @Realista

        Errado!
        De forma muito simplista:

        Os carros a hidrogénio produzem energia através da chamada “pilha de hidrogénio”, e essa “pilha” precisa de uma forma de combustível, que é o hidrogénio. O Hidrogénio é então transformado em enegia, para meter o carro a funcionar.

        Já os Electricos, precisam de energia externa para a poderem utilizar. Por si só, o carro electrico não produz energia, apenas usa a que está armazenada.

        • JL says:

          Então dão eléctricos ?

          E a energia é transformada em hidrogénio como ? Está quase lá a chegar, já falta pouco.

          Então o hidrogénio não é fornecido de forma externa ? Quanto custa o litro ?

          O a hidrogénio também não produz energia, converte-a…

          • Realista says:

            Ele quando entender que ao defender os carros a hidrogénio está de facto a defender os carros elétricos vai-se voltar contra o hidrogénio…

            Pois gente é simplesmente contra o motor elétrico só porque sim.

        • Realista says:

          @Génio:

          “O Hidrogénio é então transformado em energia, para meter o carro a funcionar.”

          O hidrogénio depois de transformado em energia mete o carro a movimentar-se para a frente como? Tipo o carro dos Flinstones mas a dar choques elétricos ao condutor e passageiros para não pararem de dar às pernas?!

          xD HAHAHA

          Se duvidas de mim podes ir ao site da Toyota e ver o Mirai que ele diz-te no separador Motor:

          “Motor elétrico – Motor síncrono de magneto permanente”

          https://www.toyota.pt/carros/mirai/features-and-specs

          E se achas que a toyota portugal está a mentir podes ir à americana:

          https://www.toyota.com/mirai/features/mpg_other_price/3002/3003

          Incrível…

          @Génio:

          “Já os Elétricos, precisam de energia externa para a poderem utilizar.”

          Precisas de bombas de abastecimento de hidrogénio para quê mesmo?!

          Até os carros a combustão precisam de energia externa… por isso é que vais à bomba de abastecimento.

          LOLOLOL

          Como é que é possível afirmares uma coisa destas ainda para mais com todas as certezas do mundo, mas NUNCA te deste ao trabalho de ir ao site da Toyota ver as especificações de um carro a hidrogénio…

          Aliás o carro a hidrogénio é o verdadeiro carro a pilhas e também podes ler isso no site da Toyota:

          Condução
          (…) A revolucionária tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio, oferece um motor que emite 0 emissões com 650 km de ampla autonomia.”

          https://www.toyota.pt/carros/mirai

          Assim podemos concordar os dois, o carro elétrico é o futuro.

          Se é a pilhas ou a bateria é que ainda se está por decidir.

          😉

          • Bruno M. says:

            Agora sem descontextualizar, eu mencionei a explicação e fui bem explicito “de forma muito simplista”

            Mas se queres, aqui vai uma forma menos simplista que corrobora o que mencionei acima:

            Célula de Combustível de Hidrogénio (FCEV) – que foi o que mencionei, a tal “pilha”.
            Esta é a aplicação mais comum do hidrogénio em veículos modernos:

            Processo:

            O hidrogénio armazenado no tanque do veículo é canalizado para uma célula de combustível, onde é combinado com oxigénio do ar.
            Dentro da célula, ocorre uma reação química chamada eletrólise inversa:
            O hidrogénio é separado em iões positivos (protões) e eletrões.
            Os eletrões percorrem um circuito externo, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico.
            O único subproduto desta reação é água (H₂O), que sai pelo escape como vapor.
            Componentes principais:

            Tanque de hidrogénio: Armazena o combustível sob alta pressão (geralmente 700 bar).
            Célula de combustível: Onde o hidrogénio é convertido em eletricidade.
            Motor elétrico: Usa a eletricidade gerada para mover o carro.
            Vantagens:

            Emissões zero (apenas água).
            Reabastecimento rápido (3-5 minutos).
            Longa autonomia (similar aos carros a gasolina/diesel).

            Aqui a diferença e fui bem explicito, foi que enquanto um electrico não produz energia, as baterias são carregadas com energia externa, já produzida, as baterias apenas armazenam a mesma.

            Já os a Hidrogénio produzem a energia! O resto está explicado aqui e não retira verdade ao que eu disse anteriormente, de forma muito simplista!

            Mas queres lá ficar com o pedal, fica lá com ele.

