Maior produtor europeu de baterias luta pela sobrevivência
A Northvolt é um dos pontas de lança da transição energética na Europa. Trata-se do maior produtor de baterias no continente, abastecendo algumas das grandes marcas de automóveis. Mas o futuro parece ser sombrio.
Corte em 1.600 postos de trabalho na Suécia
A grande esperança da Europa para a independência na produção de baterias está a lutar pela sobrevivência após a empresa anunciar que vai cortar 1.600 empregos e reduzir os planos de expansão.
Falamos da Northvolt, a "queridinha" da indústria europeia de tecnologia limpa, e que atraiu milhares de milhões em investimentos de alguns dos maiores fabricantes de automóveis, bancos e governos do mundo. Hoje, com pelo menos um investidor a questionar o seu relacionamento com a empresa, o futuro parece sombrio.
Para os legisladores em Bruxelas, o sucesso da empresa sueca era visto como fundamental para a segurança energética da Europa. Desenvolver uma fonte europeia de baterias permitiria à UE manter as suas ambições para veículos elétricos (VE) sem depender de fornecimentos chineses, numa altura em que os fabricantes de automóveis procuram abandonar os motores de combustão tradicionais.
Declínio da Europa
Os problemas na Northvolt refletem um mercado em declínio para fabricantes de baterias na Europa. A diminuição da procura, os altos custos e as dificuldades técnicas, somados à expansão esmagadora da manufatura chinesa, tornaram a produção de baterias de forma lucrativa e em grande escala um desafio quase insuperável para as empresas ocidentais.
Lançada em 2015 por antigos executivos da Tesla, a Northvolt abriu uma fábrica no norte da Suécia para construir baterias de última geração para veículos elétricos usando energia limpa. A empresa atraiu milhares de milhões em investimento, em grande parte através de dívida. No início deste ano, tinha assegurado cerca de 15 mil milhões de dólares em fundos.
A Volkswagen possui 23% da empresa, mas a Goldman Sachs e a BMW também são investidores e a Volvo Cars assinou uma parceria para colaborar na pesquisa, design de células e produção. A Northvolt assinou contratos de entrega futura de baterias com fabricantes de automóveis europeus, criando uma fonte de receita futura contra a qual poderia pedir empréstimos a outros credores.
Mas atualmente, a empresa está em queda. Problemas técnicos têm prejudicado o projeto no Ártico. A empresa conseguiu produzir milhares de baterias, mas estas não têm atendido aos padrões exigidos pelos fabricantes de automóveis nem alcançados volumes adequados.
Se a BMW retirou encomendas no valor de 2 mil milhões de dólares, após a empresa não cumprir o prazo inicial de entrega das baterias, representantes da VW afirmaram que estão em estreito contacto com a Northvolt para apoiar o aumento da produção industrial, enquanto a Volvo declarou que a Northvolt continua a fazer parte da sua estratégia de diversificação da cadeia de fornecimento.
No entanto, a Northvolt já anunciou que irá cortar 1.600 postos de trabalho na Suécia e que vai abandonar os planos para duplicar o tamanho da sua fábrica em Skellefteå. Em setembro, a empresa anunciou a intenção de construir uma fábrica no Canadá, recebendo cerca de 700 milhões de dólares dos governos locais e nacionais.
Os fabricantes de baterias europeus enfrentam agora a incerteza de competir com os asiáticos, que dominam a produção e a sobrevivência da Northvolt e de outras fabricantes de baterias ocidentais parece depender de esforços governamentais concertados e/ou de parcerias com fabricantes asiáticos já estabelecidos.
Mais um golpe na transição energética para o eletrico….
Não é golpe nenhum simplesmente é difícil competir com os chineses eles numa década inovaram muito deixado para trás a concorrência nesta área.
E foram subsidiados pelo estado para fazerem isso, e’ muito mais simples inovar quando nao e’ necess’ario ter lucro.
Precisamos de tarifas justas para poder competir com isso.
