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Já imaginou viajar a 6.000 km/h? Será uma realidade graças ao hidrogénio

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Yamahia says:

    “A aeronave medirá 10 metros de comprimento por quatro de largura”
    Não pode… Segundo alguns teóricos aqui do Pplware os tanques não cabem num espaço tão reduzido e a energia obtida nem daria para levantar voo.

  2. Fernando says:

    Os motores a hidrogénio consomem oxigénio que existe na atmosfera e transforma-o em agua. Depois a natureza não consegue fazer a hidrólise. Ninguém está a dizer isso população. Quando baixar o nivel de oxigénio no ar será tarde demais para quem vive em zonas mais altas.

    • João says:

      E os motores a jato atuais a querosene consomem o que para queimar? Sumo de frutas? É cada uma…

    • Yamahia says:

      Qt a isso podes estar descansado pq na hidrólise da água ocorre a separação das moléculas de água em hidrogénio e do oxigénio, sendo que este último é libertado na atmosfera enquanto que o H2 é capturado para armazenamento.
      Portanto neste aspecto aplica-se a velha máxima. Na natureza nada se perde tudo se transforma.
      No teu lugar estaria mais preocupado com o desmatamento selvagem de floresta em prol da implantação de painéis solares e do lucro facil. Isso sim a curto/medio prazo vai fazer consequências graves a esse nível. Entretanto esperemos que alguém com 2 dedos de testa ponha travão a isso.

      • JL says:

        Errado, baralhou tudo, a eletrolise é que faz isso, se aplicar energia do CARVÃO.

        Nada de perde, transforma carvão em CO2, SOx e partículas, ou neste caso já não gastam eletricidade produza só por carvão, vinda de Marrocos ?

        A sério que produz hidrogénio sem energia ? quer 100 milhões de euros pela ideia ?

        LOL

        • Yamahia says:

          Quem disse que não usava electricidade? A electrólise pressupõe o seu uso. Duhhh

          • JL says:

            Ah, agora já é electrólise. Loool

            Sim, essa electicidade cheia de carvão não é ?

          • Yamahia says:

            *electrólise, obviamente.
            Se for com a electricidade de Marrocos ja nao pode ser.
            Mas para fabricar e alimentar baterias , pelo q se vê, já pode.

          • JL says:

            Onde disse isso ? Segundo você não se sabe que electricidade vem de Marrocos, portanto pode vir de Marrocos e passar a verde na mesma, ou aqui já não se aplica a sua teoria ?

            Vê como entra em contradição facilmente.

    • Grunho says:

      O problema existe, mas não está tanto no oxigénio, que já foi lançado na atmosfera quando se fez a hidrólise e se separou do hidrogénio. Está no facto de o hidrogénio aplicado nesses voos gastar quantidades astronómicas de energia para ser produzido e depois devolver muito menos que aquilo que gastou. Nestas coisas da energia não há milagres e se algum dia fizer esses voos hipersónicos a hidrogénio vão ser tão caros, tão caros, que nem os 1% de cima dos 1% de cima vai conseguir pagá-los. Para não falar no custo do equipamento voador e das exigências de segurança.

    • Toni da Adega says:

      Com a excepção dos eléctricos.
      Praticamente todos os motores consomem oxigénio.

  3. Ferreira says:

    Talvez… Daqui a 100 anos.

  4. Joji says:

    e entretanto morrem uns quantos como aconteceu com o submarino….

  5. Carlos says:

    Chamem o gajo da oceangate que ele constrói uma cena muito mais rápida.Oh wait…

  6. B@rão Vermelho says:

    Não sei se o futuro vai ou não passar pelo hidrogénio, mas cada dia ouvimos mais falar da tecnologia isso é inegável, fala-se muito dos custos de produção/ armazenamento, a evolução continua o que hoje nos parece impossível amanhã pode não ser, da qui a uns dias lemos que cientistas da “pardais ou ninho” conseguem produzir hidrogénio com escarretas de ganço, e que baixa significativamente o custo de produção não é sempre assim na tecnologia?
    Para mim uma das minhas preocupações em relação ao hidrogénio é continuamos a depender de quem produza transporte e armazene para depois nos vender, continuando assim a alimentar os carteis.
    Ainda este fim de semana na Áustria o grande prémio de F1, foi todo realizado com energias renováveis, tinham um parque solar de 600 m2 e geradores a hidrogénio, foi ainda uma experiência mas que querem que passe a ser a regra.

    • JL says:

      Falam muito porque existem muitos milhões a fundo perdido, financiado a 100 % para essa vertente. Por isso ser normal aparecem muitos projectos que nem fazem sentido, como o do avião, só para sacar mais alguns milhões.

      Não é a primeira vez que acontece, na empresa já me vieram perguntar: “ epá tens aí alguma ideia para desenvolver com hidrogénio ? Pode ser qualquer coisa, há dinheiro financiado a 100 %”

      Loool

  7. Sci_icS says:

    Hmmm onde é que eu já vi algo assim…

    … Blade Runner

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