Já está em produção o Lightyear 0! Primeiro carro elétrico e solar do mundo
A empresa holandesa Lightyear, que passou os últimos seis anos a desenvolver tecnologias para lançar o primeiro veículo elétrico movido a energia solar do mundo, entrou agora numa fase muito importante da sua vida útil. O seu primeiro modelo, Lightyear 0, entrou agora em produção, disse um comunicado de imprensa da empresa.
A gigante produzirá um carro por semana, para começar.
À medida que o mundo avança para os transportes elétricos, novos desafios são lançados. Ao contrário dos veículos movidos por motores de combustão que podem ser reabastecidos praticamente em qualquer lugar e em pouco tempo, os veículos elétricos requerem infraestruturas de carregamento dedicadas e tempo para carregar as baterias.
Os avanços na tecnologia das baterias resultaram numa redução significativa dos tempos de carregamento ao longo dos últimos anos. O fundador e CEO da Lightyear, Lex Hoefsloot, é, no entanto, da opinião de que a rápida transição para os VE resultará num grande número de veículos que procuram acesso a infraestruturas de carregamento. Os veículos ligeiros movidos a energia solar, porém, não estarão dependentes de infraestruturas.
A reduzida dependência dos VE das estações de carregamento
A bateria do Lightyear 0 é uma modesta 60kWh que promete uma autonomia de 463 km com um único carregamento. Combinado com o carregamento solar disponível através de painéis duplos curvos, o Lightyear 0 pode atingir até 695 km.
Uma vez que é improvável que um condutor exija o total da bateria todos os dias, os painéis continuam a carregar o Lightyear 0 e acrescentam mais km todos os dias. Com base num trajeto médio de 35 km, o Lightyear 0 pode percorrer dois meses completos antes de precisar de se ligar novamente a um carregador.
Curiosamente, o carro está bem concebido e não mostra quaisquer sinais de compromisso que um utilizador tenha de fazer para ganhar a vantagem do carregamento solar. Embora tudo isto tenha sido ótimo durante a fase de protótipo, a Lightyear entrou agora numa fase crucial da produção real.
Começa a produção Lightyear 0
A Lightyear associou-se à Valmet Automotive com sede na Finlândia para as suas necessidades de produção. A Valmet tem mais de uma década de experiência na produção de VE, e as suas colaborações anteriores incluem grandes nomes da indústria automóvel, tais como Mercedes Benz, Porsche, e Saab.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Que fácil é vender ilusões. Qual o custo da viatura? Sera que alguém que paga 100k por um carro o vai deixar ao sol para carregar porque quer poupar na conta da eletricidade?
Mas vamos supor que esta viatura custa 30k. XD Quando for necessário fazer um trabalho de chaparia ou de pintura qual acham que vai ser o gasto de reparação?
Como este mundo em menos de uma década se converteu tão rápido na estupidificação das massas?
Não é uma ilusão, é uma realidade. Não são os primeiros a fazê-lo.
Basta andar ao Sol para ele aproveitar energia, se perguntar se é suficiente ? não, não é, mas ajuda.
Porque razão iam pintar as partes que são de painéis ? a parte mais frágil será mesmo o capô, provavelmente só trocando, como já é um velho habito quando fica amassado. O preço veremos.
Por acaso é o contrário, a estupidificação já se deu há muito tempo, agora sim, existem outras alternativas que não apenas uma, mas parece que os lobbies continuam a trabalhar para continuar a haver apenas 1.
Eu sei que é complicado entender. Eu compreendo. Mas o preço de reparar metal e pintar não é o mesmo que colocar um componente novo que deve estar colado a propria estrutura. E isto para falar de algo muito menos incomum em comprarão, por exemplo uma reparação simples e rotineira de um componente que esta em movimento constante que sofre de outras dinâmicas distintas a outros componentes semelhantes. Mas para simplificar. Quantas viaturas de mais de 200mil euros vez a terem banhos de sol? Te recomendo comparar os objetivos dos dois lobbies, comprar e ver qual te beneficia mais a ti alem da questão politica/filosófica/humanas e o que mais tu queiras colocar…. É curioso que coloques a questão dos lobbies e da concorrência/monopólio. Estas perto!
Pois não é o mesmo. Em muitas situações sai mais caro reparar e pintar do que novo, fora as vezes que capôs nem sequer dão para reparar ?
Que tem o valor do primeiro carro desta marca a ver ? Existem outros bem mais acessíveis, pode então pegar no sion sono.
Quanto ao resto não comento, até porque não há nada para comentar, lobbie de algo que eu posso produzir ? Isso é um lobbie ?
Pois é bom misturar alhos com bugalho para dizer uma coisa e outra que tenha sentido em vez de discutir a realidade do tema. Lá me vou ter que voltar a repetir. Vou por ainda mais simples a ver se entendes.