            Quanto ao resto, dizeres que é carro a pilhas (que me lembre a pilha é recarregada externamente e tudo o que a usa, não produz energia, usa a energia armazenada) – como um carro electrico!

            O carro a Hidrogénio, repito, produz a sua energia, e para isso precisa… disso mesmo…. Hidrogénio!

            Agora queres um jogo de mudanças? Fica lá com ela também. Também tas ofereço.

          • JL says:

            Mas está a tentar ensinar a música ao padre? Se quiser até lhe envio fotos de pilhas de combustivel, e sim, se têm pilhas, esses são os carros a pilhas.

            Portando qualquer carro usa energia externa, seja a diesel, gasolina, eléctrico, hidrogénio, a vantagem do eléctrico é que já usa a energia que ele vai usar nos motores , logo menos perdas, sabe qual é o rendimento global de um eléctrico a baterias e de um eléctrico a hidrogénio ? Ha uma diferença de a 3 a 4x, é que como sabe, qualquer conversão de energia tem perdas, no caso do hidrogénio são grandes ,chegam a ser maiores que nos a combustão.

            Errado, as emissões vão desde calor e vapor de água, que é um gás efeito estufa, até pequenas quantidades de NOx, o eléctrico a baterias não tem qualquer emissões,.e o calor que emite é residual e na maior parte dos casos é usado pelo carro.

            Sabe quando se gasta para pressurizar os tanques a 700 bar ? Só aí tem 30 a 50% do consumo de um eléctrico a baterias.

            Sabe também que tem de arrefecer o hidrogénio a -40 graus para o abastecer ? São mais 30% à conta, e sabe quantos kWh se gasta para produzir um kilo de H2 ?

            O carro a hidrogénio também não produz nada, apenas converte, coisa que o eléctrico a baterias faz apenas nível químico, já que a energia eléctrica numa bateria é química, aliás, como é o processo das pilhas de combustivel.

            O carro a hidrogénio não tem mudanças, já que é um carro eléctrico, e também tem bateria, mas mais pequena.

            Mas se é tão bom, porque não compra 1 ? Eu comprei aquele que acho que é o melhor.

          • Manuel says:

            Oh bruno realmente os eletricos não produzem energia só usam a que têm armazenada porque não faz sentido nenhum produzir num carro é muito mais vantajoso produzir cá fora, já agora devias ir ver como funciona o hidrogenio muito simplificadido.
            Quantidade exorbitantes de energia para produzir hidrogénio -> Transporta-lo -> Meter no Carro -> Converter novamente o hidrogeno em energia eléctrica
            Basicamente é isto estás a meter uma serie de passos extra sem sentido nenhum

          • Bruno M. says:

            @JL:
            É dificil entender que o hidrogénio é um combustivel ?
            É dificil perceber que os EV’s não têm combustível?
            E é difil entender que os electricos não produzem energia, já os a hidrogénio produzem através Hidrogénio?!

            Mete o link da toyota onde quiseres! Dei-te outros exemplos de outras marcas.

            Mas eu percebo. Por dizer “pilha” é uma pilha de carro telecomandado.
            lol

            Não, os EV’s não são o futuro, o futuro é o Hidrogénio! Isto é um facto.

            @Manuel,~
            “é muito mais vantajoso produzir cá fora, ”
            Tem a certeza?! É que o Hidrogénio é teoricamente muito mais barato que a Gasolina, e muito mais económico /Km que o Electrico!

            Aliás, comparativamente, noutros países europeus, o custo/beneficio em todos os sentidos é óbvio!

            Custo /100Km / autonomia / ambiente, etc… Hidrogénio é melhor que tudo o resto.

            Ainda vos vou ver e ouvir a dizer maravilhas do hidrogénio e virarem a cartola quando eles começarem a aparecer em força e abafarem os electricos cujo custo de produção é dantesco e a destruição do ambiente então aí, nem se fala.

            Agora em tom jocoso, pela conversa, o que vocês queriam era que os carros a hidrogénio fossem carregados como se carregam as baterias dos carros… a electricidade. LOLOLOLOLOL

            Aqui vai um comparativo simples:

            Os carros a hidrogénio e os carros elétricos têm comportamentos distintos em condições de frio e calor extremos, devido à natureza das suas tecnologias.

            1. Carros a Hidrogénio

            Em Clima Frio:
            Arranque: Funcionam bem, mesmo em temperaturas muito baixas, pois a célula de combustível aquece rapidamente durante a operação.