Esta empresa tem tido ajuda do estado e da União Europeia em fundos a anos, só em janeiro deste ano foi aprovado mais uma ajuda da UE em quase Mil Milhões de €, sim leste bem mil milhões €.
Podes injectar o dinheiro que quiseres numa empresa se a tecnologia for atrasada ou só de promessas nunca vai conseguir vingar.
A comparação do tipo de ajudas nem sequer está ao mesmo nível, as chinesas conseguem vender a baixo do preço de custo só pra ganhar o mercado
@Naodou a tecnologia é que não está ao mesmo nível e isso faz com que não consiga vender, os apoios é tudo a mesma treta são milhões e milhões, agora o que dita o final da empresa é se tem produto mais avançado do que a concorrência e pelos vistos não.
E que tal a Europa fazer o mesmo? E que tal pararmos com estes lucros pornográficos e durante uma década fazermos exatamente o que o governo chines está a fazer?
Por que ao invés de taxar os outros não fazemos nós igual?
Não dá para concorrer com o mercado chines é verdade, mas impor taxas aos chineses ainda é pior, porque vamos precisar sempre deles, a menos que de um dia para o outro tenhamos os recursos naturais, as infraestruturas e e a mão de obra da china cá na europa.
Taxando os chineses, o feitiço pode voltar-se contra nós, e acredita, precisamos mais nós deles do que eles de nós, pois nos dependemos a 100% da indústria e mão de obra que vem da china.
Just my 2 cents.
E não faz já há muito tempo ?
https ://www.google.com/amp/s/tvi.iol.pt/noticias/amp/economia/estado/autoeuropa-assina-contrato-de-investimento-de-677-milhoes
Eu não preciso. Nu ca precisei.
Ó José, es uma criança de 5 anos?
Próxima vez que fores as compras num grande estabelecimento comercial da tua cidade (antes de mais pede autorização aos teus pais para ires) vê por detrás da embalagem onde foi fabricado esse artigo.
Nem todos são, mas vais surpreender-te com a maior parte dos artigos em relação ao local onde foram fabricados.
@JL certo!
No entanto pelo que vez, não chega nem de perto para conseguir ser sequer competitivo perante a oferta chines, portanto esses apoios deveriam ser ainda mais e mais e mais até se conseguir chegar a um ponto que seja viável para competir com eles.
Até lá todos esses apoios é deitar dinheiro fora uma vez que não chega.
Pois é, já gastaram o dinheiro em tecnologia que se tornou obsoleta.
@Fusion: Que deixem de pagar os lucros pornográficos aos gestores e accionistas, que sobra muito dinheiro para investimento em R&D. O problema da UE e EUA é o capitalismo extremo. Quando metade da riqueza do mundo está em apenas 1% da população mundial, está tudo dito! E este ritmo não se vai aguentar por muito tempo… Quando as economias da UE e EUA vierem por aí abaixo, vai levar a revoltas da classe trabalhadora… A riqueza mundial está muito mal distribuída e cada ano que passa é pior (e nós ajudamos à festa ao comprar nas Amazon’s e afins em vez de apoiarmos o comércio local/nacional/europeu)… Se não fossem esses lucros pornográficos, os produtos “Made in UE” podiam ser tão competitivos como os produtos “Made in PRC”!
Só para terem a noção a que me refiro, estas duas notícias são deste ano:
https ://observador.pt/2024/02/25/portugues-a-frente-da-stellantis-recebeu-365-milhoes-em-2023/
https ://auto.sapo.pt/noticias/66fa5f726a208b8311a587e4/stellantis-enfrenta-crise-queda-nas-vendas-excesso-de-inventario-e-crescente-rebeliao-dos-concessionarios
Carlos Tavares, recebeu NUM ANO, 36,5 MILHÕES DE EUROS! E estamos apenas a falar do CEO, porque os accionistas também recebem e outros tantos gestores… Agora imaginem pegar nesses valores e, mesmo que invistam METADE, quanto não melhoraria os departamentos de R&D?…
Pois é Rodrigo mas deixando falir a indústria europeia fica se dependente da chinesa.1 dia tens 1 problema com a China e a mesma deixa de fornecer peças para seus elétricos na Europa ou ficamos á mercê deles
A grande diferença é que a industria europeia necessita da chinesa, e a chinesa não necessita da europeia.
