Mais de 2500 portugueses ficaram sem carta por perda de pontos
A Carta de Condução por Pontos entrou em vigor em junho de 2016 e já se passaram 7 anos. De acordo com dados recentes, mais de e 2500 portugueses ficaram sem carta por perda de pontos neste período.
Sistema Carta de condução por Pontos fez 7 anos...
O Sistema Carta por Pontos, que entrou em vigor a 1 de junho de 2016, completou sete anos de existência. Este sistema consiste na atribuição a cada condutor de 12 pontos. A subtração do número de pontos varia consoante o tipo de infrações cometidas: grave, muito grave ou crimes rodoviários, levando à cassação do título de condução quando é subtraída a totalidade dos pontos.
Nos sete anos da sua vigência, foram subtraídos pontos a cerca de 571 mil condutores, dos quais cerca de 173 mil no último ano (entre 1 de junho de 2022 e 30 de maio de 2023), representando um aumento de 43% face aos seis anos anteriores.
As infrações que mais concorrem para a perda de pontos continuam a ser o excesso de velocidade (69% de condutores), seguindo-se a utilização indevida do telemóvel (11% de condutores); a violação de regras e sinais (9,2% dos condutores), a condução sob influência de álcool ou substâncias psicotrópicas (3,05% de condutores) e incumprimento da luz vermelha, linha longitudinal contínua, não utilização de equipamentos de segurança, não utilização de luzes quando obrigatórias (7,75% dos condutores).
O Sistema Carta por Pontos prevê que os condutores que disponham de apenas cinco ou quatro pontos têm que de frequentar a ação de formação (alínea a) do nº 4 do artigo 148º do Código da Estrada) no prazo máximo de 180 dias a contar da data da receção da notificação, sob pena de cassação do título de condução.
Por outro lado, o Sistema Carta por Pontos estabelece que os condutores que disponham de três, dois ou um ponto têm de realizar uma prova teórica do exame de condução (alínea b) do nº 4 do artigo 148º do CE), no prazo máximo de 90 dias a contar da data da receção da notificação.
Vejam aqui quantos pontos têm na Carta de Condução.
Este artigo tem mais de um ano
Só fica sem carta quem não tem dinheiro para contratar um advogado da área para protelar o processo até que este prescreva!
Não vamos confundir as coisas….
Seres apanhando por uma carro da BT a 240 na autoestrada, não há advogados que te consiga arranjar argumentos para te safar.
Quando existe fragante não é fácil, como sinto de segurança, falar ao telemóvel, etc
A partir do momento que o condutor é apanhado e assume a culpa o advogado já dificilmente da a volta.
Isso já tem de partir do condutor, quando é apanhado em flagrante ter estaleca suficiente para se bater com a polícia e argumentar, que 98% não tem e borra se todo.
Ou quem tem, arama se em parvo e ainda se mete num alhada ainda maior.
Mentir com todos os dentes possíveis, não ser arrogante, e ao mesmo tempo desafiar as autoridades, não é para todos, requer treino e jogo de cintura.
Como o Sócrates, e afins, todos sabem que está a mentir mas não tem como pegar.
“Ele emprestou me 3milhoes, um dia vou pagar, também fez obras na casa dele, mas era eu que vivia lá e eu é que escolhi o que era para aplicar na casa”
É tanga é, mas dizer isso em tribunal e ser apertado pelo juiz com factos, e continuar no mesmo registo não é facil
Posso so dizer que ia em marcha de urgência para o hospital que a maria nao se estava a sentir bem.
pois podes, mas a seguir venho eu pedir comprovativos de que foste mesmo ao hospital com a tua maria, ou seja provas, e depois ficas agarrado ao pau, não contes só com a tua esperteza saloia, pois no reverso da medalha os outros de parvos não tem rigorosamente nada…
E eu vou, qual o problema? Uma seca de dia e meio muito provavelmente loolool
Atao ? Agora ja se comenta assim para dar ideias aos infractores ? Se ficaram sem carta foi justamente nao injustamente.
Agora?? Sempre se comprou cartas de condução…
Agora sair mas barato comprar que a tirar.
Assim fica difícil…..
O que não falta são bestas a conduzir na estrada! Desde ultrapassagens, saídas de auto-estrada des a faixa mais à esquerda e saída mesmo à última, tanta gente que vejo a falar ao telemóvel enquanto conduz, condutores sem respeito pelos outros e sem noção do que tem nas mãos e já para não falar nas más sinalizaçoes do triângulo e sem o uso do colete e outras atitudes totalmente contra as regras do trânsito.
Ao invés das autoridades estarem dentro do carro escondidos atrás de arbustos na “caça” à multa, ponham-se na estrada a ver o que é que se passa e multar quem comete contra infrações e não respeita as regras de trânsito.
Concordo com essa medida, mas em carros descaracterizados… Pq nao é a primeira vez, e certamente que nao será a ultima, que vejo alguem na estrada, a passar de faixa em faixa sem piscas, ou faixa do meio all the way…e qdo ve um carro da policia/gnr.. às vezes ate mesmo da proteccao civil..o q interessa é ter pirilampos, rapidamente mudam para a faixa da direita, sinalizam as manobras.. por isso as pessoas sabem q vao a transgredir.. mas se veem um veiculo da autoridade… rapidamente mudam o chip, e depois volta ao mesmo..
Isso e escrever mensagens até assusta ahah
Nem sempre é justamente, diria mais,na maioria das vezes são puras armadilhas sem sentido nenhum. Desde o picanço até à redução premeditada do limite de velocidade para instalação de um radar.
Qt a dar ideias não é novidade nenhuma é a realidade em Portugal. Quem tem poder safa-se sempre, até na política os casos no trânsito são imensos e só são mesmo castigados (se forem e para inglês ver) quando o agente não cede(qs todos cedem) e o caso atinge o mediatismo e o impacto deste na opinião pública pode pôr em causa a continuidade do próprio e restante equipa no poder.
Mais, o agente q não cede nc mais vai ter paz.