PplWare Mobile

Maior produtor europeu de baterias luta pela sobrevivência

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Rui says:

    Mais um golpe na transição energética para o eletrico….

    • Rodrigo says:

      Não é golpe nenhum simplesmente é difícil competir com os chineses eles numa década inovaram muito deixado para trás a concorrência nesta área.

      • David says:

        E foram subsidiados pelo estado para fazerem isso, e’ muito mais simples inovar quando nao e’ necess’ario ter lucro.

        Precisamos de tarifas justas para poder competir com isso.

        • Rodrigo says:

          Esta empresa tem tido ajuda do estado e da União Europeia em fundos a anos, só em janeiro deste ano foi aprovado mais uma ajuda da UE em quase Mil Milhões de €, sim leste bem mil milhões €.

          Podes injectar o dinheiro que quiseres numa empresa se a tecnologia for atrasada ou só de promessas nunca vai conseguir vingar.

          • Naodou says:

            A comparação do tipo de ajudas nem sequer está ao mesmo nível, as chinesas conseguem vender a baixo do preço de custo só pra ganhar o mercado

          • Rodrigo says:

            @Naodou a tecnologia é que não está ao mesmo nível e isso faz com que não consiga vender, os apoios é tudo a mesma treta são milhões e milhões, agora o que dita o final da empresa é se tem produto mais avançado do que a concorrência e pelos vistos não.

        • Fusion says:

          E que tal a Europa fazer o mesmo? E que tal pararmos com estes lucros pornográficos e durante uma década fazermos exatamente o que o governo chines está a fazer?

          Por que ao invés de taxar os outros não fazemos nós igual?

          Não dá para concorrer com o mercado chines é verdade, mas impor taxas aos chineses ainda é pior, porque vamos precisar sempre deles, a menos que de um dia para o outro tenhamos os recursos naturais, as infraestruturas e e a mão de obra da china cá na europa.

          Taxando os chineses, o feitiço pode voltar-se contra nós, e acredita, precisamos mais nós deles do que eles de nós, pois nos dependemos a 100% da indústria e mão de obra que vem da china.

          Just my 2 cents.

          • JL says:

            E não faz já há muito tempo ?

            https ://www.google.com/amp/s/tvi.iol.pt/noticias/amp/economia/estado/autoeuropa-assina-contrato-de-investimento-de-677-milhoes

          • Jose says:

            Eu não preciso. Nu ca precisei.

          • Fusion says:

            Ó José, es uma criança de 5 anos?

            Próxima vez que fores as compras num grande estabelecimento comercial da tua cidade (antes de mais pede autorização aos teus pais para ires) vê por detrás da embalagem onde foi fabricado esse artigo.

            Nem todos são, mas vais surpreender-te com a maior parte dos artigos em relação ao local onde foram fabricados.

          • Fusion says:

            @JL certo!
            No entanto pelo que vez, não chega nem de perto para conseguir ser sequer competitivo perante a oferta chines, portanto esses apoios deveriam ser ainda mais e mais e mais até se conseguir chegar a um ponto que seja viável para competir com eles.

            Até lá todos esses apoios é deitar dinheiro fora uma vez que não chega.

          • JL says:

            Pois é, já gastaram o dinheiro em tecnologia que se tornou obsoleta.

          • Mike says:

            @Fusion: Que deixem de pagar os lucros pornográficos aos gestores e accionistas, que sobra muito dinheiro para investimento em R&D. O problema da UE e EUA é o capitalismo extremo. Quando metade da riqueza do mundo está em apenas 1% da população mundial, está tudo dito! E este ritmo não se vai aguentar por muito tempo… Quando as economias da UE e EUA vierem por aí abaixo, vai levar a revoltas da classe trabalhadora… A riqueza mundial está muito mal distribuída e cada ano que passa é pior (e nós ajudamos à festa ao comprar nas Amazon’s e afins em vez de apoiarmos o comércio local/nacional/europeu)… Se não fossem esses lucros pornográficos, os produtos “Made in UE” podiam ser tão competitivos como os produtos “Made in PRC”!
            Só para terem a noção a que me refiro, estas duas notícias são deste ano:

            https ://observador.pt/2024/02/25/portugues-a-frente-da-stellantis-recebeu-365-milhoes-em-2023/

            https ://auto.sapo.pt/noticias/66fa5f726a208b8311a587e4/stellantis-enfrenta-crise-queda-nas-vendas-excesso-de-inventario-e-crescente-rebeliao-dos-concessionarios

            Carlos Tavares, recebeu NUM ANO, 36,5 MILHÕES DE EUROS! E estamos apenas a falar do CEO, porque os accionistas também recebem e outros tantos gestores… Agora imaginem pegar nesses valores e, mesmo que invistam METADE, quanto não melhoraria os departamentos de R&D?…

      • Leonel matos says:

        Pois é Rodrigo mas deixando falir a indústria europeia fica se dependente da chinesa.1 dia tens 1 problema com a China e a mesma deixa de fornecer peças para seus elétricos na Europa ou ficamos á mercê deles

    • Toni da Adega says:

      +1 ainda me lembro quando era possível efectuar comunicações móveis. A Nokia faliu e nunca mais foi possível.