            Eficiência: O frio pode reduzir ligeiramente a eficiência porque a célula de combustível precisa de consumir mais energia para aquecer e evitar o congelamento da água gerada no processo químico.

            Armazenamento de Hidrogénio: Os tanques de hidrogénio (pressurizados a 700 bar) não são significativamente afetados pelo frio, mas a infraestrutura de reabastecimento pode enfrentar desafios com gelo.

            Em Clima Quente:
            Refrigeração: As células de combustível geram calor durante o funcionamento, mas têm sistemas de arrefecimento eficazes para evitar sobreaquecimento, mesmo em temperaturas elevadas.

            Performance: O desempenho mantém-se estável, embora a eficiência possa diminuir ligeiramente devido à necessidade de maior arrefecimento.

            2. Carros Elétricos
            Os veículos elétricos utilizam baterias para armazenar energia e alimentar um motor elétrico.

            Em Clima Frio:
            Bateria: O frio reduz a capacidade da bateria, diminuindo a autonomia em até 20-30% em temperaturas abaixo de 0 °C.

            Aquecimento Interno: O consumo de energia para aquecer o habitáculo aumenta o desgaste da bateria, reduzindo ainda mais a autonomia.

            Carregamento: As baterias demoram mais a carregar, especialmente em carregadores rápidos, pois as temperaturas baixas afetam a química da bateria.

            Em Clima Quente:
            Bateria: O calor extremo pode causar degradação acelerada da bateria a longo prazo.

            Arrefecimento: Sistemas modernos de gestão térmica protegem a bateria, mas consomem energia adicional, o que pode reduzir ligeiramente a autonomia.

            Carregamento: As temperaturas elevadas podem aumentar ligeiramente a velocidade de carregamento, mas também aquecem os componentes, exigindo sistemas de arrefecimento eficazes.

            Continuo a manter a minha opinião e, sinceramente, epá, fizeram-me muito rir!

          • JL says:

            O Bruno é que não está a entender, já lhe disse que era um combustível, tal como é a gasolina e gasóleo.

            Exato, daí os ve serem muito melhores nesse aspecto, não precisam de conversões de energia onde se perde mais alguma, não foi isso que eu expliquei ?

            Ah uma pilha de um carro a hidrogénio, já não é pilha ? Parece que agora dei com algum preconceito, então afinal aquilo é um conjunto de pilhas de combustível ou não ?

            Mas os a hidrogénio são VE ? Então mas é futuro ou não ? Mas porque diz que são, se nem sequer tem um para saber se tem futuro ?

            Sabe qual a eficiência da produção de hidrogénio com electricidade ? Assim fica a saber se é vantajoso ou não, sabe a eficiência das pilhas de combustível ?

            Então quando custa fazer 100 KMS a hidrogénio?

            Lá está você, os carros a hidrogénio são eléctricos.

            Era bem melhor serem carregados como os eléctricos, assim as pessoas que os têm não passavam horas para os abastecer, pensa que é só 5 minutos como dizem ?

            Então veja o que dizem estes donos, são só 4.5 horas com uma pequena fila, nem nos eléctricos a bateria se vê isso.

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg

            No frio são iguais aos outros, existe perda de eficiência também, no calor são bem piores, já que até o abastecimento fica comprometido, nos verões quentes é vê-los parados,.um pouco como os a combustão. Já agora, esqueça abastecer um carro a hidrogénio quando a temperatura ambiente estiver acima de 30 graus C

            Os a hidrogénio também usam bateria, procure lá bem….

            Nós a hidrogénio o calor tanto afeta a bateria como a pilhas de combustível e ainda mais os tanques de combustível, e não se esqueça, a cada 5 anos têm de ser testados, caso haja algum fissura ou trinca são substituídos, ao fim de 15 troca obrigatória, não leu essa ? Então veja no manual de serviço do Toyota mirai ou do Hyundai nexo,.esse até tem um número maximo de abastecimentos.

            Sabe quantos sistemas de arrefecimento tem o Toyota mirai ? São 3, um da bateria, outro da pilha de combustível, e outro do motor e sistemas electrónicos incluindo o dcdc booster.

            Sabe quantos sistemas de arrefecimento tem um Tesla ? 1, que inclui a bateria motor e electrónica e ainda o usa como sistema de apoio da climatização.

            Muda de opinião quando testar ou tiver um, porque não compra 1 ?

          • Realista says:

            POR AMOR DA SANTA!!

            @Génio, pelas tuas próprias palavras:

            “Os eletrões percorrem um circuito externo, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico.”