+1 ainda me lembro quando era possível efectuar comunicações móveis. A Nokia faliu e nunca mais foi possível.
Mais um investimento falhado da VW, onde já não bastava a queda das vendas assim como ter de fechar duas fabricas na europa e duas na China ainda investiu na empresa errada…
As marcas tradicionais europeias vão implodir não tarda nada e os sinais cada vez são mais evidentes.
Que lute! Os carros elétricos são um scam autêntico, é impossível carregar uma enorme quantidade de carros.
E não só. Quando avariar tudo tendo em conta que é mais eletronica do que sei lá o que, sai muito mais caro a reparação (e não digam que não!)
E também não venham dizer que os carros a combustão têm electrónica sim eu sei dentro do carro porém sai muito mais barato que uma bateria nova!
Os carros elétricos são um autêntico scam além disso não são assim tão seguros como querem dar a entender. Há mais incêndios e estão propensos a avariar mais facilmente. Basta ver os casos da TESLA onde morreram sem conseguir sair do carro entre outros casos.
Para um cidadão comum um carro a combustão é a melhor escolha. Vejam lá que eles acreditam tanto nos carros elétricos que querem banir e proibir os carros a combustão!
Se os carros elétricos são assim tão bons nunca precisariam de criar leis para impedir a compra ou uso de carros a combustão! É óbvio que a proibição que virá daqui a alguns anos é para forçar o uso de elétricos mas como é óbvio eles sabem que com a proibição é o único método eficaz de obrigar as pessoas a usar!
Porque se fosse legal e se ficar legal os elétricos não ganham aos carros de combustão em nada! Não me venham com tretas!
É mais scam que sei lá o que! Ahhh e carros automáticos e automatizados a conduzir por nós já existe chama-se autocarros! Não tirei a carta para andarem a conduzir por mim. Se assim for que façam a devolução do dinheiro!
Podem vir com teorias que quiserem de que os elétricos poupas mais. Se surgir uma avaria na bateria e em todo o sistema elétrico dentro do carro quanto é que uma pessoa não terá que desembolsar? Pois é.
Mais uma vez eu sei que os carros a combustão também tem displays e afins mas sai muito mais barato do que um carro elétrico em termos de manutenção e avarias. Podem vir os fanáticos dos carros elétricos.
Como disse são tão bons que querem obrigar as pessoas usar algo que não querem… ahh e antes que venham com a conversa do ambiente blah blah quem causa mais esses problemas são as fábricas e países como a China e claro a devastação de árvores que são importantes para o ecossistema da natureza!
Quantas mais árvores destruídas pior, quantos mais fábricas pior. Quantas mais guerras a mandarem mísseis balísticos para o mar pior, nuclear pior. Tudo isso estraga o meio ambiente e nem vou falar de um avião!
Por tanto sim os carros a combustão são mais económicos que os carros elétricos! Não acreditam? Deixem a bateria avariar e todo o mecanismo elétrico.
A única maneira de sustentar um carro desses é com bons salários porque a grande maioria dos portugueses na sua grande realidade não tem como suportar essas despesas dos elétricos. Sim até podes poupar com o acarretamento mas quando avaria a conversa e a história é outra e nem vou falar dos carros elétricos que acabam pegando fogo etc etc
Misturas tudo, o que raio tem a ver carros eléctricos com o teu salário?
Dizia o meu bisavô que na altura dele os cavalos é que era no entanto só tinha dinheiro para ter um burro…
Então já o obrigaram a trocar de carro ? Que arma lhe apontaram ?
