Já viu as novas “bombas” da GNR? Veja as fotos
A GNR apresentou, na passada terça-feira, durante as comemorações do seu 111.ª aniversário, quatro novas viaturas que vão reforçar algumas das suas valências, em especial a Unidade Nacional de Trânsito.
Entre as novas máquinas, estão um Porsche Panamera e um BMW X3. Conheçam as novas cores.
GNR: Destaque para o Porsche Panamera, BMW X3 e Mercedes Classe C
Para situações urgentes são necessárias medidas e ações urgentes. E quando o objetivo é salvar vidas, todos os segundos são importantes! Tal como aconteceu em outros países da Europa, Portugal tem um carro super-rápido para transportar órgãos humanos - ver aqui desde março de 2021.
Agora, a Guarda Nacional Republicana - GNR ganhou novas bombas. Segundo o JN, entre os veículos, está um Porsche Panamera, um BMW X3, com nova caracterização em verde e amarelo, e uma carrinha Mercedes Classe C, que ostenta as cores da Unidade Nacional de Trânsito. Foi também mostrado um Polaris RZR, que vai estar ao serviço da valência de Montanha da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro.
Ontem, a empresa responsável pela caracterização, a Strob, apresentou nova viatura, um jipe Toyota Land Cruiser. Segundo a empresa..
Neste projeto da GNR fizemos a caracterização dos primeiros cinco veículos e produzimos a parte gráfica, com maquetes, para o novo regulamento da frota da GNR, desde bicicletas, a motociclos, moto 4, veículos ligeiros, autocarros, pesados de mercadorias, ambulâncias, blindados, embarcações, drones, entre outros
Entretanto, no Facebook a GNR já fez uma publicação sobre os novos veículos. Podem ver aqui.
A GNR é uma força de segurança de natureza militar de Portugal, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Para um governo que está preocupado com a parte ambiental, utilizar um porsche panamera não é muito coerente.
Não me parece que esteja, se não os incentivos e algumas condições eram diferentes. Basta ver o incentivo existente em Espanha face ao incentivo que há cá (vistas grossas é o dobro em alguns casos, onde os salários deles são também bastante mais jeitosos).
na foto tem escrito no carro GNR TRANSITO – sendo neste caso uma viatura para patrulhamento das estradas e como tal, deve ser rápida para quando necessário fazer as perseguições…
Era bom ser um elétrico, mas ia estar mais tempo parado a carregar do que na estrada, além de que a altas velocidades a autonomia é muito pequena…
Da questao do electrico nao é verdade… basta que haja carregadores rápidos e enquanto os agentes fazem uma pausa lá tem a bateria cheia outra vez por uma fraccao do custo.
Do ponto de vista de fazer perseguicoes, parece que andam a ver muitos filmes ou entao aqueles videos de perseguicoes aparatosas e sem sentido nos EUA.
Nao é necessário perseguir ninguém, basta que vá perto o suficiente para conseguir perceber o trajecto do veiculo e montar uma barricada mais a a frente obrigando o mesmo a parar.
Nada de perseguicoes, nada de criar perigos na estrada para os outros utentes.
Claro que sim!
Montar uma barreira em circuito urbano a um carro de ladrões em fuga é facílimo, basta fechar a Avenida A + B + C + D!!!!! Até bastam tuk tuk para a Polícia/GNR!!!!!
E já agora, os Polícias e GNR passam a ter o posto….. ao pé do carregador rápido, certo? Não há rondas nem circulam (que é das principais funções das autoridades, por exemplo passarem nas Escolas no início e fim do dia, centros de saúde, hospitais………
Meu caro, até à bem pouco tempo, para as autoridades multarem alguém em excesso de velocidade, só era possível com radares fixos ou eles próprios tinham de perseguir e filmar 26 segundos atrás do infractor!!!!!!
@Rui,
Acho que parei de ler onde dizes “E já agora, os Polícias e GNR passam a ter o posto….. ao pé do carregador rápido, certo?”.
Só demonstra a tua falta de conhecimento acerca do assunto em questao.
Queres tanto acreditar que o teu Diesel fumarento é que é, que enfias a cabeca debaixo da areia com argumentos infantis.
adorei essa das barricadas. e os outros é que andam a ver filme. entao se o gao estiver a fugir uma estarda nacionar, toca a fechar todas as saidas ate ficarem sem gota. probema rsolvido
Espero que não hajam perseguições, isso apenas coloca em risco as outras pessoas!
Pois, mas as pessoas não sabem é que muito destes veículos são usados de carros roubados, e que não há ninguém que os reclame, e ai aproveitam, por isso não tem de investir em carro novo, apenas os alteram.
Se utilizassem um EV ficavam a pé…
desde quando o governo cumpre com as leis?