            MOTOR ELÉTRICO!!!! O carro é elétrico!!

          • Realista says:

            NENHUM CARRO PRODUZ ENERGIA!

            Até porque violava logo o primeiro principio da termodinâmica de que nenhuma energia pode ser criada ou destruída!

            Se a energia fosse produzida nunca irias precisar de abastecer o carro. Existe sim TRANSFORMAÇÃO de energia!

            Todos os carros precisam de fontes de energia externas, seja ele um carro de rolamentos, um carro a combustão, carroça a cavalo, um barco à vela, hidrogénio ou a bateria!

            A diferença é que a energia elétrica nos veículos elétricos a hidrogénio é transformada DUAS VEZES dentro do veículo, a primeira quando transformas o hidrogénio em eletricidade e depois quando transformas novamente a eletricidade em energia cinética enquanto que num veículo elétrico a bateria a transformação só ocorre UMA vez quando a energia armazenada é transformada em energia cinética…

            E sim, o carro elétrico seja a hidrogénio ou a bateria é o futuro.

          • Manuel says:

            Isso vai te acontecer aqui daqui a uns tempinhos vais perceber que o hidrogénio nunca pode ser o futuro.
            E tu dizes para ai coisas que não são de todo vdd faz um favor a ti próprio e vai ver o preço do hidrogénio ninguém quer isso é caríssimo tu achas mesmo que o carregar o carro na tomada de casa vai ser mais caro que depender de um monopólio gigante do hidrogénio tal como acontece com o petróleo ahahahhahahahahahahhahahahah não fazes ideia do que está s a falar mas eu adorava que aparecessem muitas propostas a hidrogénio para os borregos todos comprarem para depois perceberem que foram totalmente enganados o fracasso da toyota é só um aviso.
            E já agora vê esse video para ver se aprendes alguma coisa
            https://www.youtube.com/watch?v=f7MzFfuNOtY&ab_channel=RealEngineering

          • JL says:

            Tanto é fracasso que os utilizadores americanos dos toyota mirai já meteram a toyota em tribunal devido ás promessas não cumpridas.

  11. X says:

    Está na altura de começar a reimaginar o universo mad max mas com veiculos electricos.

  12. Alex Ribeiro says:

    claro e eu tenho dinheiro para um carro elétrico novo, se o governo me oferecer um livre de impostos eu ando…. mentira não ando não, ate pk polui mais produzir as baterias de um carro elétrico do que a produção e utilização de um carro a gasolina por ano

    • Fusion says:

      Fica com ele, vende e compras depois um carro a combustão. Não sejas totó aceita o carro e vende depois 😀

      • JL says:

        Isso é hipocrisia, então primeiro não vale nada, e depois de o ter já vale ?

        • Fusion says:

          Dass que es tonhó és. O carro pode não valer nada para mim (no sentido de não me ser util para o meu dia a dia) mas ter valores para outros, olha por exemplo tu que es apaixonado por carros elétricos.

          Da mesma forma se alguém me der uma grua das obras, para mim tem zero valor, não vou usar, mas reconheço que pode ter valor para outros, logo vendendo posso ganhar dinheiro com isso certo?

        • RD says:

          JL, é melhor desistir.
          Esta malta já mete carros a hidrogénio ao barulho para atacar os VEs.
          Se um dia os veículos a hidrogénio chegarem ao mercado das massas, estes serão os mesmos que passam a atacar os carros a hidrogénio, porque peoduzem vapor de água, e o vapor de água faz nuvens, as nuvens fazem chuva, e a chuva vai inundar a terra, porque a terra é plana…

    • JL says:

      O que tem agora também foi oferecido pelo governo ?

      Polui mais ? então prove lá isso ? quer dizer que o mundo anda todo enganado e você é que sabe ?

  13. falcaobranco says:

    Aqui só entra electrico quando não houver mais nada no mundo…enquanto houver gasoleo ou gasolina é sempre dos antigos que vou buscar…siga!!!!

  14. Luis Henrique Silva says:

    Eu sou um deles, 100% ou no minimo hibrido que temha baixo consumo.
    Quer queiramos quer não os combustão tem dias contados, é uma questão de tempo e desenvolvimento das baterias ou nova tecnologia.
    Pelo menos espero um dia aparecer a energia que penso vhamar ponto zero ou algo assim, isso sim vai ser o próximo futuro.