Não acertou uma.
Mas quais são os eléctricos que pegam fogo ? É que são só 200x menos que aqueles que está a tentar defender.
Então qual eléctrico teve que lhe avariou a bateria e quanto custou o arranjo ?
Então e quantos acidentes quer de acidentes que envolveram combustão de pessoas que também não conseguiram sair dentro deles ?
Scam ? Não entendi, foi enganado em qual ?
“Se surgir uma avaria na bateria e em todo o sistema elétrico dentro do carro quanto é que uma pessoa não terá que desembolsar? Pois é. ”
Toda gente sabe que se avariar um motor a combustão de um carro com 8 anos a substituição é gratuita…
Hahahaha! Ai é? 8 anos de garantia? Para substituir um motor?? Onde é que te disseram isso?
Acho que confundiste com os 8 anos de garantia da bateria do electrico!
Picachu volta para a pokeball
Lol
Luísa, o que é que queres que eu te diga?
Ele estava a ser irónico Luiza. Estava a querer dizer que se tendo problemas nos elétricos se tinha despesas nos carros a combustão também se tem despesas que podem ser maiores ou menores dependendo do tipo de problema
Hehe verdade, tenho um colega que comprou um motor de BMW por 4000€ de sucata porque a marca queria 18.000€ pelo motor resumindo durou 2 anos lol.
Tens empresas que vendem motores reconstruídos com garantia de 2 anos e muito mais baratos que nas marcas.
Mas também sabemos se comprasses o carro a peças pagavas muito mais por ele.
Fora a instalação…
Essa mania de impor o eléctrico é para dar mais dinheiro à China! Andam-nos com essa conversa para alimentar esse regime. Basta ler o que os chineses estão a fazer para impedir a exploração do litium em Portugal e outros países. Devemos comprar europeu e evitar tudo que venha da China, pelo nosso futuro, e dos nossos filhos. Leiam o artigo de hoje no “J. Económico”, usem duas células cinzentas, por favor! O link: https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/china-esta-a-prejudicar-sector-portugues-do-litio/
Impor ? Onde ? Na China ?
Desde 2020, “O Lado Negro das Energias Verdes” já havia exposto claramente que não tínhamos quaisquer hipóteses de competir com os chineses neste domínio, e explicou detalhadamente as razões para tal. A verdade é que a China assegurou o controlo de grande parte da cadeia de fornecimento de minérios cruciais para a produção de baterias automóveis, como o lítio, o cobalto, cobre e o níquel, posicionando-se como líder incontestável neste setor estratégico.
Enquanto isso, os lunáticos promotores da mobilidade elétrica na Europa e na Califórnia continuaram a impulsionar as suas agendas, aparentemente alheios à realidade deste monopólio chinês. É como se estivessem a lançar políticas de transição energética sem terem em conta o facto de que dependemos, quase totalmente, das importações destes recursos essenciais, controlados por um único jogador dominante. Sinceramente, não sei do que estávam à espera.
Pelo que parece, esses mesmos lunáticos decidiram censurar o documentário a nível global, forçando, no caso português, que a RTP o removesse dos seus arquivos.
Quando nos deparamos com atitudes deste género, creio que está tudo dito sobre a falácia que os promotores da mobilidade elétrica pretendem impingir, carregada das habituais doses de dogmas e hipocrisias.
A censura de um debate aberto e fundamentado, que poderia revelar as contradições e os interesses por detrás deste movimento, só reforça a desconfiança de que a narrativa dominante tem os dias contados. Timmermans que o diga.
Enquanto isso os lunáticos contra a transição energética continuam a inventar argumentos para justificar os maus investimentos que fizeram no passado.
Já agora, o documentário foi apagado porque tinha informações falsas, mas também tinha verdadeiras, espero que façam um com as verdadeiras.
Sim, esperamos que haja um debate onde revelem todos os interesses por detrás desses movimentos.