A tecnologia, o desenho(conceito), filosofia, marketing e finalidade de esta viatura não é para 99% da população. A massificação da utilização do veiculo pela classe media foi feito a base de veículos simples, baratos, fáceis de reparar e com custo de produção baixo. Dai esta viatura é fumo e uma ilusão para quem pensa que o futuro passa por aqui. E se estas a dar a opinião sobre tal tema deveria saber que as marcas estão a ser obrigadas justamente a fazer o contrario que tem sido feito nas ultimas décadas.Encarecer o custo de produção, vendendo menos unidade para manter a rentabilidade. Mas se continuas a penar que o futuro do automóvel como um bem comum e não de luxo passa por aqui, ok. és livre de pensar o que quiseres. E sim o capo pode ser reparado. Mas um capo que possui um painel colado que vale 50x o calor de um sem como este componente acho que não… Por certo, o valor destes componentes esta previsto aumentar nos próximos anos.
Como sabe que não é ? é você que decide para quem serve ?
Tem aqui um barato com o mesmo conceito.
https://sonomotors.com/en/preorder/
Estão a ser obrigadas ? por quem ? só se for por si, porque atualmente e durante os últimos 30 anos já estavam obrigadas a produzir mais carros eficientes e económicos, a não ser que já esteja no ano 2035.
Não me me diga que os primeiros carros também eram para 100% da população ? curioso porque os meus pais nunca tiveram carro.
Também que não penso dessa forma que lhe apresentei um que custa 8 a 10x menos.
Sim estão a ser obrigadas. Veja as declarações do CEO da stellantis…
Sim esta bonito esse Sonos. A toyota e a VW que fabricam milhões de automóveis todos os anos não conseguem produzir um eletrifico por menos de 40 mil e mesmo assim os vendem a perdida em alguns casos. Vai esta companhia vender um? E ainda por cima em vez da chapa de aço barato coloca paneis foto voltaicos? Acreditas ainda no Pai natal correto? 😀 Não! Os primeiros carros não eram para 100% da população. Não acho que os teus pais tenham 100anos… lol
Eu não sei que idade tens, mas da forma como falas da para notar que nunca tiveste carro ou sabes os custo de manter um. Por isso é complicado que possas entender o que vai na industria automóvel.
Eu nao tenho de acreditar em nada, só não preciso é de inventar como você faz, fazendo parecer que são todos parvos.
Se não conseguem comprem já feitos, a dacia vende ao público por menos de 20.
Se não acredita, reserve um e depois vemos de é verdade ou não. Ligue para lá; agora estar armado em espero não o leva a lado nenhum.
Não eram, então eram para quem, para a família do dono da fábrica.
Eu sei muito bem por isso ter trocado todos os que tinha para eléctricos.
Até parece que os painéis são caros, comprei há uns dias 36 e ficaram por menos 100 euros.
“Eu nao tenho de acreditar em nada, só não preciso é de inventar como você faz, fazendo parecer que são todos parvos.”
Como que não tens que acreditar em nada? Então alguem te diz que os porcos voam e tu automaticamente dizes que de facto os porcos voam? lol Se vai dizer que estou a inventar algo diz o que ao menos…para que te possam novamente explicar de outro forma se necessario. Sim de facto andar mal informado motiva vir a dizer parvoices.
“Se não conseguem comprem já feitos, a dacia vende ao público por menos de 20.”
Ate podiam vender a 10, bastaria a marca asumir ainda mais a perdida ou os incentivos estatais serem maiores. Ou na ultima das ultimas fazer ainda mais un Downsize e vender microcarros electricos a 5000 como existem na china.
“Se não acredita, reserve um e depois vemos de é verdade ou não. Ligue para lá; agora estar armado em espero não o leva a lado nenhum.”
Não é necessario fazer a reserva, a companhia prontamente devera entrar em liquidação. Como disse anteriormente esse projecto não possui pernas para andar. https://www.carscoops.com/2022/12/sono-motors-ceos-say-we-failed-now-want-fans-to-save-solar-ev-by-reserving-it-for-3k/
So quem não entende o minimo da coisa é que pode pensar que o projecto tem pernas para andar. Não falta esquemas destes… A que andar armado em inteligente mesmo para continuar a pensar o contrario.
“Não eram, então eram para quem, para a família do dono da fábrica.
Eu sei muito bem por isso ter trocado todos os que tinha para eléctricos.”
Parabens!
Até parece que os painéis são caros, comprei há uns dias 36 e ficaram por menos 100 euros.
Ate por menos compra um painel solar. Daqueles que tem os relogios calculadora da Casio por exemplo.
Portanto com tanta letra ficamos no mesmo.
Se tem pernas para andar, tem, até lhe podem tirar os paineis solares e vender ao mesmo preço, porque consegue concorrer com outros, mas o futuro dirá, não é preciso muito tempo, dizem que começam as entregas já este ano, depois venho aqui postar novidades, ou sim, ou não.