  15. PTO says:

    Não tenho onde carregar em casa e carregar no exterior é ainda mais caro que andar a gasóleo (e a tendência é o preço desses carregamentos ir subindo), por isso não, não tenho qualquer intenção de comprar um carro elétrico em ano nenhum.

  16. RD says:

    Tanto hater de mobilidade elétrica…
    Não se podem esquecer que a maioria das pessoas que atualmente tem VE, também tem anos e mesmo décadas de veículos a combustão no currículo.
    Temos de dar como válida a opinião de quem principalmente conhece as 2 realidades, e tem um termo de comparação de gastos, manutenção, suavidade de condução e rolamento.
    Mesmo quem gosta de conduzir, também aprecia a suavidade de condução, quanto mais não seja porque a disposição para conduzir não é a mesma todos os dias.
    Tenho VE há poucos meses e não tenho possibilidade de carregamento em casa. Como tal utilizo a rede pública a 100%. Naturalmente é preciso algum estudo prévio, mas depois de sabida a matéria, o dia a dia é mais fácil e consigo poupar com os mesmos kms mensais em relação a um diesel que fazia 5.1l/100km.
    Tenho mais de 20 anos de condução de carros a gasolina, gasóleo, velhos e novos. Tenho agora um VE e não me arrependo em nada.
    Respeito quem defende os veículos a combustão, e seria interessante que respeitassem quem tem VEs pois como disse, tipicamente conhecem melhor os veículos a combustão que muitos dos que falam mal dos VEs.

    • JL says:

      Há aqui muitos que pensam que nascemos a andar de elétrico. LOOL

    • Yamahia says:

      My (stressful) drive from Land’s End to John o’ Groats in an EV

      É só rir
      https://www.thetimes.com/uk/transport/article/my-stressful-drive-from-lands-end-to-john-o-groats-in-an-ev-3c5t3l55b
      Nada que já não se soubesse.

      • JL says:

        Não era de esperar outra coisa vinda de um hater. Também acredita em bruxas ?

        • Toni da Adega says:

          Logo num pais com boa rede de carregamento. Possuem 36.000 localizacoes de carregamento e somente 8,378 postos de combustivel.
          E Land’s End to John o’ Groats a maioria é feito em estradas secundárias é normal que existam poucos postos de abastecimento.
          Existe um percurso “alternativo” feito somente em vias principais (estradas principais (A Roads)e Auto estrada), ai nao se conduz mais de 50km sem se ter 1 carregador.

          Mas estamos a falar de somente 1300km, ele provavelmente pensa que o pessoal faz aquilo diariamente.

      • Toni da Adega says:

        “É só rir” com a figuras de quem le a estes artigos e nem sabe do que se está a falar.
        Um percurso turistico normalmente feito em vários dias, sempre por estradas nacionais e secundarias.
        Land’s End to John o’ Groats é uma “rota” conhecida por ser o percurso mais longo no UK, 840 milhas feitas sem paragens demora umas 15h. Normalmente é feito em 2 ou 3 dias.

        Essa volta pela Autoestrada que é como a todo do pessoal viaja é na boa, existem carregadores em todas as estacoes de servico +- a cada 50km. Tendo ponto de carregamento a cada 50km nao sei onde está o stress.
        Agora se forem fazer mais de 1000km por estradas secondárias torna-se mais dificil.

    • PTO says:

      Consegues poupar quanto e carregando onde e como?

      É que aqui andam muitos a dizer que EV é barato e que quem não usa é só porque é de contra mas esses que dizem isso carregam todos em casa, à noite e em tarifa bi-horária. Eu não tenho como carregar em casa e pelas contas que fiz através da média atual dos carregamentos públicos, ficava-me mais caro andar com um EV, do que com o meu Corolla a gasóleo.

      E quando alguém diz que não tem como carregar em casa até há quem já tenha dito que só não carrega em casa quem não quer porque ligar um cabo a ir de casa para a rua não tem problema nenhum porque até pode apanhar chuva. Com este nível de argumentação idiota a única esperança é tentar falar com alguém que, sem fanatismos, saiba explicar a melhor froma de utilização de um EV com carregamentos públicos.

      Por isso, se for possível esse esclarecimento, agradeço.