Se um documentário tem informações falsas é apagado da RTP, eles terão de apagar quase todos os documentários e até boa parte do arquivo de notícias.
Então porquê? Encontrou informações falsas noutro ?
Exemplo ?
Mas é claro, o meu professor i.9 automóvel será um híbrido, europeu e com análise muito cuidadosa à origem dos componentes, como sempre faço.
Então não compra nenhum.
Carros as pilhas só quase dados , enquanto não houver carregadores suficientes e rápidos em quase cada esquina não passam de 1 falácia. Enquanto isso deixo me andar com o meu a Combustão enquanto puder.
Sim, nesses não vale a pena, até porque não carregam, mas sim abastecem, e não existe nenhum posto público em Portugal para os abastecer.
Mas que grande filme!!! Tudo em grande parte da União Europeia e que quer criar uma economia unicórnio em que o consumidor e empresas pagam por tudo o que é mau no planeta e depois exportamos energia e produtos de outros paises onde estao se todos a lixar para os direitos humanos e o planeta!!!
É só unicórnios nesta europa e como sempre, isto vai correr mal! Principalmente quando estamos no meio de todas as guerras… com gente corrupta a nos governar….
É verdade, já deram muito dinheiro para unicórnios.
https ://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2015-11-27-Bruxelas-aprova-apoios-do-Estado-portugues-a-Autoeuropa
Simples a U.E. subsidia a Northvolt, como o Estado Chinês.
E já o faz só em janeiro a UE deu mais Mil Milhões de € do nosso dinheiro, o problema é que não consegue vender porque está atrasada em tecnologia quando comparada com a concorrência chinesa, até a Tesla já compra baterias aos chineses principalmente tecnologia LFP.
Tal como o estado Português subsidia marcas alemãs, mas a malta tem memoria curta.
https ://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/economia/2015-11-27-Bruxelas-aprova-apoios-do-Estado-portugues-a-Autoeuropa
Incrível como o maior impulsionador da mobilidade electrica vai ser o mais castigado economicamente com esta.
A UE é governada por gente mimada e mesquinha que não sabe nada das dificuldades da vida.
Não é o maior, nem perto disso.
Não têm é um produto convincente.
Na Europa tens mais empresas como a SAMSUNG (Hungria), LG (Polónia) e a própria CATL (Alemanha)…
E das 9 prometidas na UE no curto prazo, apenas 3 fabricas foram avante.
Então ninguém prometeu 9.
E que tal começarem a pedir dinheiro ao estado? Já chega desta política europeia de não subsidiar empresas!!!
Carros eletricos sao como os telemoveis, ninguem compra usados
Deve ser por isso que a procura em segunda mão aumentou 103%.
https ://eco.sapo.pt/2024/09/26/procura-por-carros-eletricos-usados-dispara-mais-de-100-em-agosto/
Sobre telemóveis, até a Worten os vende em segunda mão.
Se vendem ou não, não sei, mas ontem estive no OLX só por curiosidade a ver os preços dos VE em segunda mão, e estão bem carotes, e se estão caros é porque alguém os compra caso contrário estavam baratos.
Eu pessoalmente também não me estou a ver comprar VE em segunda mão a mão ser um carro de serviço com garantia de fábrica e mesmo assim tinha de ser um negócio da China. 🙂 🙂
É porque não pesquisaste aqui no PPLWare, porque encontras logo quem te diga que os veículos elétricos desvalorizam muito…
Só não te mostram onde mas eles é que sabem que desvalorizam muito.
Dizem que na Alemanha há milhares de Teslas á venda por 1000€ porque ninguém os quer. Não me importava de jogar as mãos a um desses
Continuo há espera que digam onde. Lol
Um carro “de servico” com garantia de fábrica são dos melhores negocios que há. Carros com 2 anos onde já perdeu a maior parte da desvolarizacao.
@Toni da Adega, a comprar VE em segunda só assim, como costumo fazer na compra de ICE. ir ao OLX, sinceramente não estou a ver comprar assim um VE.