  2. Realista says:

    Mais um investimento falhado da VW, onde já não bastava a queda das vendas assim como ter de fechar duas fabricas na europa e duas na China ainda investiu na empresa errada…

    As marcas tradicionais europeias vão implodir não tarda nada e os sinais cada vez são mais evidentes.

  3. PortuguesePatriot says:

    Que lute! Os carros elétricos são um scam autêntico, é impossível carregar uma enorme quantidade de carros.

    E não só. Quando avariar tudo tendo em conta que é mais eletronica do que sei lá o que, sai muito mais caro a reparação (e não digam que não!)

    E também não venham dizer que os carros a combustão têm electrónica sim eu sei dentro do carro porém sai muito mais barato que uma bateria nova!

    Os carros elétricos são um autêntico scam além disso não são assim tão seguros como querem dar a entender. Há mais incêndios e estão propensos a avariar mais facilmente. Basta ver os casos da TESLA onde morreram sem conseguir sair do carro entre outros casos.

    Para um cidadão comum um carro a combustão é a melhor escolha. Vejam lá que eles acreditam tanto nos carros elétricos que querem banir e proibir os carros a combustão!

    Se os carros elétricos são assim tão bons nunca precisariam de criar leis para impedir a compra ou uso de carros a combustão! É óbvio que a proibição que virá daqui a alguns anos é para forçar o uso de elétricos mas como é óbvio eles sabem que com a proibição é o único método eficaz de obrigar as pessoas a usar!

    Porque se fosse legal e se ficar legal os elétricos não ganham aos carros de combustão em nada! Não me venham com tretas!

    É mais scam que sei lá o que! Ahhh e carros automáticos e automatizados a conduzir por nós já existe chama-se autocarros! Não tirei a carta para andarem a conduzir por mim. Se assim for que façam a devolução do dinheiro!

    Podem vir com teorias que quiserem de que os elétricos poupas mais. Se surgir uma avaria na bateria e em todo o sistema elétrico dentro do carro quanto é que uma pessoa não terá que desembolsar? Pois é.

    Mais uma vez eu sei que os carros a combustão também tem displays e afins mas sai muito mais barato do que um carro elétrico em termos de manutenção e avarias. Podem vir os fanáticos dos carros elétricos.

    Como disse são tão bons que querem obrigar as pessoas usar algo que não querem… ahh e antes que venham com a conversa do ambiente blah blah quem causa mais esses problemas são as fábricas e países como a China e claro a devastação de árvores que são importantes para o ecossistema da natureza!

    Quantas mais árvores destruídas pior, quantos mais fábricas pior. Quantas mais guerras a mandarem mísseis balísticos para o mar pior, nuclear pior. Tudo isso estraga o meio ambiente e nem vou falar de um avião!

    Por tanto sim os carros a combustão são mais económicos que os carros elétricos! Não acreditam? Deixem a bateria avariar e todo o mecanismo elétrico.

    A única maneira de sustentar um carro desses é com bons salários porque a grande maioria dos portugueses na sua grande realidade não tem como suportar essas despesas dos elétricos. Sim até podes poupar com o acarretamento mas quando avaria a conversa e a história é outra e nem vou falar dos carros elétricos que acabam pegando fogo etc etc

    • Rodrigo says:

      Misturas tudo, o que raio tem a ver carros eléctricos com o teu salário?

      Dizia o meu bisavô que na altura dele os cavalos é que era no entanto só tinha dinheiro para ter um burro…

    • JL says:

      Então já o obrigaram a trocar de carro ? Que arma lhe apontaram ?

      Não acertou uma.

      Mas quais são os eléctricos que pegam fogo ? É que são só 200x menos que aqueles que está a tentar defender.

      Então qual eléctrico teve que lhe avariou a bateria e quanto custou o arranjo ?

      Então e quantos acidentes quer de acidentes que envolveram combustão de pessoas que também não conseguiram sair dentro deles ?

      Scam ? Não entendi, foi enganado em qual ?