      • Antonio Vasco says:

        Se quer mesmo saber, para além de casa, os mais baratos que conheço são os da Tesla , +- de 21 a 29c / kw, e os do Continente, 24c . Tudo o resto , e por agora, são muito caros, de 50 a 75c.
        O custo prático depende do carro e da condução, de 12 a 20kw/100km .
        Ou seja, de 3€ a 5€ , os baratos, e de 7 a 16€, os caros.
        Só aconselho a quem pode carregar em casa ou no trabalho, doutra forma e por agora não vale a pena

        • PTO says:

          Obrigado pelo esclarecimento, vai de encontro ao que eu já desconfiava. 🙂

        • Yamahia says:

          “…Tesla , +- de 21…
          Errado, já foi chão que deu uvas. Agora é mais 27-30 e 29-31c no Alentejo, guarda e Ribeira de Pena.E vai subir mais se forem legalizados.
          Um pulinho a Vigo e já paga 0,40 a 0,46€, ou seja mais caro que andar em combustão. Isto sem co tar com o acréscimo dos 20%dissipados que não entram na bateria mas que têm que ser pagos
          “…e os do Continente, 24c…”
          0,34€ ainda acredito, em dias bons mas só se gastar mais de 30€ em compras e com e a interromper a sessão de cinema para vir cá abaixo desligar o carro do carregador e estacionar noutro sitio . Vá la ver melhor.

          • JL says:

            Além dos preços errados, então os operadores não cobram a energia dissipada ? As bombas de combustível não lhe cobram aquela que se perde por evaporação ?

            Estranho.

            Errado, o preço do continente é 27 cêntimos minuto, em carga rápida, quem quer ir ver o cinema mete num lento, sempre ouvi dizer que são os inteligentes que compram eléctricos e começo a acreditar que é verdade.

          • Yamahia says:

            Lá vem ele com os disparates do costume.
            https://youtu.be/zpLp_W1fsTo?si=RycT4qcIGVp3UnSL
            Paga qs .50 kWh e é se estiver a tirar toda a potência do carregador, o que como é óbvio raramente é uma realidade.

          • JL says:

            Porque não respondeu ? As operadoras não compram a energia dissipada ?

            50 kWh ? Ou 50 kW ?

            Só não retirar se não souber retirar, num desses vídeos ele até disse como.

            https://www.continente.pt/servicos/plug-and-charge/

          • Realista says:

            Carreguei no inicio da semana no continente… paguei €2 e foram €2 para o cartão.

            Segundo a tua lógica eu pago €0 o que é muito melhor do que pagar €1,2/L no pingo doce.

            LOL

      • B@rão+Vermelho says:

        Ainda não tenho VE mas estou a pensar comprar talvez no final do próximo ano e tenho forma de carregar em casa.
        Um dos meus amigos comprou a pouco tempo um Fiat 600E, e não tem como carregar em casa ou no trabalho, resultado tem carregado no Pingo Doce, por ser o carregador mais perto de casa, ele deu exemplos um carregamento de 15€, onde de eletricidade foi 4,5€ o resto são taxas e taxinhas e faz em média 200Km por carregamento ainda com 20% de bateria, e outro carregamento de 13€ que 3€ foram de eletricidade o resto é mais do mesmo taxas.
        Palavras dele poupa mas não tanto como pensava.
        Eu pessoalmente acho que não compensa comprar VE se não poder carregar em casa apenas e só a minha opinião pessoal.
        Posso ainda outro exemplo de um colega que comprou um BMW I3 e carrega em casa e como a casa é alugada não tem painéis solares e paga a mais por mês uma média de 40€, segundo ele o mês que pagou mais foram 48€.
        São pessoas que conheço à mais de 30 anos e tenho a maior confiança por isso acho que estão a relatar a sua experiência sem fanatismos.
        Espero ter ajudado em alguma coisa.

      • PJA says:

        PTO, mantenha o Corolla, é um excelente carro, se for os modelos antigo duram uma vida, os mais recentes já não são tão bons mas mesmo assim são do melhor que se fabrica actualmente em fiabilidade. O BEV ainda está muito no início, muita coisa tem de mudar.

        • PTO says:

          É o hatchback 1.4 D4-D de 2006.
          Nunca me deu qualquer problema.
          Precisa apenas de ser pintado, porque esteve sempre sem garagem, e mais nada.
          Tudo o resto está impecável, foi sempre muito bem tratado e nunca falhou nenhuma revisão.

  17. JL says:

    Óbvio, era de esperar, tal como os comentários dos que destilam ódio sobre eles, que como se sabe, os outros não podem fazer diferente deles.

  18. BrunoB says:

    Não existe nada mais sustentável para o planeta que manter o carro a combustão o máximo período de tempo possível!