Espero que baixem mais um pouco, para mim a compra de um carro é um péssimo negócio mas é um “mal” necessário, lá para o final do próximo ano vou começar a procura de um VE, mas tenho de ver se faz sentido manter dois carros e duas motas.
O ultimo ICE que comprei foi assim que comprei. Stand da marca, carro a fazer 2 anos menos de 10.000km garantia de fabrica com bom desconto em relacao a comprar novo. Usados no stand de esquina é um risco. Comprar VE é igual, preferivel pagar mais um pouco e comprar usado com garantia de fabrica
https ://leitor.jornaleconomico.pt/noticia/portugal-e-dos-mercados-que-mais-tem-crescido-nos-ultimos-dois-anos-sublinha-ceo-da-swappie
yep, se não fosse assim estes não estavam com dificuldades de certeza ( e mesmo assim não acho que seja da dimensão do que consta da noticia, deve ser para ir buscar apoios da northvolt são demasiado organizados para cairem numa situação má financeira )
A indústria automóvel Europeia está quase a acabar.
Comas manias de serem verdes e ecológicos deram tiros nos pés sucessivamente e agora já foram…………….
Só acabam se os trouxas molengas dos actuais europeus deixarem! Nunca vi uma geração tão amorfa e tão dócil de manipular! Aceitam tudo sem pensar, depois queixam-se e querem uma vida de alto nível, julgando que a fartura e o bom nível de vida nascem na “árvore das oaracas”! Eu comprarei sempre: português, europeu ou ocidental. Nunca algo que venha de regimes tenebrosos e que usam todas as manhas para se imporem no dito mercado que tanto combatiam até há 40 anos.
Qual é a marca do equipamento com que escreveu aqui ?
Pior que é verdade e vamos permitir que os chineses acabem com a indústria europeia de automóveis é questão de 1 década pouco mais e depois ficaremos dependentes da China e EUA mas mais da China devido dos preços aí 1 dia queremos boicotar algum produto deles e eles ameaçam acabar com a venda dos carros ou peças para eles. Mas temos o que merecemos e fazemos por ter
é mais fácil investir dinheiro em mídia para desvalorizar, minimizar e enxovalhar as viaturas elétricas do que investir em modelos e tecnologia como deve de ser.
As velhas técnicas dos países que se dizem civilizados (e dos grandes grupos que os dominam) de abafar o que lhes pode fazer mossa do que tornar-se concorrenciais.
Todos os dias é só publicidade enganosa sobre VE, quando deveria haver espaço para todos.
Enquanto isso, os nossos amigos asiáticos investem e criam cada vez mais excelentes produtos, altamente tecnológicos e eficientes. Quando a Europa acordar desde desinvestimento ou investimento errado, vamos ver se não é tarde e se a história da VOLVO não se repetirá por quase todos os grandes fabricantes
A pouco e pouco a indústria pesada está a desaparecer da Europa. A Índia e a China riem-se.
Então mas as baterias não eram o futuro? Já ninguém cai na farsa do carro elétrico! Ninguém os compra!
Os iluminados que compraram…azar! Abrissem os olhos! Agora o carro nem vale 20%.
Qual carro ? onde está ele ?
JL não percas tempo a perguntar a estes lindes onde estão os tais carros BEV que desvalorizam porque eles não sabem o que dizem nem sequer tem conhecimento nenhum sobre o assunto, leram a noticia, dps vêem para este espaço espalhar o seu retardamento cognitivo, parecem votantes lindes do bloco de esquerda com dois neurónios a lutarem pelo terceiro lugar …esquece não percas tempo :):) este fim de semana temos o salão BEv aqui no Porto e vou ver o que temos este ano pela 4 vez:) isso sim e importante estou ansioso de ver o Xpeng 🙂
Se os governos deixassem de subsidiar os combustíveis fósseis e usassem esse dinheiro para a transição energética…