    • Realista says:

      “Se surgir uma avaria na bateria e em todo o sistema elétrico dentro do carro quanto é que uma pessoa não terá que desembolsar? Pois é. ”

      Toda gente sabe que se avariar um motor a combustão de um carro com 8 anos a substituição é gratuita…

    • Jose says:

      Essa mania de impor o eléctrico é para dar mais dinheiro à China! Andam-nos com essa conversa para alimentar esse regime. Basta ler o que os chineses estão a fazer para impedir a exploração do litium em Portugal e outros países. Devemos comprar europeu e evitar tudo que venha da China, pelo nosso futuro, e dos nossos filhos. Leiam o artigo de hoje no “J. Económico”, usem duas células cinzentas, por favor! O link: https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/china-esta-a-prejudicar-sector-portugues-do-litio/

  4. Yamahia says:

    Desde 2020, “O Lado Negro das Energias Verdes” já havia exposto claramente que não tínhamos quaisquer hipóteses de competir com os chineses neste domínio, e explicou detalhadamente as razões para tal. A verdade é que a China assegurou o controlo de grande parte da cadeia de fornecimento de minérios cruciais para a produção de baterias automóveis, como o lítio, o cobalto, cobre e o níquel, posicionando-se como líder incontestável neste setor estratégico.

    Enquanto isso, os lunáticos promotores da mobilidade elétrica na Europa e na Califórnia continuaram a impulsionar as suas agendas, aparentemente alheios à realidade deste monopólio chinês. É como se estivessem a lançar políticas de transição energética sem terem em conta o facto de que dependemos, quase totalmente, das importações destes recursos essenciais, controlados por um único jogador dominante. Sinceramente, não sei do que estávam à espera.

    Pelo que parece, esses mesmos lunáticos decidiram censurar o documentário a nível global, forçando, no caso português, que a RTP o removesse dos seus arquivos.
    Quando nos deparamos com atitudes deste género, creio que está tudo dito sobre a falácia que os promotores da mobilidade elétrica pretendem impingir, carregada das habituais doses de dogmas e hipocrisias.

    A censura de um debate aberto e fundamentado, que poderia revelar as contradições e os interesses por detrás deste movimento, só reforça a desconfiança de que a narrativa dominante tem os dias contados. Timmermans que o diga.

  5. Reis says:

    Carros as pilhas só quase dados , enquanto não houver carregadores suficientes e rápidos em quase cada esquina não passam de 1 falácia. Enquanto isso deixo me andar com o meu a Combustão enquanto puder.

  6. luisa says:

    Mas que grande filme!!! Tudo em grande parte da União Europeia e que quer criar uma economia unicórnio em que o consumidor e empresas pagam por tudo o que é mau no planeta e depois exportamos energia e produtos de outros paises onde estao se todos a lixar para os direitos humanos e o planeta!!!

    É só unicórnios nesta europa e como sempre, isto vai correr mal! Principalmente quando estamos no meio de todas as guerras… com gente corrupta a nos governar….

    • JL says:

      É verdade, já deram muito dinheiro para unicórnios.

      https ://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2015-11-27-Bruxelas-aprova-apoios-do-Estado-portugues-a-Autoeuropa

  7. Carlos Fernandes says:

    Simples a U.E. subsidia a Northvolt, como o Estado Chinês.

    • Rodrigo says:

      E já o faz só em janeiro a UE deu mais Mil Milhões de € do nosso dinheiro, o problema é que não consegue vender porque está atrasada em tecnologia quando comparada com a concorrência chinesa, até a Tesla já compra baterias aos chineses principalmente tecnologia LFP.

    • JL says:

      Tal como o estado Português subsidia marcas alemãs, mas a malta tem memoria curta.

      https ://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2015-11-27-Bruxelas-aprova-apoios-do-Estado-portugues-a-Autoeuropa

  8. Anung says:

    Incrível como o maior impulsionador da mobilidade electrica vai ser o mais castigado economicamente com esta.
    A UE é governada por gente mimada e mesquinha que não sabe nada das dificuldades da vida.

  9. Pedro says:

    E que tal começarem a pedir dinheiro ao estado? Já chega desta política europeia de não subsidiar empresas!!!

  10. Infinity says:

    Carros eletricos sao como os telemoveis, ninguem compra usados

    • JL says:

      Deve ser por isso que a procura em segunda mão aumentou 103%.

      https ://eco.sapo.pt/2024/09/26/procura-por-carros-eletricos-usados-dispara-mais-de-100-em-agosto/

      Sobre telemóveis, até a Worten os vende em segunda mão.

    • B@rão Vermelho says:

      Se vendem ou não, não sei, mas ontem estive no OLX só por curiosidade a ver os preços dos VE em segunda mão, e estão bem carotes, e se estão caros é porque alguém os compra caso contrário estavam baratos.
      Eu pessoalmente também não me estou a ver comprar VE em segunda mão a mão ser um carro de serviço com garantia de fábrica e mesmo assim tinha de ser um negócio da China. 🙂 🙂

      • Realista says:

        É porque não pesquisaste aqui no PPLWare, porque encontras logo quem te diga que os veículos elétricos desvalorizam muito…

        Só não te mostram onde mas eles é que sabem que desvalorizam muito.