E quem paga é o Zé Povinho ahah
Não me digas que deveria ser o “povinho” Francês,Espanhol ou Alemão a pagar os equipamentos das forças de segurança Portuguesa..!!Aparece aqui cada um…
Se te referes ao “Zé Povinho” como aqueles criminosos a quem os carros foram apreendidos e agora estão ao uso da GNR… então sim, esse “Zé Povinho” é quem “paga”… Se ficastes apenas ofuscado (dor de cotovelo), com os carros e vieste apenas mandar a tradicional piadola, lamento, mas correu-te mal e tinhas feito melhor figura tivesses lido o artigo…
Volto a dizer que se calhar um helicóptero era melhor ;))) nem precisava de aterrar. Içava um cabo com o órgão acondicionado e na chegada ao destino, também a mesma coisa …. Mandava o órgão para baixo 😉 o risco era menor de haver um acidente a 370km/hr …. Porque se alguém está haja autoestrada e está a ultrapassar um banana que gosta de andar na faixa do meio quando tem todas as outras faixas livres (à direita), vai a 130 imaginemos …. Um tipo que venha a 370 (max) ….. vai andar sempre a reduZir a velocidade. Mas pronto 🙂 ideias
Sabiam que: – Os helicopteros e aviões da força aerea fazem transporte de orgãos.
São carros apreendidos a criminosos..
Acho muito bem! Em vez de ficarem apreendidos a ganhar ferrugem, estão no ativo em unidades especiais.
São todos…todos os carros que a PSP e GNR têm, deste calibre, são todos apreendidos a redes criminosas.
Apenas as ambulâncias do INEM são oferecidas pelo governo
Não estão agora a ganhar ferrugem.. Estão depois quando for para fazer as manutenções…
Se as viaturas são subtraídas por via judicial a pessoas e empresas à margem da lei, acho mt bem.
Muito bem dito.Concordo inteiramente consigo.
Espero que também arranjem alguns para, a PSP. Devia de haver mais policiamento nas ruas.
Sim, com uns carrões, e dinheiro para o combustível ou carregá-los, de certeza que iriam querer andar mais nas ruas e estar menos tempo dentro das esquadras sabe-se lá a fazer o quê.
Se forem como o GTR, depois não tem dinheiro para as manutenções
Ainda não percebi para que serve esta força de segurança… aliás, força de fiscalização! Mais valia criarem uma entidade fiscalizadora própria, em vez de mascararem esta “guarda” como tal
Não sei se dá conta que a GNR tem 90 a 95% do território do país para fiscalizar e a PSP tem só algumas cidadezitas!!!!!
Olhe, o distrito de Viseu, a PSP só fiscaliza as cidades de Lamego e Viseu, o resto dos 2 concelhos e a totalidade dos outros 22 concelhos é fiscalizado como? Consegue explicar-me?
É preciso lembrar a quem mora em Lisboa ou no Porto, que fora das grandes localidades não há PSP a muitas dezenas de km de distãncia!!!!!
Então é fácil! Extinguia-se a GNR e contratavam-se mais aspirantes a polícia!
O Saldanha já deu conta de que o país tem “meia dúzia” de esquadras da PSP e temos várias centenas de postos da GNR!?!?!?
E já descobriu que a GNR tem o combate a incêndios (equipa rápida de intervenção)?
Transporte urgente de órgãos?
……………
A PSP é insignificante comparativamente à GNR.
Fazia mais sentido juntar as 2 na GNR, saía muito mais barato ao país!!!!!
A GNR é uma policia militarizada. A PSP é policia publica. Só nisto já temos diferenças. Enquanto a GNR tem para si policiar praticamente todo o territorio nacional, a PSP é uma policia urbana e, ainda assim, não está em todos os meios urbanos.
Se queremos questionar policia e sobre o que fazem podemos questionar as policias municipais.
O X3 podem tentar, mas o meu M40i deve chegar para o deles. lol
quando se esmerdarem a 370/h muitos orgãos vão transportar ( os do INEM)
São todos carros apreendidos.