  19. PJA says:

    70% preocupa-se com o carregamento. Claro este sim é o tema com uma maioria esmagadora. O BEV exige locais de carregamento junto às casas das pessoas.

  20. Alexandre says:

    Adoro que o pessoal continua a achar que carro elétrico é o futuro, esperem ate os motores a hidrogênio estarem ai com força, imaginem todas as qualidades de um carro a combustão com a aceleração de um elétrico e pelo escape em vez de monóxido de carbono sai vapor de agua, e a nissan e Toyota ja tem carros desses

    • Toni da Adega says:

      “Toyota ja tem carros desses” nos stands há varios anos nao os consegue vender

    • Realista says:

      Outro génio… o carro a hidrogénio é um carro elétrico na mesma.

      Mesmo que o futuro fosse o hidrogénio conforme referes só reforça que o futuro é elétrico…

      • Chaves says:

        “o carro a hidrogénio é um carro elétrico na mesma.”
        Não necessariamente, Realista.
        Uma alternativa do uso do hidrogénio como combustível é em motores de combustâo interna, vulgo HICE. O processo de combustâo liberta NOx porque há muito azoto no ar e por isso não se pode considerar um motor totalmente limpo de emissões prejudiciais. De qualquer forma é um motor muito mais limpo do que os de combustão de gasolina/diesel, porque retira o carbono da equação e por isso não emite CO2, CO e outros hidrocarbonetos.

        • Realista says:

          Verdade.

          No entanto esses motores não aguentam com o calor produzido já que produzem mais calor do que um motor a combustão normal, daí que não exista nenhum em comercialização.

          Por isso para já só temos a opção do hidrogénio como elétrico.

          🙂

        • JL says:

          Necessariamente são, já que houve no passado protótipos não elétricos e ainda são um completo fracasso, posso enumerar vários:

          .Mazda Rx8 RE
          -BMW Hydrogen 7
          -Toyota Corolla Sport H2
          – Toyota GR Yaris H2
          – Ford Transit H2ICE
          -MINI Hatch/Cooper “CleanEnergy”
          -BMW 750hL

          Existe algum no mercado ? Não.

          Não retira carbono, no máximo não acrescenta carbono na atmosfera, porque não liberta, para isso acontecer tem de ter hidrogénio produzido a partir de fontes renováveis, onde apenas aos dias de hoje são apenas 2%.

          Todos eles com os mesmos problemas, motores que duram pouco, consomem muito e têm pouca autonomia porque o hidrogénio comprimido tem uma baixíssima densidade energética, nenhum destes carros passa os 200 kms de autonomia com grandes tanques de hidrogénio a bordo, e como sabemos, em qualquer carro a hidrogénio não abunda o espaço.

    • JL says:

      Eu adoro pessoal que continua a achar que o carro eléctrico não é futuro e depois acreditam em tecnologias que cada vez que são testadas fracassam.

      E o que precisa para produzir hidrogénio? E o nox que ele produz ?

      Não, nem a Nissan nem a Toyota têm carros desses, se fossem bons você já tinha um, ou estarei enganado ?

    • Toni da Adega says:

      Tem a aceleração de um elétrico porque o motor é electrico. O hidrogênio é utilizado para produzir electricidade

      • JL says:

        Tem a aceleração pior que um Nissan leaf, os a hidrogénio não são famosos pelas suas potências, as pilhas de combustível são fracas a debitar energia.

  21. Pois, Pois says:

    Ou os particulares não estão contentes com os seus VE’s, ou apenas as empresas os compram, só isso explica as conclusões deste estudo (admitindo claro que o estudo foi bem feito…)

    https://www.portal-energia.com/carros-eletricos-sao-substituidos-rapido/

    • Realista says:

      Quer dizer que os particulares nunca estiveram contentes com carros a combustão, já que só as empresas é que os compravam desde o inicio dos anos 2000…

      • Pois, Pois says:

        bem, se já desde 2000 só as empresas é que compram carros, VE´s ou não, então a conclusão é que as empresas não estão contentes, ou não confiam, nos VE’s, já que os trocam muito mais rapidamente…

        • Realista says:

          Fiscalmente só podes adicionar a depreciação de veículo por um período de 4 a 6 anos. Logicamente que as empresas tem interesse e trocam mais de veículos entre essas datas para otimização fiscal de forma a abaterem ao lucro tributável…

          Mas isto já acontecia antes de a Tesla ser fundada ou teres carros elétricos à venda em Portugal, portanto escusas de vir com teorias da treta isso já acontecia no passado e acontece na mesma agora…

          https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-regulamentar/25-2009-489774

          • Pois, Pois says:

            Não era essa a opinião do Tio Belmiro e ele era muito preocupado com o dinheirinho… e se em média trocam antes dos quatros quer dizer que muitas não chegam a “aproveitar” a desvalorização fiscal da totalidade do valor de compra

          • Realista says:

            Sempre foi assim… não mudou agora por causa dos VE.