      • Toni da Adega says:

        Um carro “de servico” com garantia de fábrica são dos melhores negocios que há. Carros com 2 anos onde já perdeu a maior parte da desvolarizacao.

        • B@rão Vermelho says:

          @Toni da Adega, a comprar VE em segunda só assim, como costumo fazer na compra de ICE. ir ao OLX, sinceramente não estou a ver comprar assim um VE.
          Espero que baixem mais um pouco, para mim a compra de um carro é um péssimo negócio mas é um “mal” necessário, lá para o final do próximo ano vou começar a procura de um VE, mas tenho de ver se faz sentido manter dois carros e duas motas.

          • Toni da Adega says:

            O ultimo ICE que comprei foi assim que comprei. Stand da marca, carro a fazer 2 anos menos de 10.000km garantia de fabrica com bom desconto em relacao a comprar novo. Usados no stand de esquina é um risco. Comprar VE é igual, preferivel pagar mais um pouco e comprar usado com garantia de fabrica

    • Realista says:

      https ://leitor.jornaleconomico.pt/noticia/portugal-e-dos-mercados-que-mais-tem-crescido-nos-ultimos-dois-anos-sublinha-ceo-da-swappie

  11. mesmo says:

    yep, se não fosse assim estes não estavam com dificuldades de certeza ( e mesmo assim não acho que seja da dimensão do que consta da noticia, deve ser para ir buscar apoios da northvolt são demasiado organizados para cairem numa situação má financeira )

  12. Simão says:

    A indústria automóvel Europeia está quase a acabar.
    Comas manias de serem verdes e ecológicos deram tiros nos pés sucessivamente e agora já foram…………….

    • Jose says:

      Só acabam se os trouxas molengas dos actuais europeus deixarem! Nunca vi uma geração tão amorfa e tão dócil de manipular! Aceitam tudo sem pensar, depois queixam-se e querem uma vida de alto nível, julgando que a fartura e o bom nível de vida nascem na “árvore das oaracas”! Eu comprarei sempre: português, europeu ou ocidental. Nunca algo que venha de regimes tenebrosos e que usam todas as manhas para se imporem no dito mercado que tanto combatiam até há 40 anos.

    • Leonel matos says:

      Pior que é verdade e vamos permitir que os chineses acabem com a indústria europeia de automóveis é questão de 1 década pouco mais e depois ficaremos dependentes da China e EUA mas mais da China devido dos preços aí 1 dia queremos boicotar algum produto deles e eles ameaçam acabar com a venda dos carros ou peças para eles. Mas temos o que merecemos e fazemos por ter

  13. Carlos Costa says:

    é mais fácil investir dinheiro em mídia para desvalorizar, minimizar e enxovalhar as viaturas elétricas do que investir em modelos e tecnologia como deve de ser.
    As velhas técnicas dos países que se dizem civilizados (e dos grandes grupos que os dominam) de abafar o que lhes pode fazer mossa do que tornar-se concorrenciais.
    Todos os dias é só publicidade enganosa sobre VE, quando deveria haver espaço para todos.
    Enquanto isso, os nossos amigos asiáticos investem e criam cada vez mais excelentes produtos, altamente tecnológicos e eficientes. Quando a Europa acordar desde desinvestimento ou investimento errado, vamos ver se não é tarde e se a história da VOLVO não se repetirá por quase todos os grandes fabricantes

  14. Fraquinhos says:

    A pouco e pouco a indústria pesada está a desaparecer da Europa. A Índia e a China riem-se.

  15. Tafc says:

    Então mas as baterias não eram o futuro? Já ninguém cai na farsa do carro elétrico! Ninguém os compra!

    Os iluminados que compraram…azar! Abrissem os olhos! Agora o carro nem vale 20%.

    • JL says:

      Qual carro ? onde está ele ?

      • NunoManuelAlves says:

        JL não percas tempo a perguntar a estes lindes onde estão os tais carros BEV que desvalorizam porque eles não sabem o que dizem nem sequer tem conhecimento nenhum sobre o assunto, leram a noticia, dps vêem para este espaço espalhar o seu retardamento cognitivo, parecem votantes lindes do bloco de esquerda com dois neurónios a lutarem pelo terceiro lugar …esquece não percas tempo :):) este fim de semana temos o salão BEv aqui no Porto e vou ver o que temos este ano pela 4 vez:) isso sim e importante estou ansioso de ver o Xpeng 🙂

  16. Costa says:

    Se os governos deixassem de subsidiar os combustíveis fósseis e usassem esse dinheiro para a transição energética…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.