Não sei se devo rir ou chorar!! Como sempre, continuamos igual a nós próprios… um país terceiro mundista em alguns aspectos, mas sempre preocupado com as aparências!! Um país onde continuam a faltar serviços básicos, um país onde reina a precariedade e o desemprego, um país com um ordenado mínimo vergonhoso!! Um país, onde só se salvam, os corruptos, os vigaristas e os grandes empresários que detêm o monopólio de toda uma economia!! Enquanto o “Zé Povinho” tem que fazer horas extras diárias e ter até 2 ou 3 empregos, para conseguir ter uma vida mediana ( pagar uma renda ou empréstimo , para usufruir de uma simples habitação e conseguir suportar tudo que isso engloba)!! No meio de tanta miséria, andamo-nos a gabar de ter forças policiais, com frotas de luxo, como se fôssemos um Dubai ou uma potência Alemã!!! É desde Porsches, a Audi R8, Bmw’s, Nissan Skyline GTR, Mercedes…. e por aí fora!!! Simplesmente vergonhoso!!! Basta olhar para o nosso país vizinho ( Espanha), ou até mesmo para a França, onde o ordenado mínimo e as ajudas do estado, são o triplo do nosso mini País, para perceber o quão absurda é esta situação… uma vez, que nesses países usam carros mais modestos, como citroen, seat, peugeot, renault etc!!! E depois vem Portugal, um País que basicamente, vive e sobrevive à custa dos impostos absurdos que o Povo paga, com uma frota de carros ( policiais e políticos) que só pode ser comparada com o Dubai!! Depois vêm os ignorantes, dizer que acham muito bem e que não importa o valor dos carros, pois eles são confiscados e como tal o estado não tem que os comprar!! Agora pergunto eu…. sabem quais os consumos de um carro destes???? Manutenções???? Pneus???? Somos um país com capacidade económica para isso??? Sendo que um ordenado mínimo, apenas dá para pagar uma renda de um apartamento???? Não seria melhor, vender os carros confiscados e fazer uma utilização mais positiva do dinheiro que estes rendessem??? Em proveito do Povo, já que são estes mesmos, que trabalham para sustentar e manter o Estado Português??? Veio o António Costa, justificar o imposto absurdo, sobre os combustíveis, com a necessidade de reduzir emissões de CO2 ( até me parti a rir…) e agora abastece as nossas forças policiais com super carros, que têm emissões de CO2 absurdas!?!?!? Como sempre um País absurdo, ridículo e corrupto, mas que vive de aparências como nenhum outro, enquanto uma parte da sua população, passa por necessidades básicas e trabalha horas a fio, apenas para sobreviver!!!!!!!
Não sei se devo rir ou chorar!! Como sempre, continuamos igual a nós próprios… um país terceiro mundista em alguns aspectos, mas sempre preocupado com as aparências!! Um país onde continuam a faltar serviços básicos, um país onde reina a precariedade e o desemprego, um país com um ordenado mínimo vergonhoso!! Um país, onde só se salvam, os corruptos, os vigaristas e os grandes empresários que detêm o monopólio de toda uma economia!! Enquanto o “Zé Povinho” tem que fazer horas extras diárias e ter até 2 ou 3 empregos, para conseguir ter uma vida mediana ( pagar uma renda ou empréstimo , para usufruir de uma simples habitação e conseguir suportar tudo que isso engloba)!! No meio de tanta miséria, andamo-nos a gabar de ter forças policiais, com frotas de luxo, como se fôssemos um Dubai ou uma potência Alemã!!! É desde Porsches, a Audi R8, Bmw’s, Nissan Skyline GTR, Mercedes…. e por aí fora!!! Simplesmente vergonhoso!!! Basta olhar para o nosso país vizinho ( Espanha), ou até mesmo para a França, onde o ordenado mínimo e as ajudas do estado, são o triplo do nosso mini País, para perceber o quão absurda é esta situação… uma vez, que nesses países usam carros mais modestos, como citroen, seat, peugeot, renault etc!!! E depois vem Portugal, um País que basicamente, vive e sobrevive à custa dos impostos absurdos que o Povo paga, com uma frota de carros ( policiais e políticos) que só pode ser comparada com o Dubai!! Depois vêm os ignorantes, dizer que acham muito bem e que não importa o valor dos carros, pois eles são confiscados e como tal o estado não tem que os comprar!! Agora pergunto eu…. sabem quais os consumos de um carro destes???? Manutenções???? Pneus???? Somos um país com capacidade económica para isso??? Sendo que um ordenado mínimo, apenas dá para pagar uma renda de um apartamento???? Não seria melhor, vender os carros confiscados e fazer uma utilização mais positiva do dinheiro que estes rendessem??? Em proveito do Povo, já que são estes mesmos, que trabalham para sustentar e manter o Estado Português??? Veio o António Costa, justificar o imposto absurdo, sobre os combustíveis, com a necessidade de reduzir emissões de CO2 ( até me parti a rir…) e agora abastece as nossas forças policiais com super carros, que têm emissões de CO2 absurdas!?!?!? Como sempre um País absurdo, ridículo e corrupto, mas que vive de aparências como nenhum outro, enquanto uma parte da sua população, passa por necessidades básicas e trabalha horas a fio, apenas para sobreviver!!!!!!!
Tirando o M40i e o Porsche Panamera o meu e-tron dá banhada em qualquer um destes, se quiser. Já para não falar de outras marcas como um Tesla Model X Plaid ou um Mustang Mach-e.