Lotus Evija: hipercarro elétrico com 2.000 cv, o carro de produção mais potente de sempre
A Lotus, histórica fabricante automóvel britânica, anunciou recentemente o Lotus Evija. É um hipercarro elétrico com 2.000 cv e vários apêndices aerodinâmicos que prometem entregar uma experiência de condução primorosa.
O mundo dos hipercarros elétricos tem sofrido desenvolvimentos notáveis! São cada vez mais os modelos apresentados que demonstram performances de cortar a respiração e carroçarias com um design super futurista.
A Lotus tem um historial de modelos icónicos que moldaram o mundo automóvel, como o Lotus Seven, Esprit ou Elise. Nos últimos anos dedicava-se a melhorar e atualizar apenas três modelos que compunham a sua gama: Elise, Exige e Evora. Contudo, depois de alguns rumores, surge finalmente o Lotus Evija, nome de código Type 130.
O Lotus Evija é, indubitavelmente, o Lotus mais potente de sempre com 2.000 cv que são alcançados através de quatro motores elétricos, um em cada roda. A velocidade máxima é superior a 320 km/h, contando com um sistema de DRS idêntico ao dos monolugares da F1 para conceder mais velocidade de ponta.
O motor elétrico foi desenvolvido pela Williams, histórica equipa da Formula 1 que atualmente também fornece baterias para a Formula E.
A somar a isto, os 1.700 Nm de binário e a tração às quatro rodas fazem com que o Evija cumpra os 0-100 km/h em menos de 3 segundos e os 0-300 km/h em menos de 9 segundos! Tal como é apanágio na Lotus, o seu peso é inferior ao dos concorrentes, pesando 1.680 kg.
The Lotus Evija is a car like no other. It will re-establish our brand in the hearts and minds of sports car fans and on the global automotive stage. It will also pave the way for further visionary models. This is another amazing moment in the history of our company. The Evija is a true Lotus in every sense – it has been developed with an unwavering passion to push boundaries, to explore new ways of thinking and to apply ground-breaking technologies.
| Phil Popham, CEO da Lotus Cars.
Ao nível estrutural e de design, o Lotus Evija traz igualmente estreias para a marca britânica. É o seu primeiro modelo com um chassis em fibra de carbono. As complexas superfícies da sua carroçaria criam canais e túneis para otimizar a performance aerodinâmica.
O grande destaque são os túneis Venturi, que marcam todo o design do Evija e reduzem o arrasto aerodinâmico do modelo. Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmaras retráteis, sendo assim mais um elemento a colaborar para a primorosa aerodinâmica do Lotus Evija.
The Lotus Evija is a true Lotus, in that it elegantly balances stunning aesthetic forms with ingenious technical solutions to create a beautiful car with innovative design features. It will re-establish our brand on the global automotive stage and pave the way for further visionary models.
| Russell Carr, diretor de design da Lotus Cars.
O pack de baterias do Lotus Evija está colocado em posição central, atrás do condutor. Com uma carga completa permite percorrer 400 km, segundo o ciclo WLTP.
Nos carregadores mais potentes da atualidade, os de 350 kW, é possível carregar 80% em 12 minutos e 100% da bateria em 18 minutos. Para além disso, está já preparado para os carregadores de 800 kW que permitirão carregar totalmente a bateria em metade do tempo.
O Lotus Evija é o primeiro modelo da marca britânica depois da aquisição por parte da Geely. A produção arranca em 2020 e serão fabricados 130 exemplares, com um custo de 1.890.000€ ao qual ainda somam impostos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lotus
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Gostava de experimentar esse ….
A velocidade máxima é que acaba por desiludir, quando o Veyron, com metade da potência atinge os 400Km/h…
sim, porque a diferença de 320 para 400km/h é uma coisa fenomenal.
aliás, temos a certeza que todos os que têm um veyron já andaram imensas vezes a 320 km/h com eles e muitas a 400….
Para mim, faz diferença… E considerando o preço, mais ainda!
Exato, é tudo uma questão de milhões…
Provavelmente nunca passaste dos 180 na tua vida (enquanto condutor) e estás a reclamar que a velocidade máxima deste carro é 320 e deveria de ser mais de 400…
Tens a nocao do que é conduzir acima dos 300kmh?
Sim. É melhor que conduzir a 200
Depende muito do carro. Neste tipo de carros a sensação que devem transmitir a 350/400kmh não deve ser muito diferente da que se tem com um vulgar familiar a 240/250kmh.
O Pedro Ribeiro é condutor de linha recta está-se mesmo a ver.