          • Realista says:

            PS: Geralmente as empresas compram veículos no final do ano, porque podem colocar 25% de depreciação do veículo como se o tivessem deste o inicio ano…

            Isto é, se comprares um veículo até Dezembro do ano N podes vender em 12/N+2 tendo já depreciado 75% do mesmo.

            Isto é válido para qualquer veículo e não é de agora.

          • Pois, Pois says:

            Não me estás a dar nenhuma novidade nesse aspecto da fiscalidade/contabilidade, mas não sei se tens algum estudo que comprove esse concentrar de compras no final do ano, vejo muitas situações para todos os gostos, até conheço e conheci muitos casos em que atrasam a compra para Janeiro para na venda dar a ilusão de que o carro tem menos um ano e não menos um mês

        • Toni da Adega says:

          Maioria das empresas trocam de carros regularmante. 2/3 anos parece-me normal. Os meus colegas de trabalho e gestores, recebem 1 carro novo a cada 2 anos, seja a combustao, hibrido ou Electrico…..
          Nenhuma empresa anda com um carro durante 12 anos.

          • Pois, Pois says:

            Tens que concordar que a argumentação do @Realista é errática, baralha tudo, tanto são só as empresas que compram carros, como depois os particulares é que nunca estiveram contentes com os carros a combustão, enfim, se há ali alguma linha de pensamento confesso que não a detectei… e a minha conclusão “pressupunha” que o “estudo estivesse bem feito”, mas gostam de cair em cima…

          • Realista says:

            Eu só usei a lógica do teu raciocínio… se ele está errado é porque estas errado! Hahahahaha

            Mas ainda bem que conseguiste chegar lá por ti.

    • Toni da Adega says:

      Adoro estes “estudos” – carros a combustão apresentam um custo inicial mais baixo e são amplamente disponíveis no mercado de usados.
      Qualquer estudo que compare carros novos vs carros usados não faz sentido nenhum.
      É sabido que quem compra um semi novo com 10 anos vai querer manter até cair de podre.

    • RD says:

      Pois pois, realmente pois parece que não leste a notícia toda ou então a interpretação foi a adequada ao nível do primeiro ciclo do curso de haters de mobilidade elétrica.
      Mais não digo, não tenho a paciência do @JL, que tenta fazer ver o outro lado a quem entra aqui ao arremesso e mal intencionado. O que é certo é que esses continuam a abrir notícias de mobilidade elétrica e a vir comentar.
      Quando um assunto não me interessa, ou não abro, ou não me dou ao trabalho de comentar, muito menos para destilar desinformação

    • JL says:

      Esse estudo usa dados com carros com quantos anos ? Enquanto não houver carros mais velhos, esse valor vai ser sempre baixo.

  22. PML says:

    Há 2 pontos aqui a ter em consideração:
    1 – com o aumento dos combustíveis fosseis vai tornar-se incomportável andar a carro a combustão
    2 – para o pessoal que defende o hidrogénio – não é possível ser produzido em casa. Logo, vai ser uma fonte de receita para o governo. Já agora é caríssimo, quando cairem os imposos em cima ainda vai ser mais.

    Temos de ter também a ideia que no futuro outros impostos aumentarão muito. Atualmente grande parte da fatia dos impostos é devido aos combustíveis. De uma forma ou de outra o governo tem de ir buscar $$$ a algum lado.

  23. Helder says:

    Comprar elétrico? Estes estudos são demais, LOL depois ficam admirados com a realidade, em que só alguns comprar, mas mesmo esses voltar a ter um automóvel normal (Combustão).
    O mercado não quer elétricos!

  24. Andre says:

    Mas quem é que decide? São os iluminados que julgam que as outras pessoas pensam como eles? Perdem horas aqui a vender as suas ideias, sendo que na realidade, o mercado não quer elétricos. Acordem para a vida!

  25. Musk_o_charlatão says:

    Estudo financiado por mim.

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