“Portanto com tanta letra ficamos no mesmo.”
Sim vejo que voce fica na mesmo acreditando no que quere e não no que é. Nada é suficiente para o convencer que o que pensa é um disparate. Ouseja um desperdicio de letra e saliva.
“Se tem pernas para andar, tem, até lhe podem tirar os paineis solares e vender ao mesmo preço, porque consegue concorrer com outros, mas o futuro dirá, não é preciso muito tempo, dizem que começam as entregas já este ano, depois venho aqui postar novidades, ou sim, ou não.”
Não digo eu… Não! não tem! Quer o conceito funcional de uma viatura economica com paineis é um disparate, quer o conceito pratico tambem o é.
Ao menos leu a noticia que a empressa esta em falencia tecnica?
Colocar paineis numa viatura é um disparate total! Não compriendo o complicado que é para si entender isso. Sobretudo neste tipo de desenho.
Os paineis solares verticais são quace 100% inuteis, não possuem qualquer capacidade de absorção solar para alem de encarecer de forma ridicula a contrução como tornar impossivel a reparação em caso de pequeno acidente como encostar a porta a outra viatura. E a poca area dos paineis solares horizontais não possuem a inclinação desejada para possuir um rendimento util. E mesmo assim sem tomar em conta isso a area que estes ocupam é demasiado pequena que nem deve chegar para alimentar um compressor de AC.
Ouseja é um disparate e o final da empresa e como se encontra é uma mostra disso.
Mas cada um é libre de acreditar no que quiser 😀
Se ver lá atrás eu disse que era apenas uma ajuda, depende de muitos fatores e concordei que se for a um preço alto como é este deste artigo não vale a pena, mais vale ter os painéis como eu e outros fazem.
Não tem só painéis nas portas, tem também no tejadilho e capô, esses sim fazem algum sentido.
Isto é um pouco como carros hidrogénio, combustíveis sintéticos, aquele carro com combustíveis salinos, nenhum deles são viáveis, mas gastam dinheiro na mesma. O que não faltam são carros com painéis solares, só para ajudar nalguns coisas simples como climatizacao e manter a bateria de 12v carregada.
Deixo exemplo de alguns
Nissan Leaf, uma versão
Toyota Prius – uma versão
Fisker Karma – todas versões
Isto faz impulsionar o desenvolvimento, e quando tivermos painéis com dobro ou triplo do rendimento, o caso muda de figura.
“Se ver lá atrás eu disse que era apenas uma ajuda, depende de muitos fatores e concordei que se for a um preço alto como é este deste artigo não vale a pena, mais vale ter os painéis como eu e outros fazem.”
Já começas a entender que a ideia de paineis nos automoveis não tem sentido… E tambem é uma fantasia o valor que indicam que o carro pode vir a custar…
“Não tem só painéis nas portas, tem também no tejadilho e capô, esses sim fazem algum sentido.
Isto é um pouco como carros hidrogénio, combustíveis sintéticos, aquele carro com combustíveis salinos, nenhum deles são viáveis, mas gastam dinheiro na mesma. O que não faltam são carros com painéis solares, só para ajudar nalguns coisas simples como climatizacao e manter a bateria de 12v carregada.
Deixo exemplo de alguns
Nissan Leaf, uma versão
Toyota Prius – uma versão
Fisker Karma – todas versões
Isto faz impulsionar o desenvolvimento, e quando tivermos painéis com dobro ou triplo do rendimento, o caso muda de figura.”
Afinal ainda não entendestes nada…. Colocar material caro, pessado e de dificil reparação não tem sentido para alimentar uma bateria de 12v… Podem inventar paineis com maior rendimento mas isso não vai mudar o facto que paineis em automoveis não podem captar radiação suficiente para compensar tudo o resto. É uma questão de Area, inclinaçao, custo e beneficio.
É simplesmente uma ideia sem sentido. Assim de simples.
Contra fisica e matematica a futurologia não pode fazer nada…
Os paineis são pesados ? Desde quando ? O que pesa são as estruturas de proteção que os suportam, que para um carro já la está.
Ajudar a bateria de 12v já é uma ajuda, tem noção que um veículo normal consome 12 a 15 % só para alimentar essa mesma bateria ? Por isso mesmo haver muitos sistemas nos a combustão para reduzir o consumo e até para o alternador quando não é preciso, para reduzir esse gasto energético.
Tudo foi desenvolvido com sentido futurologista, senão ainda hoje andava a pé.
Também ouvia a malta a dizer que meter painéis em casa nunca dava a conta, e olhe, hoje pagam se em menos de 4 anos.
250k quentinho
Estou mais interessado no Sono Sion. Conceito parecido mas muito, muito mais amigo da carteira.
https://sonomotors.com/en/sion/