Cá para mim, 300km/h é mais do que suficiente. A partir daí é pura estupidez, excepto se estivermos a falar de desporto automóvel, em circuitos. Quanto à estrada, é pura burrice andar muito tempo acima dos 300km/h.
Interessante é ser rápido em curva.
Como dizia o Colin McRae “Straight roads are for fast cars, turns are for fast drivers”
Em curva, em recta. Estou a comentar o carro, não potenciais condutores. Agradeço que faça o mesmo. E não preciso de bitaites do Colin McRae ou de quem quer que seja…
@PEdro Ribeiro
Disse que a simples diferença entre 320km/h e 400km/h para si faz diferença…Ora, não se vê como possa fazer diferença num condutor que tem preferência por fazer curvas em vez de andar em linha recta à máxima velocidade possível…..
E ainda que seja pessoa que gosta de levar um carro destes para um circuito, considerando que um F1 normalmente chega aos 360km/h, também não se percebe a exigência de tanta velocidade de ponta.
É que são coisas completamente diferentes. Eu prefiro menos velocidade máxima (até porque precisa de muita estrada para atingir 400km/h, num circuito fechado nem tem isso sequer na maioria dos circuitos, excepto Hokeneim e mais alguns, pouquíssimos).
Falou da sua preferência pessoal, o que prefere como condutor (“Para mim faz diferença”), por isso não falou só no carro.
E o que o McRae disse não é bitaite, é a realidade. Andar em linha recta a 400km/h, qualquer condutor medianamente experiente consegue fazer.
este é elétrico, é diferente
De certeza que “só” chega a essa velocidade por questões de limitação. Com aquela potência tem pernas para muito mais.
É claro que é uma limitação. Só referi que para um carro que pretende derrubar várias barreiras, fica claramente aquém numa barreira importante num carro onde o desempenho assume um papel primordial.
Não sou especialista no assunto, mas qual a autonomia disto?
Deve mamar energia a um ritmo assustador.
Facilmente devem acontecer situações de ficar à beira da estrada sem bateria.
Depois, só de reboque…
“Com uma carga completa permite percorrer 400 km.”
Está no artigo…
É sempre assim no papel, depois a realidade esquece se de ser igual ao que devia ser…
E a que velocidade?? O meu carrinho, parado e desligado consome zero. A 80/90 em estrada, dependendo da sinuosidade da mesma, tanto faz 4,6L/100km, com 6,8L, como 9.
a 50 km/h faz 400km
a 320 km/h da prai 5 km
milagres não ? lol
Compras um powerbank :).
Depende da velocidade, os super deportivos á velocidade máxima um depósito dura 10 a 15 minutos,
E o objectivo é o quê ? Voar baixinho ?
0-300 em menos de 9 segundos….aqui está um verdadeiro foguete!
voa facilmente ! outra razao pela qual desisti da compra !
Desisti de comprar logo que vi a tampa do conector de carga ! muito sensivel a uma trombada, pode quebrar facil !
esperarei a proximo modelo !
2000cv ta bem ta… tretas!
tretas porque?
“A produção arranca em 2020 e serão fabricados 130 exemplares,com um custo de 1.890.000€ ao qual ainda somam impostos.” Meu Deus do céu,automóveis a custar quase 2 milhões de euros !! Como é possível !! Só mesmo para os “Ronaldos” neste mundo. 😐
Mas digo mais,vão ser todos vendidos,todos esses 130 exemplares !! A Lotus vai vender todos estes carros,não tenho a mínima dúvida.Não faltam multimilionários por esse mundo fora.Então para aquela zona dos Emirados Árabes Unidos,Arábia Saudita,Rússia,etc.,nem se fala !! Basta lerem este artigo para se ver a desigualdade neste mundo(https://www.dn.pt/mundo/interior/26-multimilionarios-tem-tanto-dinheiro-como-metade-da-populacao-mundial–10464930.html).Vejam bem,26 multimilionários têm tanto dinheiro como metade da população mundial !! É indecente !!
Ronaldos, gajos das Arábias, eu 🙂
“eu”- o teso de nome “ervilhoid” !! Vai-te catar,pá. 😀 😀 😀
tava a brincar mas já reparei que és muito puto, nota-se na resposta dos 1000€ do iphone
Sendo um motor eléctrico a potência deveria sempre aparecer em kW… um grande electrodoméstico portanto…
Já só falta vir com o autocolante da certificação energética… talvez um E- – –
errata: eficiência energética e não certificação energética
Podes ter algo que gaste 50W e ser E e algo a gastar 2KW e ser A+
Carro magenifico
Carro quê ???
Que estupidez, façam um carro com autonomia para 2000 km!