Itália vai reduzir o apoio à indústria automóvel em 4,6 mil milhões de euros
As notícias que chegam da Volkswagen reforçam que a indústria europeia não está no seu melhor momento. A par disso, Itália vai reduzir o apoio à indústria automóvel em 4,6 mil milhões de euros.
Em 2022, o Governo italiano liderado pelo antecessor de Giorgia Meloni, Mario Draghi, reservou 8,7 mil milhões de euros até 2030 para apoiar o setor automóvel.
Contudo, o orçamento revelado este mês pelo ministro da Economia, Giancarlo Giorgetti, mostra que o Governo de Itália quer redirecionar 4,6 mil milhões de euros para o período 2025-2030, no sentido de financiar outras medidas.
Indústria de Itália considera que o corte "não contribui para a confiança"
Conforme o projeto de lei, que deverá ser aprovado pelas duas câmaras do Parlamento até ao final de dezembro, os fundos disponíveis para incentivos aos clientes e ajudas à indústria serão reduzidos a 200 milhões de euros por ano, entre 2025 e 2030.
O orçamento anterior tinha previsto 762 milhões de euros para 2025 e mil milhões de euros por ano de 2026 a 2030.
Todos os recursos serão canalizados para investimentos na produção, com destaque para os componentes, a verdadeira força de Itália.
Explicou Adolfo Urso, ministro da Indústria, numa declaração, revelando que está empenhado em garantir que a cadeia de fornecimento automóvel dispõe das ferramentas necessárias para enfrentar o desafio da transição ecológica.
Esta redução dos fundos reservados para apoiar a indústria automóvel em várias vertentes nos próximos cinco anos pode afetar as vendas de veículos elétricos no país, bem como aumentar as tensões entre a Stellantis e o Governo de Giorgia Meloni.
Na perspetiva da Italian Association of the Automotive Industry (em italiano, ANFIA), pela voz de Gianmarco Giorda, diretor-geral do grupo empresarial, "com tantas questões em curso, incluindo a transição para a eletrificação, a fraca procura do mercado europeu e o declínio da produção em Itália, esta medida não contribui para a confiança".
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Ai e tal os chineses subsidiam as marcas chinesas…
E depois falam q a China é quem dá dinheiro para as empresas de automóveis.
Então mas não eram só os chineses que apoiavam os seus fabricantes ? Estou confuso… Lol
Na verdade o governo italiano não vai cortar “o apoio à indústria automóvel em 4,6 mil milhões de euros”.
A industria automóvel é composta por dois subsetores – a indústria de montagem (fabrico de carros) e a indústria de componentes (fabrico de suprimentos para automóvel).
O que o governo italiano vai fazer é transferir 4,6 mil milhões de apoios que estavam previsto para a montagem e passa-os para a fabricação de componentes.
É o que quer dizer a frase do ministro transcrita no post: “Todos os recursos serão destinados a investimentos em produção com foco em componentes, a verdadeira força de Itália.”
O quer dizer que a Stellantis, a única grande montadora de automóveis da Itália, está a ver a vida a andar para trás.
VCS não percebem nada
Não são ajudas, são incentivos lol…
Não são incentivos nem subsídios, são ajudas. Lol.
Subsidios digam assim.
Os liberais é que gostam de chamar incentivos / ajudas… basicamente quando estão falidos pedem ajuda ao Estado que querem ver cada mais reduzido
Também estou a precisar de um bom incentivo pago pelos contribuintes para eu comprar um carrinho eléctrico fabricado na China, talvez um Tesla que já está barato, com um bom incentivo em euros.
Para ajudar o clima , tenho em carro com 20 anos de idade que gasta cerca de 5 litros de gasóleo e não tem ureira como adito. Estou à espera que haja um carrinho elétrico que faça no mínimo 500 Km em autoestrada e custe menos de 30 mil l euros, posso esperar mais 5 a 10 anos pois o meu carrinho facilmente chega aos 30 anos .
Também o meu Renault Laguna fez este ano 20 anos e gasta 5 litros aos 100 Km em autoestrada (até 120 km/h ).
Melhor conforto é impossível para um carro com aqueles anos, e tem um sistema de som que faz inveja a muitos carros novos.
Precisam é de ter atenção à manutenção do carro e garanto que têm carro para muitos anos.
Se gostava de trocar por um eléctrico com elevada autonomia?
Claro que sim, mas não com os preços actuais, porque financeiramente não compensa.
O novo Tesla Model 3 Long Range Single Motor seria um bom candidato…. Mas, lá está o preço no caminho…